Cancelamento

• 17 Julho 2012
  • 24 respostas
  • 4948 visualizações

Boa Tarde,
Acabei de me registar e vou tentar expor a minha situação o mais rapido e curto possivel, pois tenho de ir trabalhar.

Junho de 2009, mudei de casa e tive que por satelite porque diziam nao haver cobertura para fibra. Durante mais ou menos 2 anos ligavam-me a perguntar se queria fibra, eu dava a minha morada (que nao sei porquê, nao viam isso antes) e eles constavam que ainda n tinha fibra.
Outubro de 2011, um comercial bate á porta a perguntar se eu quero fibra, a minha resposta foi "durante estes 2 anos que estou aqui a viver quero fibra mas dizem que nao há cobertura no predio." "adeus boa tarde" passados uns minutos batem-me à porta... o comercial outra vez, "olhe, você tem um PDO no predio e o seu vizinho ja tem fibra" .... :oh: wtf?? Dei seguimento à migração, um bocado indignada, porque já podia ter-me livrado do péssimo serviço ADSL.
Mudei, conversei com o comercial em casa, perguntei custos e fidelizações... "nao há, esteja descansada" ... ok Esse mesmo comercial disse que eles punham tv em todos os quartos da casa, até na casa de banho se fosse o caso, e riu-se, mais um vez "sem custos?" técnico: "sem custos!" nice!
Migrou tudo menos o telefone (erro da pt que eu ainda tive que pagar 15€), o técnico foi fazer a instalação e eu depois comecei a dizer que queria televisão aqui e ali, e ele disse que isso era pago...cada tomada que ele fosse fazer nos quartos que eu queria.... primeira mentira, alias, segunda...
Pulando pra 2012.... vou mudar de casa e quero cancelar o serviço. Não posso, fidelização até não sei quando de 2013!!! Desculpem?? Perdi qualquer coisa aqui pelo meio. Aah, as mentiras do comercial que a PT nem se responsabiliza.
Além disso, pro sitio onde eu vou não há mais uma vez cobertura fibra... posso cancelar o contrato visto que não posso ficar nas mesmas condições que estou actualmente certo?? Sem ser penalizada... Já me bastaram as mentiras desse comercial.
Já fiz reclamação, que não vai dar em nada.
E quando se faz uma migração, fica-se novamente com fidelização de 2 anos???? É isso que também não entendo!!!
Alguém que me explique isto, que já tou pela ponta dos cabelos!!!!!

Obrigada desde já!
Catarina

24 respostas

Crachá +6
Não assinou contrato com o comercial?
Que condições estão nesse contrato quanto à fidelização?
Eu nao consigo perceber se depois de um cliente fazer os primeiros 2 anos de fidelização, quando altera alguma coisa no contrato tem que ficar mais 2 anos. Eu sempre li que era 1 ano, mas estão sempre a mudar as coisas.
Na altura que o comercial esteve aqui em casa, eu perguntei se havia custos e fidelização e ele MENTIU ao dizer que não. Afinal há! Mas como ele disse que não, tomei como serio e não fui ler o contrato a correr. Eu sou vendedora à um bom par de anos e não omito nem MINTO coisas à cerca dos produtos que vendo e até trabalho numa area onde tenho muito gosto e tento acompanhar a evolução comprando os artigos que eu vendo. Nem a empresa me oferece nada. Nem comissão ganho, por isso é que não sou mentirosa, e estou disponível para qualquer contacto futuro. Agora, quando as pessoas só querem saber de ganhar, a ganancia acaba por cegar e leva os clientes a esta situação. Eu não acho justo, até podia tar la escrito fidelização de 500 anos, o problema é que tomei como certo aquilo que o homem me disse... Uma coisa é saber vender, outra é enganar as pessoas!! Por isso é que tanta gente reclama. Eu nao tenho clientes que venham reclamar comigo por alguma coisa que eu disse. Se eu não estou certa do que vou dizer sobre os artigos, até pesquiso na net, nos sites oficiais da marca, a ver o que aparece, mas como eu tenho os artigos, muitas vezes sei as coisas por experiência! E se algo for uma merda, eu sugiro outra coisa e até explico porque não quero que o cliente leve tal artigo.
Crachá +6
Infelizmente nem todos os comerciais, e as pessoas em geral, são honestas e profissionais.
Daí a assinar contratos sem ler, concordará que houve pelo menos excesso de confiança.
E o que vale de facto é o contrato assinado.
Lamento.

