De satélite para ADSL - NET lenta

  • 8 July 2011
  • 13 respostas
  • 1201 visualizações

Boas a todos, sou novo aqui no fórum então desculpem alguma futura ignorância.
A situação é a seguinte:
Fui cliente do Meo durante 1 contracto com eles por satélite, por falta de cobertura, na minha zona só tinha a opção de satélite.
Ontem veio cá o técnico fazer a actualização do serviço pois já está disponível ADSL agora e eu contentíssimo com a noticia!
O meu problema é a NET, não sei qual a internet que tinha no satélite mas era das mais baix as de todos, lembro-me de ter feito alguns testes no speedtest e os resultados estavam perto:
2MB/s de Download
0.6MB/s de Upload
Ping: 21ms
Perguntei ao técnico que velocidade ficaria agora e ele disse que agora estava até 16MB/s e que pior a NET não ficava comparado ao satélite. Actualmente o speedtest com ADSL é:
http://speedtest.net/result/1375574752.png
Mas a verdade é que saco agora a 250KB/s e anteriormente a 150KB/s nos mesmos sites, e o upload está uma desgraça, anteriormente 75KB/s e agora tem vezes que nem 10KB/s.
Gostava de saber como é possível passar de uma NET de 2 ou 4MB de velocidade para 16MB e o download subir aquilo e o upload piorar???
Já vi num forum da meo gente a dizer que aumentou a velocidade de upload para 1024MB, também posso fazer? Está alguma coisa mal com o equipamento?

Nota: Tenho 2 Box ligadas, anteriormente tinha 3!

Cumps

13 respostas

obvio que as boxs roubam largura de banda, experimenta fazer de novo o teste com as boxs desligadas (da alimentação) , pc ligado directamente por cabo ao router e sem aplicações que roubem trafego abertas, garanto-te que a velocidade vai ser bem diferente!

por curiosidade, és de que zona? pra saber que nao fui eu que aí pus isso xD
Sou da localidade de Amarante, o estranho nisto tudo é que o speedtest.com ou o https://teste TARGET='_blank'>http://qos.sapo.pt/</A> registam valores ate bons (de download) mas o o browser e download de arquivos esta muito lento. Eu hoje vou formatar o mputador de proposito, e testar a internet, se nao melhorar deve estar alguma coisa mal na meo.
Parece que o problema é do cabo, com um cabo que tenho a net é lenta e muitas vezes falha, com outro muito mais pequeno não falha e é rápida, mas antes com Satélite dava direito com o cabo grande, este router precisa de um cabo especial?
sem meteres aqui os valores da tua ligação, as opiniões são como tiros no escuro.....
Como faço isso?
Entras no router
192.168.1.254
user:Administrator
pw:3!play

depois vais a Ligação DSL
ver mais
detalhes

ou...

http://192.168.1.254/cgi/b/dsl/dt/?be=0&l0=2&l1=0

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 1 dia, 2:38:26

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.378

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 174,43 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 11,9 / 17,4

Atenuação na linha (Up/Down) : 12,7 / 24,0

Margem SN (Up/Down) : 13,2 / 7,0

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 194 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 1.184.874 / 1.184.874

Erros de CRC (ativo/inativo): 868 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 577 / 0

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 1 dia, 2:38:26

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.378

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 174,43 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 11,9 / 17,4

Atenuação na linha (Up/Down) : 12,7 / 24,0

Margem SN (Up/Down) : 13,2 / 7,0

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 194 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 1.184.874 / 1.184.874

Erros de CRC (ativo/inativo): 868 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 577 / 0


a tua linha ainda tem mais atenuaçao que a minha e está sincronizada a 16megas de down e 1 de upload diria que esta boa pela distancia da central mas ha pessoal mais entendido nisso,que com certeza te ajudarao abraço
óptima ligação para a atenuação de linha que tens.
quando dizes que sacas a a 250KB/s, estás a sacar o quê e de onde?
Esse problema já está resolvido, eu disse num post que o problema era o cabo e perguntei se era preciso um cabo especial, já sei que o mais adequado é UTP CAT5 com conectores RJ-45, agora o problema que tenho é em relação ao wireless http://www.meoforum.com/meo-adsl-internet/1470-wireless-nao-funciona.html que já criei um tópico a tentar resolver o problema mas não consigo. Obrigado pelas vossas repostas 😉
E a velocidade de upload não dá para subir? Faço uploads a 50KB/s no Multiupload.com - upload your files to multiple file hosting sites!

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 1 dia, 2:38:26

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.378

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 174,43 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 11,9 / 17,4

Atenuação na linha (Up/Down) : 12,7 / 24,0

Margem SN (Up/Down) : 13,2 / 7,0

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 194 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 1.184.874 / 1.184.874

Erros de CRC (ativo/inativo): 868 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 577 / 0



Melhor será contcatar o apoio técnico e fazer uma análise pormenorizada no entanto ficam as dicas.
Faz o download do sapo messenger por exemplo, terás de atingir velocidade superior a 600kB/seg mas pode chegar a 1.5MB/seg ou até mais. Em minha opinião baixava um pouco a velocidade em down (estás com 16MB e penso haver 15MB) para subir um pouco a Margem SN Down neste momento a 7. Faz um teste no qos do sapo os, valores devem andar à volta de 13MB em down e 800KB em up. Este teste deve ser feito com pc que não esteja lento, melhor é testar com vários pcs e ver as leituras (numa autoestrada um camião carregado anda mais devagar que um BMW, no entanto a estrada é a mesma).
16MB tens de certeza está o router sincronizado para isso, o que estás a fazer download

Vê no qos.sapo.pt se o que tens obtens o débitos..

Responder