Diminuição de débito de linha após mais de um ano!

  • 18 October 2011
  • 14 respostas
  • 707 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 5 respostas
Boa tarde meus caros.
Venho aqui pedir conselhos como devo atuar.
O que se passou é que sou cliente meo à mais de um ano, aquando aderi foi a minha linha sincronizada a 15Mbps de download e sempre tudo funcionou às mil maravilhas.
Para surpresa minha, na noite de quinta-feira para sexta-feira passada, sincronizaram nos 12Mbps.
Já mandei mail e faxes e a desculpa é que o fizeram para garantir a estabilidade do serviço, fdx, querem garantir uma coisa que já estava garantida.
Tenho meo surf 24 e não admito de todo o que me fizeram.
Como poderei "lutar" com eles para reverter à anterior situação?

14 respostas

Tal situação é recorrente talvez devido ao aumento do número de clientes na zona. Até podes estar muito perto da central, mas o aumento do numero de clientes tendencia isso. Se a linha não tinha qualquer problema, é uma questão de expores a situação á provedoria, acho que as coisas não vão lá de outra maneira.
Eles devem ter baixado o sincronismo da tua linha para garantir a estabilidade dos restantes clientes...vais ter de chatear muito porque em principio eles teriam custos para te repor os 15Mb...

Ja nao estou actualizado em termos de tarifarios...mas se tinhas um de 24M...e se nao te repuserem os 15M...podes sempre baixar para um tarifario de 12M...sempre poupas uns cobres...
Ameaça que cortas o serviço se não te arranjarem uma solução boa, ou aumentam te a net ou baixam te o preço.
Para já e após alguma luta, consegui o próximo mês grátis e hoje de tarde uma deslocação de ppl da PT ao terreno.
De mal a pior, agora até me dizem que a 12Megas não garantem os canais em HD, que nojo de operador.
Sabes o que se passa? Muitos clientes novos na zona e reajustaram a velocidade, e como há mais congestionamento na rede qualquer dia la vai os canais HD se nada for feito.
Sabes o que se passa? Muitos clientes novos na zona e reajustaram a velocidade, e como há mais congestionamento na rede qualquer dia la vai os canais HD se nada for feito.

Errado e não acertaste uma...
Pelo que andei a cuscar, ao que parece, "ajustaram" os dslams, fazendo asneira da grossa (no meu ver), para evitar entrar algumas das avarias por snr baixos. Este sempre foi o meu receio. O cliente meo adsl agora é a ovelha negra. Grande parte das avarias vêm das instalações mal feitas de nascença. Corrigir os instaladores é que tá quieto... Siga pa bingo obrigar a snr mais altos e baixar débitos conforme.

fyi também fui alvo de baixa de débito. Estava a 14 sem nunca ter tido problemas (interleaved com snrs >6). Deixou de sincronizar a 14 para passar apenas a sincronizar a 12 com snr>10.

1 Aumento de clientes gera alguma redução de snr, que em casos extremos (snr já estava no limiar) pode causar paragens/macroblocos, ou em casos críticos queda de sincronismo por o snr ficar demasiado baixo (abaixo do configurado no dslam para permitir sync)
2 A viabilidade de visualização de canais HD apenas está relacionada com a velocidade de sincronismo. Desde que igual ou acima de 11M down, é sempre garantido 1 canal HD. No adsl, mesmo que a 24M, o máximo é sempre 1 canal HD.
Mbit, tens toda a razão! Eu tinha 16 mbps interleaved com 10dB de snr, e tenho attn 9 de downstream, estou perto da central, de um dia para o outro mudam tudo para fast, ainda assim como é uma zona de poucos clientes, tenho 20dB downstream.

Edit: existe alguma razão para ter passado de 12 dB de upstream para 5dB de upstream SNR

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.383
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 426,17 / 1,50
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 16,8
Atenuação na linha (Up/Down) : 5,3 / 9,0
Margem SN (Up/Down) : 5,5 / 21,6
Tens melhor Internet que eu :)
Quem me dera ter a velocidade que nunca pude ter em condições, ou seja, 8Mb certos ou mais.
Agora já está normal.... qualquer ruído na linha ou o thomson a querer brincadeira:D

Edit: é o que dá ter a central a 400metros de casa.
Errado e não acertaste uma...
Pelo que andei a cuscar, ao que parece, "ajustaram" os dslams, fazendo asneira da grossa (no meu ver), para evitar entrar algumas das avarias por snr baixos. Este sempre foi o meu receio. O cliente meo adsl agora é a ovelha negra. Grande parte das avarias vêm das instalações mal feitas de nascença. Corrigir os instaladores é que tá quieto... Siga pa bingo obrigar a snr mais altos e baixar débitos conforme.

fyi também fui alvo de baixa de débito. Estava a 14 sem nunca ter tido problemas (interleaved com snrs >6). Deixou de sincronizar a 14 para passar apenas a sincronizar a 12 com snr>10.

1 Aumento de clientes gera alguma redução de snr, que em casos extremos (snr já estava no limiar) pode causar paragens/macroblocos, ou em casos críticos queda de sincronismo por o snr ficar demasiado baixo (abaixo do configurado no dslam para permitir sync)
2 A viabilidade de visualização de canais HD apenas está relacionada com a velocidade de sincronismo. Desde que igual ou acima de 11M down, é sempre garantido 1 canal HD. No adsl, mesmo que a 24M, o máximo é sempre 1 canal HD.
Acertei uma sim, se eles forem baixando a velocidade chega a um ponto que ja nao ha canais HD, como tu proprio disseste é com 11 que da canais HD se baixarem la se foi lol
Agora já está normal.... qualquer ruído na linha ou o thomson a querer brincadeira:D

Edit: é o que dá ter a central a 400metros de casa.

Que sorte :)
Podia ser pior.

Eu tenho uma central no raio de 1Km e possivelmente não pode ser usada nem mesmo para MEO, visto que o meu cabo não passa lá.
Para me poder ligar a esta central, teriam que baldear os cabos que vêm para esta zona, para o sítio onde está a central remota.
Acertei uma sim, se eles forem baixando a velocidade chega a um ponto que ja nao ha canais HD, como tu proprio disseste é com 11 que da canais HD se baixarem la se foi lol

Para a sobrecarga de adsl nos cabos ser tal que provoque baixa de débitos, os acessos mais certos de serem afectados, seriam aqueles acima de 35-40dBs de ATN DW, ou seja, 11, 8, 6M.
Mas, acessos com esta ordem de atenuação, nem precisam de "sobrecarga" de adsl no cabo para ter probremas.
Claro isso sim

Responder