Quanto ao contrato que tem neste momento, sugiro que alegue motivo de força maior (a mudança de casa) e impossibilidade da operadora prestar o serviço na nova morada.

Eventualmente peça ajuda à DECO para ultrapassar o problema.
Hoje passei pela casa pra onde vou, e vi uma caixa, PDO, numa praceta lá para trás. Mas o que é certo é que a morada nao aparece nos sistemas deles.

Em relação aos anos de fidelização. Depois da primeira fidelização de dois anos, se alterar o contrato, não seria apenas 1 ano?
Crachá +6
...
Em relação aos anos de fidelização. Depois da primeira fidelização de dois anos, se alterar o contrato, não seria apenas 1 ano?
Pelo que está descrito o contrato é novo, com todas as benesses desse facto, logo a fidelização será mesmo de 2 anos.
Mas, repetindo-me, o que diz o contrato?
Boa-tarde !
Gostaria de saber se há alguma forma de cancelar por justa causa.....ou seja o exº é este:
Se a pessoa fica sem casa para viver, devido a divórcio....poderá considerar-se justa causa dentro da lei em vigor.....O contrato esté em nome de X , mas a casa é de Y, e a pessoa X vive agora em casa de amigos.....Será que se fôr a tribunal pode invocar "Justa causa" ou outro nome qualquer que leva ao cancelamento ou pelo menos à suspensão.....do contrato
Crachá +6
Com as devidas reservas "justa causa" implicará o incumprimento de uma das partes, normalmente o fornecedor do serviço.

No caso que descreve não será "justa causa" mas "motivo de força maior".
Entendo, no entanto, que a rescisão por motivo de força maior deve ser formalmente pedida e fundamentada pelos meios habituais, carta registada com aviso de recepção, e não alegada/invocada em juízo.

Mas ninguém melhor do que a DECO para esclarecer com detalhe e encaminhar o assunto.
Pode sempre tentar contactar a provedoria do cliente PT a fim de resolver esse problema. Na PT BlueStore só vão arranjar mais complicações e dizer que não é possivel
Já antigo mas para esclarecer os menos iluminados:

1º nunca acreditar num comercial, sempre que há pedido com D2D, há um contrato assinado, e há que ler o contracto, sem desculpas! Página 2 indica as condições especiais do contracto e as ultimas pags são as condições gerais e específicas de prestação de serviços da PT;
2º rescisões por justa-causa, podem-se contar com os dedos o número do tipo delas que estão no contracto e aceites pela PT;
3ª a migração foi de meo sat para meo fibra, implica a fidelização de mais 2 anos se forem feitas ofertas constantes de campanhas em vigor na altura da alteração com pré-acordo do cliente e a seu benefício, como vem no contracto 😉 ;
4º um pedido de rescisão por não viver na casa onde tem o serviço, não conta como justa-causa. O cliente contracta o serviço com fidelização certa e terá de o manter até terminar sem haver qualquer penalização. Se por algum motivo inimputável à PT a morada de instalação sofrer alterações ou o cliente alterar a mesma, é sempre possível um pedido de mudança de casa para a nova morada sem qualquer valor de mudança, nem de instalação ou activação de serviço, e a fidelização mantém-se como estava antes. (não é migração)

Desculpem se foi um bocado frio mas gente, por favor leiam os contractos que assinam, e se não assinam, é por voz e ouçam bem o que vos dizem antes de aceitarem qualquer coisa. Não podem simplesmente dizer "sim" e depois dizer "não" e esperar safarem-se... há quem não adivinhe o futuro mas estes contractos é como credito ao banco, tem de ser planeado e pensado. A PT tem lucros de milhões, não vai abdicar deles sem mais nem menos. Depois ligam 16200 muito chateados e levam como resposta um "não"...

