Como criar um RootUser para aceder a telnet no firmware 10.2.1.D

  • 27 April 2013
  • 159 respostas
  • 59558 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

159 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Boas,


 


Usem o Ultraedit, é bom e existe para todas as plataformas.
Reputação 3
Crachá +7
Não é necessário usar nenhuma aplicação de terceiros, como a extensão TamperData no Firefox, para criar um utilizador do grupo "RootUser". Em vez disso:


 


1. Após entrar no router com o utilizador Debug, ir até à página "Gestão de Utilizadores" nas "Ferramentas", clicar em "Adicionar novo utilizador" (http://192.168.1.254/cgi/b/users/cfg/usraccaddrem/?be=0&l0=3&l1=10&tid=ADD_USER);


 


2. Definir o nome de utilizador e introduzir a password pretendida, mas não é preciso mexer na caixa de seleção "Privilégios de administração", muito menos clicar em "Aplicar";


 


3. Tal como no truque do login, abram a consola do vosso navegador (Ctrl+Shift+J no Chrome ou Ctrl+Shift+K no Firefox);


 


4. Colem o seguinte código na consola, seguido da tecla [Enter]:


code:
var Privilege = document.getElementsByName('31')[0]; 
Privilege.options[0].value = 'RootUser';
Privilege.selectedIndex = 0;
submitForm(document.usrAccDef,10,1,"usrAccApply","",0,"");

 


Neste momento vão voltar ao ecrã de "Gestão de utilizadores" e poderão constatar que o vosso utilizador foi adicionado com sucesso com o privilégio de "RootUser".


 


 


P.S.: Toda gente que pretende aceder ao router com este tipo de permissões, é porque precisa.


Já existe uma técnica que permite fazê-lo... porque raio a password do utilizador Debug não é simplesmente divulgada?


Neste contexto, se houver pessoas suficientes e interressadas, podemos nós próprios descobrir a palavra-passe original. Se tiverem uma placa gráfica decente, podemos juntar a nossa capacidade de processamento e descobrir a password do utilizador Debug. Há interessados?
Reputação 6
Boas


 


É sem duvida uma maneira mais simples , obrigado pelo contributo .


 


Quanto á password ser divulgada já fiz esse pedido mas ainda estou a aguardar uma resposta  .
Reputação 1
Depois disto tudo existe alguma maneira de ativar o número VoIP na segunda porta telefónica?
Reputação 3
Crachá +7
Zé Bandido escreveu:

Depois disto tudo existe alguma maneira de ativar o número VoIP na segunda porta telefónica?



 


Verifica como está feita a configuração do teu serviço VoIP, através de: 
Ferramentas > Serviços de Voz > Configurar > Editar


Na configuração do teu VoIP deverás ter o parâmetro "Porta" definido para "Todos/Ambas".


Se estiver definido apenas para "Telefone 1" ou "Telefone 2" é porque foi mal configurado pelos técnicos.
Reputação 2
Viva, e fiquei sem perceber.


 


Se estiver separado, posso ter um telefone na MEO e um por um serviço SIP ou só ao contrário? Se calhar isto nem é possível...


 


Podes esclarecer sff.


 


Obrigado.


Cumps
Reputação 3
Crachá +7
Julgo que nada impede que tenhas um serviço VoIP de outro operador.
Mas nesse caso fico em dúvida qual o router escolheria caso ambos estivessem habilitados para as 2 portas, não sei se existem parâmetros de prioritização. Nunca reparei no browser, talvez por telnet.
No entanto, configurando o serviço VoIP da MEO para usar apenas a porta Telefone 1 e depois configurar outra operadora para usar apenas a porta Telefone 2 deverá funcionar sem problemas. Mas não posso confirmar na prática para já.
Reputação 3
Crachá +7
Agora que entrei no router para confirmar vi que apenas é possível configurar um único operador.
Sendo assim, nada feito. Ou um ou outro.
Reputação 1
O que eu queria dizer era se é possivel atraves de Telnet com o RootUser ter o número "de casa" na Porta 1 e o numero VoIP que criei gratuitamente na Área de Cliente ativo na Porta 2 do Gateway 
Reputação 3
Crachá +7
Zé Bandido escreveu:

O que eu queria dizer era se é possivel atraves de Telnet com o RootUser ter o número "de casa" na Porta 1 e o numero VoIP que criei gratuitamente na Área de Cliente ativo na Porta 2 do Gateway 



Caso as definições do operador sejam as mesmas para ambos os números, teoricamente é possível. No caso da MEO, por defeito tens:


- Endereço de registo: sip.sapo.pt


- Porta de registo: 5060


- Endereço de Proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt


- Porta de Proxy: 5070


 


Se estas forem as mesmas configurações para ambos, então quase de certeza que dá.


Isto tudo pode ser feito no router através da interface do navegador web, tens de ir ao  menu: Ferramentas > Serviços de Voz > Configurar > Adicionar


Aí configuras o teu segundo SIP URI, nome de utilizador, password e defines para a porta Telefone 2.


