Pergunta

Como instalar uma nova entrada de Fibra?

  • 18 May 2020
  • 5 respostas
  • 2977 visualizações

Olá bom dia,

Vou tentar ser o mais claro possível, e tentar usar os termos correctos para a questão.

Na casa onde moro tenho meo fibra (M5O), e como em todas as casas, a fibra entra para dentro da casa onde depois tem uma caixinha na parede e dessa caixinha sai a fibra adaptada para o Modem, que por si vai distribuir para a Box e para o Router da Internet. A minha questão é a seguinte. Existe a hipótese de ter uma ligação tal qual essa “caixinha” noutro andar da casa? 

Porquê? Primeiro porque com Router perde-se bastante velocidade e há o tal package loss ao longo do percurso. Então como solução fiz uma ligação de cabo de rede do meu router para o andar de cima, através de tubos nas paredes da casa, no entanto existe bastante perda também na velocidade, pelo que a única solução seria ter uma entrada de fibra tal como a que tenho no andar de baixo. 

 

A questão é essencialmente esta, é possível ter outra ligação directa de fibra noutro andar? Como proceder ao pedido? Sei que terá custos de deslocação de técnico e instalação, o que também gostaria de saber quanto ficava. 

Obrigado pela atenção

Cumprimentos, Maurício Gonçalves


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Olá @Rytwalk 


Colocar um segundo serviço vai encarecer a sua fatura, dado que assim ficará com dois serviços MEO Fibra. Depende do nível de necessidade, exemplo volume de equipamentos ligados (meo box, dispositivos móveis, computador, etc). Já fez algum despiste com a equipa Técnica?

Os tarifários (segunda casa) só são válidos quando o código postal é diferente da primeira casa. 



 

Boa tarde, agradeço a resposta desde já.

 

Ainda não fiz despiste com a equipa Técnica, no entanto tenho de o fazer pois não estou a receber os 500mb contratados é verdade. No entanto como estamos sempre ligados por wi-fi e costumamos rondar os 100mb às vezes não se nota a diferença sem ser no packet loss, daí querer ter uma ligação directa à fibra.

 

A questão é que não queria ter um serviço novo, agora que penso melhor nas minhas palavras, o ideal seria basicamente puxar cabo fibra para o outro andar, basicamente ter 2 pontas de fibra, isso não é possível?

Já estive numa casa enquanto estudante que tinha fibra MEO e fibra NOS daí eu ter a sensação que era possível ter 2 saídas de fibra, sem ter que aderir a um novo serviço

 

Obrigado mais uma vez

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não estou a compreender o porque de perdas na passagem do cabo para o andar de cima...não faz muito sentido...qualidade do cabo suspeita? más cravações? equipamento que esta a receber poderá ter problemas??

 

se tens contratado 500Mb, na pior das hipoteses esse cabo ligado ao andar de cima, ligado a um distribuidor de sinal...pelo menos 400Mb (por cabo)…

 

estas tambem a confundir as coisas, se tens serviço de fibra Meo e Nos na mesma caixa é evidente que terias 2 serviços distintos a sair da caixa de comunicações…

 

só tens de pensar assim...o router tem 500Mb...e sim tem sempre algumas perdas não vamos pensar nisso agora...precisas de sinal com qualidade no andar de cima e já passas-te um cabo qual a velocidade que tens no andar de cima com esse cabo? e que equipamento estas a usar no andar de cima?

Reputação 3
Crachá +6

boas

 

não estou a compreender o porque de perdas na passagem do cabo para o andar de cima...não faz muito sentido...qualidade do cabo suspeita? más cravações? equipamento que esta a receber poderá ter problemas??

 

se tens contratado 500Mb, na pior das hipoteses esse cabo ligado ao andar de cima, ligado a um distribuidor de sinal...pelo menos 400Mb (por cabo)…

 

estas tambem a confundir as coisas, se tens serviço de fibra Meo e Nos na mesma caixa é evidente que terias 2 serviços distintos a sair da caixa de comunicações…

 

só tens de pensar assim...o router tem 500Mb...e sim tem sempre algumas perdas não vamos pensar nisso agora...precisas de sinal com qualidade no andar de cima e já passas-te um cabo qual a velocidade que tens no andar de cima com esse cabo? e que equipamento estas a usar no andar de cima?


Alem do que o @NeoPayne disse/perguntou, pergunto também a categoria e quantos metros foram passados desse cabo, influencia também as velocidades obtidas na ponta do mesmo

Boa tarde a todos, o problema foi resolvido, basicamente quando montámos o cabo trocámos duas cores então estava a haver uma limitação na velocidade. Demos conta quando fomos pesquisar e a ordem das cores não era a mesma que tinhamos metido. Então agora está tudo correcto, até estou a conseguir obter mais do que os 500mb/s contratados :sweat_smile: