Resolvido

Alguem sabe que tipo de formação é dada aos tecnicos que atendem o 16209??

  • 1 September 2022
  • 47 respostas
  • 472 visualizações

Reputação 5
Crachá +15

Caros , 

 

          tenho uma avaria intermitente no meu acesso fibra , o router deixa de ter sinal da fibra, já expliquei aos tecnicos o que se passa , já lhes disse que o cabo de fibra está bom , os valores de potencia estão dentro dos parametros, apenas os valores tx por vezes estão ligeiramente acima do ideal entre 2.7 dbm e 2.8 , medidos no sofware do router, e com um power meter PON , os valores são semelhantes. Expliquei-lhes que havia mais vizinhos com o mesmo problema , que poderia ser ou do firmware da fibergateway gr241ag ou da OLT a que estamos ligados , infelizmente o “tecnico “ não sabia o que é uma OLT….. e embora eu argumentasse que o problema poderia estar no firmware , o tecnico mandou-me trocar o router na loja , o que fiz , embora já soubesse que a troca não resolveria o problema, porque todas as fibrergateway  gr241ag têm o mesmo firmware, temos aqui um vizinho que tem a fibergateway GR141DG , e esse não tem este problema porque o firmware não igual, embora eu esteja inclinado para um problema na OLT , ainda não consegui resolver o problema porque no 16209 , pelo menos as duas pessoas com quem falei , não faziam ideia do que era uma OLT - (Optical Line Terminal) que é basicamente o equipamento onde estão ligados os ONT…. a outra ponta da fibra…

 

Digam lá a vossa opinião sobre sobre este caso ...

icon

Solução por Trutafario 1 September 2022, 22:46

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

47 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Se for um prédio, é um problema para o condomínio resolver.

É o condomínio que tem que pedir assistência no pdo.

Mas enquanto houver serviços , vai ser um problema ir alguém resolver.

O verdadeiro bico de obra.

E se os valores estão normais , também não é do pdo.

Mas com o 6 funciona bem? 

Reputação 5
Crachá +15

Se for um prédio, é um problema para o condomínio resolver.

É o condomínio que tem que pedir assistência no pdo.

Mas enquanto houver serviços , vai ser um problema ir alguém resolver.

O verdadeiro bico de obra.

Mas com o 6 funciona bem? 

boas, 

 

         isto aqui são moradias , a distribuicão é subterranea com os PDOS nas caixas de chão ,  são pdos tipo Torpedo aqueles cilindricos, não têm fichas SC , todos os clientes são ligados diretamente por fusão , o problema não esta nos pdos , o problema ou é do firmware da fibergateway gr241ag  ou da OLT que é o equipamento que está na outra ponta da fibra, o unico vizinho que tem uma fibergateway GR141DG não tem problemas , o firmware é outro.

Reputação 7
Crachá +24

Se os valores são normais , do pdo não é, troque o transformador do router , só uma sugestão.

Reputação 5
Crachá +15

Se os valores são normais , do pdo não é, troque o transformador do router , só uma sugestão.

obrigado pela sugestão , mas já fiz isso , já meti um transformador de 12V 4 A , no principio parecia que tinha resolvido a situação , mas não , o problema continuou ,  apenas as “quedas” da fibra deram-se durante a madrugada , não se dava tanto por isso, quando fui ver o log do gravador de cctv que está sempre ligado, é que descobri que tinha ido abaixo durante a noite…. 

Reputação 7
Crachá +24

O que posso dizer em termos de router fg e fg6 , tive o primeiro e optei por trocar pelo 6, exatamente com o mesmo serviço e velocidade 1gb , a diferença é notória.

Não tinha quebras,  a não ser nas tv (box Android) mas era mt diferente em Wi-Fi .

O Wi-Fi 6 para quem é exigente e precisa de ter vários aparelhos ligados , vale a pena .

Eu chego a ter 30 e sem quebras e sempre impec.

Reputação 5
Crachá +15

O que posso dizer em termos de router fg e fg6 , tive o primeiro e optei por trocar pelo 6, exatamente com o mesmo serviço e velocidade 1gb , a diferença é notória.

Não tinha quebras,  a não ser nas tv (box Android) mas era mt diferente em Wi-Fi .

O Wi-Fi 6 para quem é exigente e precisa de ter vários aparelhos ligados , vale a pena .

Eu chego a ter 30 e sem quebras e sempre impec.