2 exs: tenho uma blm eescolas a terminar fidelização. Fui contacto pela tmn a indicar uma possivel alteração para um tarifárii ilimitado, por apenas x/mês e que não mudava, etc. A minha pergunta foi apenas uma: - Em que estado é que fica o período de fidelização com a alteração?; - Renova.; - Não quero muito obrigado.

outro: um cliente com meo total 50 com dois meses começados de contracto pretende desistir porque não está contente com o serviço e acha que isso é justa-causa (ou outros motivos). Serviço terminado, recebe uma facturinha em casa de que valor? MIL E TAL EUROS!

Aqui ninguém dá nada a ninguém e não se brinca em serviço :ouch:

mais alguma questão sempre ao dispor 😉
Reputação 7
Crachá +19
Já antigo mas para esclarecer os menos iluminados:

1º nunca acreditar num comercial, sempre que há pedido com D2D, há um contrato assinado, e há que ler o contracto, sem desculpas! Página 2 indica as condições especiais do contracto e as ultimas pags são as condições gerais e específicas de prestação de serviços da PT;
2º rescisões por justa-causa, podem-se contar com os dedos o número do tipo delas que estão no contracto e aceites pela PT;
3ª a migração foi de meo sat para meo fibra, implica a fidelização de mais 2 anos se forem feitas ofertas constantes de campanhas em vigor na altura da alteração com pré-acordo do cliente e a seu benefício, como vem no contracto 😉 ;
4º um pedido de rescisão por não viver na casa onde tem o serviço, não conta como justa-causa. O cliente contracta o serviço com fidelização certa e terá de o manter até terminar sem haver qualquer penalização. Se por algum motivo inimputável à PT a morada de instalação sofrer alterações ou o cliente alterar a mesma, é sempre possível um pedido de mudança de casa para a nova morada sem qualquer valor de mudança, nem de instalação ou activação de serviço, e a fidelização mantém-se como estava antes. (não é migração)

Desculpem se foi um bocado frio mas gente, por favor leiam os contractos que assinam, e se não assinam, é por voz e ouçam bem o que vos dizem antes de aceitarem qualquer coisa. Não podem simplesmente dizer "sim" e depois dizer "não" e esperar safarem-se... há quem não adivinhe o futuro mas estes contractos é como credito ao banco, tem de ser planeado e pensado. A PT tem lucros de milhões, não vai abdicar deles sem mais nem menos. Depois ligam 16200 muito chateados e levam como resposta um "não"...

2 exs: tenho uma blm eescolas a terminar fidelização. Fui contacto pela tmn a indicar uma possivel alteração para um tarifárii ilimitado, por apenas x/mês e que não mudava, etc. A minha pergunta foi apenas uma: - Em que estado é que fica o período de fidelização com a alteração?; - Renova.; - Não quero muito obrigado.

outro: um cliente com meo total 50 com dois meses começados de contracto pretende desistir porque não está contente com o serviço e acha que isso é justa-causa (ou outros motivos). Serviço terminado, recebe uma facturinha em casa de que valor? MIL E TAL EUROS!

Aqui ninguém dá nada a ninguém e não se brinca em serviço :ouch:

mais alguma questão sempre ao dispor ;)

directo e conciso...

mas no caso de foi aberto esta topico...podes tentar pedir rescisao do contracto por justa causa porque nao foi o acordado com o comercial...mas é demoroso e complicado e vais te chatear muitas vezes e talvez vezes sem conta mesmo com toda a razao do mundo...

eles iram contornar tudo o que disseres com os 15 dias apos a instalaçao...o prazo legal para desistir do serviço...penso que ja terá passado...ficas com poucas soluçoes para teres as coisas a teu favor...

de qualquer maneira se tiveres mais alguma actualizar ao teu topico agradecemos para pelo menos sabermos como fazer nestas situaçoes...
Posso confessar que sei (experiência profissional) os motivos aceites pela PT de despenalização de fidelização por cancelamento de contracto antes do término desta. - (isto foi um palavreado...)

mas infelizmente não posso andar por aí a cantar aos quatro ventos porque assinei um termo de responsabilidade e não quero as costas a arder.

