Pergunta

Após a nova actualização ao Technicolor TG784n v3 a porta FTH 1Gbps deixou de existir

  • 15 April 2019
  • 9 respostas
  • 2572 visualizações

Boa noite,
Como o título diz, após a última actualização do firmware do router Technicolor TG784n v3, a porta gigabit deixou de estar disponível.
A porta gigabit era a porta 4, mas com a nova actualização todas as portas FTH passaram a estar limitadas a 100Mbps, passando a porta WAN a ser gigabit.
Como se pode ver na imagem em anexo.


Com esta alteração / limitação, as velocidades são inferiores aquelas que eu conseguia obter anteriormente.
Com o firmware anterior onde a porta 4 era gigabit, conseguia alcançar a velocidade máxima contratada (100/100), sendo que agora a porta está limitada a 100Mbps, tenho uma perda em torno de 10 a 20Mbps.

Gostava que me explicassem o porquê desta limitação.
Porquê que privaram o acesso à porta gigabit?

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Correcção: Postas ETH e não FTH.
Reputação 7
Crachá +23
boas

e já contactaste o apoio técnico?
Crachá

Também me aconteceu o mesmo. Tenho uma internet de 500Mb e de repente essa porta deixou defuncionar… Só consigo ter 100mb

Boa tarde.

 

Renovei o contrato e passei para 500Mbps. O colaborador da Meo garantiu que este router permitia atingir os 500Mbps mas comecei a pesquisar e então encontrei este post. “Por resolver”.

helderferreira14, chegou a resolver a limitação de acesso?

Alguém me pode confirmar se realmente é possível obter 500Mbps com cabo de rede direto ao router?

Obrigado.

Boa tarde.

 

Renovei o contrato e passei para 500Mbps. O colaborador da Meo garantiu que este router permitia atingir os 500Mbps mas comecei a pesquisar e então encontrei este post. “Por resolver”.

helderferreira14, chegou a resolver a limitação de acesso?

Alguém me pode confirmar se realmente é possível obter 500Mbps com cabo de rede direto ao router?

Obrigado.

Estou exactamente na mesma situação, até há uma semana atrás tudo funcionava excelentemente, de um momento para o outro deixei de receber velocidades superiores a 100/100, contactei o apoio técnico e dizem que é problema de driver de computador, duvidando muito lá me calei e desliguei a chamada, formatei o PC, instalei drivers e tudo certo, porém na ligação bloqueia a na mesma… 

 

Eu tive melhor sorte... trocaram o router para o Fibergateway.

Boas

Um familiar em 2019 fez upgrade de 100 para 500 Mbps porque necessitava de mais internet móvel.

Em junho de 2020 verifiquei que só tinha 100 Mbps, na porta 4 e o Wi-Fi não passava de 50Mbps configurado com largura de banda do canal em 20/40Mbps, também o alcance era pouco. Descobri porque estava instalando um router como ponto de acesso com portas 1000 e não conseguia velocidades de 500 por cabo nem mais de 100,  na banda de 2.4GHz e 250, na banda de 5GHz com 80Mhz de largura de banda do canal.

O Router do MEO foi fabricado em 2013 e ligado desde 2014 (6 anos) os técnicos em 16209 também não conseguiram reparar.

Substituíram por Technicolor TG789vac v2, tem menos uma antena por banda em relação ao fibergateway português.

O alcance na banda de 2.4Ghz não nos pareceu superior ao TG784n V3.

Ainda vamos ligar para 16209 para alterar parâmetros porque, no speedtest não passa dos 50Mbps. Coexistence pode estar activado por causa das interferências e com performances inferiores, não sei se podem fazer mais alguma coisa.

Na minha casa tenho um TG784n V3 a funcionar bem desde 2015 e em Wi-Fi com velocidades entre 100 e 150 Mbps com placa Wi.Fi de 300Mbps.

https://www.speedtest.net/result/9746719461.png

Placa Wi-Fi 150 Mbps:

https://www.speedtest.net/result/9746736692.png

Um dia por RF vai haver “T”  tera, mais rápido do que a fibra óptica.

Alguém sabe porque a porta “G” giga passou para “M” mega?

Obrigado

J Francisco

Eu tive melhor sorte... trocaram o router para o Fibergateway.

Olá, trocaram gratuitamente?

Reputação 3
Crachá +13

O TG789vac v2 tem portas Gigabit, por isso dá os 500/100 por cabo sem qualquer problema, e não der, é porque há algo de errado.

Tenham atenção aos ROG GameFirst, cFosSpeed e afins… capam a largura de banda.