Pois acredito que sim , mas eu já tenho uma rede mesh wifi6 , e não vou pagar mais só para resolver um problema tecnico do operador , para mim é me indiferente o router que o operador coloca , o serviço tem que funcionar sem falhas , não me interessa se substituem a olt ou algumas portas da olt na central , ou corrigem o firmware com uma nova versão, ou estão a burrifar-se para o problema e simplesmente trocam o router por outro modelo, o que eu não quero é problemas no serviço que pago!

 

Vou utilizar a tecnica que usava quando era cobre adsl , vêm cá as vezes que forem precisas até o problema estar resolvido , no cobre tive avarias que chegaram a vir cá 10 vezes ….

Reputação 7
Crachá +24

@mfgc tem aí uma batalha, também tenho outro router Wi-Fi 6 com cabo de rede e não a fazer repetidor .

Tenho tudo o que liga por cabo ligado por cabo que fui eu que passei e liguei (não sou eletricista) nem algo parecido.

Mas tenho uma rede bem montada (por mim), se dependesse da MEO estava feito ao bife .

Reputação 7
Crachá +21

O que posso dizer em termos de router fg e fg6 , tive o primeiro e optei por trocar pelo 6, exatamente com o mesmo serviço e velocidade 1gb , a diferença é notória.

Não tinha quebras,  a não ser nas tv (box Android) mas era mt diferente em Wi-Fi .

O Wi-Fi 6 para quem é exigente e precisa de ter vários aparelhos ligados , vale a pena .

Eu chego a ter 30 e sem quebras e sempre impec.

Pois acredito que sim , mas eu já tenho uma rede mesh wifi6 , e não vou pagar mais só para resolver um problema tecnico do operador , para mim é me indiferente o router que o operador coloca , o serviço tem que funcionar sem falhas , não me interessa se substituem a olt ou algumas portas da olt na central , ou corrigem o firmware com uma nova versão, ou estão a burrifar-se para o problema e simplesmente trocam o router por outro modelo, o que eu não quero é problemas no serviço que pago!

 

Vou utilizar a tecnica que usava quando era cobre adsl , vêm cá as vezes que forem precisas até o problema estar resolvido , no cobre tive avarias que chegaram a vir cá 10 vezes ….

 

Cuidado com as avarias dadas “a cargo do cliente”, podem ser cobrados os 40€ da deslocação sem avaria detetada ou, como disse que tinha alterado o transformador, poem-lhe o transformador original e paga a deslocação. Quando o fizer (abrir avaria), troque para o transformador de origem #SoUmAviso

 

No interface do FGW, tente fazer reset de fabrica a ver se resolve

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

se o problema fosse do OLT todos os equipamentos ligados teriam problemas...mas existe pelo menos 1 equipamento que não tem problema...logo aí o OLT fica de fora…

 

concordo que o problema poderá ser do firmware do router, coincidencia a mais os vizinhos terem o mesmo router com o mesmo firmware e terem o mesmo problema…

 

agora, a questão poderá ser em vários factores...acontece a todos ao mesmo tempo? de x em x tempo as leases da ligação ao servidor (esqueci-me do nome correcto) são renovadas, é feito em milésimos de segundos, será um problema na religação? será um problema de aquecimento do router? poderá excesso de ligações? poderá ser excesso de trafego que faz com que o router se reinicie ou perca a ligação?

 

há muito para procurar...

Reputação 5
Crachá +15

boas

 

se o problema fosse do OLT todos os equipamentos ligados teriam problemas...mas existe pelo menos 1 equipamento que não tem problema...logo aí o OLT fica de fora…

 

concordo que o problema poderá ser do firmware do router, coincidencia a mais os vizinhos terem o mesmo router com o mesmo firmware e terem o mesmo problema…

 

agora, a questão poderá ser em vários factores...acontece a todos ao mesmo tempo? de x em x tempo as leases da ligação ao servidor (esqueci-me do nome correcto) são renovadas, é feito em milésimos de segundos, será um problema na religação? será um problema de aquecimento do router? poderá excesso de ligações? poderá ser excesso de trafego que faz com que o router se reinicie ou perca a ligação?

 

há muito para procurar...