Posso então informar que:

- são muito poucos os motivos aceites e algumas pessoas chegam a ir a tribunal (geralmente é o cliente que leva a pt a tibunal, mas não tem dinheiro para pagar a facturazinha...)
- dependendo do motivo, é um processo moroso mas acaba por ser resolvido nem que leve um mês ou mais e tendo em conta que 15 dias após a recepção de um pedido de desistência a PT (e qualquer operadora - é a lei!) tem até 15 dias para proceder à desativação do serviço sendo que até lá será cobrado pela sua utilização, - nunca após os 15 dias - .
- (atenção gente, não é 15 dias desde que ligam para a PT a dizerem que vão cancelar, ou querem, é após a PT RECEBER pedido formal: cartinha registada, fax ou minuta em loja com assinatura e cópia do bi do titular.

agora o interessante: há forma de saberem se o vosso motivo é ou não legível, sendo que basta ligar 16200, dizerem que querem desistir (têm que dizer que querem mesmo desistir senão não vos passam a chamada) e depois quando passarem a chamada falam com um assistente de retenção, expõem a vossa situação e o pedido de cancelamento e o motivo e ele vê se está na tabela; se não estiver e mesmo que esteja pegam no pc e mandam mail para a provedoria do cliente: provedoria-cliente@telecom.pt e metem tudo direitinho e metam fotocópia de bi e tb da ultima factura)

novamente: prazo experimental de 15 dias; fidelização de 2 anos qualquer serviço meo e 1 ano de telefone e/ou sapo; é possível reduzir fidelização no meo para 1 ano simplesmente pagando à cabeça a instalação e activação do serviço sendo +/- 120€

:cool2:
Crachá +6
...
novamente: prazo experimental de 15 dias; ...
Para além de outras alarvices, esta é prova de facto que não sabes o que dizes e que não passas de um treteiro.
O prazo dito "experimental" em que se pode rescindir sem necessidade sequer de justificação é de 14 dias consecutivos, i.e., sábados, domingos e feriados contam.

O resto é treta.
Para além de outras alarvices, esta é prova de facto que não sabes o que dizes e que não passas de um treteiro.
O prazo dito "experimental" em que se pode rescindir sem necessidade sequer de justificação é de 14 dias consecutivos, i.e., sábados, domingos e feriados contam.

O resto é treta.

lol, ok... lidei com isso um monte de vezes mas se dizes que não sei do que falo deves ter razão. Posso garantir de experiência profissional que são 15 dias mas tu lá sabes... ;)

:icon_arrow: EDIT: para correcção já que verificando novamente o contracto pt admito um erro, sendo de facto 14 dias seguidos (erro por tratarmos na mesma como se fosse 15 dias)

(...)não passas de um treteiro.
Não insultes, que eu saiba não te fiz isso assim como não te fiz mal nenhum. Como podes ver não tenho problemas em assumir erros e agradeço que os apontes mas vamos com calminha sim? 🙂
CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS DA PT COMUNICAÇÕES, S.A.
Ponto 17. RESOLUÇÃO

17.2. Caso a adesão às Condições Gerais e ou às Condições Específicas seja
realizada ao domicílio ou à distância, o CLIENTE, caso seja consumidor, poderá
exercer o direito de livre resolução, no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data
de adesão às condições contratuais ou da data de início da prestação do serviço,
caso esta data seja posterior à data da adesão às condições contratuais, mediante
o envio, no mencionado prazo, de carta registada com aviso de receção comunicando
à PT a vontade de resolver o contrato.

Fonte: CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS DA PT COMUNICAÇÕES, S.A.
Calma gente o edit já lá está...

e já agora:

tem até 15 dias para proceder à desativação do serviço sendo que até lá será cobrado pela sua utilização, - nunca após os 15 dias - .

