Dados Móveis

  • 10 Maio 2019
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Boa tarde. Já tentei ligar para o serviço de apoio variadas vezes ninguém atende. Fui meo durante bastantes anos mas mudei porque havia sempre uma razão totalmente justificada para me tirarem dinheiro do saldo à toa. Recentemente voltei e deparo-me de novo com um problema que considero grave visto que pago para ter estes benefícios. O meu tarifário oferece-me 5 GB de Internet móvel por mês (moche legend mas com uma promoção qualquer tenho tido 10 GB.
É suposto eu ter whatsapp, Twitter e Instagram à Pala sem falar das outras apps que não utilizo e é isto que está a acontecer como mostro no print abaixo indicado. Não tenho Internet em casa pois os custos não são acessíveis ao meu bolso então poupo bastante os meus dados móveis e consulto regularmente a tarifa então notei que por vezes "evapora-se" quase um GB inteiro só de eu ter os dados ligados o que não é possível visto que não estava a utilizar nenhuma app, tudo fechado, e nada estava a atualizar. Para além do mais que desliguei o 4g para não gastar tanto, só tenho utilizado 3g e 2g! Estou farta de ninguém resolver o meu problema então perderam uma cliente. Novamente.


6 respostas

Reputação 7
Crachá +23
O anexo da contagem do dados moveis é a geral do telemóvel. Aí soma tudo, não faz diferenciação se a app é de trafego gratuito ou não.
O que lhe aparece ao fazer *#123#?
Se realmente descontar do saldo dos dados moveis é porque a Whatsapp (e provavelmente as outras também) não está associada para ser de tráfego gratuito.
Aí deverá ligar para o 16200 para verem o que se passa. Ou então, em alternativa, coloque um pedido na sua área de cliente, mas demora mais tempo a ser tratado.
Reputação 7
Crachá +23
Atenção ainda ao seguinte, mencionado nas notas no site dos tarifários moche (https://www.moche.pt/tarifarios):

"Algumas atualizações ou alterações nas apps HBO PT, Netflix, Twitch, Youtube, Spotify, Clash Royale, Twitter, Pokémon GO, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Snapchat, WhatsApp, Skype, Viber, Facetime, iMessage e MEO Cloud, levadas a cabo pelos fornecedores das mesmas ou dos serviços nelas integrados, poderão impossibilitar a deteção de parte ou de todo o tráfego por elas gerado originando que o mesmo seja descontado do plafond de dados do tarifário. Algumas destas aplicações podem também aceder a serviços ou sites de terceiros resultando igualmente que algum do tráfego seja descontado do plafond de dados do tarifário.​"
Como é que faz mais de 10GB no WhatsApp? Certamente que não é a escrever!

O WhatsApp em utilização normal não gera quase tráfego, está certamente a fazer transferência de arquivos e esse tráfego não está a ser considerado gratuito.
O anexo da contagem do dados moveis é a geral do telemóvel. Aí soma tudo, não faz diferenciação se a app é de trafego gratuito ou não.
O que lhe aparece ao fazer *#123#?
Se realmente descontar do saldo dos dados moveis é porque a Whatsapp (e provavelmente as outras também) não está associada para ser de tráfego gratuito.
Aí deverá ligar para o 16200 para verem o que se passa. Ou então, em alternativa, coloque um pedido na sua área de cliente, mas demora mais tempo a ser tratado.

O que aparece quando marco *#123# para consultar tudo são os dados a evaporarem-se como se eu tivesse utilizando o youtube o tempo todo coisa que nem faço ne. Os gigabytes estão a desaparecer quando eu não estou sequer a utilizar a Internet!
Bom dia

A Dona @RitaFerreira reparou na foto que colocou?
É que o YouTube não tem utilização, o que não é normal é ter um consumo de mais de 10GB no WhatsApp.
Como hipótese, está a fazer transferência de ficheiros pela aplicação, alguém o faz por si ou tem o seu smartphone comprometido.
Crachá
Por ter whatsapp, Twitter e Instagram à Pala sem falar de outras apps que você não usa, mas esses aplicativos sempre ficam acostumados no seu celular. Com os dados ativados, todos eles estão sempre aguardando notícias ou novas postagens, então eles consomem seus dados. Algumas recomendações é baixar vídeo twitter, facebook, instagram ou youtube para não estar consumindo os dados de volta para vê-los novamente. Ou tente configurar os aplicativos para que eles não se conectem necessariamente à sua rede de dados.

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