Resolvido

Como desactivar a rede "pirata" MEO WIFI ?!?

  • 2 February 2018
  • 27 respostas
  • 28143 visualizações

Reputação 2
Sou cliente novo da meo (e a ficar bem arrependido), não estou a conseguir desactivar a rede MEO WIFI que o equipamento (router) instalado pela meo está abusivamente a disponibilizar. Na página de gestão do router não aparece essa opção (já para não falar noutras outras basicas como poder determinar o segmento de rede interno da minha LAN, está fixo em 192.168.1.0), na area de cliente tenho MEO WIFI – COMUNIDADE HOTSPOTS INATIVO mas a rede continua activa!

Pedido por mesagem, facebook, reclamação no site, pedido de assistencia no site feedback 0 !!! A unica informação foi um email a dizer que o pedido foi processado e fiquei sem acesso a comunidade hotspots.

 

Alguem conseguiu dar a volta a isto? É que nem posso desligar o raio do router e usar um proprio já que é este router/modem que alimenta a rede tv além da propria internet para a lan...
icon

Solução por pfernandes2 6 March 2018, 19:39

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

27 respostas

Reputação 2
Agradeço a resposta, mas não devo ter explicado bem o meu problema.

Quando falo em rede "pirata" (entre aspas), estou-me a referer a rede wifi criada pela meo nos routers que fornece a todos os clientes para que estes partilhem a rede entre si por todo o país (tipo a zon_free).

 

O cliente não tem qualquer controlo sobre esta rede (chamo "pirata" porque não foi solicitada por mim e está abusivamente dentro da minha casa a emitir "sinal" e sem que possa fazer nada para o evitar) pois o user dado para aceder ao router não sendo SU ou ROOT não tem permissões de administrador para alterar as maioria das configurações do router (por ex. uma configuração básica alterar o segmento da rede LAN do router, somos obrigados a usar 192.168.1.0/24).

O resto, do que posso "mexer" não tenho qualquer duvida, as config. a que temos acesso são simples, e básicas.

 

O problema é mesmo a MEO-Wifi da meo que está activa no router, aparentemente só os técnicos da meo podem aceder a essa configuração... Já desactivei a MEO WIFI – COMUNIDADE HOTSPOTS mesmo assim nada, fiquei sem acesso a rede de hotspots mas continuo a ser forçado a contribuir para ela.
Reputação 2
No router na "vê", está escondida do user "meo" com que acedemos a config. do router...

E e qualquer pessoa que passe perto da minha casa vê a rede em qualquer dispositivo com wifi (telemovel, portatil, tablet,etc) porque aparece como  rede aberta com o nome Meo-WiFi.

 

Sou cliente novo, nunca vi um fornecedor a apresentar tantos obstaculos para dar assistencia efectiva, estou desde o dia 27 e tentar desligar o raio da rede hotspot. Telefone, site, formulario de assistencia, facebook todos se fazem de desentendidos como se fosse uma situação que não conhecem, esta de forçarem os clientes a fazer parte, com os equipamentos instalados na sua casa e pagos por si (sim existe um valor de aluger subjacente ao contrato pago por mim e a electricidade também é minha), da rede hotspot MEO-WiFi.
Reputação 2
escreveu:

escreveu:

Realmente... La desliguei o router e a tal MEO WiFi desapareceu.


Tive que telefonar para a MEO para me desactivarem isso, e ficaram de me telefonar em 24 horas para resolver o problema porque o "tecnico" que me atendeu nao o soube fazer, enfim...



Olá,


 


Para desativar o MEO-WiFi da comunidade de hotspots, poderá aceder à sua área de cliente em PACOTES/INTERNET/SERVIÇOS/MEO-WIFI-COMUNIDADE HOTSPOTS e DESATIVAR a opção. Relembro porém que as suas credenciais (ID da área de cliente e password) deixarão de lhe dar acesso no exterior a esta comunidade de hotspots.


 


Espero ter ajudado.


Abraço



Nao ajudaste nao, sabes porque? Porque nao te deste ao trabalho de ler o post original 😉
Reputação 2
Resolvido! Segui o conselho do jony e hoje quando cheguei a casa a rede meo-wifi tinha desaparecido !!!


 


(https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/DESLIGAR-MEO-WIFI-NO-ROUTER-NOVO/m-p/120245)


podem contactar a Provedoria do Cliente através do seguinte formulário: http://u37.b5.sl.pt


 


Esses resolvem de certeza! Garantido
Reputação 2
escreveu:

Agradeço a resposta, mas não devo ter explicado bem o meu problema.


Quando falo em rede "pirata" (entre aspas), estou-me a referer a rede wifi criada pela meo nos routers que fornece a todos os clientes para que estes partilhem a rede entre si por todo o país (tipo a zon_free).


