Resolvido

Configurar Acess Point's e FiberGateway

  • 8 November 2021
  • 2 respostas
  • 479 visualizações

Crachá +3

Boa tarde!

 

Estou a aguardar um contacto da MEO para desativar o MEO Smart WiFi e o MEO WiFi, mas principalmente pelo motivo de ter as redes WiFi misturadas :grumpy: que se torna chato para os gadgets que só funcionam na rede 2.4GHz...

 

Contudo tenho aqui umas dúvidas sobre os meus equipamentos ligados ao router da MEO em modo access point. Peço já desculpa se forem muitas questões...

 

1º Uso um switch gigabit, deve estar alimentado à porta LAN4 do router MEO?

 

2º Tenho 4 routers em modo access point, podem estar configurados com IP fixo?

 

3º Tenho de marcar no router MEO os leases estáticos para os 4 routers?

 

4º Nos routers, em modo access point, tenho o DHCP Server desativo algum problema?

 

5º Posso utilizar o mesmo SSID em todos os equipamentos e também nas redes 2.4GHz/5GHz ou devo utilizar um SSID personalizado em todos os routers e separar as redes 2.4GHz/5GH

 

4º Vivo numa habitação sem redes vizinhas e tenho os routers com o WiFi Channel configurados pela ordem: 11 → 1 → 11 → 6 → 1 Devo ajustar alguma coisa?

 

5º Devo manter o channel width em 20MHz ou utilizar os 40MHz tem mais vantagens?

 

PS: aceito dicas para que posso melhorar a minha estabilidade da rede, obrigado!

icon

Solução por omicronpersei8 9 November 2021, 11:45

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Reputação 7
Crachá +23

olá,

 

O ideal é ter o router MEO a gerir o DHCP, no modo access point poderá e será o mais indicado atribuir IP a cada um dos routers (não vá o router MEO alterar os IP’s internos em automatismo e baralhar as comunicaçoes). Por ter o DHCP ativo no router MEO, deverá desativar nos demais routers. 

Por experiencia propria só com 2 router, ter o mesmo SSID em ambos não é lá muito funcional pois pontualmente na triangulação o sistema por vezes falha. Eu optei por ter u SSID em cada router e os devices (tlm ou PC) com password memorizadas eu me ligo, manualmente onde sei que tenho boa cobertura. 

Retirar a rede mesh só pedindo ao apoio MEO. Isso ocorreu porque algures usou a aplicação MEO wifi que faz esse mesh de redes sem fios. (se desligar o wifi no router meo deduzo que os seus router terão cada um as duas redes, 2.4 e 5G).

20MHz ou utilizar os 40MHz será uma opção que deverá medir, se sente que não tem sinal suficiente poderá subir para 40mhz. Se está relativamente proxima de um dos routers e tem uma rede aceitável deixe ficar nos 20Mhz.

Crachá +3

olá,

 

O ideal é ter o router MEO a gerir o DHCP, no modo access point poderá e será o mais indicado atribuir IP a cada um dos routers (não vá o router MEO alterar os IP’s internos em automatismo e baralhar as comunicaçoes). Por ter o DHCP ativo no router MEO, deverá desativar nos demais routers. 

Por experiencia propria só com 2 router, ter o mesmo SSID em ambos não é lá muito funcional pois pontualmente na triangulação o sistema por vezes falha. Eu optei por ter u SSID em cada router e os devices (tlm ou PC) com password memorizadas eu me ligo, manualmente onde sei que tenho boa cobertura. 

Retirar a rede mesh só pedindo ao apoio MEO. Isso ocorreu porque algures usou a aplicação MEO wifi que faz esse mesh de redes sem fios. (se desligar o wifi no router meo deduzo que os seus router terão cada um as duas redes, 2.4 e 5G).

20MHz ou utilizar os 40MHz será uma opção que deverá medir, se sente que não tem sinal suficiente poderá subir para 40mhz. Se está relativamente proxima de um dos routers e tem uma rede aceitável deixe ficar nos 20Mhz.

A diferença entre os 20MHz para os 40MHz é em expansão de sinal? Eu tinha ideia que diminuía a distância e potenciava a melhoria do sinal em proximidade.