[DISCUSSÃO] INTERNET ADSL MEO

• 13 Junho 2015
  • 0 respostas
  • 864 visualizações

• Estagiário Júnior
  • 9 respostas
Boa tarde membros deste forum, estou a escrever este tópico para partilhar uma opinião minha e tambem para esclarecer algumas dúvidas em relação ao ADSL da MEO. 

É o seguinte, eu estive a brincar no meu router a trocar as normas do ADSL e a fazer testes de velocidade e tal, cheguei á conclusão óbvia que o ADSL2+ é de longe a melhor opção, com 10.28Mbps Download, 0.86Mbps de Upload e pings a rondar os 16ms para Lisboa.

Desde que me lembro, sempre houve uma descrepância enorme entre as velocidades de Upload e Download, antigamente os utilizadores queriam era fazer download das músicas e vídeos rápido, e o upload basicamente so servia para fazer os requests para obter esses ficheiros. Mas será que hoje em dia isso ainda se verifica? Os sistemas operativos, programas informáticos e até mesmo os jogos estão a "mudar-se" para a "cloud". Não será mais que tempo de atualizar estes padrões?

Quem usa Dropbox ou MeoCloud no dia precisa obviamente mais do que o 1Mbps que este padrão de ADSL2+ oferece. Sempre que se dá save de um documento o programa faz upload da nova versão para a cloud, consumindo assim esta escaça largura de banda.

No meu caso, estou a fazer edição de uma foto no photoshop, dou export para o dropdox, e se o ficheiro tiver mais de 2MB, geralmente perco a conexão à internet, fico imposibilitado de fazer qualquer coisa na internet enquanto o upload nao estiver concluído. Limitar a largura de banda de UPLOAD? Sim era uma ideia, se eu já não tivesse só 800Kbps de largura.

Por enquanto as grandes massas ainda não começaram a olhar para esta situação, até porque nem percebem nada disto. Quando eu falo das massas, falo daquelas pessoas com idades compreendidas entre os 10 e 30 anos que usa a internet apenas para ir ao facebook. Que apenas vê os  últimos escândalos da casa do segredos ou a cusca vida dos outros. Para isso 1Mbps chega e sobra, são só HTTP requests.

Quando a generalidade das pessoas começar a perceber a potencialidade dos sistemas em cloud isto é capaz de dar uma volta. Agora as pessoas que têm fibra estão bem, têm 100Mbps de download uns 14 de Upload, com eles não se passa nada, só que a MEO não se pode é esquecer da outra ponta do barco. É que tanto uma ponta como a outra podem fazer o barco afundar e nenhuma delas sozinha é capaz de o manter á tona. De que vale ter uma rede de fibra topo de GAMA para 10% da população quando mantêm os outros 90% nos com velocidades miseraveis como estas?

A nova versão do windows está aí a chegar, as funcionalidades baseadas na cloud tambem aumentaram neste sistema, e as pessoas como eu que o começarem a usar vão estar ligadas a uma conexão de 800Kbps de Upload.

Eu tentei usar o standard Anex-M com o ADSL2+ e não consegui obter conexão com os servidors da MEO(Tambem nao sei se o problema e dos servers da PT ou do meu modem). Este padrão reduz um pouco a velocidade de download para que a velocidade de UPLOAD aumente. Em vez de estarem a enganar os clienetes a dizer "24 MEGAS DE INTERNET", que tal adaptarem a vossa rede ADSL e passarem a oferecer mais upload e prepararem assim minimamente a vossa rede para aquilo que vai ser o futuro?

Eu apenas escrevi isto para partilhar um pouco daquilo que é o meu ponto de vista do ADSL em portugal e tambem para fazer algumas perguntas:

1- A rede ADSL MEO está preparada para oferecer conexões sobre o standard Anex-M?

2- Acham que ainda se justifica a oferta de 24Mbps/1Mbs de download e upload respetivamente?

3- O que é que acham que vai acontecer se os sistemas informaticos passarem a ser totalmente ou quase totalmente cloud-based a curto prazo?

4- Se tens MEO ADSL qual é a tua velocidade de Download/Upload e qual a que te foi prometida?

Bem, peço desculpa pelo grande tópico, mas fica aqui então o meu ponto de vista. E se o leram tentem responder as questões tambem para trocarmos algumas ideias.

Abraço!

0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder