Resolvido

Desconexão em jogo online

  • 13 April 2020
  • 8 respostas
  • 916 visualizações

Boa tarde, tenho um problema que não consigo resolver e precisava de ajuda técnica.

Quando tento jogar GTA V online desconecto-me em intervalos aleatórios, talvez dure 30 minutos, talvez 15 e não consigo resolver, nunca tive nem eu nem o resto da minha familia problemas com internet ou telefone ou televisão nem com nenhum outro jogo acontece algo do género.

Tentei fazer port forward das portas que têm no troubleshooter(e depois verificar que estavam abertas, e segundo o programa que foi recomendado port forward network utilities essas portas apareciam abertas) , ativar o modo gamer do router, meter o pc em questão na DMZ mas o problema nunca se resolve, e ativar o DMZ não me deixa sequer entrar numa sessão com outros jogadores, vou logo para uma sozinho.

Não uso VPNs nem nenhuma firewall sem ser a do windows defender, estou a usar um cabo ethernet e em casa temos M4O com net de 100 megabits down / 20 megabits up.

O router em questão é o Technicolor tg784n v3 com a versão de software M19 10.5.8.U [fv].

O uPNP também está ligado, aliás, antes deste jogo nunca tinha mexido no router, neste momento só ativei o modo gamer.

Gostaria de ajuda se fosse possível, muito obrigado.

icon

Solução por Partyboy69 24 July 2021, 20:08

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

Não creio de todo que seja problema no router, no entanto para tirar dúvidas pode tentar fazer um DMZ direto para o PC/servidor só para testar. O único problema que encontrei no router (mais especificamente no serviço) é a dupla NAT, que impede o funcionamento normal de jogos online que requer uma ligação forte no network address translation (NAT) - que não é de todo o problema que tem ou relacionado. Quanto ao mapeamento de portos nunca tive qualquer problema com esses routers.

Conseguia partilha uma captura de ecrã do porto mapeado no seu router? (só print do porto mapeado).

Convem validar como tem a firewall do seu windows para ver se não é o proprio PC/server que está a barrar o porto.

Outro check ver estes passos todos indicados na wikihow https://www.wikihow.com/Portforward-Minecraft ( a parte do router muda os ecrãs mas é genericamente pela mesma via)

Nota: como está a testar o porto? se tentar pingar da rede interna vai-lhe dar sempre erro. Outra nota é quando dá acesso o prefixo é ip por exemplo neste formato 83.93.1.123:25565 (ip:porto) ou melhor como sugiro sempre usar serviços como Noip onde só tem de partilhar o URL (que criou precedido por porto :25565) exemplo meulink.com:25565

Crachá

Fiz reset ao router e refiz o port forwarding desligando antes o Upnp.

Resultado: tudo igual, não funciona. Neste ponto só espero que a Meo me possa trocar o raio do router.

Crachá

Obrigado pela resposta.

Vou tentar refazer tudo após um reset. 

O meu router é o Technicolor TG784n V3 10.5.8.U. 

Reputação 7
Crachá +23

Não perde nada em fazer reset de fábrica no router. Apenas o portos já mapeados. Antes de abrir portos, desligue o Upnp, mapeie os portos e teste. Confirme que o Minecraft está permitido na firewall (ou deixa passar todo o tráfego do ie: minecraft.exe ou especifica as portas). 

O PC/servidor c/ minecraft deverás selecionar a opção “manter sempre o mesmo IP” isso no router (separador LAN). 

A porta 25565 deverá ser mapeada no protocolo solicitado, desconheço se é UDP ou TCP.

No meio disso tudo, faltou dizer que router é que tem.

Crachá

O meu problema é a abertura de portas não estar a funcionar. Não consigo abrir uma simples porta (25565 - Minecraft), o teste online (https://www.ipfingerprints.com/portscan.php) diz sempre Filtered, o que indica que está a ser bloqueada, seja por firewall ou outros. A solução aqui apresentada (ignorando os elementos GTA) também não funcionou, só me resta fazer mesmo reset ao raio do router, embora não sei se faço estragos na configuração da Meo.

