Alterar DNS no Router TG784n v3 (10.2.1.L)

  • 21 October 2015
  • 33 respostas
  • 36277 visualizações

  • Principiante
  • 5 respostas
Depois de obter as permissoes necessarias como mostra este post


 


Basta usar os seguintes comandos na Telnet:


 


code:
:dns server forward dnsset list

 


Para ver os DNS actuais. O resultado vai ser este:


 


code:
Forwarding Templates
====================
Set Metric Owner DNS-Server EDNS Label Interface
--- ------ ----- --------------------------------------- ---- --------------- -------------------------------
100 0 <learned IPv4 server> InternetGPON
100 0 <learned IPv6 server> InternetGPON

Forwarding Servers (flags: [*]Dynamic [d]HCP [p]PP [i]PSEC [t]rigger)
==================
Set Metric Flg DNS-Server EDNS Label Intf State
--- ------ --- --------------------------------------- ---- --------------- ------------------------------- -----
100 0 D* 212.55.154.174 InternetGPON UP
100 0 D* 212.55.154.190 InternetGPON UP
100 10 D* 2001:8a0:2106:5:212:55:154:174 InternetGPON UP
100 10 D* 2001:8a0:2206:5:212:55:154:190 InternetGPON UP


 


Como podem ver há 2 para ipv4 e ipv6. Vamos limpar com este comando:


code:
:dns server forward dnsset flush

 


Adicionar os DNS pretendidos, neste caso os da Google:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=8.8.8.8 metric=0 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=8.8.4.4 metric=0 intf=InternetGPON

 


Podemos também inserir os de ipv6 orginais:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:8a0:2106:5:212:55:154:174 metric=10 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:8a0:2206:5:212:55:154:190 metric=10 intf=InternetGPON

 


Ou então os da Google:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:4860:4860::8888 metric=10 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:4860:4860::8844 metric=10 intf=InternetGPON

 


Podem ver o resultado na pagina web de configuração do router:


http://i.imgur.com/VcK3JJy.png


 


 !ATENÇÃO!


A alteração de DNS pode implicar a perda de TV, como nao tenho esse serviço nao posso testar.



Reiniciar o Router faz com que a ligação adicione novamente os DNS da MEO pois estes são atribuidos pelo DHCP, até agora não encontrei forma de tornar a alteração permanente, a tarefa é dificultada pois os DNS orginais vão com prioridade 0.


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

33 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Isso, ou seguindo o indicado no inico deste tutorial, para repor os DNS, sim.


 


Mas no entanto, é estranho que o simples reiniciar do router não esteja a repor as definiçoes DNS, quando tem acontecido o oposto disso com todos aqui. Já tentou de novo conforme indiquei?


 


Como conigurou os DNS da google no router MEO da primeira vez?


 


Atentamente,
eu até poderia fazer isso mas eu não sei se esse DNS era o que veio com o router antes de eu ter alterado , eu simplesmente modifiquei , guardei e reniciei 
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Como fez essa modificação ao DNS, seguindo as instruções deste tópico, ou de outra forma? Era isso que estava a tentar perceber...


 


Atentamente,
Resetei router , finalmente mudou os DNS! Agora falta saber se a impressora irá funcionar agora 
Olá.


Tenho um TG784n V3 - 10.2.1.L.


 


A minha questão é: é possivel trocar o dns para um dns da google por exemplo, sem ter de fazer o procedimento de root do modem? (De um modo simples).


Estou farto de tentar: entrando em modo sumeo por exemplo, permite fazer um flush do dns mas não deixa trocar... (Diz que nao posso usar o comando).


 


Edit: Pelo que vi não tenho acesso à opção "add". Só tenho a "Delete", "List" e "Flush", no dns -> server -> forward-> dnsset...


 


 
GonP escreveu:
Se leres a publicação na íntegra, vez a razão principal de não ficar permanente. Os DNS ficam lá mas os que são atribuídos por DHCP têm prioridade (Flag: D*) .
Eu continuo com este problema, defino os DNS que quero e faço SAVEALL, ficam lá somente os ip's que defeni, no entanto se o router resetear fico com os que defini e com os da MEO  com a flag D* (DHCP).
Crachá +3
Há já algum tempo que não pensava sequer neste assunto mas como tive uma avaria e fizeram o favor de reiniciar o modem , voltei a ter os dns da Meo.


Quando fui tentar alterar novamente os dns, dá-me erro no comando


code:
:dns server forward dnsset flush

dá msg "Command not allowed."


será isto mais uma medida da meo para nos tirar controlo sobre o que é nosso? há maneira de contornar?
fiz este tutorial, pelo que sei, é preciso root.

apaguei os DNS, apliquei novos, reiniciei a box da tv e nao tem qualquer problema, a tv trabalha na mesma

Mas mesmo com o :saveall, assim que o router é reiniciado os dns do meo aparecem e acho que os assume, os endereços que puz continuam lá, mas nao sei se os usa..

Nao existe maneira de forçar o router de nao assumir os endereços da meo?