Desligar DHCP6 e ipv6 nos TG784n v3 (solução para lentidão youtube e facebook)

  • 1 March 2015
  • 23 respostas
  • 39006 visualizações

Reputação 1
Boas, 

 

Desde que tenho o novo Technicolor TG784n v3 com o firmware 10.2.1.L que reparei que passei a ter ligação IPV6 até à Internet.

Bem, tudo bem, até porque daqui a uns tempos não teremos outra hipótese.

 

O problema é que comecei a notar uma lentidão anormal no Youtube e no Facebook, pelo menos. No youtube os videos ficavam muito tempo em buffering, várias pausas porque o video continuava mais depressa do que era carregado... Anormal para uma ligação MEO de 100Mbps. No Facebook reparei que em páginas de Albuns com muitas fotografias, algumas não aparececiam, etc.

 

Após fazer um ping a www.youtube.com reparei que o Windows 8 automaticamente utilizou o ipv6 e obtive respostas de 70ms. Estranho. Tentei com ping www.youtube.com -4 para forçar em ipv4 e obtenho latencias de 15ms. Diferença abismal.

 

Teste: desactivei o ipv6 directamente na placa de rede e o problema ficou resolvido. O Youtube e o Facebook voltaram a ter a velocidade normal: rápida.

 

No entanto, pode haver quem queira manter o ipv6 ligado no computador por outras razões, e a solução ideal seria o Router Technicolor não entregar IPV6 via DHCP6.

 

Então investiguei, e partilho aqui a solução (por mim testada)

 

entrar via telnet no router

fazer login com user: sumeo e password: bfd,10ng

escrever: 

code:
dhcp serverv6 config state=disabled
ip ifconfig intf=LocalNetwork ipv6=disabled
saveall
 

E pronto, isto desactiva o DHCP6 e o IPV6 a nivel da rede local. Caso necessário reiniciem o portátil ou PC e já não teram um ipv6 com ligação à internet.

 

Caso queiram reverter à configuração original basta substituirem o seguinte nos passos acima:

code:
dhcp serverv6 config state=enabled
ip ifconfig intf=LocalNetwork ipv6=enabled
saveall
 

Espero que esta informação vos seja útil.

Façam os vossos testes e obtenham as vossas próprias conclusões.

 

Abraços

 

BatKnight

23 respostas

fizeste o que o suporte do meo não consegue fazer, ajudar a resolver problemas


 


 
Ponham este tópico sticky. Vai dar jeito a toneladas de clientes "revoltados" com a internet lenta.


Eu próprio já o fiz, e baixei a latência do Youtube de 45ms a 4ms. (sim, 4.)
Reputação 6
Boas


 


Eu também tenho o mesmo problema , mas visto que isso não estava a acontecer inicialmente , vamos tentar perceber a causa do problema e resolve-lo .


 


Gostava de agradecer ao @@@BatKnight   por ter tido a iniciativa de criar o tutorial.


 
Há uma solução ainda melhor para a lentidão.


Em vez de desligarem, mudem o DNS do IPv6 para ::1


Vão ver que ficam o problema resolvido sem o desligarem e continuam a ter acesso a todos os sites IPv6.


Espero ter ajudado.
Muito obrigado, 

Andava a procura disso, pois a propria MEO nao faz isso.

mas podes desligar completamente o IPV6

 

code:
ip ifconfig intf=InternetGPON ipv6=disable
 

Alguem sabe como desligar o Multicast   ?

 

Desde ja obrigado pelo excelente trabalho. 
stephanie escreveu:
Há uma solução ainda melhor para a lentidão.

Em vez de desligarem, mudem o DNS do IPv6 para ::1

Vão ver que ficam o problema resolvido sem o desligarem e continuam a ter acesso a todos os sites IPv6.

Espero ter ajudado.

Como é que mudas o DNS do IPv6 para ::1?

 

Cumprimentos
 


 LuisBaptista escreveu:




Como é que mudas o DNS do IPv6 para ::1?


 


Cumprimentos




Coloquei este video a explicar como se faz.


 


https://cld.pt/dl/download/60e9b1b8-9fc9-40ef-8428-9cc2aa9eb785/ipv6_dns.webm


 


 


 
Obrigado!
Reputação 1
stephanie a tua solução só é válida para ambiente Windows ou onde se tenha controlo sobre as propriedades ipv6. E além disso desactiva o IPV6 para ligações locais, o que pode não ser o pretendido.


 


No entanto, a minha solução permite, por exemplo, que um smartphone, sem root, ligado ao Wireless não receba um ipv6 e consequentemente não ter o problema da lentidão.


 


Abraços


Nuno
" E além disso desactiva o IPV6 para ligações locais, o que pode não ser o pretendido."


 


Errado continuas a ter IPv6 para as ligações locais.
Reputação 1
Tens razão, stephanie, falei cedo demais.


Por alguma razão, confundi-me e estava convencido que a tua solução passava por desactivar ipv6 na placa de rede.


 


Mantenho apenas o argumento dos smartphones e outros equipamentos em que não se tenha este tipo de controlo directo.


 


Abraço


Nuno
Na linha de comandos (estou num mac) prime-se "enter" após cada linha, ou escrevem-se as linhas todos e no final é que se prime enter?

É suposto aparecer alguma mensagem?

 

desculpem a ignorância.

 

Um abraço
bom dia, ñ estou a conseguir, faço os campos todos, depois reinicio o pc e diz sempre enable quando entro na pagina do router, obg
Boas noites,


 


Alguém dá uma ajuda de como fazer isto num Mac com safari?


 


M/C
Agradeço-te o tutorial, mas ao entrar no Router escreves esse comando onde? para quem n percebe fica a saber o mesmo. quando entras no router mesmo com o sumeo não tens sítio nenhum á vista para meteres esse comando, poderia estar melhor explicado. Thx.
Reputação 6
Boas ?
Consulta este tutorial para ver como se activa e usa o serviço de telnet .
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-activar-e-usar-o-servi%C3%A7o-telnet-no-Windows/m-p/69703#U69703
boas, já agora onde eu faço o passo 3??? obrigado
Crachá +1
Devo ser do contra, mas eu queria activar o ipv6 para conseguir mais velocidades!..lol (serviço adsl, latencia ao site do youtube cerca de 29ms, ao 8.8.8.8 50ms...
Tentei aplicar os DNS da google nas opções da conexao da rede para os seguintes endereços:
DNS IPv6 Preferencial - 2001:4860:4860::8888
DNS IPv6 Alternativo - 8844:2001:4860:4860::
mas segundo o tester da google (http://ipv6test.google.com/) continuo com o ipv6 desactivado...fui à opçoes do router (Tenho um Thomson TG787) e o ipv6 encontra-se desactivado e não estou a ver como posso activá-lo..
Muito obrigado.
Crachá +1
yeah , tens é que mudar de sistema operativo , eu tambem queria ligar o ipv6 no meu route , visto que se anda muito melhor por ipv6
 escreves essas configs onde propriamente? Entro no router pelo endereço de IP, faço login, mas depois onde escrevo as configs que deste? Obrigado
Crachá +1
para deligar o ipv6 na tua máquina basta ires ao dhcp client  da tua máquina e pedir para ignorar as configurações de ipv6


 
Reputação 1
Boas, 


 


Esses comandos têm de ser efetuados por telnet, numa linha de comandos

Responder