Atribuir um IP estático a um dispositivo de rede local no router Meo

• 29 Novembro 2013
  • 17 respostas
  • 14331 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Este procedimento tem de ser efetuado através de Telnet com privilégios de rootuser.

Aceder ao router via telnet , ip 192.168.1.254.

Executar os seguintes comandos.

Exemplo O primeiro comando vai mostrar a lista de dispositivos .

Em seguida deveram substituir os “00:xx:xx:xx:xx:xx” pelo MAC Address do dispositivo que pretendem alterar, e o IP “ 192.168.1.100 ” pelo IP desejado

code:
dhcp server lease list

dhcp server lease delete clientid=00:xx:xx:xx:xx:xx

dhcp server lease add clientid=00:xx:xx:xx:xx:xx

pool=LAN_private addr=192.168.1.100

leasetime=0 saveall

reiniciar o dispositivo para o qual foi alterado o IP para este receber o novo IP.

Esta configuração é permanente e só irá desaparecer se for efectuado um reset ao router .

Nota!! Para quem não sabe qual o username e password do rootuser, pode ver aqui como criar um . http://www.meoforum.com/meo-fibra/meo-fibra-internet/4179-como-criar-um-rootuser-aceder-telnet-firmware-10-2-1-d

17 respostas

Reputação 5
Excelente tutorial! Vai ser certamente útil a muita gente 😉
Reputação 6
Boas,

Fica permanente, só desaparece em caso de reset ao router.
Reputação 6
Boas,
Serve para o caso de estares com algum conflito de IP e para poderes atribuir o IP que quiseres aos dispositivos ligados ao router .
Reputação 6
Boas @@fpinho

O user que estas a usar não tem permissões para fazer isso.

Experimenta o.

User- sumeo

Pass - bfd,10ng

Se também não permitir tem mesmo de ser com root user .
Reputação 6
Boas @@fpinho

Vê aqui para o firmware 102.1.1D

https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325

E aqui para o firmware 10.2.1.L

https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474
Boas

Ja agora isto serve para que? Tem alguma coisa haver como DMZ?

Cumpz
Reputação 5
Boa xptopt! Já uma ou 2 vezes andei à procura disso na interface telnet, superficialmente, não achei, deixei de lado por falta de vagar e não ter extrema importância. Mas tinha isso com os Asus, o DHCP manual por lista de MACs, e dava muito jeito!

O router da MEO salva efectivamente esses endereços, de modo permanente ou se se desligar, ou reiniciar, perde e volta a disparar um automático aleatoriamente?
Reputação 5
Boas

Ja agora isto serve para que? Tem alguma coisa haver como DMZ?

Cumpz

Não tem nada a ver com DMZs...

Muito útil para quem tem uma rede LAN caseira, com DHCP activo e vários dispositivos de utilidade não móvel (ex: desktop pc), nos quais são efectuadas operações frequentes de limpeza/restauro de sistema, ou até mesmo por outras razões. Configura-se uma única vez o router (servidor) com a lista DHCP desejada de IPs reservados, e nos dispositivos (clientes), em que pretendemos IP fixo, deixa de ser necessária a configuração manual consecutiva, permitindo a estes estarem sempre devidamente organizados e identificados na LAN, sem grande maçada. Nada de transcendente, nada de imprescindível para a maioria. Mas, dá jeito com certeza.
Reputação 1
Qual é o router em questão?

E qual é exactamente a mensagem de erro?

Se puderes coloca um printscreen e tapa só os dados privados (mac e login se for visível).
Bom dia,

Já executei os passos aqui descritos mas não consigo atribuir um ip fixo.

Falha sempre na parte 

code:
this invalid pool.

Não é possível fazer direto no router?

O technicolor

o print está em anexo
Ok, Obrigado,

Vou experimentar quando chegar a casa.
Boa tarde,

Só consegui experimentar agora.

E dá exactamente o mesmo erro.

Qual é o user de root?

Cumprimentos,

Filipe Pinho
Obrigado pelas respostas, mas isto não tem jeito nenhum, eu so quero poder usar um ip fixo num dos pc's,  eles não dão permissoes para isso?

Se ligar para o apoio tecnico eles nao fazem as alteracoes?

O mais facil é colocar o meu router e usar o meu em vez do da MEO

Obrigado
Boa tarde!

E através da interface gráfica com o utilizador sumeo não é possivel fazer essa atribuição?

Estou com um problema numa impressora por wifi à qual quero atribuir sempre o mesmo IP e não tive sucesso...

Só mesmo por telnet?

Se for o caso onde diz: 

code:
pode ficar

code:
pool=ImpressoraHP addr=xpto ?
Obrigado,

Eunito.
Up!
Alguém me pode ajudar? Não consigo atribuir um ip estatico a uma impressora Wi-Fi...
Sem recurso ao Telnet não é mesmo possível?
Boas

Será que posso atribuir ip fixo à box para desligar o dhcp do router meo? Tenho outro router ligado antes do da meo. 

Responder