Pergunta

Desativar password no serviço "Acesso a dispositivos de armazenamento" no FiberGateway GR241AG

  • 13 January 2021
  • 3 respostas
  • 284 visualizações

Olá a todos,

 

Posso o serviço MEO FIBRA com o router FiberGateway, modelo GR241AG, e gostaria de saber como desativar o pedido de login/password no serviço “Acesso a dispositivos de armazenamento”,  quando acedo aos conteúdos de uma PEN USB conectada ao router, já que não encontro a opção para o fazer.

Necessito de realizar esse procedimento porque possuo alguns problemas de acesso com algumas aplicações Android ( AIMP, VLC Player), quando tento aceder a ficheiros de áudio.

 

Desde já agradeço a vossa atenção,

 

Paulo Almeida


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

3 respostas

Reputação 7
Crachá +23

olá,

 

Não é possível criar um server SMB no fibergateway sem user/password. O VLC por exemplo tem client SMB e funciona com o SAMBA (basicamente o protocolo usado para aceder neste caso a um disco usb via router) com ou sem autenticação. 

O VLC para telemóvel não é muito amigável para esse tipo de acesso (e eu tenho outro router). O que faço é usar simplesmente o RS file manager (é uma app file explorer) que se liga via LAN ao que queria na sua rede interna. No meu caso via  RS file manager navego até a pasta onde tenho o conteúdo no disco, depois só selecionar para reproduzir (no meu caso reproduzo no VLC).

Se o acesso é no computador, o ideal é mapear um drive para o caminho no formato \\192.168.1.254\[nome que definiu]\  (deverá ter a opção windows 10 SMB 1 ligado vide https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/smbv1-n) . O processo é o mesmo via windows explorer navegar até a pasta e selecionar o que pretende para reproduzir. 

exemplo: tenho user e password no meu router meu (nao é fibergateway) acedo com RS file manager para depois reproduzir com VLC (isso no telemóvel).

 

Olá Omicronpersei8,

 

Antes de mais, muito obrigado pela sua atenção e também pelas sugestões que partilhou no fórum.

 

O problema “sério” que tenho com o router FiberGateway é com o player “AIMP” para Android, onde não se conecta de nenhuma forma à pasta partilhada SMB, dando vários erros.

Testei com outro router (TP-LINK) a partilha de arquivos em rede e o que descobri foi que, quando desativo a introdução do login/password, o app “AIMP” acede corretamente à pasta partilhada, mas quando ativo a introdução do login/password, acontecem exatamente os mesmos erros. Isso dá-me a entender que o aplicativo tem algum problema com partilhas SMB com login/password, daí o meu interesse em querer desativá-lo.

Tenho o router FiberGateway há poucos meses, mas em antes deste tive um Technicolor, e com esse o aplicativo funcionava perfeitamente porque o router não solicitava login e password para aceder.

Tenho estado em contato com o desenvolvedor do aplicativo (AIMP), mas até ao momento ainda não conseguiu solucionar o problema.

O aplicativo que uso para escutar mp3 em rede, no telemóvel Android, é o Samba Network Player (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.threecats.sambaplayer&hl=pt_PT&gl=US), um aplicativo simples, ocupa pouco espaço, objetivo e muito rápido quando se faz pesquisa de músicas em ficheiros mp3 com 100mb. O único senão é que este não é compatível com arquivos CUE, mas de resto, para mim é o melhor player para Android para escutar música em rede.

 

Entretanto, vou aguardar a resposta do desenvolvedor para ver se aparece uma solução para este caso.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Almeida

 

Reputação 7
Crachá +23

Olá

 

Eu conheço essa realidade das apps versus SMB e FTP, infelizmente isso não está tão padronizado como acho que deveria. No entanto se usar o método que sugeri (RS file manager é uma sugestão, há mais e quiçá melhor), ultrapassa qualquer outro constrangimento. Basicamente no meu caso unifiquei a forma como acedo, que me permite fazer tudo o que necessito no disco USB. 

Inclusive transferir ficheiros do tlm para o disco ou vice versa. Como o RS file manager integra bem com SMB, para mim foi a melhor solução, desde então não uso outra forma de aceder.
(RS file manager memoriza user e pass, pelo que só tem de meter a primeira vez). 

nota: no meu caso eu prefiro e não quero ter o acesso ao disco sem user e password, cá em casa há hora do recreio (se me faço entender) caso contrário a criançada anda dia e noite a brincar.