Não acontece a todos ao mesmo tempo,  e é verdade que um equipamento que é de modelo diferente , e portanto tem um firmware diferente, não tem qualquer tipo de problema. Todos os clientes foram instalados quase simultaneamente , em agosto do ano passado, todos os routers têm o mesmo tempo de utilização e a mesma velocidade contratada 500mbits, excepto o que é de modelo diferente que foi instalado à  cerca de 6 meses,. como já disso no primeiro post , medi o sinal não só na minha fibra como em mais 3 vizinhos com um power meter pon, todos os sinais estão dentro dos parametros, no meu verifiquei que quando vai abaixo o power meter não deteta sinal na fibra  nem em 1490nm nem em 1550nm, e obviamente também não tem o 1310 porque é o TX do ONT só depois de receber o sinal RX em 1490 é que responde, das duas uma, ou são as portas da OLT que vão abaixo por si proprias, ou são os ONTS dos routers que estão a mandalas abaixo, isto é a minha teoria , o porque não sei ...o qure é certo é que não me consigo entender com o 16209 , porque pelo menos as pessoas que me atenderam não tinham conhecimentos suficientes, pareceu-me que estavam a seguir apenas um procedimento previamente escrito , provavelmente isto só vai ser resolvido com a intervenção da provedoria.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

lembrei-me...GPON…

 

pelo que dizes...acredito que se seja mesmo problemas de firmware...

Reputação 2
Crachá +8

Isto é cada resposta… então o PDO é da responsabilidade do condomínio?

Por vezes tenho dificuldades no login com o Meo Wifi.. há dias liguei para o apoio… uma seca, pois passam de uns para os outros. No fim aparece-me alguém a me informar que o meu router teria um problema, falta de sinal wifi, outra desculpa qualquer!

 

Confesso que até fui um pouco rude com a pessoa… simplesmente não fazia a mínima ideia do que é o Meo Wifi… enfim, não é um problema exclusivo da Meo, no que concerne a ISP, mas é geral neste pobre país.

 

Os PDOs também são instalados nas partes comuns dos condóminos? Se sim, onde? Faz-se alguma ideia de uma infraestrutura de comunicações dentro de um prédio por aqui?

E depois, existem prédios com uma determinada idade...cada caso é um caso!

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues é, só o condomínio é que autoriza a instalação do mesmo , se o condomínio autoriza, é o responsável.

Se tiver de haver uma intervenção do mesmo , só o condomínio pode pedir. 
Mais alguma dúvida!?

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues é, só o condomínio é que autoriza a instalação do mesmo , se o condomínio autoriza, é o responsável.

Se tiver de haver uma intervenção do mesmo , só o condomínio pode pedir. 
Mais alguma dúvida!?

PDOs dentro do  condomínio? Ehehe

 

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues a sério ? Que anda assim tão atrasado para se rir !? 😂😂

Reputação 7
Crachá +21

@pfrodrigues é, só o condomínio é que autoriza a instalação do mesmo , se o condomínio autoriza, é o responsável.

Se tiver de haver uma intervenção do mesmo , só o condomínio pode pedir. 
Mais alguma dúvida!?

PDOs dentro do  condomínio? Ehehe

 

 

Até existem alguns em locais que so o condominio tem a chave

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues a sério ? Que anda assim tão atrasado para se rir !? 😂😂

Olhe construi desde raiz prédios...estive desde as fundações! PDO (Ponto de Distribuição Óptica).

Amanhã coloco aqui uma foto deste dispositivo…

Eu ando sempre atrasado, é você que coloca por aqui vários disparates, alguém tem que vir corrigir...

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues isso, aceite que dói menos.

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues é, só o condomínio é que autoriza a instalação do mesmo , se o condomínio autoriza, é o responsável.

Se tiver de haver uma intervenção do mesmo , só o condomínio pode pedir. 
Mais alguma dúvida!?

PDOs dentro do  condomínio? Ehehe

 

 

Até existem alguns em locais que so o condominio tem a chave

Só falta voce colocar por aqui a ata de reunião do condomínio a aprovar a instalação… já sei, está protegida, não é pública!

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues isso, aceite que dói menos.

Não me dói nada… O PDO que me serve e mais alguns está na rua! Quando muito são fixados nas empenas dos prédios sem um prévio pedido de autorização… o que me serve está no poste da PT.

Reputação 7
Crachá +21

@pfrodrigues a sério ? Que anda assim tão atrasado para se rir !? 😂😂

Olhe construi desde raiz prédios...estive desde as fundações! PDO (Ponto de Distribuição Óptica).

Amanhã coloco aqui uma foto deste dispositivo…

Eu ando sempre atrasado, é você que coloca por aqui vários disparates, alguém tem que vir corrigir...

