Resolvido

Configuração de Número Móvel no FreePBX

  • 6 July 2021
  • 1 resposta
  • 230 visualizações

Crachá

Boas!

Estou a configurar um pequeno servidor FreePBX, de forma ainda experimental. Já consigo fazer chamadas internas (de extensão para extensão), e até mesmo de fora para dentro e vice-versa, através do VoIP da Vodafone (usando o número fixo).

Atualmente, a configuração está a seguinte:

VoIP Vodafone (número fixo através de SIP, 243******) <--> FreePBX <--> Rede Interna

Também já tive configurado da seguinte forma (não consigo testar de momento, já não sou cliente):

VoIP MEO (número nómada através de SIP, 302******) <--> FreePBX <--> Rede Interna

Tenho uma situação que gostaria de ver esclarecida: como posso configurar um número móvel como trunk no FreePBX, da mesma forma como configuro o meu número fixo (por ex. o número VoIP que a MEO fornece)? É possível?
Já vi que existem umas gateways GSM, mas antes de adquirir equipamento, queria ver se existia uma forma de ser configurado via software, semelhante ao seguinte:

VoIP MEO (número móvel através de SIP, 96*******) <--> FreePBX <--> Rede Interna

O uso do número móvel vem reduzir os custos de chamadas, visto que ligar de um número fixo para um móvel é bastante caro, e igualmente para um número nómada/VoIP.


Obrigado desde já a todos!

icon

Solução por robsonribeiro 8 November 2021, 11:26

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Boas,
Penso que não é possível configurar um número de telemóvel como se fosse um número Voip.
Uma solução para isso seria a tal gateway.
Em relação ao preço, talvez o mais economico é aproveitar uma PEN 3G e um Raspbery PI.
É claro que essa solução e o conceito de económico tem que ser levado em consideração à sua situação.
No meu caso, foi o mais económico porque eu já tinha uma Pen Huawai K3715 e um Raspbery PI. Então foi só instalar em um cartão MicroSD de 8GB o Sistema Operativo RasPBX.
É possivel inclusive fazer envio de SMS em lote, para além de receber e efetuar chamadas.

Fica o link do projeto caso tenha interesse em fazer a mini-central GSM.

http://www.raspberry-asterisk.org/

Em relação à configuração de Voip Nomada em FreePBX, desde Fevereiro de 2021 o sistema esta corrompido. Muitos utilizadores deixaram de poder fazer chamadas e outros tantos não conseguem receber chamadas.
Até agora (Novembro 2021) não há nenhuma solução concreta oferecida pela Meo para que o sistema volte a funcionar normalmente.
Segue abaixo o link da situação Nomada Vs FreePBX


Obs.: Eu também já utilizei o sistema Voip da Vodafone e funcionava à 100% e todas as dúvidas eram sanadas pelo suporte técnico da Vodafone, via telefone ou e-mail.
Infelizmente, devido a minha localização geográfica, tenho que levar com a MEO ou nada.