Chegou a minha vez...

  • 6 November 2012
  • 14 respostas
  • 1097 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 326 respostas
Pois é, tantos anos nisto e agora calhou-me o inferno a mim.

Instalado em 2007 (logo no arranque do meo), a 14M, menos de um ano depois, já só aguentava 12 (mas também já estava à espera).
De há 3 semanas para cá (que coincidiu com uma instalação ou mexida nos cabos aqui no pd do prédio), entre as 20 e 22, ando com quebras de sincronismo, que consegui confirmar que é por quebra acentuada de snr.

Já por duas vezes ligo para o apoio, baixam-me de 12/1 para 8/512, tiram-me os canais HD e dizem que fica resolvido, recusando-se a enviar a avaria para a rua... mas o que é isto?!?!?

Também tenho uma box motorola que se comporta de forma lenta ou mesmo bloqueia por vezes, e, como ainda vai funcionando, dizem que também não me a trocam.

Depois de tantos anos, estou estupefacto!!!

O meu receio é a zon aqui na zona ser problemática. Em 2002 quando vim para aqui morar, tive de tirar pq era instável, mas agora, já não sei. A verdade é que apanho uns 15APs da zon...

Alguém sabe o contacto do provedor de cliente, ou, alguém que esteja a ver isto que possa fazer algo?

14 respostas

Epa ca volta que isso deu. Ja ficou bom?
Já não estava à espera, mas, conseguiram-me surpreender pela positiva. Ligaram-me há pouco para confirmarem se as avarias tinham ficado resolvidas de vez, e, vão me creditar excepcionalmente o valor das chamadas.
Vou para a zon. A PT está insuportável.

Tive ainda outra avaria com a box motorola, que não estava a arrancar, mas, desta vez, trocaram-ma no dia seguinte.

A factura com as chamadas para o 16209 da avaria da linha entretanto chegou, e, tinha mais de 10€ a pagar dessas chamadas.
Fui a reclamar, e, ligam-me do 16200 a dizer que o serviço técnico agora é pago. Foi a gota de agua.

A PT neste momento, presta um serviço péssimo a todos os níveis. E ainda por cima caro (estou a pagar 50€ por 12/1 e uma box, sem nada adicional).
O funcionamento da box, com tanta publicidade e menus adicionais, tornou-se extremamente lento, ao ponto de ter de carregar várias vezes nos botões para ver o que quero, recusam-se a resolver avarias, ou, baixam a velocidade da net para não terem de enviar técnico, e, ainda cobram pelas chamadas que um cliente tem de fazer a pedir para resolver as avarias do serviço.

Eu sempre que tenho que gastar impulsos telefónicos para falar de outras redes para o 16209, mando pdf's das facturas, neste caso da optimus (tlm) e até hoje o Provedor tem dado ordem para creditar o valor na factura seguinte. Ainda agora tenho aqui 10€ de telemóvel para eles "embucharem".
Quanto ao preço que estás a pagar eu renogociei eles porque á tinha acabado a fidelização. resultado 38.99€ com box incluída, descontos durante 24 meses e fidelização de 12 meses.
Fui á página deles e coloquei lá o nº para eles me contactarem. Atenderam-me e disseram-me que eu tinha que ligar para o 16200 e eu respondque tinham que me arranjar um nº grátis pois eu para renogociar um contrato não ia gastar mais na factura de tlm da optimus. E lá me deram um nº 800xxxxxxx e foi assim que renogociei.
quanto ao baixarem a velocidade para resolverem os problemas o 16209 baixou-me a velocidade de 16/1 para 12/384. Resultado até me ia saltando a tampa, o que eu berrava com eles ao telefone. Novamente foi o provedor que interviu e por sorte minha apanhei cá um tecnico, puto novo mas muito profissional que me mudou a ligação de porto na central e o problema ficou resolvido.
Mas concordo contigo a PT está a ficar insuportável.
Vou para a zon. A PT está insuportável.

Tive ainda outra avaria com a box motorola, que não estava a arrancar, mas, desta vez, trocaram-ma no dia seguinte.

A factura com as chamadas para o 16209 da avaria da linha entretanto chegou, e, tinha mais de 10€ a pagar dessas chamadas.
Fui a reclamar, e, ligam-me do 16200 a dizer que o serviço técnico agora é pago. Foi a gota de agua.