 


O cliente não tem qualquer controlo sobre esta rede (chamo "pirata" porque não foi solicitada por mim e está abusivamente dentro da minha casa a emitir "sinal" e sem que possa fazer nada para o evitar) pois o user dado para aceder ao router não sendo SU ou ROOT não tem permissões de administrador para alterar as maioria das configurações do router (por ex. uma configuração básica alterar o segmento da rede LAN do router, somos obrigados a usar 192.168.1.0/24).


O resto, do que posso "mexer" não tenho qualquer duvida, as config. a que temos acesso são simples, e básicas.


 


O problema é mesmo a MEO-Wifi da meo que está activa no router, aparentemente só os técnicos da meo podem aceder a essa configuração... Já desactivei a MEO WIFI – COMUNIDADE HOTSPOTS mesmo assim nada, fiquei sem acesso a rede de hotspots mas continuo a ser forçado a contribuir para ela.



Realmente é uma treta o acesso que temos ao router, o basico dos basicos onde nem sequer temos acesso a um simples log de entrada e saida :/


Eu para desactivar essa partilha foi na area de cliente, como voce proprio ja referiu e esta la assinalado como inactivo, mas no router nao vejo qualquer tipo de mençao a essa rede, pode-me indicar em que parte está?
Reputação 2
Realmente... La desliguei o router e a tal MEO WiFi desapareceu.


Tive que telefonar para a MEO para me desactivarem isso, e ficaram de me telefonar em 24 horas para resolver o problema porque o "tecnico" que me atendeu nao o soube fazer, enfim...
Reputação 2
Desligue o router da corrente electrica, fica logo a saber ;-)

 

Se não desligarem a unica opção que estou a ver é descobrir o hash do su ou roor user ou ... arranjar um "chapeu" de aluminio para o router, emite sinal mas ninguem o apanha :/

 

Ou desistir e fazer como os outros clientes (sim alguns conseguem que desligam a rede mas depois com um update de firmaware voltam a activar), colocar o cabeça na areia tipo avestruz até poder rescinsdir o contrato.

 

 
Tanta coisa por causa disto?:p Fiz um Reset de fábrica ao router e o "Meo Wifi" desapareceu. A minha casa não é um snack bar, não faz falta. Não desativem na área de cliente porque depois não vão poder aceder aos hotspots nos locais púbilcos, onde realmente precisamos do "Meo Wifi".
Como é que se faz um reset de fábrica? Obrigado.
Como foi aqui falado  para desactivar a rede WIFI, tem que se desactivar na àrea de cliente. Após este passo se a rede persistir ao fim de alguns dias, tem que se abrir um pedido na àrea de cliente ou telefonar o 16209.


 


Quem faz a troca de equipamento, convêm pedir logo o técnico para desactivar o MEO WIFI, caso contrário, mesmo com a função desactiva na àrea de cliente a rede continuará activa. Nesses casos o mesmo é abrir pedido na àrea de cliente ou telefonar o 16209.


 


A solução apresentada que era simplesmente desligar os dois rádios 2,4Ghz e 5Ghz tem a inconveniência de ficar sem nenhuma rede wifi no equipamento.
Ainda bem. Comigo foi reportando por telefone. E aconteceu pois o equipamento tinha sido substituido à pouco tempo.
Onde é que está a opção de desactivar o MEO-WIFI agora que o site mudou?


Não encontro em lado nenhum a opção de gerir o serviço.
Reputação 3
Crachá +13
Tanta coisa por causa disto?:p Fiz um Reset de fábrica ao router e o "Meo Wifi" desapareceu. A minha casa não é um snack bar, não faz falta. Não desativem na área de cliente porque depois não vão poder aceder aos hotspots nos locais púbilcos, onde realmente precisamos do "Meo Wifi".
Reputação 1
Ontem reclamei, disseram que demorava 24horas, a ver vamos
Reputação 1
Ja esta desativado, demorou 48horas mas o assunto esta resolvido. Ja nao tenho os 2 hotspots piratas.


Obg
  escreveu:

E como sabe que essa MEO wifi é do seu router? Pode ser de algum vizinho...


Eu aqui tambem vejo uma MEO wifi aberta, mas tem o sinal mais fraco que a minha rede. Se realmente é a minha, gostaria de saber (eu desabilitei a partilha de rede na area de cliente, e se ela continua activa é uma grande falha)



Uma das formas de distinguir entre SSID's similares é via BSSID.
Reputação 1
escreveu:

Realmente... La desliguei o router e a tal MEO WiFi desapareceu.


Tive que telefonar para a MEO para me desactivarem isso, e ficaram de me telefonar em 24 horas para resolver o problema porque o "tecnico" que me atendeu nao o soube fazer, enfim...



