Como restaurar acessos RootUser e permissões num router TG784n (10.2.1.L)

• 20 Março 2015
  • 302 respostas
  • 59309 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

302 respostas

Utilizei o programa que fizeste upload. Consegui tudo certinho só tenho 1 problema. Quando tentei telefonar vi que o VOIP estava desconfigurado (como foi avisado no programa e no tópico) telefonei ao suporte ao cliente e não me conseguiram arranjar aquilo, só fizeram pior, as luzes do router deixarem de piscar e só usava a IPV6 então tentei usar o myroot novamente e lá ficou melhor, mas novamente como VOIP desconfigurado.

Será que foi porque apaguei a conta de suporte ao cliente? Se calhar foi isso?
Seja como for ele pediu-me para reiniciar o router algumas vezes, ao fazer isso dá reset ao root e ao OpenDNS certo? Como lhe peço para configurar o VOIP sem reiniciar o router?

Thanks
Basta acederes ao router (192.168.1.254 meo/meo) e tens lá o modelo do router bem como o firmware actual.
Olá NOUSER,

Seria possivel explicar-me como posso saber qual a versão do meu Router?

Agradecimentos em avanço,

T0RR35
Boas,

Antes de mais muito obrigado a todas as contribuições, em especial ? e ?, por todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

De facto a unica coisa que ainda me impede de assumir total controlo do meu router, é mesmo o facto de não conseguir reter as configurações VOIP. Livrar-me da rede parasita e definir o OpenDNS tiram-me o sono.

? Perder as configurações VOIP é algo independente da opção que escolhas (de acordo com o que entendi..).

O Reset que é feito inicialmente, faz com que todas as definições VOIP se percam

Tive o mesmo problema e quando liguei para o apoio a clientes para que esta configuração seja novamente feita tive que fazer novamente reset ao router (o que fez com que o resto das configurações se tivesse perdido.)

Aguardo que se descubra a password de VOIP 😉
Reputação 2
Crachá +5
olá boa tarde,

testei o software do ? e só tem um bug ao menos que correu comigo ,  não sei porque mas se tiver verificado o "desativar atualizacoes" não me configurava mais o voip,

aconteceu a mesmo a mais alguém?

digo de novo software muito pratico para preguiçosos ou pouco conhecedores 😉 resumindo muito bom ;)

ps: esqueci de dizer que se deverificar o desativar atualizacões funciona direitinho e depois se quiser essa opcao e só fazer a unha.

cumprimentos,

Satanic
Reputação 2
Crachá +5
NOUSER escreveu:

Cumprimentos a todos

Conforme havia prometido, aqui fica a versão 1.1 do MYROOT, um pequeno aplicativo MS que implementei em auxilio da comunidade, no processo de restauro do ROOT USER, para os equipamentos THOMSON ou TECHNICOLOR.

Instruções disponiveis no painel inferior da janela do aplicativo.

Cumprimentos

muito bom trabalho 😉 bota para a camioneta 😉  e disto que faz falta no forum, pois desde que a meo ficou com este forum comecou a esmorecer muito isto,

nouser gostei da atitude e empenho vais ajudar muita gente a livrar-se de bloqueios, bem haja,

cumprimentos,

satanic
Muito Obrigado pela Aplicação ?.

Funcionou na perfeição, e obrigado ? pela descoberta.

Edit: Bem, no processo de telefonar para o suporte técnico para repor as configurações VOIP, ativar o telefone fixo, o técnico que me atendeu, disse que não estava a conseguir acesso ao router, e pediu para efectuar reset no router :bummer:

Vale nota que no programa apenas escolhi "Desactivar atualizações" e NÃO escolhi o "Desactivar utilizador ISP".

Bem, acabei por fazer reset, perdi as permissões. E pronto seria "bom" as permissões era mais controlo e tal.

Como apenas recebi no TG784N v3 ontem, não vou efectuar o reset, para depois outra vez pedir para arranjar o telefone fixo. Por isso vou aguardar algum tempo. :|

Como também não tenho nenhum uso pratico para o RootUser, apenas preciso abrir portas. Quais usos práticos para o RootUser?

claro, seria util para mudar os dns
Está perfeito NOUSER! Funcionou sem problemas! Muito obrigado!
Reputação 2
Cumprimentos tiagofcp

Se já fizeste:

code:
:cwmp config state=disabled
:service system modify name=CWMP-S state=disabled
:service system modify name=CWMP-C state=disabled
saveall

Dependendo do assistente, é provavel, no caso de teres ligado para o serviço de apoio a pedir a reactivação do VOIP, o USER "nauser" têr reactivado o serviço CWMP (actualização) sem que te tenhas apercebido...