O que já fiz:

  • Configurei a porta como indicado no próprio manual do router e como vi aqui neste fórum: nada
  • Ativei o Modo Gamer: nada
  • Desativei o Upnp: nada
  • Firewall do Windows com regras de entrada para a respetiva porta em UDP e TCP já estavam feitas e a funcionar no router da Vodafone que tinha antes de ser Meo. Apenas acrescentei a opção indicada no vídeo acima referido, mas mesmo assim: nada
  • Desativei o firewall do router: nada
  • Desativei o firewall do Windows: nada
  • Fiz reboot ao router: nada

Alguém me diz se me falta fazer alguma coisa? Ou este router é mesmo uma desgraça que não funciona? Doutro modo só posso concluir que a Meo esteja a impedir o acesso externo. Será assim?

Alguém sabe? 

Isto é suposto ser uma coisa simples e direta mas parece mais uma novela...

Outras coisas que poderão fazer o problema persistir mesmo tomando estes passos podem ser Firewalls e Antivirus alheios aos que já vêm com o Windows. Nesses casos terá de abrir excepções para o GTA e associar ao GTA um tipo de NAT aberta sem restrições. (dependerá do software que utilizar). Outro passo talvez não muito importante mas “Just in case” será reiniciar o computador e fazer “reset” ao router, utilizando um palito para carregar no botão á esquerda do interruptor On/Off, até todas as luzes reiniciarem.

Eu resolvi este problema de forma eficaz e é muito simples seguindo os passos. Trata-se de um problema com a NAT que está restrita por defeito no router e no windows e terá de ser activada tanto no router como no Firewall do Windows. (E talvez também ajude abrir as portas recomendadas pelo jogo na própria página do Router). 

Se durante uma sessão Online carregar na tecla Home (Início) terá acesso ao interface ingame da Rockstar. De seguida clique na roda das definições e vá a Settings e depois Network information. No seu caso, de certeza que lhe aparecerá em NAT será a palavra “Strict” ou nada de todo. É precisamente isso que está a causar o problema e que terá de ser corrigido tanto no router como nas configurações de Firewall do Windows. O problema estará resolvido quando em vez de “Strict” aparecer “Open” ou “Moderate”.

1 - Primeiro terá de abrir o seu browser e no endereço escrever o seguinte: http://192.168.1.254/ para aceder à página de configuração do seu router. Lá dentro, após inserir as credênciais de acesso procure o Modo Gamer nas definições e active-o. Espere até a página fazer refresh e dizer que o Modo Gamer está activado. Feche a janela. 

2 - A seguir terá de ir ao painel de controlo, aceder ao Windows Firewall e seguir os passos neste vídeo: 

 

Os dois passos acima foi o que me resolveu o problema. Desde que os fiz que a minha NAT Type aparece como Open e o problema desapareceu por completo. 

 

Caso o problema persista terá de abrir estas portas directamente no router (se tiver dificuldades creio que um assistente meo possa ajudar):
TCP: 80, 443
UDP: 6672, 61455, 61456, 61457, 61458

Terá também de ter a opção uPnP activada no router. 

 

No entanto o que me resolveu o problema definitivamente foram apenas os passos 1 e 2. Mas conheço pessoas (talvez com routers ou serviços diferentes) que continuaram a ter problemas. No entanto isto foi o que resultou comigo com o Router Technicolor Gateway da Meo que ainda uso hoje. 

Espero que o tenha conseguido ajudar. Também andei alguns anos com este problema, que até me fez desistir de jogar o jogo online.

Também tenho o mesmo problema desde que sou MEO. Exatamente as mesmas especificações e acontece com vários computadores diferentes, tanto por WiFi como por cabo. Já liguei para o apoio ao cliente e ativaram o modo bridge do router (entre outras soluções) e continua a não resolver. Creio que terá de ser mesmo um router diferente, ou simplesmente mudar de ISP.