Resolvido

Alguem sabe que tipo de formação é dada aos tecnicos que atendem o 16209??

  • 1 September 2022
  • 47 respostas
  • 471 visualizações

Reputação 5
Crachá +15

Caros , 

 

          tenho uma avaria intermitente no meu acesso fibra , o router deixa de ter sinal da fibra, já expliquei aos tecnicos o que se passa , já lhes disse que o cabo de fibra está bom , os valores de potencia estão dentro dos parametros, apenas os valores tx por vezes estão ligeiramente acima do ideal entre 2.7 dbm e 2.8 , medidos no sofware do router, e com um power meter PON , os valores são semelhantes. Expliquei-lhes que havia mais vizinhos com o mesmo problema , que poderia ser ou do firmware da fibergateway gr241ag ou da OLT a que estamos ligados , infelizmente o “tecnico “ não sabia o que é uma OLT….. e embora eu argumentasse que o problema poderia estar no firmware , o tecnico mandou-me trocar o router na loja , o que fiz , embora já soubesse que a troca não resolveria o problema, porque todas as fibrergateway  gr241ag têm o mesmo firmware, temos aqui um vizinho que tem a fibergateway GR141DG , e esse não tem este problema porque o firmware não igual, embora eu esteja inclinado para um problema na OLT , ainda não consegui resolver o problema porque no 16209 , pelo menos as duas pessoas com quem falei , não faziam ideia do que era uma OLT - (Optical Line Terminal) que é basicamente o equipamento onde estão ligados os ONT…. a outra ponta da fibra…

 

Digam lá a vossa opinião sobre sobre este caso ...

icon

Solução por Trutafario 1 September 2022, 22:46

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

47 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Mas estão nas áreas do condomínio ou não ?

Não é para mim, é para um amigo 🤦‍♂️

A responsabilidade é do operador em prestar assistência, a obrigação de ceder a chave é do condomínio.

Quem é que disse asneiras !?

 

Reputação 2
Crachá +8

Mas estão nas áreas do condomínio ou não ?

Não é para mim, é para um amigo 🤦‍♂️

A responsabilidade é do operador em prestar assistência, a obrigação de ceder a chave é do condomínio.

Quem é que disse asneiras !?

 

Talvez você desconheça algo: a sua varanda (a existir e que você more num prédio) faz parte do condomínio…

Explique lá a sua pergunta… é que eu sou atrasado, pelo que peço desculpa.

Reputação 2
Crachá +8

Quem é a Vanessa_Meo? Já me enviou uma série de “troféus”… que coisa absurda!

Mas eu sou atrasado...

Reputação 7
Crachá +21

muitas vezes para os condomínios deixarem instalar a rede dos operadores (pdo’s) dizem onde deixam colocar e dizem sempre que a chave está acessível a todos os condominos, o que muitas vezes não é verdade

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues a sério 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️
Moro numa moradia com 6 quartos 2 varandas , 4 casas de banho etc, tipo um prédio , mas uma casa.
 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

nunca disse que se transfere o acesso ao PDO para o condominio...é melhor leres melhor o que disse…

 

além que num condominio como manda a lei as chaves de acessos reservados como as caixas de elevadores, coberturas, etc, existem vários condominos com chaves extra…

 

além que em muitos prédios em Lisboa (desconheço noutros sitios) existe um chaveiro que só os técnicos telecomunicações podem ter acesso...sei disso porque no meu trabalho já usei mt esses chaveiros...

Reputação 2
Crachá +8

muitas vezes para os condomínios deixarem instalar a rede dos operadores (pdo’s) dizem onde deixam colocar e dizem sempre que a chave está acessível a todos os condominos, o que muitas vezes não é verdade

Ai, ai… isso já “cheira” a uma infração… as deliberações tem que ser tomadas em reunião de condóminos… assim de repente lembra-me de 4 operadores.

Porque não enfiam a cablagem (Fibra/outra) pela conduta, até a cada caixa de patim, deixando o PDO fora da edificação?

Reputação 7
Crachá +23

boas 

 

acrescentar…

 

o condomínio é responsável pelas infraestruturas da rua até ao PDO dentro do prédio e do PDO para cada casa dos condôminos…

 

se alguma dessas condutas ficar obstruídas é da responsabilidade do condomínio de resolver o problema...

Reputação 7
Crachá +21

boas 

 

acrescentar…

 

o condomínio é responsável pelas infraestruturas da rua até ao PDO dentro do prédio e do PDO para cada casa dos condôminos…

 

se alguma dessas condutas ficar obstruídas é da responsabilidade do condomínio de resolver o problema...

 

Totalmente correto

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

nunca disse que se transfere o acesso ao PDO para o condominio...é melhor leres melhor o que disse…

 

além que num condominio como manda a lei as chaves de acessos reservados como as caixas de elevadores, coberturas, etc, existem vários condominos com chaves extra…

 

além que em muitos prédios em Lisboa (desconheço noutros sitios) existe um chaveiro que só os técnicos telecomunicações podem ter acesso...sei disso porque no meu trabalho já usei mt esses chaveiros...

Onde se instala os PDOs dos diferente operadores? As chaves dos elevadores estão com o fabricante, existem chaves “universais” para bombeiros/autoridades.

Não devem existir chaves extra entregues pelos vários condóminos… é uma falha de segurança.

Reputação 7
Crachá +21

As regras são uma coisa, a realidade é outra

Reputação 2
Crachá +8

boas 

 

acrescentar…

 

o condomínio é responsável pelas infraestruturas da rua até ao PDO dentro do prédio e do PDO para cada casa dos condôminos…

 

se alguma dessas condutas ficar obstruídas é da responsabilidade do condomínio de resolver o problema...

Então fiem-se nisso… como é que uma conduta fica obstruída? O que pode levar a tal circunstância?

 

Reputação 7
Crachá +21

boas 

 

acrescentar…

 

o condomínio é responsável pelas infraestruturas da rua até ao PDO dentro do prédio e do PDO para cada casa dos condôminos…

 

se alguma dessas condutas ficar obstruídas é da responsabilidade do condomínio de resolver o problema...

Então fiem-se nisso… como é que uma conduta fica obstruída? O que pode levar a tal circunstância?

 

Quantas quer? Obras, ninhos de animais (normalmente ratos), raizes (a tubagem vai até a cvp ou cvm, consoante o caso, mas sempre na rua) etc etc etc

 

Para quem construiu predios, não sabe o basico? 😅

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

os acessos aos elevadores numa grande parte dos edifícios de Lisboa estão barrados por outros barreiras criadas pelo condomínio, posso o dizer por experiencia…

 

mas como disse existe um chaveiro milagreiro que quem tem essa chave para o abrir, acede a todo o edifício sem problemas, também o digo por experiencia própria….

 

em relação as condutas...regra geral, má construção, curvas muito apertadas, tudo estreitos demais, lixo, partidos, etc… qualquer destas situações é suficiente para um cabo ficar preso e não sair mais...tendo o meu pai como electricista a 40 anos, felizmente sempre me mostrou que vale apena gastar uns trocos a mais e deixar um bom trabalho para o futuro…

 

além que existe um seguro obrigatório que o condomínio tem de ter que abrange essas situações...

Reputação 2
Crachá +8

boas 

 

acrescentar…

 

o condomínio é responsável pelas infraestruturas da rua até ao PDO dentro do prédio e do PDO para cada casa dos condôminos…

 

se alguma dessas condutas ficar obstruídas é da responsabilidade do condomínio de resolver o problema...

Então fiem-se nisso… como é que uma conduta fica obstruída? O que pode levar a tal circunstância?