12.3. Cada uma das Partes poderá, fora do período mínimo de vigência das
presentes Condições Específicas, quer inicial quer subsequente, proceder à sua
denúncia em qualquer momento, mediante comunicação escrita com a
antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data pretendida.

... porque nao me considero treteiro ...
Crachá +6
lol, ok... lidei com isso um monte de vezes mas se dizes que não sei do que falo deves ter razão. Posso garantir de experiência profissional que são 15 dias mas tu lá sabes... ;)
Mais um prego na tua cruz e experiência profissional:
Portal do Cidadão - Direitos dos Consumidores

Cito a propósito das vendas ao domicílio que são as mais frequentes, pelos ditos "comerciais":
Não obstante a realização de um contrato, os consumidores podem desistir da compra ou anular o acordo. Para rescindir o contrato o consumidor tem 14 dias, a contar da data da sua assinatura, do início da prestação de serviços ou da entrega do bem, caso estas datas sejam posteriores à assinatura do contrato.

O sublinhado é propositado porque muitos ISPs referem a data de assinatura do contrato e esquecem-se que a lei prevê também a data de início da prestação de serviços.

E não te respondo a mais nada porque já não assustas ninguém.
Vamos levar este assunto a bom termo mantendo o respeito para cada um.

@Pacciatto
O que referes é fora do prazo de vigência ou seja após os 12 ou 24 meses de fidelização.

@Blue Zee
No ponto 17.2 das CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS DA PT COMUNICAÇÕES, S.A. está escrito a contar da data de adesão às condições contratuais ou da data de início da prestação do serviço, caso esta data seja posterior à data da adesão às condições contratuais.
Mais um prego na tua cruz e experiência profissional:

rico prego numa rica cruz... com isso parece que não leste o que está abaixo mas fica de novo:

:icon_arrow: EDIT: para correcção já que verificando novamente o contracto pt admito um erro, sendo de facto 14 dias seguidos (erro por tratarmos na mesma como se fosse 15 dias)

bela cruz realmente, mas se quiseres até te posso explicar que normalmente na PT é tratado como 15 dias e daí o "profissional", mas também novamente obrigado por apontares o erro e agradeço por isso a tua disponibilidade, apenas compreendo mas lamento a tua falta de decoro e tendência talvez para teorias da conspiração...

porque já não assustas ninguém.
será? Não pretendo assustar ninguém, mas foi uma observação engraçada que cai como o género que liga 16200 a reclamar que o AXN não tem legendas numa série qualquer e a culpa é da PT e o assistente simplesmente recusa-se a colocar as legendas... :mdr:

O que referes é fora do prazo de vigência ou seja após os 12 ou 24 meses de fidelização.

Exactamente. Apenas uma referência pela falta de "tretismo" (devia estar no novo acordo esta palavra 🤡)

Contrato de adesão a serviços de comunicações eletrónicas
Crachá +6
...
No ponto 17.2 das CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS DA PT COMUNICAÇÕES, S.A. está escrito a contar da data de adesão às condições contratuais ou da data de início da prestação do serviço, caso esta data seja posterior à data da adesão às condições contratuais.
A informação é generalista e baseia-se em 2 casos que conheço em ISPs diferentes em que alegaram estarem ultrapassados os 14 dias sobre a assinatura do contrato.
Provavelmente tiveram formação idêntica ao nosso amigo forista.
Boa Tarde,
Acabei de me registar e vou tentar expor a minha situação o mais rapido e curto possivel, pois tenho de ir trabalhar.

