Resolvido

Banda larga móvel wi-fi - dados móveis ligam e desligam sozinhos

  • 3 September 2018
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Recentemente alterei o meu tarifário da minha banda larga móvel, que entrou em vigor no início deste mês. Banda larga essa que é por wi-fi, cujo equipamento é o router ZTE MF65M.


Acontece que desde que este tarifário entrou em vigor, por razões desconhecidas nunca mais consegui aceder à internet através dessa banda larga móvel. O que se está a passar é o seguinte:


 


Quando ligo o router da banda larga móvel, o PC liga ao dispositivo normalmente. No entanto não tenho acesso aos dados móveis. E porquê?


Porque quando vou à administração do dispositivo, após inserir no browser o endereço e de seguida a palavra-passe, reparei que por alguma razão maluca os dados estão sempre a ligar e a desligar sozinhos, num ciclo de 3 ou 4 segundos. Os dados ligam-se, passado esse tempo desligam-se. Passado esse tempo os dados ligam novamente para depois se desligarem. Daí não passa.


Liguei para o 16209 e durante meia-hora, tirou-se a bateria do router e o cartão, voltei a meter tudo no sítio; não serviu de nada. Pressionei os 2 botões do dispositivo para fazer reset; de nada serviu. Entretanto descobriram que tinha um valor negativo na facturação, mas mais tarde disseram-me que não era essa a causa. Depois experimentei tirar o cartão do router e experimentá-lo no meu smartphone; continuei sem acesso à net. Logo, o problema não está no equipamento, mas sim no cartão da banda larga. No entanto, não conseguiram resolver o problema, porque apesar destes sintomas, o sistema deles diz que está tudo OK.


Dirigi-me entretanto esta manhã à loja MEO mais próxima daqui, que é a de Vila Franca de Xira. Lá, para além de efectuarmos todos os passos acima descritos, experimentou-se o cartão da banda larga num smartphone da loja, que não se conectou à net. O problema à partida seria do cartão, mas mesmo após experimentarmos uma 2ª via do cartão, de nada serviu. Acedi à administração da banda larga através do meu smartphone e mostrei-lhes o que está a acontecer exactamente. Viram tudo com os próprios olhos, mas ainda assim o sistema deles dizia que tudo estava OK. Resumindo e concluíndo: também não resolveram o problema e mandaram-me ligar para o 16209 (outra vez).


E assim foi. Tornei a ligar para lá, para não conseguirem resolverem o problema e para mandarem-me (novamente) à loja MEO. Mas como disse que já lá tinha ido e de lá mandaram-me ligar para o 16209, fizeram uma reclamação da qual estou neste momento a aguardar o feedback.


Uma coisa é certa: isto é tão confuso, não é normal. Isto não está a ter lógica nenhuma. Mas se nem a loja e nem o serviço de apoio ao cliente não forem capazes de resolver isto, não terei outra alternativa senão cancelar este serviço.


 


PS: Aqui está um vídeo onde mostro exactamente o que está a acontecer.
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Solução por Olives 7 September 2018, 05:23

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6 respostas

Peço desculpas. Não deu para carregar o vídeo directamente aqui.


Aqui está o link: https://www.youtube.com/watch?v=FZ6iGSRGXS4&feature=youtu.be
Bom dia


 


Qual o modo de rede? Está em auto-negociação ou está com um modo definido, por exemplo somente 3G?


O teu smartphone suporta 4G?
Boa noite, mikemeo


 


O modo de rede está definido como somente 3G. Já alterei para 2G, mas não resultou. Este router não suporta 4G.


Quanto ao meu smartphone, também não suporta 4G, mas aquele que usaram na loja para testar suporta. Estive lá quase 2 horas, e a verdade é que foram impotentes. Tentaram de tudo, mas sem sucesso. Tal como o serviço de apoio ao cliente.


Visto que mesmo depois de emitir uma 2ª via do cartão o problema persiste, até que ponto poderia ser do próprio número do cartão? Sei que não faz sentido algum... Aliás, esta avaria não faz sentido algum.


A propósito, continuo a aguardar o feedback da reclamação que a senhora da MEO fez para mim.
Bom dia


 


Foi mesmo por não suportar 4G que perguntei se o smartphone suportava.


O que reparei no vídeo é o equipamento estar sempre em 3G, quase sem sinal, por esse motivo é que levantei a questão do modo.


Uma vez que já foi testado em outros equipamentos e é recorrente, algo se passa com o perfil.


Foi testado outro SIM no router?
Bom dia,


 


Sim. Lá na loja creio que experimentam um outro SIM que não o meu... Pelo menos levaram o dispositivo e demoraram uns bons minutos.


 


Mas agora vou dar uma novidade. Hoje os dados móveis estão a funcionar. Estou a escrever esta mensagem através da internet da banda larga. Não sei se fizeram algo que tenha resolvido o problema mesmo não dando o feedback, mas se foi o caso eu agradeço. Ainda assim vou aguardar uns dias para ver o que acontece, não vá o diabo tecê-las.
Ora bem, recebi finalmente o feedback. Foi-me dito que alteraram um parâmetro qualquer relacionado com o número do cartão. Sendo assim vou dar esta questão como resolvida