Configuração manual do Modo Gamer para resolver os problemas de NAT

  • 26 October 2014
  • 42 respostas
  • 28140 visualizações

Reputação 6
O que é o modo gamer ?


O modo gamer foi a solução encontrada pela meo para corrigir os problemas de NAT em certos jogos .


 


Existem três formas de ser configurado , ligando para o 16200 e pedir para activarem o modo gamer , usar a opção modo gamer que vem configurada em alguns routers com o firmware 10.2.1.L , ou configuração manual que é o que vou descrever.


 


1º aceder ao router via telnet e executar os seguintes comandos para remover as entradas que vão estar em conflito com a nova configuração .


code:
connection unbind application=CONE(UDP) port=69
connection unbind application=CONE(UDP) port=123
connection unbind application=CONE(UDP) port=3074-3075
connection unbind application=CONE(UDP) port=3478-3479
connection unbind application=CONE(UDP) port=3658-3659
connection unbind application=CONE(UDP) port=27000-27030
connection unbind application=CONE(UDP) port=28960-28960
connection unbind application=CONE(UDP) port=10001-10003
connection unbind application=CONE(UDP) port=10015–10025

 Nota… Caso tenham já criado uma entrada manual para algum jogo devem remove-la também, os comandos que dei são para um router sem nenhuma entrada manual feita pelo utilizador .


 


2º adicionar os seguintes comandos para adicionar as novas entradas (Modo Gamer )


code:
connection bind application=CONE(UDP) port=55-66
connection bind application=CONE(UDP) port=68-499
connection bind application=CONE(UDP) port=501-7647
connection bind application=CONE(UDP) port=7649-65353
saveall
system reboot

 


No final executando o comando connection bindlist o resultado deve ser este.


code:
{meo}=>connection bindlist
Application Proto Portrange Flags
PPTP tcp 1723 IPv4-only
ESP esp IPv4-only
IKE udp 500 IPv4-only
CU/SeeMe udp 7648 IPv4-only
RAUDIO(PNA) tcp 7070 IPv4-only
RTSP tcp 554 IPv4-only
ILS tcp 389 IPv4-only
ILS tcp 1002 IPv4-only
H323 tcp 1720 IPv4-only
IRC tcp 6660-6669 IPv4-only
FTP tcp 21
DHCP udp 67 IPv4-only
CONE(UDP) udp 55-66
CONE(UDP) udp 68-499
CONE(UDP) udp 501-7647
CONE(UDP) udp 7649-65353

 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

42 respostas

Reputação 6
Boas


 


Se for no firmware 10.2.1D segue estas instruções para criar um utilizador com privilégios de rootuser.
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325


 


Se for no firmware 10.2.1.L usa este .
sumeo
bfd,10ng
Reputação 6
Boas
Sim é o ids config state , se já está disabled não deverias estará ter problemas , experimenta fazer um reset e configurar tudo de novo .
Reputação 6
Boas ?
Não ligues a esse erro , isso significa que o teu router não tinha essa entrada inicialmente, continua o resto do tutorial e está feito .
Era mesmo isso que andava a procura :D
Mas com que password é que se entra por telnet ?


 


Cumps
Já telefonei para o 16200 para configurarem o modo de jogos e até o fizeram, embora eu tenha que ter sido malcriado com o operador pois este dizia se eu conseguia aceder a sites de internet tudo estava a funcionar bem e se os jogos online da PS4 não funcionavam não era "problema" da MEO, isto tudo até lá aplicarem o patch do modo de jogos levou cerca de 2 semanas e constantes telefonemas para o 16200 e 16209.

A questão é que mesmo após aplicarem o tal patch a coisa pouco ou nada mudou, pois na hora ficava a funcionar bem mas já no mesmo dia à noite voltava a dar problemas.

Já verifiquei por telnet a connection bindlist e realmente estão lá as portas que necessito, mas continua a dar NAT 3 ou NAT Strict em alguns jogos. Só recentemente com o novo CoD BO3 descobri que se reiniciar o router já com a PS4 ligada ele dá-me NAT Open, mas se desligar ou suspender a PS4, quando voltar a ligar tenho de novo NAT 3 / Strict. Ou seja sempre que quero jogar tenho que reiniciar o router o que leva alguns minutos e faz com que tenha que chatear quem esta a usar a internet ou ver televisão cá em casa.

 

Tenho o router com a Firewall desligada e na partilha de jogos e aplicações tenho as portas TCP e UDP configuradas para a PS4 e tenho o UPnP activo e a segurança ampliada desligada.

 

A minha rede cá em casa consiste numa ligação directa a um computador, uma ligação directa a uma caixa de TV da MEO, uma ligação a 1 switch que deste vai para uma caixa TV da MEO e para um acess point, e outra ligação que que vai para um switch que deste vai para um computador, a PS4 e um acess point. Contudo não penso que a forma como tenho a rede organizada seja problema porque em teste o problema continua mesmo quando apenas tenho ligado directamente ao router da MEO a PS4 e estando as restantes portas de rede do router desconectadas.

 

O router em causa é o infame Thomson TG784n com a versão de software 8.4.H.F. e gostaria de saber se existe alguma maneira de resolver este problema, se esta passa por alguma coisa estar mal configurada ou pedir à MEO a substuição do router.

 

Boa noite,

 

Após fazer o connection bindlist aparecem os seguintes extras:

FTP          tcp        21021

HTTPI        tcp        80

HTTPI        tcp        1080

HTTPI        tcp        8080

 

Deveria deixar? Como eliminar?

