Canais de "sinal aberto" bloqueados???

  • 22 September 2010
  • 13 respostas
  • 2910 visualizações

Ao longo dos últimos tempos, tenho vindo a verificar, com regularidade, que não tenho acesso, em diversas horas e dias, a diversos canais da grelha que possuo, por motivos de (segundo mensagem apresentada no ecrã) “direitos de transmissão”. Os canais onde verifiquei esta situação foram a RTP África, Manchester United TV, Inter TV, entre outros.

Segundo pude confirmar numa das lojas PT, aqueles são todos canais de “sinal aberto” e, como tal, não sujeitos a pagamento de mensalidades extra que levem ao seu desbloqueio (como acontece, por exemplo, com a SportTV).

Ora, estando eu a pagar um serviço que pressupõe um acesso 24h, sem restrições, entendo que estou a ser lesado no serviço. Para além de que o contrato que tenho com a PT não ressalva nada sobre isto...

Já aconteceu a alguém? De que modo procederam? A continuar assim o mais certo é verem mais um cliente pelas costas...

13 respostas

Reputação 1
É igual para todos os clientes. Com a Sporttv ninguém se mete.
Não falo da Sportv.

Falo de conteúdos bloqueados, por "direitos de transmissão", em canais como a RTP África, Manchester United TV, Inter TV, etc...
Reputação 1
Sim eu sei. Isso acontece porque a Sporttv tem os direitos de transmissão dos jogos desses campeonatos para Portugal. Por isso quando esses canais estão a passar os seus jogos nas respectivas ligas a transmissão é bloqueada.
Crachá +7
Sim, mas o bloqueio está a ser feito pelo MEO e não pelo canal na fonte.
Pode-se dizer que o MEO está legalmente a cometer um crime do qual só pode ser acusado pelo canal em questão.
Por sua vez, o canal nunca irá acusar/processar o MEO visto que se não fosse o MEO teria uma conta jeitosa para pagar à Oliveirinha Desportos.
Nós vemos os canais que nos dão.
Não há qualquer obrigação em darem-nos determinados canais x horas por dia.
Se quiserem, cortam um canal como Fox ou AXN da grelha pois não têm qualquer obrigação contractual connosco de o mater.
E não vale a pena dizer que "é o país em que vivemos" porque este fenómeno existe em todo o mundo.
Reputação 6
Crachá +22
Não sei porque dizem que o MEO está a cometer um crime.
Se o canal não tem direitos de transmissão para Portugal então esse conteúdo não pode ser emitido em território nacional.

Quem está a bloquear o sinal não sei, mas o facto é que se a emissão foi emitida irregularmente, obviamente iria dar lugar a procedimentos legais.

O MEO não pode simplesmente deixar de emitir um canal sem mais nem menos. Como todo prestador de serviço, tem que avisar os clientes que o irá fazer para continuar a cumprir o contrato efectuado entre as duas partes. Caso o MEO, ou outra companhia, deixasse de emitir um canal sem pré-aviso para os seus clientes, esses poderiam rescindir o contrato sem qualquer prejuízo.
Crachá +7
GreenHead, com todo o respeito, o que dizes está errado.
E foi inclusivamente a área comercial do MEO que me disse que o MEO não tem obrigação nenhuma de emitir canal nenhum (com a devida excepção dos 4 generalistas nacionais).
Simplesmente comprometem-se a apresentar uma grelha de 70 ou de 100 canais em que estão incluidos RTP1, RTP2, SIC e TVI.
Os restantes canais escolhem-nos eles, e podem livremente jogar com eles sempre que quiserem.
Por uma questão de delicadeza não deixarão de emitir um canal sem antes avisarem os clientes.