Sugiro que repitas o processo anterior, e no fim, para prevenção:

code:
:system ra instadd name=remoteaccess
:system ra config name=remoteaccess state=enabled secure=disabled port=1234 timeout=0 mode=Permanent ipintf=InternetGPON randompassword=enabled randomport=disabled group=Users.Group.NA user=Users.User.nauser systemservice=webservice
:system ra instdelete name=remoteaccess
saveall

Cumprimentos
Exista alguma forma de impedir os updates de firmware? tu tenho acesso root e desliguei as cenas que dizem e mesmo assim estou com a versao L
Reputação 2
Cumprimentos Scala

Pelas informações que disponho, actualmente, tal já não será possivel.

O DHCP da MEO é responsavel pela atribuição do IP, não vejo relação directa com versões de FIRMWARE.

Recordo-me de ter lido algures no fórum, que a politica de atribuição de IPs teria sido alterada, para obter IP dinamico será necessário subscrever um serviço adicional pago, no entanto não posso confirmar esta informação, a mesma poderá ser puramente especulativa.

Pelos testes que realizei, o IP mantém-se com SCRIPT TELNET, com REBOOT e até mesmo com RESET.

Podes testar facilmente na consola TELNET (no caso FIBRA=InternetGPON, no caso ADSL=InternetADSL):

code:
:dhcp client iflist
:dhcp client ifdetach intf=InternetGPON
:dhcp client ifattach intf=InternetGPON
:dhcp client iflist

Claro que existem "maneiras" mais agressivas de forçar a atribuição de novo IP, se as regras do DHCP assim o permitirem, mas o processo iria demorar mais do que uns meros segundos, o reboot seria necessário, não é garantido que funcione, e convenhamos que o processo seria pouco "transparente".

No entanto, se estiver errado, corrige-me por favor.

Cumprimentos
Muito obrigado, NOUSER! 

Logo já vou testar e dou o feedback!
NOUSER consegues fazer also semelhante ao meo_restarter porque este deixou de funcionar com a nova actualização do firmware...

O que o meo_restarter fazia era desligar a internet e voltar a liga-la atribuindo um novo IP sem afectar o funcionamento da TV,em poucos segundos. 

Obrigado.

Reputação 2
Cumprimentos Vasco_B

Com o SCREENSHOT que colocaste, penso ter percebido a razão do mau funcionamento.

Na consola TELNET é visivel o "*" (asterisco) a assinalar o InterfaceADSL como sendo a ligação WAN Activa, logo o acesso remoto é configurado usando esse mesmo INTERFACE.

No entanto no IPLIST da consola TELNET, o IP publico está associado ao InterfaceGPON, o que significa que o acesso remoto está á escuta no INTERFACE errado.

Vou, logo que possivel, lançar uma revisão com esta situação resolvida, talvez ainda hoje...

EDIT: Já disponibilizei versão corrigida (v1.1) no POST original.

Cumprimentos
Boa tarde!

Muito obrigado pela ajuda. Não coloquei IP fixo porque verifiquei que estava na gama de IP's correta. Não alterei o IP original do router e mantive o 192.168.1.254. Após fazer o reset, verifico actividade na consola telnet e depois pára sem a barra completar. O botão "abortar" passa a iniciar e parece tudo parado. Fica como no anexo. O firmware é o L.

Obrigado.
Reputação 2
Cumprimentos Vasco_B

Sim, durante todo o processo o equipamento deve estar ligado ao ONT.

Para poder diagnosticar, precisaria de confirmar alguns items.

• Qual o FIRMWARE que está no teu equipamento?
  • Activaste o DHCP da placa de rede?

Após o passo "RESET", a aplicação entra em PING MODE durante 300 segs para o IP especificado de fábrica, (normalmente o 192.168.1.254), até obter resposta válida ou TIMEOUT, se no teu caso o IP de fábrica não fôr esse, deverás introduzir o correcto.

Sugeri que fosse utilizado o DHCP automático por este ser o meio mais "seguro", visto que muita gente altera a gama pré-definida de fábrica destes equipamentos, o que a ser verdade implicaria um passo intermédio entre o RESET e o LOGIN de fábrica, ou seja o IP fixo da placa de rede teria de estar 1º na gama actual e depois na gama de fábrica, mas no teu caso suspeito que por qualquer motivo o serviço de PING tenha atingido o TIMEOUT.

Sugiro, para efeitos de diagnóstico e possivel resolução do teu caso:

1. que coloques o teu equipamento na gama pré-definida de fábrica, (ex. 192.168.1.254, se fôr este o teu caso)
  2. que atribuas um IP fixo desta gama na tua placa de rede, (ex. 192.168.1.101)
  3. que repitas o processo.