Crachá +1

Fiz tudo o que disseste mas continua a dar-me disconnect das sessões..
Será que ao usar um vpn ou IP estático não corrige este bug? Eu não percebo nada disto, só estou a atirar coisas à toa

Reputação 6
Pode ser necessário abrir as portas manualmente na pagina de configuração do router , no meu caso só tive de abrir portas para o servidor de TS , para todos os jogos que testei não tive de abrir nenhuma porta manualmente .
Reputação 6
Boas
Sim é possível em qualquer firmware .
Reputação 6
Boas
Certifica-te que a detecção de intrusões está desactivada ,caso contrario pode acontecer o que descreveste .


 


Para reverter mais facilmente podes fazer reset ao router.
Reputação 6
Boas
Em certos casos pode ser necessário abrir as portas manualmente na pagina de configuração do router .
Reputação 6
Boas @@Brodrigues @@DavidSD1990


 


No post inicial é explicado como por o router em modo gamer , isso e feito via telnet, se tiverem alguma duvida estarei aqui para ajudar.
Se ligarem para o 16209 eles também podem fazer isso por vocês.


 


Ps.. Se eles não souberem fazer avisem para eu tentar perceber o que se passa.
Reputação 6
Boas @@DavidSD1990


 


Usa este utilizador, tem permissões para efectuar as alterações
Username - sumeo
Password - bfd,10ng
Reputação 6
Boas @@Brodrigues


 


telnet é um comando de DOS, serve para aceder ao router por linha de comandos .
Segue estas instruções


 


https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-activar-e-usar-o-servi%C3%A7o-telnet-no-Windows/m-p/69703#U69703


 


Depois é só copiar os comados do tópico inicial e cola-los na linha de comandos .
Reputação 1
Qual o verdadeiro perigo de ter este modo activo?


 


Queria experimentar se melhora algo a jogar certos jogos mas nao faço ideia dos actuais "perigos" que isto possa causar. E já agora, ao pedir para instalarem este metodo no router não influencia futuros updates ao mesmo? Ainda tenho a versão D.


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Está escrito no post origininal. Se for um firmware, dos mais recentes (provável, uma vez que tem fibra), deve ligar para o 16200 e pedir para activar o modo gamer no router MEO. Apenas os modelos mais antigos ou, com firmware antigo, necessitam configuração manual.


 


Atentamente,
Obrigado pela dica já consegui e ficou como na imagem com as portas udp listadas, mas fiquei na duvida não tenho de configurar nenhum ip em especifico para o para que funcione ? as portas tcp não vale a pena abrir ?
Depois de fazer o descrito aqui no topico para o modo gamer fiquei com uma duvida .... em relação as portas tcp não se abre por telnet ? No meu caso quero abrir as portas para a ps4 e o fifa 15 e algumas das portas são tcp ... as udp com o metodo acima funciona impecavel agora as tcp da erro ..
Reputação 2
"Existem três formas de ser configurado , ligando para o 16200 e pedir para activarem o modo gamer..."


 


E é possivel pedir para activar esse serviço independentemente da versão de firmware que se tenha?
Lifesaver!
Bem, vamos lá a ver se alguma alma caridosa me consegue ajudar... Depois de ter activado o Modo Gamer (por telnet) passei a ter alguns problemas ao fazer downloads através de torrents, além de ficar muito lento (mal me consigo ligar a outro peer), o router acaba por reiniciar sozinho várias vezes.

Também downloads de ficheiros grandes através do browser muitas vezes acabam por parar a meio por um qualquer erro de ligação que o browser não especifica.



Presumo que se desactivar o Modo Gamer (remover as entradas novas e re-adicionar as que estavam antes) resolva, mas como o processo é algo chato de fazer manualmente e me dá jeito ter o Modo Gamer activo preferia outro tipo de solução que me permitisse mantê-lo activo, se é que há essa hipótese.
Infelizmente é mais uma opção que já não tenho disponível através do interface web e tenho que ir por telnet também.



Presumo que seja o ids ? (intrusion detection something?)



:ids config diz-me state:disabled e traces:disabled


Os sub-comandos :ids config [parser|threshold|etc...] list mostram-me algumas coisas como 'enabled' mas o state:disabled inicial que referi na linha anterior é suposto sobrepor-se a tudo o resto, não?
Obrigado, vou experimentar nas próximas horas. Em teoria se todas as definições alteradas pelo ISP estiverem correctas a ideia será que o problema deverá residir em alguma alteração minha portanto um system reset factory=no bastará, certo?


(Só para não ter que ficar 15 ou 20 minutos à espera que isto configure tudo sozinho)

Já agora... Além das entradas especificadas no 1º post eu ainda tenho outras 2, que anteriormente quando activei o Modo Gamer também removi para ficar com a bindlist igual à do post, que são as portas 10015 e 10025. Como provavelmente não serei caso único talvez valha a pena incluir essa informação no 1º post também.

edit - À primeira vista parece ter solucionado 🙂 Muito obrigado!
Usa o comando connection bindlist para ver as portas que estão em conflito e fazeres o unbind antes do bind às outras. Como disse no meu último post eu também tive que fazer unbind às portas 10015 e 10025, que estão dentro do range que te está a dar problemas.
Duvida, eu tenho uma consola Xbox One que esta ligada por cabo no router, e a tempos fiz o portforward para ter o NAT aberto, a minha questão é esta solução é melhor que abrir directamente nas configurações do router? So agora dei por isto e tenho esta duvida de se isto realmente for melhor para jogar, a versão é aquela falada no post inicial 10.2.1.L no TG784n.