Pergunta

Alterar TKIP para WAP2???

  • 14 October 2020
  • 6 respostas
  • 2985 visualizações

Boas,

Hoje sem mais nem menos fiquei sem acesso a internet,não me deixava aceder através da minha palavra passe dizia sempre incorreta e o modem ficava também sem internet.

Depois de um tecnico ter feito o reset la consegui ter acesso mas assim que acedi através do iPad sistema operativo 14.0.1 dizia a seguinte msg...

“Baixo Nivel de Segurança

O protocolo WPA/WPA2(TKIP) não e considerado seguro

Se esta rede de Wi Fi for sua,configure o router para o tipo de segurança WPA2 (AES) ou WPA3.”

Fui ver na minha pagina pessoal da MEO  e a encriptaçao e a que vem em baixo.

Modo de autenticação WPA+WPA2 Modo de encriptação TKIP+AES

Falei novamente com o técnico a pedir se era possível alterar a encriptaçao para WPA2 mas foi me dito que não era possível e que o router ja esta com nível de segurança máximo.

ao qual pesquisei e vi que TKIP ja e um protocolo obsoleto.

 

posso vir a ter problemas a nível de segurança ?


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Reputação 7
Crachá +23
“O TKIP faz parte do padrão WPA (Wi-Fi Protected Access). O WPA define modos para autenticação e para confidencialidade dos dados. Para criptografia, o WPA utiliza o TKIP e o AES.”. 

 TKIP+AES. No Reddit há um tópico sobre isso. Vide este tópico no entanto poderá depender do router meo que tem https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/alguem-sabe-como-configurar-o-router-para-wpa2-aes-ou-wpa3-143911?postid=169317#post169317

 

Por cerca de 30 euros poderá optar por ter um router proprio (por exemplo asus) ligado em bridge onde terá não só mais amplitude de rede sem fios como encriptação correta só AES. não sei porque ainda tem TKIP+AES.

 

Resta saber que router meo tem.

 

Bom dia o router que tenho e o TG789vac V2.

 

poderia me indicar o router da ASus sff?
 

obrigado

 

Reputação 7
Crachá +23

Olá

 

Tenho o modelo Asus RT-AC51U, pessoalmente estou muito satisfeito com esse equipamento.

quanto kusta com preços e lojas - https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Routers-e-Modems/Asus-RT-AC51U-90IG0150-BM3G00-p-1-404512

na altura que procurei era dos modelos mais baratos, claro que eles tem uns todo xpto mas são mais caros.

nota: tenho esse equipamento por outro motivo que não o mencionado no post, eu como jogo preciso acesso admin no router (para abrir portas) e ter um NAT estável. Como é o router que uso para demais demanda em casa de acesso internet (cabo ou wifi) valeu todo o centavo que gastei nele, mesmo sendo relativamente barato. Ou seja nesse modelo a relação preço/qualidade faz justiça.


Acresce dizer também que o equipamento tem firmware especifico para operadoras PT (ISP) e um pequeno manual http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html

 

Não obstante esta minha sugestão, não sei dizer se os router da MEO, se é uma questão de tempo até ter a encriptação TKIP removida ou gerivel para não encriptar por essa via sem ser TKIP+AES. No entanto nunca ouvi falar de problemas de segurança quando as duas encriptações são combinadas TKIP+AES (que em teoria deveria criar maior robustez na encriptação).

Mas isso é como quase tudo, não existe segurança 100% inviolável. Há de haver sempre um “cromo” expert em procurar vulnerabilidades.

Quiçá para os métodos conhecidos de criar intrusão em redes sem fio que conheça quase todas implicam ter o SSID ligado, ou seja o nome da rede a ser propagado no raio de alcance.

No meu caso eu tenho sempre as minhas redes sem fios 2.4 e 5G escondidas 🙂, paranoias ou não, apesar de nunca ter sido alvo de situações dessas.

Reputação 7
Crachá +23

Já agora o TG789vac V2 tem:

WPA-PSK

WPA2-PSK

WPA-PSK + WPA2-PSK

 

Manual online aqui https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/User_Guide_Router_Wireless_Technicolor_TG789vac.pdf

ou seja, o router meo tem WPA e WPA2 no entanto a encriptação é que o deixa com o equipamento a dar esse alerta. Isso é um Apple não?

Boa noite,

 

sim e o iPad com a actualização, e também no macbook o avast também me da um alerta so sobre o router.”senha fraca” mas ja alterei a senha com vários caracteres.

 

desde ja agradeço pela resposta .

Crachá

Bom dia,

Quero pedir ajuda.


Já a alguns dias que me aparece a seguinte mensagem no meu wifi

“A WPA não é considerada segura. Saiba mais.

Se esta rede Wi‑Fi for sua, configure o router para usar o tipo de segurança WPA2/WPA3 pessoal (AES) com esta rede.”
 

Como posso resolver este problema?????

 

obrigada