Como testar correctamente a velocidade da internet

  • 29 Abril 2010
  • 0 respostas
  • 2565 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 389 respostas
Para conseguir um teste fiável, deverá ser sempre feito com um download manager (flashget p.ex.), colocando um ou vários ficheiros (.iso p.ex) em download do ftp da telepac com 2 ou mais ligações simultâneas. Escolhe-se o FTP da telepac porque é um servidor com largura de banda que chega e sobra, e, não é afectado por eventuais congestionamentos de links internacionais.

Também pode ser feito com um programa (Medidor de Velocidade, dos foruns da Clix), alterando o ficheiro que este faz download. Se bem que não conheço detalhadamente a mecânica deste programa, permite aumentar o nº de ligações, e apresenta a velocidade em grafico.

Quando efectua-se este tipo de testes, deve-se:
- fechar todos os programas que usem a internet para downloads/uploads (em todos os pcs ligados ao router),
- fechar todos os programas que coloquem muita carga sobre o cpu (ex jogos),
- para obter resultados mais fiàveis, usar cabo de rede ao invés de wireless,
- deixar as boxes em standby

Valores a 80-90% do débito sincrono, são considerados aceitáveis, e, tem a ver com o que se perde nos cabeçalhos tcp/ip e conversões de tramas ETH/ATM entre central e router, assim como processos de QOS que o windows poderá estar a aplicar.
Para saber que débito está sincrono o router thomson: http://192.168.1.254 em "Broadband Connection > DSL Connection". No 2wire será numa página semelhante.

Pela atenuação dá para ter uma ideia da distância central-router, visto que, em média, cada 15dB de atenuação down significa 1km. Atenuações próximas dos 30dB ou superiores, podem significar sincronismos de 8M.
SNR down no 2wire deverá estar sempre acima de 10dB. Nos thomson, poderá estar acima de 6 ou 10dB, depende se está em interleaved ou fast (o interleaved tem vantagens visto corrigir eventuais erros na linha).

Ficheiro (p.ex.) a usar para testar a velocidade:
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/fedora/4/i386/iso/FC4-i386-DVD.iso
Programa:
http://www.forumclix.net/download/medvel.zip

(imagem ex.)
http://img501.imageshack.us/img501/7486/clix2mbteste2yf5.jpg

De uma forma mais simplificada, mas, com resultados que por vezes deixam dúvida, também é possivel fazer o teste em http://qos.sapo.pt


Actualização de: IPTV T

0 respostas

Seja o primeiro a responder!

Responder