Resolvido

Cabo submarino Columbus III, Ponta Delgada - Carcavelos

  • 17 August 2022
  • 31 respostas
  • 313 visualizações

  • Técnico Sénior
  • 285 respostas

 

Alguém sabe se o Cabo Submarino Fibra Ótica Columbus III está em manutenção?

Agora estão oferecendo o CAM Ring até ao Funchal e Ella Link até Sines com aumento de apenas 5ms para Lisboa, o tempo a mais é insignificante. 

http://www.dslreports.com/speedtest/71207285

https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=fb9ccc25-9011-4077-94f7-fcbc4c17bcbc

icon

Solução por nmm 19 August 2022, 11:51

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

31 respostas

Continuação...
Em 2021 alertaram o Governo da República para o risco de os Açores entrar em “apagão” se o cabo submarino que liga o território continental não fosse substituído em tempo útil.

Num país à deriva e arder, com mortes ninguém nos informa do que está a acontecer com as telecomunicações.  

Não sabemos se houve um avaria, no cabo que liga Ponta Delgada - Continente ou estão a substituir por outro cabo novo ou ainda por falta de capacidade de largura de banda podem estar a dividir o trafego via Funchal (percurso mais longo) e direto para o continente porque estamos, na época alta de turismo (uma boa ideia dos técnicos). 

Espanha (ilhas canárias) tem várias ligações com o continente e o mundo.

A diferença de tempo Latência (ms) nas telecomunicações, na minha localidade é insignificante, mas em vez de melhorar piorou em cerca de 6ms como podem observar.


Ping - 32ms

 

Ping 38ms

Não tenho verificado perdas de velocidades, no período de 24 horas. 
Estou satisfeito com o Serviço Fibra da Altice e das operadoras que sou cliente. 
18 Agosto 2022.
José 
 

Reputação 7
Crachá +21

Pode haver intervenção no cabo indicado e todo o trafego redirecionado pelo “backup”, tornando o mesmo mais susceptivel a alterações (ping, p.loss, etc). Essa informação ninguem no forum tem acesso (e acredito que no apoio telefonico tambem nao tenham). Faça pedido de informações na sua area de cliente, tem mais hipoteses de ter resposta

Pode haver intervenção no cabo indicado e todo o trafego redirecionado pelo “backup”, tornando o mesmo mais susceptivel a alterações (ping, p.loss, etc). Essa informação ninguem no forum tem acesso (e acredito que no apoio telefonico tambem nao tenham). Faça pedido de informações na sua area de cliente, tem mais hipoteses de ter resposta

 

Boas amigo nmm
Estou apenas curioso, não faço vida profissional com internet, agora não vou chatear mais ninguém.
Nas duas vezes que o cabo submarino partiu só soube quando apareceu o navio para reparação e cobraram 100 (cem) mil euros por dia,
Ficamos com o serviço pela outra parte do anel com mínima diferença de ping (ms).

Há cerca de três anos durante o mês de Agosto e época alta de turismo e por volta das 22h00 durante 2 horas houve “packet loss, descida da velocidades e subida de ping” talvez porque os servidores ou cabo submarino ou as 2 coisas não tinham capacidade, não sabemos o que fizeram, não voltou a acontecer.
Nunca me apercebi de haver traffic shaping nos dias de jogos de futebol.

Desde 2015 o meu ping já subiu para Servidores em Lisboa de 30 para 32ms e agora de 32  para 38ms perfaz total de 8 ms, como nas casas dos meus vizinhos.

Dentro de poucos dias vou fazer alguns testes, no sentido contrario, isto é Lisboa Ponta Delgada  para ver se com Gama de IP diferente faz alguma diferença, na latência. 
Anteriormente o ping era de cerca de 19-20ms entre Ponta Delgada e Lisboa, agora talvez - 25ms? 
 


O teste de Internet também está ótimo em NET mede 

Cumprimentos
José

Reputação 7
Crachá +21

Todos os anos ha intervenções planeadas nos cabos submarinos, a maior parte das vezes nem é notado pelo cliente porque antes da intervenção começar, o trafego é todo redirecionado para o backup.

 

Há maneiras de saber o route do trafego, por exemplo pelo comando tracert seguido do ip pretendido (em linha de comandos windows). Para android existe por exemplo o itraceroute

 

Exemplo do uso no itrceroute:

 

PS - Por vezes nao funciona á primeira tentativa

nmm. Certíssimo. Obrigado.

Porque somos enganados por politicos desonestos. 

Com base no aumento de trafego telecomunicações, nos últimos anos e com oferta da mesma qualidade penso que os técnicos dividiram o trafego pelos 2 cabos submarinos, um direto e o outro via ilha da Madeira.
Para garantir sempre comunicações caso haja uma avaria num dos cabos, faz sentido remover parte do anel depois de instalar um cabo novo, 
 
Valores de Ping da minha casa até:

- Ponta Delgada MEO - 12ms
- Funchal MEO - 24 ms

- Lisboa MEO – 38 ms
- Madrid 46ms

Pings:
Da minha casa - PD 12ms
Ponta Delgada – Funchal  12ms
Funchal – Lisboa 14 ms
12 + 12 + 14 = 38 ms

Teste Funchal MEO 24 ms
https://speedtpe.speedtestcustom.com/result/5b5a9280-2023-11ed-9a5e-4747e15a8e2a
 

Tracing route to dial-b1-162-126.telepac.pt [194.65.162.126]

over a maximum of 30 hops:

 1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  dsldevice.lan [192.168.1.254]

  2     6 ms     1 ms     3 ms  10.200.144.1

  3    37 ms    36 ms    36 ms  dial-b1-162-133.telepac.pt [194.65.162.133]

  4    37 ms    37 ms    37 ms  dial-b1-162-134.telepac.pt [194.65.162.134]

  5    37 ms    37 ms    37 ms  dial-b1-162-125.telepac.pt [194.65.162.125]

  6    37 ms    37 ms    37 ms  dial-b1-162-126.telepac.pt [194.65.162.126]
 

 

cont..
Na casa de minha irmã Maria tem pacote MEO fibra desde 2014, com fiber Gateway Wi-Fi5 e neste momento marca, no router 
Received optical power RX -32.00 dBm. Pensava que o limite era entre -8 dBm a -27 dBm 

Como a Gama de IP é 176.78… ,é  diferente do da minha casa (85.243...) fiz alguns testes e verifiquei que o ping 37 ms é igual ao meu. 
A velocidade de internet por cabo ou Wi-Fi (c/+1 ms ping) é igual 500/100 Mbps, na banda de 5GHz  

https://www.speedtest.net/result/13565137510.png

Talvez o rabugento do rostelo tenha alguma coisa a dizer sobre
Received optical power RX -32.00 dBm onde o valor teórico poderá ser 26 dBm?  

cumprimentos

josé francisco

Reputação 7
Crachá +21

Não é o “ rabugento do rostelo “ mas posso te confirmar que está fora dos parametros, ha problema com o sinal. Contacte o apoio, com esse sinal nem o rf deve trabalhar decentemente

nmm. Obrigado pela informação

Parece que o velho foi de férias.


O técnico subiu o poste fez teste com lazer e disse que o fio tinha levado um aperto.

Não fizemos o teste de TV por cabo RF porque as TVs estão ligadas a boxes.
 
Amanhã vou falar com o técnico para saber quando vão corrigir o problema ou se é melhor ligar para 16209.

Cumprimentos.
José

Reputação 7
Crachá +21

São poucos os tecnicos que farão esse serviço (substituição do drop fibra) sem avaria comunicada pelo cliente, muitos dos tecnicos sao SP’s, e o material sai do bolso deles

Reputação 7
Crachá +24

O problema está mesmo no que está mal feito e come se e cala se .

Não me queixo está ótimo, também tenho posto mãos na massa para isso.

PRx -20.9

Resultado Wi-Fi 1gb contrato.

Anda muita estrutura mal feita por aí.

 

Reputação 7
Crachá +21

O problema está mesmo no que está mal feito e come se e cala se .

Não me queixo está ótimo, também tenho posto mãos na massa para isso.

PRx -20.9

Resultado Wi-Fi 1gb contrato.

Anda muita estrutura mal feita por aí.

 

As velocidades atingem sempre o contratado, apesar do sinal, a questão é quebras no serviço e/ou rf com quebras ou não funcionar

 

Por ex: pode ter sinal -32dbm em rx e quando faz o teste da 1gbps, 2min depois pode cair o serviço todo

Reputação 7
Crachá +24

O problema está mesmo no que está mal feito e come se e cala se .

Não me queixo está ótimo, também tenho posto mãos na massa para isso.

PRx -20.9

Resultado Wi-Fi 1gb contrato.

Anda muita estrutura mal feita por aí.

 

As velocidades atingem sempre o contratado, apesar do sinal, a questão é quebras no serviço e/ou rf com quebras ou não funcionar

 

Por ex: pode ter sinal -32dbm em rx e quando faz o teste da 1gbps, 2min depois pode cair o serviço todo

Sim isso é certo, mas vês é estável, com dbms aceitáveis bons e isto é Wi-Fi por cabo bate mesmo lá, felizmente a fusão ficou bem feita e não digam que ficou mal não funciona, funciona, mas é mal.

São poucos os tecnicos que farão esse serviço (substituição do drop fibra) sem avaria comunicada pelo cliente, muitos dos tecnicos sao SP’s, e o material sai do bolso deles

Os técnicos da Viatel trabalham segunda, quarta e sexta-feira para o MEO.
Terça e quinta-feira para a NOS.
Entre PDO aéreo e a casa tem cerca de 150m aéreos, 20 subterrâneos.
A casa ao lado tem RX -27dBm e TV RF está OK.
Depois de limpar os contactos nas duas extremidades eles é que sabem qual é a avaria. 
Não sabemos se os -32 dBm existem desde a instalação de 2014. O router TG784n v3 não indicava potências.
Tenho ideia de em 2017, os técnicos falar na colocação de um spliter, no PDO para outra instalação RX -27 dBm.
É tudo o que sabemos.
Boa noite
 

Reputação 7
Crachá +24

@A R R  já experimentou trocar o seu cabo de fibra que liga ao router? Branco ou amarelo .

Já troquei uns 4 , porque tenho um artista que quando vê um cabo amarelo gosta de fazer asneiras, ainda tenho 3 suplentes 🤦‍♂️

@A R R  já experimentou trocar o seu cabo de fibra que liga ao router? Branco ou amarelo .

Já troquei uns 4 , porque tenho um artista que quando vê um cabo amarelo gosta de fazer asneiras, ainda tenho 3 suplentes 🤦‍♂️

Trutafario,

Depois de reportar avaria, foi a primeira coisa que a PT fez, trocou o cabo branco de fibra entre a tomada e o fibergateway e continuou sem sinal, chamaram os técnicos da Viatal, subiram o posto de madeira e mexeram, no PDO e conseguiram RX -32 dBm.
Falei agora com o técnico que fez a instalação de 2017 e disse que no PDO já existiam spliters.
Não percebo de instalações recordo me ver 0,2 dB de perdas quando fizeram a junção dentro de casa, não vi as outras emendas.

Parabéns pela sua Instalação e internet. 
 
Na minha casa tenho RX próximo de -20dBm 
Obrigado pela ajuda. 
José Francisco.
 

Reputação 7
Crachá +24

@A R R a instalação está boa , mas os equipamentos também são de topo para ter essas performances, nem tudo é só da net, tem a ver com o equipamento que se usa.

Mas -20 dms está bom no seu caso , é o que tenho.

Não sei se os seus prints são cabo ou Wi-Fi, por cabo estão mt bem, Wi-Fi, não sei.

Mas a velocidade só é garantida por cabo , o resto há que trabalhar.

@A R R a instalação está boa , mas os equipamentos também são de topo para ter essas performances, nem tudo é só da net, tem a ver com o equipamento que se usa.

Mas -20 dms está bom no seu caso , é o que tenho.

Não sei se os seus prints são cabo ou Wi-Fi, por cabo estão mt bem, Wi-Fi, não sei.

Mas a velocidade só é garantida por cabo , o resto há que trabalhar.

Boas;
A diferença nos testes por cabo CAT6 e Wi-Fi5,  na minha casa e na de minha irmã Maria é o aumenta do PING em apenas 1 (um) ms. 

Antes tínhamos 31-32ms e aumentou para  37-38 ms por causa dos cabos submarinos entre Ponta Delgada e Lisboa e Ponta Delgada - Funchal - Lisboa.

Na pratica não notamos diferença como disse o senhor nmm, utilizamos duas gamas de IPs para testes e não alterou.

Trutafario tem 5ms porque está perto do servidor. Para quem joga online é importante.

Na minha localidade por cabos óticos nunca vamos ter Png inferior a 28ms para lisboa,

Teste Wi-Fi5  com Net 200 

 

Teste Wi-Fi5 com 200 megas

cumprimentos

José

Não é o “ rabugento do rostelo “ mas posso te confirmar que está fora dos parametros, ha problema com o sinal. Contacte o apoio, com esse sinal nem o rf deve trabalhar decentemente

Boas,
Depois de contactar os técnicos que fizeram a reparação na sexta-feira pediram nos para reportar a avaria. 
Em 16209 fizeram testes e disseram que o sinal estava fora dos parâmetros como o senhor nmm mencionou e que esta tarde entre as 14 e as 17h um técnico ia ao local  para reparar a avaria.
Na casa ao lado do mesmo dono e segundo 16209 indica sinal RX -20.68 dBm, tem 3 TVs por cabo RF, e 3 boxes .
Serviço MEO de 5 estrelas.
Cumprimentos
José Francisco
 

Reputação 7
Crachá +21

Não é o “ rabugento do rostelo “ mas posso te confirmar que está fora dos parametros, ha problema com o sinal. Contacte o apoio, com esse sinal nem o rf deve trabalhar decentemente

Boas,
Depois de contactar os técnicos que fizeram a reparação na sexta-feira pediram nos para reportar a avaria. 
Em 16209 fizeram testes e disseram que o sinal estava fora dos parâmetros como o senhor nmm mencionou e que esta tarde entre as 14 e as 17h um técnico ia ao local  para reparar a avaria.
Na casa ao lado do mesmo dono e segundo 16209 indica sinal RX -20.68 dBm, tem 3 TVs por cabo RF, e 3 boxes .
Serviço MEO de 5 estrelas.
Cumprimentos
José Francisco
 

Que tudo corra bem. Já sabe é que o ping não vai baixar, não é defeito, é feitio 😂 (#brincadeira)

Olá a todos os colaboradores

Hoje na casa de minha irmã os técnicos substituíram a tomada de fibra quadrada por uma retangular, fizeram junção da fibra externa com a interna que ligar o router. Disseram que a novo sistema é melhor e também substituíram o router instalado há menos de duas semanas ainda informaram que o sinal estava, no mínimo limite RX -26 dBm.

Antes da intervenção estava assim



Neste momento não temos acesso ao router em “ meo meo “ talvez amanhã para verificar os parâmetros. 

Aproveitei as instruções de anos anteriores do senhor NeoPayne muito entendido nestas coisas e trocamos o transformador do router 12volts 3 amperes.

As velocidades de internet Pacote M4O estão como Quartel General de Abrantes. 

Quanto ao aumento de Ping de 32 para cerca de 38 ms, nas 2 últimas semanas só poderá baixar quando o Cabo Ótico Submarino for via Ponta Delgada - Lisboa. 
Não estou interessado em instalar Starlink via satélite em orbita baixa para ter ping por volta dos 25ms.

Algum rei ou rainha de pings, no continente e neste momento consegue pings entre 18 e 25 ms para os servidores MEO ou NOS em Ponta Delgada.
Posso oferecer um ananás como trofeu. 
Cumprimentos 
José francisco

Reputação 7
Crachá +21

Olá a todos os colaboradores

Hoje na casa de minha irmã os técnicos substituíram a tomada de fibra quadrada por uma retangular, fizeram junção da fibra externa com a interna que ligar o router. Disseram que a novo sistema é melhor e também substituíram o router instalado há menos de duas semanas ainda informaram que o sinal estava, no mínimo limite RX -26 dBm.

