Como restaurar acessos RootUser e permissões num router TG784n (10.2.1.L)



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

300 respostas

Reputação 3
Crachá +7
Obrigado pelo teu testemunho @@NeoPT


No que diz respeito à tua nota sobre a desativação do acesso remoto, penso que estás errado.


No final da Parte 3. do tutorial é mencionado como fazê-lo, apenas de maneira bem mais simples do que aquela que adiantaste:


 


Deverá agora ser apresentada a página de acesso/assistência remota.
Estará também visível a palavra-passe aleatória que foi atribuída ao utilizador Debug, toma nota dessa palavra-passe uma vez que irá ser imprescindível no passo seguinte. De seguida clicar no botão 'Desativar Acesso Remoto', o router deixará de responder uma vez que irá terminar a ligação remota existente, não há problema já que este acesso remoto deixará de ser necessário.


 


Efetivamente, se tiveres seguido o tutorial à risca, já terás desativado o acesso remoto com um simples clique e no preciso momento em que deixas de precisar do mesmo.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@ner0


 


Confirmo que o tutorial funciona perfeitamente, agora que finalmente possuo um TG784Nv3 com o firmware 10.2.1.L.


 


Apenas ocorreu um erro na consola, no Internet Explorer 11, aquando da execução do hash2, para obter a password do user Debug. Mas tudo bem, bastou ignorar o erro e, surgiu na mesma a janela pop-up com a password aleatória.


 


Nota:  não está no tutorial mas, aconselho todos os que pretendem segui-lo, a introduzir no final, mesmo antes de fechar a sessão telnet, os seguintes comandos para remover o acesso remoto, não vá o diabo tecê-las:


 


code:
system ra instdelete name=remoteaccess
saveall

 


Mais uma vez, muito obrigado!


 


Atentamente,
Reputação 3
Crachá +7
Não há grande necessidade de alterar a passe do user Debug após criares um novo RootUser.


O novo utilizador que criares terá exatamente o mesmo perfil de permissões que o utilizador Debug.


Mas se quiseres mesmo... após teres um novo RootUser segue a Parte 4. (mas em vez do utilizador Debug usa o teu novo RootUser) e executa apenas o prineiro e último comando:


code:
:user config name=Debug password=NOVA_PASSWORD
saveall

 É possível que não funcione uma vez que o login é feito com outro utilizador.


Portanto, a resposta à tua pergunta é: não precisas de alterar a passe do utilizador Debug.
Ok.
Mas assim não consigo alterar a pass do user Debug, para poder aceder e ter as permissões que o user Debug permite.
Correto?
Desculpa a minha teimosia.
Podes terminar com a minha insistência, respondendo "com o teu firmware não consegues fazer isso".

VaF
Reputação 3
Crachá +7
Nota que este tutorial é específico para a versão 10.2.1.L (como indicado no título inicial) porque esta versão do software já não permite fazer login com o utilizador Debug. A versão 10.2.1.D, independentemente de ser no modelo v3 ou não, continua a poder fazer o login com o utilizador Debug, etc. A única diferença entre ambos os modelos é o hash da password do utilizador Debug... portanto segue as instruções abaixo:


 


Acede ao teu router por HTTP através da LAN:


code:
http://192.168.1.254

 


Após chegares à página de login do teu router, usa o código abaixo para aceder com o utilizador Debug.


Para aqueles que não estão familiarizados com o processo, abrir a consola do navegador (Ctrl+Shift+J no Chrome e Ctrl+Shift+K no Firefox) e cola o código abaixo, seguido da tecla 'Enter':


 


TG784n


code:
var user = "Debug";
var hash2 = "91cd28f3d8d3a503e9839caka2929123";
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + ":" + nonce +":" + "00000001" + ":" + "xyz" + ":" + qop + ":" + HA2);
document.authform.submit(); 

 


 


TG784n v3


code:
var user = "Debug";
var hash2 = "276da5030a939d29642637f279629770";
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + ":" + nonce +":" + "00000001" + ":" + "xyz" + ":" + qop + ":" + HA2);
document.authform.submit(); 

 


Após o login, para criar um novo utilizador RootUser segue a Parte 5. que consta na 1ª página deste tópico.