A PT neste momento, presta um serviço péssimo a todos os níveis. E ainda por cima caro (estou a pagar 50€ por 12/1 e uma box, sem nada adicional).
O funcionamento da box, com tanta publicidade e menus adicionais, tornou-se extremamente lento, ao ponto de ter de carregar várias vezes nos botões para ver o que quero, recusam-se a resolver avarias, ou, baixam a velocidade da net para não terem de enviar técnico, e, ainda cobram pelas chamadas que um cliente tem de fazer a pedir para resolver as avarias do serviço.
mai nada..

qq coisa apita.
Está resolvido, apesar dos valores ainda estarem esquisito. Tinha um cabo em casa (desde a instalação), com uma emenda em cada fio a meio da parede, e uma união que tinha oxidado.

Ainda vou aos 8,9dBs de snr mas já não tenho quedas.
Sobre pena de parecer arrogante, de adsl percebo bem eu... Era dos poucos que realmente estava com atenção e interesse nas formações/workshops sobre o assunto, e, pessoalmente também sempre tive a iniciativa de ir buscar mais informação/chatear quem de direito. E das formações que tive, as primeiras, foram dadas por, na falta de melhor palavra, gurus do adsl.

A PT, tal como qualquer outra grande empresa de telecomunicações, sofre de um problema crónico, que é sonhar em fazer muito e com "qualidade". É algo que os directores e administradores salivam só em pensar nisso, e que, conforme vai descendo na cadeia, a quantidade passa sempre a ser o factor imperativo, até ao extremo de não quererem saber das avarias dos clientes mas sim, dos indicadores de números avarias que entram/são "resolvidas" no momento.

Essa questão dos custos é muito relativa. Podem ter gasto 10 intervenções para resolver a tua (ou nem resolveram), mas, em contrapartida, vão existir outras N avarias que vão ser resolvidas a despachar e sem enviar técnico, para compensar. A verdadeira questão aqui é que, nunca deveria ser fechada uma avaria sem estar resolvida. Eu em alguns casos mais críticos, tinha a iniciativa de apontar o nº e ir acompanhando o processo, falava com o cliente, ou, se necessário falava com o técnico de rua para o encaminhar melhor na resolução, visto que muitos tiveram fraca formação ou nem a tiveram. Cheguei muitas vezes a ter de abrir avarias que tinham sido fechadas por terceiros, por chegar à conclusão que o problema não tinha sido resolvido. E conseguia cumprir à mesma o meu valor de avarias tratadas diariamente, era tudo uma questão de organização.
Em alguns milhares de avarias que me passaram pelas mãos e que eu acompanhei, só me recordo claramente de uma que não teve resolução, porque foi instalada para além do limite (se não me falha a memória, tinha 44dB de atn down, e, apesar de inicialmente ter ficado a 8, passado um ano, já só funcionava de forma estável a 6). Curiosamente, era uma avaria que, por uns 50-100m de cabo ficaria resolvida, mas, envolvia construir um novo traçado (ou seja, passar num sitio onde não estava planeado inicialmente passar para aquele PD/acesso) para evitar uma volta maior. Provavelmente teve umas 20 ou 30participações sem nunca ter sido resolvida.
Mas é que essa baixa de sincronismo não está directamente relacionada com o aumento de clientes. É uma consequência de, intencionalmente ou não, não quererem passar as avarias para a rua, e, em grande parte, técnicos não qualificados a andarem a mexer nos cabos e provocarem outras avarias. Possivelmente, o callcenter técnico está a ser pressionado para manter indicadores baixos de avarias enviadas para a rua.

Não fui eu que inventei isso...foi-me dito "off the record" e mesmo "oficialmente" por pessoal da PT...vários. De facto cada cliente tem o "seu" par de fios...e podem ser trocados por pares melhores...MAS pelo que percebi, um maior numero de pares a serem utilizados reduz a eficiencia de todo o conjunto por ruido, crosstalk e redução do debito "inicial" que tem de ser partilhado por mais clientes...

Para mim fez sentido...mas não posso garantir, obviamente.

Quanto a custo...a minha avaria de certeza que saiu cara à PT...foram umas 10 pessoas DIFERENTES que foram lá a casa mexer nos cabos...se bem que em material deve ter saido barata...não trocaram quase nada...
E no fim...perderam a minha mensalidade...

Depois diz como acabou...no meu caso JULGO que fizeram tudo o que era possivel sem autorização superior para trocar cabos ou meter equipamento extra...
5 participações de avaria e uma intervenção (que não foram ao PD como ando a dizer desde o inicio), e, ainda não está resolvido...
Acabei por não recorrer ao provedor porque no dia a seguir, liguei de tarde e enviaram para a rua a avaria. E o provedor também é apenas mais outro callcenter, o tratamento é que é ligeiramente diferente.
Mas é que essa baixa de sincronismo não está directamente relacionada com o aumento de clientes. É uma consequência de, intencionalmente ou não, não quererem passar as avarias para a rua, e, em grande parte, técnicos não qualificados a andarem a mexer nos cabos e provocarem outras avarias. Possivelmente, o callcenter técnico está a ser pressionado para manter indicadores baixos de avarias enviadas para a rua.