Antes da intervenção estava assim



Neste momento não temos acesso ao router em “ meo meo “ talvez amanhã para verificar os parâmetros. 

Aproveitei as instruções de anos anteriores do senhor NeoPayne muito entendido nestas coisas e trocamos o transformador do router 12volts 3 amperes.

As velocidades de internet Pacote M4O estão como Quartel General de Abrantes. 

Quanto ao aumento de Ping de 32 para cerca de 38 ms, nas 2 últimas semanas só poderá baixar quando o Cabo Ótico Submarino for via Ponta Delgada - Lisboa. 
Não estou interessado em instalar Starlink via satélite em orbita baixa para ter ping por volta dos 25ms.

Algum rei ou rainha de pings, no continente e neste momento consegue pings entre 18 e 25 ms para os servidores MEO ou NOS em Ponta Delgada.
Posso oferecer um ananás como trofeu. 
Cumprimentos 
José francisco

O user de acesso pode ser o nome da rede wifi, pass a da rede wifi (os que estao escritos por baixo do router)

boas, mnn

No dia 25 de Agosto vou tentar novamente entrar no Router.
O Técnico mudou a passe de Wi-Fi, eu queria entrar, no Router para ver se o RX estava nos -26 dBm e disse me que só amanhã poderia entrar.

Não sei se hoje mexeram, ou não no PDO porque, antes de fazerem alterações em casa o sinal ontem estava melhor do que hoje RX -32dBm vs RX- 33 dBm.

Estas coisas são um mistério para mim,.uma festa para quem conhece esta arte de telecomunicações de alta velocidade, 

Cumprimentos

josé
 

Continua Pings superiores em Agosto de 2022

Ping agosto de 2022

Para Lisboa - 38ms
 

Ping anterior a Agosto de 2022
Para Lisboa 31ms


Portugal um país que ninguém sabe de nada.

Em vez de melhor a Latência de Lisboa para a minha área piorou em 7-8 (oito) ms

Ping em 19 de Agosto de 2020 para Lisboa - 30ms
http://www.nperf.com/r/3272411447151318-IR0kw2xF

Se ninguém da Altice está interessado em explicar, no Forum o motivo do último aumento do ping 

entre as cidades de Lisboa e Ponta Delgada eu também deixei de estar interessado em saber neste calvário, porque já cheguei a uma conclusão com ajuda de utilizador no forum neste planeta com grandes conhecimentos em telecomunicações e relações públicas.

Ping de 12 ms para o servidor mais próximo

Tracing route to speedtest-pd1.meo.pt [2001:8a0:210b:4:212:55:137:233]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  dsldevice.lan [2001:8a0:5a45:cc01:9e97:26ff:fed5:f23e]
  2     7 ms     3 ms     2 ms  2001:8a0:40:0:10:158:8:77
  3    12 ms    12 ms    12 ms  2001:8a0:210b:4:212:55:137:234
  4    12 ms    11 ms    12 ms  2001:8a0:210b:4:212:55:137:233
---------
Tracing route to 212.55.137.233 over a maximum of 30 hops

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  dsldevice.lan [192.168.1.254]
  2     2 ms     3 ms     1 ms  10.200.144.1
  3    12 ms    12 ms    12 ms  212.55.137.234
  4    12 ms    12 ms    12 ms  212.55.137.233

Primeiro teste para o servidor PD em 13.03.2020 

http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/34e7af00-64f7-11ea-86b5-e72b46503fa0

Continuação de bom trabalho
Cumprimentos 
José Francisco
 

Portugal é rico em natureza, praias, mulheres bonitas e inteligentes com telecomunicações rápidas.
A CEO da Altice Portugal é uma senhora.  

https://www.submarinecablemap.com/

 

boas férias


Boas,
nmm & trutafario

Pensei que poderiam gostar de saber.

Hoje o meu Ping para Lisboa depois de 15 dias voltou a valores anteriores.

È verdade que Ping ± 6ms é insignificante, mas prefiro o mais baixo 


Não sabemos se dividiram o trafego entre Ponda Delgada e pelos dois cabos submarinos ou fizeram manutenção num cabo ou na central.
31 de Agosto de 2022
Cumprimentos
José