Comtrend 903C causa problemas na TDT

  • 12 Janeiro 2014
  • 18 respostas
  • 694 visualizações

Boa tarde!

Na minha instalação da MEO ADSL, a 5 anos deixaram-me PLCs para dar o sinal a segunda box, através do cabo coaxial, já instalado no apartamento. O que acontece é que desde a cerca de um mês, a PLC que emite o sinal, bloqueia o sinal da TDT. Alguma solução para isto?

Obrigado.

18 respostas

Reputação 6
Boas

O instalação existente por cabo coaxial que referes, está apenas ligada ao PLC e á box , ou é usado também para passar o sinal da TDT para as restantes TV´s ?

Para não haver interferência entre os dois sinais cada um deles deve usar cabos diferentes .
É o mesmo cabo, e trabalhou bem assim durante 5 anos. Porque é que só agora me causa problemas??
Reputação 6
É o mesmo cabo, e trabalhou bem assim durante 5 anos. Porque é que só agora me causa problemas??


Boas

Não sei como é que funcionou sem problemas , mas injectando dois sinais diferentes na mesma rede não resulta muito bem

Não consegues separar isso ?

Não sei como é o esquema de ligação que tens, mas se conseguires separa o sinal que vai do PLC para a BOX do resto das TV´s deves resolver o problema .
Pois não consigo, a não ser passar cabo de antena por fora da parede, e isso está fora de questão.
Reputação 6
Experimenta entrar em contacto com os serviços técnicos e expõe a tua situação , pode ser que eles te arranjem uma solução
Esse numero é pago não é?
Reputação 6
É, mas podes expor a situação por o twiter e eles depois ligam-te.
Reputação 5
Crachá +10
Amigo, não deve ser o mesmo cabo. PLC é energia eléctrica, ou seja, passa no mesmo cabo onde passa a corrente eléctrica. TDT é cabo coaxial, usado para sinais de radiofrequência, digital neste caso, normalmente captados de uma antena exterior que costuma ser apoiada por um amplificador alimentado por eletricidade, sendo este ultimo a única coisa com relação ao PLC. Portanto, muito dificilmente, a origem do problema virá do PLC. Mas aconselho-te também a procurares apoio técnico, podes ter uma quebra de sinal na tua instalação de cabo coaxial. Frequente acontecer, e frequente é ser, a solução mais simples do que parece.
As minhas plcs trabalham por cabo coaxial.
Reputação 5
Crachá +10
Certo... Não se "houve" falar muito, por ai, desse tipo de tecnologia (o normal é ser pela rede de corrente eléctrica), que nunca é, logo à partida, sinonimo de fiabilidade e, provavelmente poderá não ter sido a melhor escolha no teu caso. Devias pensar em optar por outra solução. Misturar sinais de alta frequência, num cabo, com outros já de gama próxima, como o TDT, não deve ser muito boa ideia, mas eu não sou ninguém. O que disse, mantem-se no entanto. A tua instalação coaxial, pode ter apenas uma ficha deteriorada ou com folga, ou um cabo com a malha trilhada...
Já troquei a ficha só falta trocar o cabo. As tomadas de antena para TDT tem de ser específicas? Acho estranho como trabalhou bem até agora.
Reputação 5
Crachá +10
Não, a TDT é igual a FM analogico, mas já se começa é a usar muito conectores do tipo F (de enroscar), por serem mais fiáveis. Apenas necessitas de usar uma tomada que tenha conectores do tipo F (femea) se estiveres a usar esse tipo no chicote. Senão tambem podes trocar uma das pontas F (macho) do chicote por outra coaxial, vulgar, que vai dar ao mesmo, desde que deixes o serviço impecavel, claro, é importante.

http://www.proprofs.com/quiz-school/user_upload/ckeditor/F-Connector2.jpg http://m2.uxcell.com/photo_new/20090408/c/ux_a09040800ux0286_ux_c.jpg


Aqui fica também, informação útil sobre como preparar cabos com fichas do tipo F, se te interessar:

http://www.youtube.com/watch?v=P8Zv7gTk6ic
Esteve hoje o técnico da MEO cá em casa, e não conseguiu descobrir a origem do problema. Metemos PLCs novas, e cabos novos, e está tudo na mesma. A solução será passar cabo de rede até a box, mas como fica na outra ponta do apartamento, e tenho os tubos de cabos, já cheios, não passando mais nenhum cabo, desde o router até a box. A solução dada pelo técnico, será passar o cabo de rede, do quarto ao lado, onde já existe cabo de rede, até ao quarto onde tenho a box, que precisa de cabo de rede. Este cabo que já tenho pré instalado no quarto ao lado, é o cabo que uso para ter acesso a net no PC, o técnico diz, que o cabo de rede tem 8 fios condutores, e que na realidade só 4 são usados, e ele pode usar os outros 4 para dar sinal a box, que se encontra no outro quarto. Isto é verdade? Sempre pensei que os cabos de rede tivessem 4 pares de fios, e os 4 pares fossem necessários para a transmissão de dados. Ao fazer o que o técnico quer, não perderei velocidade de net no meu PC?
Obrigado.
Reputação 5
Crachá +10
Boas. Sim a melhor solução é sempre o cabo de rede, sem sombra de dúvida. Os 4 pares só são mesmo necessários quando se usam dispositivos que exijam rede Gibabit, que não é o caso. Porém, apesar de ser económico, alerto para a extrema fragilidade desse serviço, o qual terá de ser executado com algum cuidado, pois os pares não devem ser desmanchados, nem ficarem com o cobre exposto. Ainda que bem executado, uma vez que estás a misturar sinais distintos de 2 dispositivos, ocorrerá com elevado grau, certamente, o fenómeno de interferência de cruzamentos. E poderás eventualmente ter quebras de velocidade, sim. Tanto no PC como na box e, especialmente se o cabo for grande. Com garantida tendência a piorar com o passar do tempo...

Eu aconselho um switch ao invés de andar a inventar. Nem precisas de gastar muito, se venderes as PLC no OLX, ainda sobra provavelmente... Mas o dinheiro é teu, claro. Boa sorte.
Mas as PLCs sao da MEO. Eles instalam switchs?
Reputação 5
Crachá +10
Mas as PLCs sao da MEO. Eles instalam switchs?

Nesse caso, já não ganhas nada, pena. Se o comprares, sim.
Vieram cá hoje, e eu não estive em casa. Mas fizeram na mesma o serviço. Passaram os cabos todos directos do router até ao PC, e outro até a box, e deixaram na mesma as fichas com o cabo coaxial ligado.
Reputação 5
Crachá +10
Portanto, moral da história: se querem ter acesso a rede local e internet rápida e consistente, em divisões da casa não preparadas, o melhor é não inventar e passar um cabo de rede directo do router para cada aparelho, ou usar um switch, dê lá por onde der.


Posto isto, o problema apresentado está resolvido e parece me oportuno declarar este tópico como,


TÓPICO ENCERRADO.

Responder