Junho de 2009, mudei de casa e tive que por satelite porque diziam nao haver cobertura para fibra. Durante mais ou menos 2 anos ligavam-me a perguntar se queria fibra, eu dava a minha morada (que nao sei porquê, nao viam isso antes) e eles constavam que ainda n tinha fibra.
Outubro de 2011, um comercial bate á porta a perguntar se eu quero fibra, a minha resposta foi "durante estes 2 anos que estou aqui a viver quero fibra mas dizem que nao há cobertura no predio." "adeus boa tarde" passados uns minutos batem-me à porta... o comercial outra vez, "olhe, você tem um PDO no predio e o seu vizinho ja tem fibra" .... :oh: wtf?? Dei seguimento à migração, um bocado indignada, porque já podia ter-me livrado do péssimo serviço ADSL.
Mudei, conversei com o comercial em casa, perguntei custos e fidelizações... "nao há, esteja descansada" ... ok Esse mesmo comercial disse que eles punham tv em todos os quartos da casa, até na casa de banho se fosse o caso, e riu-se, mais um vez "sem custos?" técnico: "sem custos!" nice!
Migrou tudo menos o telefone (erro da pt que eu ainda tive que pagar 15€), o técnico foi fazer a instalação e eu depois comecei a dizer que queria televisão aqui e ali, e ele disse que isso era pago...cada tomada que ele fosse fazer nos quartos que eu queria.... primeira mentira, alias, segunda...
Pulando pra 2012.... vou mudar de casa e quero cancelar o serviço. Não posso, fidelização até não sei quando de 2013!!! Desculpem?? Perdi qualquer coisa aqui pelo meio. Aah, as mentiras do comercial que a PT nem se responsabiliza.
Além disso, pro sitio onde eu vou não há mais uma vez cobertura fibra... posso cancelar o contrato visto que não posso ficar nas mesmas condições que estou actualmente certo?? Sem ser penalizada... Já me bastaram as mentiras desse comercial.
Já fiz reclamação, que não vai dar em nada.
E quando se faz uma migração, fica-se novamente com fidelização de 2 anos???? É isso que também não entendo!!!
Alguém que me explique isto, que já tou pela ponta dos cabelos!!!!!

Obrigada desde já!
Catarina

ola voltando ao teu assunto,
1º sim tens fidelizaçao, sempre que ha uma migraçao de tecnologia, seja ela por mudança de casa ou por vontade do cliente, este fica refidelizado, e isto quer seja um contrato escrito quer seja verbal.
2º ao mudares de casa podes pedir migraçao para adsl ou satelite e usar os ja referidos 14 dias experimentais para pedir rescisao de contrato, sim porque ao migrares de tecnologia tens os 14 dias experimentais e ai ja nao es penalizada.
Boa noite,

Estou numa situação semelhante à da Catarina: tenho meo fibra (ainda dentro do período de fidelização) e pago uma mensalidade de 39 euros.
Vou mudar de casa e na casa nova só existe ADSL, o valor do pacote de ADSL com as box ronda os 55 euros. Obviamente, que não me compensa migrar para o serviço ADSL e que pretendo a denuncia do contrato. É possível efetuar a denúncia alegando a mudança de casa e que os serviços que eles me irão fornecer não são os mesmos que contratei? Não sei se é importante dizer, mas não assinei nenhum contrato, foi tudo tratado pelo telefone.

Catarina, tem novidades sobre o seu caso?

A ideia do toney também não me parece má. Mas é mesmo possível fazer isto?

Fico a aguardar uma resposta vossa.

Obrigada!
Se me permitem: esqueçam a DECO... utilizem a ANACOM e Direção Geral do Consumidor para reclamações. Sugiro ainda a utilização do impresso próprio para reclamações que vai diretamente à Administração da PT, e que está disponivel nas bluestores.
Ola boa noite, gostaria que me esclarecessem sobre esta questão da rescisão de contratos...
A minha mãe é titular de dois contratos de serviço M4O, nomeadamente na casa de residencia habitual e na casa de ferias.
Acontece que está neste momento num processo de divircio e uma das habitaçoes vai deixar de lhe pertencer. Como pode ela rescindir o contrato M4O da habitaçao que nao lhe ficar como pertença???
Reputação 7
Crachá +19
boas

ir buscar um topico com 3 anos mais vantajoso era abrir um novo...

mas no entanto pode desistir se não tiver fidelização...se o tiver poderá fazer uma cedencia de contrato...

Responder