Cobrança indevida

  • 11 November 2019
  • 4 respostas
  • 189 visualizações

Bom dia, venho desta forma expor o meu caso que me deixa muito insatisfeito com o tratamento que a empresa MEO tem com o seu cliente.

No passado dia 17-09-2019 desloquei-me à loja da Meu no conrinente em viseu, para cancelar o serviço( já sem fidelização)de banda larga móvel  e fazer um novo contrato de fibra da Meo visto na morada já ser possível colocar a fibra.

Nesse sentido no dia 17-09-2019 foi cancelado o serviço de banda larga e realizado um novo contrato de banda larga para Meo fibra. A funcionária de loja nesse dia informou que a facturação da banda larga iria ser cobrada até final do mês de Setembro 2019, o que compreendi perfeitamente.

Posteriormente fui contactado telefonicamente a questionarem-me porque cancelei o serviço o qual expliquei, que o cancelamento do serviço foi por forma a melhorar o mesmo, neste caso aderindo à fibra. O funcionário ainda me fez uma proposta de baixar o preço da banda larga mas eu rejeitei.

Após a Meo retirar da conta o valor respeitante à facturação de Setembro cancelei o débito directo visto já não terem nada a cobrar.

Qual o meu espanto quando recebo uma mensagem a dizer o seguinte "O pagamento da(s) sua(s) fatura(s) no valor de 34,49 Eur,não foi aceite pelo seu banco. Por favor verifique esta situação de forma a possibilitar a cobrança bancária.. Em alternativa pague por Multibanco com : Ent xxxxx, Ref xxxxxxxxx, Valor xx,xx. Obrigado.

Nesse sentido e não entendendo a que se referia esta mensagem dirigi-me novamente à loja Meo do Continente em Viseu no dia 31 de Outubro 2019 para colocar a questão. A funcionária que me atendeu informou-me que tal valor respeitava à faturação do mês de Outubro.Não ficando eu satisfeito com tal informação solicitei à funcionária que verificasse porque me estavam a cobrar o mês de Outubro quando eu já tinha cancelado o serviço sensivelmente à um mês e meio. A funcionária informou que ia abrir uma reclamação e que eles iam responder. No entanto e quase passado meia hora não responderam. A funcionária solicitou o meu contacto e disse que mal tivesse resposta que entravam em contacto comigo. No entanto e visto até hoje, 5 de Novembro, não ter tido qualquer contacto voltei á loja da Meo a saber o ponto da situação. A funcionária que me atendeu foi a mesma que me atendeu no dia 31 de Outubro de 2019.
Questionei a funcionária se sabia porque não me tinham contactado mas esta até ficou com ar de admirada... Voltou a abrir nova reclamação ao que o colega dela penso que através de chat interno a informou que não era possivel deferir nenhum valor de facturação porque o período de cancelamento está em conformidade. Tais documentos envio em anexo neste mail.

Ora se um cliente faz um cancelamento numa certa data e não existe período de fidelização o contrato deve ser cessado no imediato, no entanto e segundo este senhor da meio eles depois do cancelamento ainda podem cobrar mês e meio aos clientes .


Por isto venho deixar a minha reclamação no sentido de ver a minha situação resolvida.

Mais informo que acho uma falta de interesse da Meo pelo cliente sabendo que este somente deixou um serviço(sem fidelização) para ir para um melhor8 serviço fibra) na mesma empresa e ainda assim quererem cobrar mais uns euros indevidamente.

Sem mais de momento

Cumprimentos
 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Mesmo sem fidelização, o contrato prolonga-se automaticamente por periodos de 1 mês. Tem que ver qual o seu período de faturação. O pedido de cessação de contrato tem que entrar no mínimo com 15 dias antes o fim do período de facturação.
Caso contrário o contrato renova-se por mais um mês e a cessação só fica efectiva no final do próximo período de facturação.

Boa tarde, obrigado pela resposta.

 

Compreendo o que me disse , no entanto cabe-me informar que a funcionária de loja informou-me que a facturação iria ser cobrada até final de Setembro e nunca até final de Outubro. Pois se me tivesse informado disso eu não teria contratualizado o serviço de fibra a iniciar a 24 de Setembro, e teria “gozado o período da banda larga até esta terminar e posteriormente faria o contrato de fibra. Assim acabo por pagar 2 serviços no mesmo mês.

 

Resumindo : a funcionária informou mal o período de facturação ao cliente e quem paga com isso é sempre o cliente final…

 

Veja que solicitei o término de contrato no dia 17 de Setembro e estão me a faturar até final de Outubro, 1 mês e meio de facturação depois do término. Até se entende terem este tipo de atutude se fossem perder o cliente, mas neste caso eu cancelei o serviço para contratualizar um melhor no mesmo fornecedor (MEO). 

Reputação 7
Crachá +24

Ao cancelar a 17/9, tendo o período de faturação a renovar a 1 de cada mês, a cessação do contrato só entra em vigor a partir de 31/10.

Ao cancelar a 17/9, tendo o período de faturação a renovar a 1 de cada mês, a cessação do contrato só entra em vigor a partir de 31/10.


Ou seja, está me a dar razão, pois se a funcionária da loja oficial me tivesse dado essa informação eu jamais teria feito um contrato no dia 17 de Setembro de fibra. teria usufruído da banda larga até o seu término e só depois fazia o contrato da fibra. Não fazia sentido estar a pagar por dois serviços idênticos…

Mas a incompetência foi tanta que me informaram que a facturação seria até final de Setembro.

 

Parece-me que sabem mais os ” forumeiros” que os próprios funcionários de loja? Porque será? Falta de selectividade nas entrevistas ou será que convém mesmo este tipo de situação? indução dos clientes em erro? é que para ganharem mais 35 euros que seja , estão sujeitos a perder um cliente que a nivel particular tem muitos mais serviços com a Meo O próximo termina já em Fevereiro e o mais certo é não renovar. Já fui cliente NOS e nunca fui ludibriado com falsas informações que me deram na loja… depois ainda vêm dizer que recebi uma chamada telefónica a renegociar a banda larga e que eu não quis… É claro que não quis então se aderi ao serviço fibra queria a banda larga para quê? E que me informaram por telefone que a facturação seria até 31/10. Eu pedia a gravação da chamada em loja, e a reposta foi que não podiam…
Enfim, o pobre tem de pagar sempre… se fosse Um Senhor Doutor da Assembleia este assunto já estava tratado de certeza a favor do Sr Dr como é óbvio...