 

Quantas quer? Obras, ninhos de animais (normalmente ratos), raizes (a tubagem vai até a cvp ou cvm, consoante o caso, mas sempre na rua) etc etc etc

Repare, a conduta está sempre acessível.. abre a tampa da caixa e está lá a tubagem para o prédio. Dentro do prédio, na caixa de patim está a coluna… para que precisa do condomínio? Só preceisa de acesso à parte comum… pode não a ter. Mas se alguém contrata o serviço, estará em casa para lhe dar acesso, o mesmo para um novo contrato.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

dentro do prédio, é a aventura nos prédios antigos...falar assim com essa confiança é porque só vi em predios relativamente recentes...nos prédios dos anos 40, 50, 60, 70 quero ver essa confiança...

Reputação 7
Crachá +21

Desisto tentar explicar-lhe, para mais formação, há cursos

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues  mais uns comentários e ganha mais um troféu comentador IV , força nisso , toca aí a comentar .

Você sabe , aqui precisamos de pessoas que sabem.

E até das que não sabem , tipo eu 🤷‍♂️

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

os acessos aos elevadores numa grande parte dos edifícios de Lisboa estão barrados por outros barreiras criadas pelo condomínio, posso o dizer por experiencia…

 

mas como disse existe um chaveiro milagreiro que quem tem essa chave para o abrir, acede a todo o edifício sem problemas, também o digo por experiencia própria….

 

em relação as condutas...regra geral, má construção, curvas muito apertadas, tudo estreitos demais, lixo, partidos, etc… qualquer destas situações é suficiente para um cabo ficar preso e não sair mais...tendo o meu pai como electricista a 40 anos, felizmente sempre me mostrou que vale apena gastar uns trocos a mais e deixar um bom trabalho para o futuro…

 

além que existe um seguro obrigatório que o condomínio tem de ter que abrange essas situações...

Sim, infelizmente existe muito mau profissionalismo no que concerne à passagem de tubos para suporte à cablagem… e nem se trata de gastar uns “trocos a mais”, basta fazer o trabalho como deve de ser. Abri muitos roços, “marquei” muita água e electricidade, cheguei a deixar uma pré-instalação para som 5.1… aqui sim, “meros trocos” > 2mt de tubo e um aplique.

Os seguros não cobrem a falta de infraestruturas...

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues  mais uns comentários e ganha mais um troféu comentador IV , força nisso , toca aí a comentar .

Você sabe , aqui precisamos de pessoas que sabem.

E até das que não sabem , tipo eu 🤷‍♂️

Troféus? Não é possível um desconto na fatura? ehehe

Vou ser sincero, é um defeito que tenho, você está muito bem para respostas “institucionais”… a maior parte das respostas que deu a determinados problemas técnicos são absolutamente “past/copy” do apoio de um operador…

Sabe quem enfiou a Fibra Meo na minha casa? Fui eu… mandei o técnico ir para o PDO fazer a ligação. Depois “disse-lhe” que queria o router em determinado sitio. Nem precisou de passar cablagem RJ45, pois eu já a tinha construido… obviamente teve que configurar o acesso ao ISP…

 

Se a máquina de fusão fosse acessível, comprava uma… só para brincar.

 

 

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues quantas máquinas de fusão quer ?

Tenho um amigo que vende .

Volte a comentar o do costume (baboseiras) e chega ao troféu seguinte.

Se nunca ninguém lhe disse , eu digo, não percebe um catano disto, cultive se e tire formações das coisas, não venha para aqui tentar aprender, isto não é uma sala de aulas.

Boa noite .

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues quantas máquinas de fusão quer ?

Tenho um amigo que vende .

Volte a comentar o do costume (baboseiras) e chega ao troféu seguinte.

Se nunca ninguém lhe disse , eu digo, não percebe um catano disto, cultive se e tire formações das coisas, não venha para aqui tentar aprender, isto não é uma sala de aulas.

Boa noite .

Eu já escrevi que pouco percebo… acredito que nos fóruns se aprende muito! Se aprendi!

O que é o “catano”

Quanto é que o seu amigo pede pelas máquinas de fusão? Marca modelo?

Eu não quero troféus… tenho um louvor militar não me serve de nada… um desconto na fatura, consegue?