 
Como se pode ver na página 4 deste tutorial

Tekhouls escreveu:

Nota, a este manual:


 


NOTA DE COMPATIBILIDADE (TG784n):
Se o router for o TG784n em vez do TG784n v3, então ignora o código acima e usa este para aceder ao router:


code:
var user = "nauser";
var hash2 = "f8700f3bb4e73cc4bb5229def20ce0d0";
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + ":" + nonce +":" + "00000001" + ":" + "xyz" + ":" + qop + ":" + HA2);
document.authform.submit(); 

 Tambem é compativel com o TG799vn.


 


Muito obrigado pelo manual.



 
O meu router é o Thomson TG784n


http://forum.meo.pt/t5/image/serverpage/image-id/91i820B0CFC76525D93?v=mpbl-1


 


E não o Thomason TG784n v3





 


E que pretendo é seguir o tutorial que também diz lá que dá para o firmware 10.2.1.D, para poder aceder e alterar a password do user "nauser"


 
Reputação 3
Crachá +7
Não percebo o que estás a tentar fazer.


O teu router não precisa deste tutorial uma vez que é a versão 10.2.1.D, apenas a versão 10.2.1.L precisa deste tutorial.


O teu ainda funciona com o tutorial anterior: https://www.ncdc.pt/2014/11/07/como-ter-acesso-total-ao-router-technicolor-tg784n-v3-da-meo/
Boa tarde,

 

Estava tentado a seguir os passos, para ter acesso ao Rootuser, tenho Thomson, mas o meu problema é que está por trás de outro Router, está a servir de extender numa zona da casa com menos cobertura de rede, interligados por Powerline.

 

O problema é como consigo aceder do exterior ao Router pretendido. No 1º. router já reencaminhei todos os pedidos de HTTP e HTTPS para o IP do 2º. router, já coloquei o IP do 2º. router em DMZ (zona desmilitarizada), e até agora não avancei até que consiga ultrapassar este passo.

 

Thomson Gateway 
 
    
http://192.168.1.254/images/spacer.gif
 Nome do produto: TG784n
http://192.168.1.254/images/spacer.gif
 Versão do Software: 10.2.1.D


 

Será que alguém me pode dar alguma dica.

 

VaF
Reputação 3
Crachá +7
Olá!


É simples, aqui estão 2 formas de fazer o mesmo:


 


1. Abre a linha de comandos e executa o seguinte comando:


code:
pkgmgr /iu:"TelnetClient"

Se for pedida permissão, aceita para poderes concluir a instalação do cliente Telnet.


Já está, o cliente telnet já estará disponível através da linha de comandos.


 


OU


 


2. Abre o «Painel de Controlo» e de seguida abre o painel de «Programas e Funcionalidades» (onde se desinstalam os programas). Após abrires esta última janela, clica em «Activar ou desactivar funcionalidades do Windows», visível do lado esquerdo da lista de programas. Na nova janela que aparece, ativa a opção «Cliente Telnet» e clica em OK. Após alguns segundos, a instalação do cliente Telnet será terminada e poderás começar a usá-lo.
Crachá +1
Bom dia!
Gostaria de saber como criar um Rootuser no meu router Technicolor TG784n v3.
Tentei utilizar o comando telnet..mas o windows diz-me que não é um comando válido!

Tenho o Windows 7 Premium 64Bits.

O que fazer e como?
Reputação 3
Crachá +7
njsantos73 escreveu:

Eu tenho um Technicolor TG784n v3, firmware 10.2.1.L, que foi recentemente instalado pela PT Prime  (e não pela MEO).


Tentei seguir o tutorial, aqui colocado, mas esbarro logo no passo 1: não consigo logar-me com o user sumeo.


Queria abrir portas no router para um servidor que estou a construir (acessos ssh, http e ftp) e não consigo abrir as portas no menu de partilha de jogos.


O que se passa com este router???



Não se passa nada com o router.


Simplesmente a PT fez ligeiras modificações na versão empresarial do firmware do router.


A julgar por routers anteriores, o único acesso possível nesse router é através do utilizador e palavra-passe: telepac


...mas não consigo garantir que funcione como previsto, mesmo que o login seja válido.