Se construiu predios sabe o que é o ited e itur, logo se não for só o pedreiro da obra sabe que existem regras que tem de cumprir para acesso a infraestruturas das operadoras ao rge, no mesmo ficam as infraestruturas das operadoras… Predios anteriores ao ited claro que não têm infraestruturas no interior (salvo remodelação)

 

Para quem fez predios, fazer comentarios desses….

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

continuo sem perceber por carga de agua é que o PDO é da responsabilidade do condomínio?? o PDO é da responsabilidade da operadora e ponto final. não se ponham a inventar coisas que não tem a certeza do que dizem...

 

é da responsabilidade do condomínio ceder o acesso ao PDO por causa dos seus condôminos, só isso...o condomínio não manda nem desmanda no PDO…

 

caso o PDO esteja num sitio que seja necessário chave, é preciso o condomínio ceder essa mesma chave em caso de necessidade de reparação, novas instalações, etc...caso o condomínio se armar em esperto a operadora pode e vai chamar as autoridades para aceder ao espaço, porque o PDO é da operadora e não condomínio…

 

além que a partir do momento que foi instalado o condomínio é obrigado a ceder o acesso sempre.

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues a sério ? Que anda assim tão atrasado para se rir !? 😂😂

Olhe construi desde raiz prédios...estive desde as fundações! PDO (Ponto de Distribuição Óptica).

Amanhã coloco aqui uma foto deste dispositivo…

Eu ando sempre atrasado, é você que coloca por aqui vários disparates, alguém tem que vir corrigir...

Se construiu predios sabe o que é o ited e itur, logo se não for só o pedreiro da obra sabe que existem regras que tem de cumprir para acesso a infraestruturas das operadoras ao rge, no mesmo ficam as infraestruturas das operadoras…

 

Para quem fez predios, fazer comentarios desses….

Sim, sim o ited e itur...já sou do tempo que passaram a exigir um tomada rj11 na bateria dos contadores de água!

Reputação 7
Crachá +21

boas

 

continuo sem perceber por carga de agua é que o PDO é da responsabilidade do condomínio?? o PDO é da responsabilidade da operadora e ponto final. não se ponham a inventar coisas que não tem a certeza do que dizem...

 

é da responsabilidade do condomínio ceder o acesso ao PDO por causa dos seus condôminos, só isso...o condomínio não manda nem desmanda no PDO…

 

caso o PDO esteja num sitio que seja necessário chave, é preciso o condomínio ceder essa mesma chave em caso de necessidade de reparação, novas instalações, etc...caso o condomínio se armar em esperto a operadora pode e vai chamar as autoridades para aceder ao espaço, porque o PDO é da operadora e não condomínio…

 

além que a partir do momento que foi instalado o condomínio é obrigado a ceder o acesso sempre.

 

Totalmente de acordo, a infraestrutura (aka PD/PDO) é responsabilidade do operador, sempre foi, sempre será

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

continuo sem perceber por carga de agua é que o PDO é da responsabilidade do condomínio?? o PDO é da responsabilidade da operadora e ponto final. não se ponham a inventar coisas que não tem a certeza do que dizem...

 

é da responsabilidade do condomínio ceder o acesso ao PDO por causa dos ser condôminos, só isso...o condomínio não manda nem desmanda no PDO…

 

caso o PDO esteja num sitio que seja necessário chave, é preciso o condomínio ceder essa mesma chave em caso de necessidade de reparação, novas instalações, etc...caso o condomínio se armar em esperto a operadora pode e vai chamar as autoridades para aceder ao espaço, porque o PDO é da operadora e não condomínio…

 

além que a partir do momento que foi instalado o condomínio é obrigado a ceder o acesso sempre.

É absolutamente ridículo que se possa transferir o acesso ao PDO ao condomínio… vamos lá ver se me consigo explicar:

Imagine que é você, no momento em que é necessário aceder ao PDO, que é o gestor do condomínio. Não está em casa, está a trabalhar, não está mais ninguém em casa, a chave onde supostamente está o PDO está em seu poder, explique-me como é?

Sai durante 1 semana, até pode querer entregar a chave a outro condómino, mas este diz-lhe que é  você que está encarregue à administração…

Depois, num prédio, pode-se assistir a mais que um operador a usar as infraestruturas… um PDO dentro de um prédio? Bom sempre se comprou gás à Rússia...