Porque é que pode tratar-se de uma acção criminosa?
Porque nesse momento o contrato não estará a ser cumprido.
Os operadores e os canais fazem contratos perante os conteúdos e publicidade que os canais passam.
Se o operador pára a emissão de um canal...o canal até se pode chatear com o operador.
Que se saiba, o único canal que tinha contrato com os operadores nacionais e que contemplava o bloqueio de conteúdos no contrato, é a RTL por causa da FIA/F1.
Só se os contratos agora já prevêem cláusulas específicas para conteúdos serem bloqueados.
Até há cerca de dois anos isso não contecia.
Na realidade isto é um "coiso de andar à roda" muito interessante para quem quer encher os bolsos à conta de quem não tem nenhum.
Mas enfim, não é diferente da maioria dos países que conheço.
Um dia a Sportv chateia-se com a Zon por um motivo qualquer, cancela os contratos e vais ver que em 2 dias aparece logo um gabinete de advogados da Zon a dizer que afinal o bloqueio de conteúdos deixa de existir por parte do operador.
Os Oliveirinhas vão espernear mas vais ver que depois de um grande falatório fica tudo em águas de bacalhau.
Reputação 6
Crachá +22
GreenHead, com todo o respeito, o que dizes está errado.
E foi inclusivamente a área comercial do MEO que me disse que o MEO não tem obrigação nenhuma de emitir canal nenhum (com a devida excepção dos 4 generalistas nacionais).
Simplesmente comprometem-se a apresentar uma grelha de 70 ou de 100 canais em que estão incluídos RTP1, RTP2, SIC e TVI.
Os restantes canais escolhem-nos eles, e podem livremente jogar com eles sempre que quiserem.
Por uma questão de delicadeza não deixarão de emitir um canal sem antes avisarem os clientes.
Falso.
Quando fazes um contrato é por todo um conjunto de serviços. No momento em que fizeste o contrato tinhas os canais XPTO1 a XPTO100. Se o canal XPTO14 deixar de contemplar a oferta então existe modificação das condições contratuais, pelo que io contrato pode ser denunciado no prazo legal. A PT tem que avisar por meio de carta, sms, site, etc que vai proceder à alteração das condições, neste caso a grelha de canais. Se o cliente não se sentir satisfeito tens um prazo para rescindir sem penalização.

Porque é que pode tratar-se de uma acção criminosa?
Porque nesse momento o contrato não estará a ser cumprido.
Qual contrato? O da PT com o cliente?
Esse continua a ser respeitado porque o canal faz parte da grelha. Ele só não emite porque por motivos legais não pode transmitir o programa em questão em território nacional.

Um dia a Sportv chateia-se com a Zon

Isso por enquanto não vai acontecer...até porque a ZON é accionista da SportTV (ou vice versa).
Crachá +7
Falso.
Quando fazes um contrato é por todo um conjunto de serviços. No momento em que fizeste o contrato tinhas os canais XPTO1 a XPTO100. Se o canal XPTO14 deixar de contemplar a oferta então existe modificação das condições contratuais, pelo que io contrato pode ser denunciado no prazo legal. A PT tem que avisar por meio de carta, sms, site, etc que vai proceder à alteração das condições, neste caso a grelha de canais. Se o cliente não se sentir satisfeito tens um prazo para rescindir sem penalização.

Essa não foi a informação prestada pela área comercial do MEO e já agora também não foi a informação que a área comercial da Zon me deu.
Só consultei estes dois operadores antes de aderir ao MEO pois são os únicos que têm oferta de fibra na minha área de residência (sendo que da Zon já sabemos que tipo de fibra se trata...).
Vou ler o meu contrato com o MEO para ver se lá diz alguma coisa quanto ao objecto do contrato ser alterado.
Daqui por 2 ou 3 dias direi qualquer coisa sobre este assunto.

E mais uma coisa, quem tem que parar a emissão seja do que for não é o operador mas sim o próprio canal.
O problema é que o canal não tem meios para parar a emissão apenas neste o naquele país.
Mas nunca deveria ser o operador a parar a emissão.
Reputação 6
Crachá +22
http://img839.imageshack.us/img839/4148/im1jt.jpg
-------------------------------------------------------------------------------
http://img80.imageshack.us/img80/8272/im2r.jpg


Fonte: Condições Gerais MEO
A minha questão não se prende tanto com as alterações contratuais mas sim com o bloqueio de um canal de suposto sinal aberto...

De facto, quanto a isso o contrato que tenho com a PT é omisso e, assim sendo, eu pago um serviço ao qual não tenho acesso.

Das duas uma: ou codificam de vez os canais ou retiram-nos da grelha. Não aceito é que canais de sinal aberto (pelos quais, mais uma vez, eu pago!) estejam inacessíveis por causa de "direitos de transmissão" ao qual sou alheio...
Reputação 6
Crachá +22
Eu entendo perfeitamente.

Mas isso só acontece, e pelo que tenho visto até agora, na RTP África quando é transmitido o jogo de liga de futebol (cujo direito em Portugal são da SportTv), e nos canais dos clubes. Tem tudo a ver com futebol lol.
Crachá +7
Excelente GreenHead.
Ontem à noite não me liguei mas encontrei exactamente o mesmo que tu.
O que quer dizer que a área comercial do MEO percebe pouco da póda.
E aliás, fico bastante satisfeito pela forma contractual do MEO.
Não há nada melhor do que dar ao cliente o poder de decisão quando qualquer alteração contractual é exercida pelo lado do prestador de serviço.
Fica aqui o meu pedido de desculpa, mas de facto tinha informações erradas.
Reputação 6
Crachá +22
Não tens que pedir desculpa de nada lol.

Responder