Deixo também uma nota para aquilo que pretendes fazer em relação a encaminhamento de portas, que é de ter que alterar as portas nativas desses serviços no próprio router já que o mesmo corre esses serviços. Portanto, para encaminhar as portas por defeito dos serviços SSH, HTTP e FTP, terás que alterar as portas 21, 22 e 80 para outras portas uma vez que as mesmas irão entrar em conflito com as regras de encaminhamento. Ou isso ou trocar as portas nos serviços do servidor em vez de no router (o que me parece mais simples).
Eu tenho um Technicolor TG784n v3, firmware 10.2.1.L, que foi recentemente instalado pela PT Prime  (e não pela MEO).

Tentei seguir o tutorial, aqui colocado, mas esbarro logo no passo 1: não consigo logar-me com o user sumeo.

Queria abrir portas no router para um servidor que estou a construir (acessos ssh, http e ftp) e não consigo abrir as portas no menu de partilha de jogos.

O que se passa com este router???
Crachá +3
Obrigado pelo tópico e pelas instruções todas bem organizadas!


Funcionou à primeira.
 


ner0 escreveu:

rfilipeg escreveu:

Já consegui fazer os passos todos, muito obrigado. A solução afinal estava no windows. 


Estava a usar o Windows 8.1 e a telnet desse mesmo windows não deve de ser compatível com alguma coisa. 


Com o Windows 7 fiz tudo normalmente sem problema nenhum.


Só queria esclarecer uma situação. Gostava de saber se a PT continua a ter acesso ao router, para atualizações futuras ao router, etc...pois o acesso remoto está desativado. 



O função de "assistência remota" não é a que a MEO usa para aceder ao router.


Uma das formas de desativar atualizações futuras é através dos seguintes comandos telnet:


code:
:service system modify name=CWMP-S state=disabled
:service system modify name=CWMP-C state=disabled
saveall

Se quiseres, podes também desativar o acesso ao utilizador 'nauser' alterando a palavra-passe do mesmo. Mas não é aconselhável porque podes vir a precisar de assistência remota de um técnico da MEO.



ner0 obrigado pela informação.


Claro e é por isso que queria saber se isto que fiz com o debug interferia com alguma coisa, em que, no caso da MEO precisar de aceder ao router, e não conseguir. E ainda bem que não interfere nada nisso, e consegue normalmente aceder ao router, pois como disse e bem posso vir a precisar.
Crachá +1
rfilipeg escreveu:

Já consegui fazer os passos todos, muito obrigado. A solução afinal estava no windows. 


Estava a usar o Windows 8.1 e a telnet desse mesmo windows não deve de ser compatível com alguma coisa. 


Com o Windows 7 fiz tudo normalmente sem problema nenhum.


Só queria esclarecer uma situação. Gostava de saber se a PT continua a ter acesso ao router, para atualizações futuras ao router, etc...pois o acesso remoto está desativado. 



Boas rfilipeg!


 


Eu só estou a escrever para te dar conhecimento que, o teu problema não deve ter a ver com a versão do Windows, uma vez que eu executei todos os passos descritos pelo utilizador ner0, e funcionou na perfeição no Windows 8.1. Assim, não sei qual terá sido o problema no teu xcaso para não funcionar nessa versão do Windows. 
Reputação 3
Crachá +7
rfilipeg escreveu:

Já consegui fazer os passos todos, muito obrigado. A solução afinal estava no windows. 


Estava a usar o Windows 8.1 e a telnet desse mesmo windows não deve de ser compatível com alguma coisa. 


Com o Windows 7 fiz tudo normalmente sem problema nenhum.


Só queria esclarecer uma situação. Gostava de saber se a PT continua a ter acesso ao router, para atualizações futuras ao router, etc...pois o acesso remoto está desativado. 



O função de "assistência remota" não é a que a MEO usa para aceder ao router.


Uma das formas de desativar atualizações futuras é através dos seguintes comandos telnet:


code:
:service system modify name=CWMP-S state=disabled
:service system modify name=CWMP-C state=disabled
saveall

Se quiseres, podes também desativar o acesso ao utilizador 'nauser' alterando a palavra-passe do mesmo. Mas não é aconselhável porque podes vir a precisar de assistência remota de um técnico da MEO.
Já consegui fazer os passos todos, muito obrigado. A solução afinal estava no windows. 


Estava a usar o Windows 8.1 e a telnet desse mesmo windows não deve de ser compatível com alguma coisa. 