Só para teres uma ideia, quando morava noutra casa, por 3 vezes, apanhei técnicos a mexer no SR (estava a cerca de 300metros do SR), que me desligavam ou trocavam a minha linha com a de outro cliente. Ia lá ter com eles, e, recusavam-se a resolver a avaria que tinham provocado naquele momento. Se na altura, não tivesse contactos, tinha ficado uns bons dias sem serviço. E de casos que presenciei quando estava a trabalhar não vou falar, mas, ficaste com uma pequena ideia.
Eu por já ter estado profundamente ligado com estas pessoas, e processos internos, sei bem com o que lido. E lembro-me bem das guerras que tinha quando lá andava, e, teimava que as coisas fossem bem feitas. Mas a tendência sempre foi no sentido oposto de resolver correctamente as avarias, mas sim no sentido de gastar os mínimos recursos possíveis (resolvendo ou não a avaria).

Mas voltando ao inicio, os débitos baixam com o aumento de clientes, por consequência do aumento de ruído cross-talk, mas é uma coisa mínima, que normalmente só têm impacto no snr, em acessos com baixas atenuações de 20, 30dBs down, que são considerados próximos. E para trás dos dslams, a sobrecarga ou saturação que por vezes vejo a malta falar, nem faz sentido.
Uma rede de cobre exige certos cuidados para funcionar correcta e optimamente. Técnicos irresponsáveis e mal formados são provavelmente o pior inimigo dessa rede.

Para tu veres como as coisas andam, vou ter mesmo de recorrer ao provedor.
A minha experiencia...que acabou a ter de mudar para a ZON...diz-me o seguinte (algumas coisas são informação da net):
- A MEO baixa o sincronismo com o aumento dos clientes...como tal ameaçar sair é inutil...ao saires permite-lhes aumentar o sincronismo dos vizinhos que reclamarem e o teu so baixou porque alguem aderiu ao MEO (no meu caso foram 2 por satelite...inside info)...nunca perdem
- Ligar para o SAC "normal" não resolve nada de forma definitiva...mesmo que te resolvam na altura (o que depende de quem te atende) passado uns tempos volta ao que estava...por vezes sem acção directa de um tecnico
- SE insistires...incluindo ameaçar sair...é provavel que te enviem um tecnico la a casa...se tiveres sorte com o tecnico e com as condições da linha (e isto tu deves poder controlar) ele pode melhorar a ligação e PODE SER que te aumentem o sincronismo
- No meu caso, como cliente "normal" só o gabinete provedor do cliente é que pareceu interessar-se...antes disso o SAC e tecnicos já me estavam a dizer que tinha de mudar para satelite (ou ZON)
- Mudar para a ZON acabou por ser uma boa solução...no meu caso já tinham fibra e o serviço é bastante bom...tem diferenças em relação ao MEO, mas actualmente já não o considero pior
Engraçado...tinha a ideia que trabalhavas pra PT...

Boa Sorte...da minha experiencia eu ignorava o SAC pois vão rte estar sempre a alterar sem resolver...e no meu caso até pioraram bastante a coisa...e iria direto pro provedor do cliente...se houver algo a fazer julgo que eles fazem ou mandam fazer.

O que eu não percebo é como é que um estudo (seja ele qual for) pode dar que o apoio a clientes do MEO é o melhor!!! Isto é que me deixou estupefacto!!!

E estavas correcto. Até há 2 anos atrás.

A questão aqui é a mudança de postura relativamente à avaria que provoca perda de canais HD e velocidade de net.
Engraçado...tinha a ideia que trabalhavas pra PT...

Boa Sorte...da minha experiencia eu ignorava o SAC pois vão rte estar sempre a alterar sem resolver...e no meu caso até pioraram bastante a coisa...e iria direto pro provedor do cliente...se houver algo a fazer julgo que eles fazem ou mandam fazer.

O que eu não percebo é como é que um estudo (seja ele qual for) pode dar que o apoio a clientes do MEO é o melhor!!! Isto é que me deixou estupefacto!!!
Provedoria-cliente@telecom.pt
Se nao estou em erro é este. Manda mail para la explicando tudinho e os contactos de cliente e um número para contacto para eles depois ligarem. Ameaça que vás desistir

Responder