 


Mas tens que considerar que por defeito o serviço VoIP da MEO está configurado para ambas as portas, portanto terás que editar o serviço principal para usar apenas a porta Telefone 1. O único requesito para fazeres esta alteração pessoalmente é que terás que saber a palavra-passe actual do serviço VoIP existente por defeito, caso contrário, ao clicares em Aplicar, ele vai redefinir a password para ****** o que resultará na desconfiguração do serviço VoIP primário. Se não souberes a palavra-passe e não quiseres ter o trabalho de telefonar para um técnico da MEO para te reconfigurar isso, podes editar o ficheiro user.ini:


  • uamap add profile=0 voiceport=FXS1
  • uamap add profile=0 voiceport=FXS2
 


E retirar a 2ª linha de forma a que fique apenas:


  •  uamap add profile=0 voiceport=FXS1
 


Depois restauras as configurações do router com a alteração que fizeste.



 


NOTA: Faz sempre backup do ficheiro user.ini antes de qualquer alteração. Aconselho a descarregares o ficheiro user.ini via FTP, é que na minha experiência, via HTTP por vezes o ficheiro fica corrompido e ao restaurar causa problemas.
Reputação 1
Obrigado pela ajuda mas no firmware anterior tentei isso e tinha o "duplo visto" no VoIP.


O problema é que quando tentava ligar do VoIP para outro número ouvia uma voz a dizer "A Gateway de momento não está configurada para usar o número nomada"... algo assim do género.


Parece ser tudo igual nas configs mas o endereço de Proxy acho que é diferente.


Obrigado na mesma 😉
Reputação 3
Crachá +7
Pois, então neste firmware deves ter o mesmo problema porque os serviços VoIP devem ter as mesmas configurações. Lá está, conseguia fazer o registo com o servidor porque o endereço de registo certamente era igual e daí ter os vistos a verde no Status e no Registo. Pessoalmente nunca testei, mas podes tentar usar o parâmetro Proxy secundário e Porta de proxy secundário caso sejam proxies diferentes. Por defeito têm o endereço 0.0.0.0 e porta 5070 mas não perdes nada em tentar e ver o que te dá. 😃
Reputação 1
Nem tinha pensado nisso mas acabei de alterar e testar e faz o mesmo que é nada.


É pena. Estava curioso em mudar o proxy secundário para primário mas como a gente cá em casa usa muito o telefone fixo é melhor não.


Obrigado pela sugestão!
Boas. Eu tinha isto configurado no meu rooter antigo e estava  a funcionar muito bem seguindo o tutorial.

O problema é que agora tenho um router novo que já traz o novo firmware 10.2.1.L e não consigo criar o utilizador de debug. Não consigo correr o script, nem aceder ao ficheiro ini. Também não consigo encontrar a opção para guardar as configurações (devem ter sido retiradas).

 

A meu ver isto foi corrigido nesta versão do firmware... O que é uma valente **bleep**, pois eu deveria poder alterar o meu DNS Server à vontade.

 

Alguém sabe algo mais sobre isto?
Reputação 6
Boas


Mudou muita coisa no firmware novo , enquanto não for instalado no meu router não consigo ajudar , amos aguardar e ver no que dá.
Sou só eu que não consegue fazer o download ao user.ini?

 

Quando insiro o endereço http://192.168.1.254/dl/user.ini com sessão iniciada com o user meo sou redireccionado para o login.lp!
Reputação 3
Crachá +7
A conta meo não permite fazer o download ou o upload do ficheiro user.ini


É necessário um nível SuperUser no mínimo, ou então RootUser.


 


Tenta o acesso com o utilizador Debug conforme explicado neste tópico.


 


EDIT: Realmente deverá ser devido à nova atualização do firmware.
Reputação 6
vitoreis escreveu:

Sou só eu que não consegue fazer o download ao user.ini?


 


Quando insiro o endereço http://192.168.1.254/dl/user.ini com sessão iniciada com o user meo sou redireccionado para o login.lp!



Boas


Se isso está a acontecer é porque o teu router já tem o firmware 10.2.1.L instalado , portanto este tutorial já não funciona com esse firmware .


 


E não existe alternativa de momento para obter as configs.
Sim, é isso:  firmware 10.2.1.L 


 


Obrigado
Já conseguiram o user Debug para esta nova ultima actualização de firmware (10.2.1.L)?

 

 

XpPtTo
Como crio um root user no novo router Technicolor TG582n ?

 

Obrigado
alguma nova informação de hash para esta nova versão de firmware? não funciona. 😞
Reputação 6
Boas
Este método já não funciona com o novo firmware , mas existe um superuser disponível .


 


sumeo
bfd,10ng
Reputação 1
Crachá +1
Infelizmente este user (sumeo) é bastante limitado.

 

Não permite fazer um backup do user.ini, não permite configurar telnet por wan, não permite criar utilizadores RootUser, etc. etc. etc.

 

Ao fim destes anos todos ainda ninguém me conseguiu explicar, ou eu perceber, sei lá, porque é que pago por um serviço que não me permite efetuar as configurações que necessito para o tipo de utilização que efetuo. Provávelmente porque sou estupido!!

 

Sinceramente, a meo decepciona-me 😞
Reputação 6
Boas
Realmente esse user tem menos privilégios , embora também não concorde com o facto de não termos 100% de controlo, não nos devemos esquecer que o router é propriedade da meo .

Responder