Após o REBOOT do equipamento (quase 2 mins. aproximadamente), deverás assistir a alguma actividade na consola TELNET, a partir daqui o processo é lento, pois o equipamento ainda estará a carregar vários serviços cruciais, como por ex. o CGI da consola HTTP que será necessário para o acesso remoto.

Testa e mantém-me informado...

Cumprimentos
Boa tarde,

antes de mais um grande obrigado pelo aplicativo. Ontem testei e não consegui implementar. Tenho alguma dúvidas:

1. Como pedido, desliguei o wireless no computador e liguei-me por cabo de rede.
  2. Depois corri o aplicativo e ele parece que para a meio, o botão "abortar" passa a "iniciar" novamente no passo após o reset.
  3. Durante este processo o router continua sempre ligado ao ONT, isto é correto?
Desde já obrigado por toda a ajuda que possas prestar.
Reputação 2
Cumprimentos a todos

Conforme havia prometido, aqui fica a versão 1.1 do MYROOT, um pequeno aplicativo MS que implementei em auxilio da comunidade, no processo de restauro do ROOT USER, para os equipamentos THOMSON ou TECHNICOLOR.

Instruções disponiveis no painel inferior da janela do aplicativo.

Cumprimentos
Reputação 5
Olá ?,

Uma vez que, os termos e condições de utilização do MEO Fórum, apenas clarificam que não é permitida a publicação de conteudos da autoria de terceiros sem a sua autorização prévia, ou software/código informático que possa prejudicar o funcionamento ou causar danos nos equipamentos dos outros utilizadores e/ou visitantes, e sendo uma peça de software da sua própria autoria, supostamente inofensiva, não vejo motivo para não publicar.

De notar também que, de acordo com as regras em vigor, qualquer material publicado nos posts é da unica e exclusiva responsabilidade do utilizador. A MEO apenas se responsabiliza pelos conteudos publicados pelo Staff (Moderadores, Colaboradores, Administradores).

Atentamente,
Reputação 2
Cumprimentos a todos

Implementei nos últimos dias, um pequeno aplicativo MS que automatiza todo o processo de forma simples e rápida para os TG784n e TG784n v3, com as versões 10.2.1.D / L / O.

Gostaria de perguntar ao fórum se me é permitido publicar o mesmo, sem violação de quaisquer regras, para que outros menos "experientes" possam beneficiar das vantagens da "INTERNET LIVRE".

Cumprimentos
Excelente contribuição caro NOUSER
Reputação 2
yEL- escreveu:

Obrigado pela informação @NOUSER

Quanto a tua sugestão de facto não sei se resultará, o que se sabe é que estando o IPv6 activo este provoca reinicios do router (os tais Kernel Warm Restart). Mas será algo que irei testar.

Cumprimentos

Cumprimentos yEL

Recordo-me em tempos de ter lido algo parecido, e de alguém ter isolado o problema estabelecendo uma relação entre o USER com ROLE de WebBlock , o DHCP desligado, e o UPNP activo, (ou algo parecido!), aparentemente um bug no FIRMWARE gerava um INFINITE LOOP na USER LIST á procura do USER CPxxxxxxxxx sem nunca o encontrar, provocando OVERHEATING, daí ter sugerido o procedimento anterior.

Cumprimentos
Reputação 5
Obrigado pela informação ?

Quanto a tua sugestão de facto não sei se resultará, o que se sabe é que estando o IPv6 activo este provoca reinicios do router (os tais Kernel Warm Restart). Mas será algo que irei testar.

Cumprimentos
Reputação 2
yEL- escreveu:

@NOUSER

Mais uma questão: Presumo que o router tenha o IPv6 activo. Tens notado reinicios do mesmo? Algo que acontece com o firmware 10.2.1.L e gostava de saber se esse novo firmware já resolve esse problema.

Cumprimentos yEL

Pela consulta que fiz ao meu LOG não houve nenhum REBOOT UNATTENDED, sugiro no entanto que realizes um pequeno teste:

• Faz um BACKUP ao teu "user.ini"
  • Remove todos os USERS á excepção do teu ROOT e do CPxxxxxxxxx.
  • Depois "saveall" & "system reboot"

"Algo" me diz que poderá resolver o teu problema. ;)

Cumprimentos
Reputação 5
?

Mais uma questão: Presumo que o router tenha o IPv6 activo. Tens notado reinicios do mesmo? Algo que acontece com o firmware 10.2.1.L e gostava de saber se esse novo firmware já resolve esse problema.

Responder