De satélite para ADSL - NET lenta

• 8 Julho 2011
  • 13 respostas
  • 1133 visualizações

Boas a todos, sou novo aqui no fórum então desculpem alguma futura ignorância.
A situação é a seguinte:
Fui cliente do Meo durante 1 contracto com eles por satélite, por falta de cobertura, na minha zona só tinha a opção de satélite.
Ontem veio cá o técnico fazer a actualização do serviço pois já está disponível ADSL agora e eu contentíssimo com a noticia!
O meu problema é a NET, não sei qual a internet que tinha no satélite mas era das mais baix as de todos, lembro-me de ter feito alguns testes no speedtest e os resultados estavam perto:
2MB/s de Download
0.6MB/s de Upload
Ping: 21ms
Perguntei ao técnico que velocidade ficaria agora e ele disse que agora estava até 16MB/s e que pior a NET não ficava comparado ao satélite. Actualmente o speedtest com ADSL é:
http://speedtest.net/result/1375574752.png
Mas a verdade é que saco agora a 250KB/s e anteriormente a 150KB/s nos mesmos sites, e o upload está uma desgraça, anteriormente 75KB/s e agora tem vezes que nem 10KB/s.
Gostava de saber como é possível passar de uma NET de 2 ou 4MB de velocidade para 16MB e o download subir aquilo e o upload piorar???
Já vi num forum da meo gente a dizer que aumentou a velocidade de upload para 1024MB, também posso fazer? Está alguma coisa mal com o equipamento?

Nota: Tenho 2 Box ligadas, anteriormente tinha 3!

Cumps

13 respostas

16MB tens de certeza está o router sincronizado para isso, o que estás a fazer download

Vê no qos.sapo.pt se o que tens obtens o débitos..

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 1 dia, 2:38:26

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.378

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 174,43 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 11,9 / 17,4

Atenuação na linha (Up/Down) : 12,7 / 24,0

Margem SN (Up/Down) : 13,2 / 7,0

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 194 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 1.184.874 / 1.184.874

Erros de CRC (ativo/inativo): 868 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 577 / 0

Melhor será contcatar o apoio técnico e fazer uma análise pormenorizada no entanto ficam as dicas.
Faz o download do sapo messenger por exemplo, terás de atingir velocidade superior a 600kB/seg mas pode chegar a 1.5MB/seg ou até mais. Em minha opinião baixava um pouco a velocidade em down (estás com 16MB e penso haver 15MB) para subir um pouco a Margem SN Down neste momento a 7. Faz um teste no qos do sapo os, valores devem andar à volta de 13MB em down e 800KB em up. Este teste deve ser feito com pc que não esteja lento, melhor é testar com vários pcs e ver as leituras (numa autoestrada um camião carregado anda mais devagar que um BMW, no entanto a estrada é a mesma).
E a velocidade de upload não dá para subir? Faço uploads a 50KB/s no Multiupload.com - upload your files to multiple file hosting sites!
Esse problema já está resolvido, eu disse num post que o problema era o cabo e perguntei se era preciso um cabo especial, já sei que o mais adequado é UTP CAT5 com conectores RJ-45, agora o problema que tenho é em relação ao wireless http://www.meoforum.com/meo-adsl-internet/1470-wireless-nao-funciona.html que já criei um tópico a tentar resolver o problema mas não consigo. Obrigado pelas vossas repostas 😉
óptima ligação para a atenuação de linha que tens.
quando dizes que sacas a a 250KB/s, estás a sacar o quê e de onde?

Ligação DSL

a tua linha ainda tem mais atenuaçao que a minha e está sincronizada a 16megas de down e 1 de upload diria que esta boa pela distancia da central mas ha pessoal mais entendido nisso,que com certeza te ajudarao abraço

Ligação DSL

Entras no router
192.168.1.254
user:Administrator
pw:3!play

depois vais a Ligação DSL
ver mais
detalhes

ou...

http://192.168.1.254/cgi/b/dsl/dt/?be=0&l0=2&l1=0
Como faço isso?
sem meteres aqui os valores da tua ligação, as opiniões são como tiros no escuro.....
Parece que o problema é do cabo, com um cabo que tenho a net é lenta e muitas vezes falha, com outro muito mais pequeno não falha e é rápida, mas antes com Satélite dava direito com o cabo grande, este router precisa de um cabo especial?
Sou da localidade de Amarante, o estranho nisto tudo é que o speedtest.com ou o https://teste TARGET='_blank'>http://qos.sapo.pt/</A> registam valores ate bons (de download) mas o o browser e download de arquivos esta muito lento. Eu hoje vou formatar o mputador de proposito, e testar a internet, se nao melhorar deve estar alguma coisa mal na meo.
obvio que as boxs roubam largura de banda, experimenta fazer de novo o teste com as boxs desligadas (da alimentação) , pc ligado directamente por cabo ao router e sem aplicações que roubem trafego abertas, garanto-te que a velocidade vai ser bem diferente!

por curiosidade, és de que zona? pra saber que nao fui eu que aí pus isso xD

Responder