Com o Windows 7 fiz tudo normalmente sem problema nenhum.


Só queria esclarecer uma situação. Gostava de saber se a PT continua a ter acesso ao router, para atualizações futuras ao router, etc...pois o acesso remoto está desativado. 
Nota, a este manual:


 


NOTA DE COMPATIBILIDADE (TG784n):
Se o router for o TG784n em vez do TG784n v3, então ignora o código acima e usa este para aceder ao router:


code:
var user = "nauser";
var hash2 = "f8700f3bb4e73cc4bb5229def20ce0d0";
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + ":" + nonce +":" + "00000001" + ":" + "xyz" + ":" + qop + ":" + HA2);
document.authform.submit(); 

 Tambem é compativel com o TG799vn.


 


Muito obrigado pelo manual.
Reputação 6
Crachá +10
Olá, @@rfilipeg


 


O ideal será mesmo, começar do zero e repetir todos os passos. Aconselho-o a fazer não um "restart", mas sim um reset ou «repor definições de fábrica», como já tinha referido antes. Repita o reset, 2 a 3 vezes, se for necessário desligue até da corrente o router e torne a ligar. Já me deparei com situações em que, após configurar por telnet um router TG799vn, ficava "bugado" e, parecia não responder correctamente ás instruções de reser e upload do user.ini, mantendo sempre a configuração prévia...


 


Atentamente,
Só mais uma questão, como ja fiz restart ao router e já passaram vários dias ate que encravei no passo 4. Terei de fazer os passos para trás novamente?


 


Edit: No passo 4 eu introduzo o Debug e a pass que me deu e ele carrega mas depois volta outravez a pagina de login...sem dizer que a pass esta errada. 
Reputação 6
Crachá +10
Muito bem. Nesse caso, antes de mais, tome especial atenção ao que está descrito no final da parte 3:


 


ner0 escreveu:

 


...Estará também visível a palavra-passe aleatória que foi atribuída ao utilizador Debug, toma nota dessa palavra-passe uma vez que irá ser imprescindível no passo seguinte...



 


No passo 4, deverá entrar na página web do router MEO, com o user "Debug" e imtroduzir a palavra-passe aleatória que foi apresentada no passo anterior. Depois poderá alterar a palavra-passe para outra mais conveniente ou criar um novo 'Rootuser', em "Ferramentas > Gestão de Utilizadores".


 


Atentamente,
Ora boas @@NeoPT


 


No problema referido acima eu não me expliquei bem. Não consigui entender bem este passo..."Parte 4.
Entrar no router localmente através de Telnet com o utilizador Debug e a palavra-passe aleatória que foi recuperada anteriormente na página de acesso/assistência remota."


Os passos que fiz e que tentei para este passo foram, 


-> telnet 192.168.1.254


 Depois pede-me o Username e Password e é aí que começam as dúvidas. Tenho de colocar o sumeo para entrar no menu?


Será que pode detalhar os passos para esta Parte 4?


 


Desde já obrigado.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@rfilipeg


 


Ao fazer login remotamente terá de usar o endereço IP da sua ligação de Internet, ou seja o endereço que os servidores da MEO lhe atribuem da WAN, e não o do router MEO na LAN (rede local).


 


Tambem não conseguiu aceder pela LAN ao router MEO? Lembre-se que pela LAN deve introduzir o habitual user, "Sumeo". Talvez esteja tambem definido, um timeout de acesso demasiado longo. Experimente reiniciar o router MEO, desligando-o da corrente electrica e ligando de novo.


 


Se diz ter "mexido" na configuração, pode ter alterado algo que não devia, se não souber o que corrigir e reiniciar o router MEO não resultar, aconselho-o a repor as definições de fabrica (através do botão reset) e tentar novamente os procedimentos do tutorial.


 


Saiba como fazer reset ao TG784n, na página 104 do seguinte manual:


 


https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/Manual-Router-TG784nv3.pdf


 


Atentamente,
Ora boas.

 

Precisava de ajuda, tentei fazer como referido acima e estava tudo a correr bem só que, não percebi bem a coisa de fazer login remotamente e pus-me a mexer. Agora não consigo aceder a 192.168.1.254.

Por telnet diz "no more sessions"

"Perdeu-se a ligação a ligação ao sistema anfitrião"

 

Alguém me ajude como resolver isto.