Olá,


 


Para desativar o MEO-WiFi da comunidade de hotspots, poderá aceder à sua área de cliente em PACOTES/INTERNET/SERVIÇOS/MEO-WIFI-COMUNIDADE HOTSPOTS e DESATIVAR a opção. Relembro porém que as suas credenciais (ID da área de cliente e password) deixarão de lhe dar acesso no exterior a esta comunidade de hotspots.


 


Espero ter ajudado.


Abraço
Reputação 1
escreveu:

escreveu:

escreveu:

Realmente... La desliguei o router e a tal MEO WiFi desapareceu.


Tive que telefonar para a MEO para me desactivarem isso, e ficaram de me telefonar em 24 horas para resolver o problema porque o "tecnico" que me atendeu nao o soube fazer, enfim...



Olá,


 


Para desativar o MEO-WiFi da comunidade de hotspots, poderá aceder à sua área de cliente em PACOTES/INTERNET/SERVIÇOS/MEO-WIFI-COMUNIDADE HOTSPOTS e DESATIVAR a opção. Relembro porém que as suas credenciais (ID da área de cliente e password) deixarão de lhe dar acesso no exterior a esta comunidade de hotspots.


 


Espero ter ajudado.


Abraço



Nao ajudaste nao, sabes porque? Porque nao te deste ao trabalho de ler o post original ;)



Sorry. My mistake. Li apenas a tentativa de ir pelo menu de adm. do router. Mesmo que tivesse disponível essa opção, o sistema faria override mais tarde ou mais cedo.


Thanks, sorry again.
Reputação 2
Não percebi o que quer dizer com rede pirata,mas essas redes wi-fi que vê na pagina do router so podem ser acessadas por quem souber a password, é a sua rede dai de casa e não tem nada a ver com o MEO hotspot.


 


De qualquer maneira, para desactivar o wi-fi no router (atenção que deixa de ter acesso ao wi-fi dai de casa no telefone, portatil, tablets, etc) va até a pagina de acesso ao router e siga estes passos:


 





Repita os passos 2 e 3 para a rede de 5GHz
Reputação 2
E como sabe que essa MEO wifi é do seu router? Pode ser de algum vizinho...


Eu aqui tambem vejo uma MEO wifi aberta, mas tem o sinal mais fraco que a minha rede. Se realmente é a minha, gostaria de saber (eu desabilitei a partilha de rede na area de cliente, e se ela continua activa é uma grande falha)
Reputação 2
lol nao me ocorreu essa de desligar, a coisa mais basica.... Vou testar e depois digo se ainda ta la a tal rede.


Nao posso fazer isso porque uso o wi-fi aqui em casa tambem :/


A soluçao mais eficaz seria comprar um router novo, mas como este router é 2 em 1, nao vai dar.
Reputação 2
escreveu:

escreveu:

escreveu:

escreveu:

Realmente... La desliguei o router e a tal MEO WiFi desapareceu.


Tive que telefonar para a MEO para me desactivarem isso, e ficaram de me telefonar em 24 horas para resolver o problema porque o "tecnico" que me atendeu nao o soube fazer, enfim...



Olá,


 


Para desativar o MEO-WiFi da comunidade de hotspots, poderá aceder à sua área de cliente em PACOTES/INTERNET/SERVIÇOS/MEO-WIFI-COMUNIDADE HOTSPOTS e DESATIVAR a opção. Relembro porém que as suas credenciais (ID da área de cliente e password) deixarão de lhe dar acesso no exterior a esta comunidade de hotspots.


 


Espero ter ajudado.


Abraço



Nao ajudaste nao, sabes porque? Porque nao te deste ao trabalho de ler o post original ;)



Sorry. My mistake. Li apenas a tentativa de ir pelo menu de adm. do router. Mesmo que tivesse disponível essa opção, o sistema faria override mais tarde ou mais cedo.


Thanks, sorry again.



No prob 😛
Reputação 2
Isso já fizemos, no meu caso vai fazer quase um mês, com pedidos pendentes na area de assistencia ao cliente mas a situação mantem-se!


Com os novos routers os técnicos da meo alegam que não estão a conseguir desativar a rede Meo-Wifi!


 


Isto parece como os telemoveis chineses que vem pre-instalados com spyware de fabrica...


 


p.s. se no meu departamento de TI divesse pedidos helpdesk abertos com quase 1 mês para uma situação tão simples como desativar uma rede wif,i num equipamento gerido por nós, já tinha sido despedido com justa causa.
Reputação 2
...
Reputação 2
Ignorem este ultimo post, estava no topico errado 😕
Também queria saber como fazer

 

parece que mudarem o site para evitar que qualquer pessoa desligue o MEO-WIFI

Obviamente querem ficar com um rede dos Hotspots pagado pelos clientes

GRRRRRRRRRR!