Resolvido

[Ajuda ]Port Forwarding Xbox One

  • 19 October 2014
  • 24 respostas
  • 4567 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 9 respostas
Estou a tentar configurar o meu router (MEO- Thomson TG784n) para a consola Xbox One pois o NAT está constantemente Strict, e segui o tutorial no site:

***p://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Thomson-Alcatel/TG784/Xbox_One.htm

Mas depois depois de fazer tudo como me dizem, quando vou fazer o passo final (Assign a game or application to a local network device), aparece isto:

A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir

E não consigo fazer isto funcionar. Que porta é que esta em conflito? Alguem me consegue ajudar a resolver isto?
icon

Solução por NeoPT 22 October 2014, 02:49

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

24 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


1º tens de saber quais as portas que tens necessidade de abrir...é uma consola nova que pode ser descoberto algumas limitaçoes ate agora desconhecidas...


 


 
Reputação 1
Mesmo caso comigo, ao tentar abrir range de portas (5000-5500) diz que esta em conflicto, ja mudaram equipamento ja fizeram de tudo, nada resolve.


 


 


Ao abrir uma porta especifica, tipo 5433 (dentro do range), ele deixa.


 


 


Algo suspeito se passa.... 2 routers, nenhum deixou abrir range de portas.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é provavel que exista uma porta dentro desse range que seja reservada para o serviço...se for esse o casa nao ha possibilidade de o fazer...
Reputação 1
So se for para partilha de ligaçao para poupar dinheiro, unica explicaçao destes servidores fantasma da meo.


 


E visto nao resolverem nada é muito provavel que seja isso. Ridiculo mas enfim.........
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nao tem nada haver com alguma coisa fora de comum...o serviço ja usa e reserva certas portas para o bom funcionamento...


 


a uns tempo, penso que no fifa 2012 foi descoberto que precisava de portas que eram usadas pelo sistema...demorou algumas semanas a resolver mas ficou resolvido...


 


agora nao me parece que precises desse range de portas abertas só para o Xbox...
As portas que preciso abrir são as que estão site que ai meti. Isto apenas da aquele erro nem diz qual é a porta. Sei que nos routers da concorrencia não acontece nada disto e nem é preciso andar a abrir portas, mas este pelos vistos não deixa!
Reputação 6
Crachá +10
Boa noite @@@Saiyan 


 


A titulo de curiosidade, está ou esteve a usar recentemente o serviço Meo Go?


 


Verifique se tem outro dispositivo da rede a usar o mesmo serviço ou um que use o mesmo intervalo de portas.


 


A Xbox usa certamente mais que apenas esse intervalo de portas e, poderá estar a tentar activar outras por uPnP.


 


Mude o nivel de segurança da firewall do router para "Padrão". Reinicie o router e depois a X-box. Depois configure de novo o intervalo de portas, tendo o cuidado de verificar se não está já configurado e/ou atribuido a outro dispositivo. Reinicie novamente o router e a Xbox. Teste de novo a ligação ao serviço.
O nivel de segurança da Firewall está como Padrão, nem consigo alterar esse nivel diz: "Esse nível é protegido e não editável."


 


Agora a duvida é, como e que eu vejo quais as portas que estão atribuidas e a que dispositivo estão atribuidas. Hoje durante o dia veio-me a cabeça que pode estar em conflito por eu ter tambem um raspberrypi ligado ao router ca de casa, mas ele nem esta ligado de momento. Como é que sei quais as portas a serem utilizadas e por quem?


 


Outra coisa, é estranho o NAT variar consuante o modo em que a consola está, visto que no Energy-Saving não ha qualquer tipo de problema e nem é preciso abrir portas. E no outro é isto tudo....
Reputação 6
Crachá +10
Boa noite @@@Saiyan 


 


Pode consultar, no router MEO em "Partilha de jogos e aplicações", clicando na lista em cada jogo ou aplicação que está atribuido, para ver se existe já algum com um intervalo de portas similar.


 


Pode tambem, abrir a linha de comandos, aceder por telnet (telnet 192.168.1.254) ao router MEO, e executar o comando 'nat maplist', para observar quais as portas em utilização e o numero de ligações reservadas/estabelecidas.


 


Para que tenha uma ideia, por curiosidade fiz agora mesmo o comando por telnet e descobri uma ligação reservada para a porta 5060, mas no entanto não faço mesmo conta de a ter aberta, e só posso concluir que foi através de UPnP e que se trata de um serviço MEO, relacionado com a TV.


 


Aqui há uns meses, fiz uma análise ao Meo Go, por isso lhe perguntei se tinha usado, porque na altura descobri que o Meo Go usa e abusa do UPnP, estando constantemente a alterar a porta usada, podendo a todo momento dificultar o acesso de outras aplicaçoes, que usem portas no mesmo intervalo, naquele preciso momento.


 


Se a Xbox one tiver algum modo de ligação "menos protegido", sugiro que o use, nem que temporariamente para poder testar a ligação. Repita os procedimentos do 1º post, depois de verificar que tudo está correctamente configurado. Aconselho tambem a deixar apenas a Xbox ligada à rede, para efeitos de teste, desligue todos os PC's e outros dispositivos conectados habitualmente à rede.


 


A MEO devia ter-se preocupado mais com os clientes que usam a internet para jogos online e outras aplicaçoes que trabalhem com protocolos de comunicação rapida, como o UDP, e procurar ao máximo usar portas diferentes para os seus próprios serviços.
Fiz por telnet como disseste para fazer e reparei que umas das portas (3074) está a ser usada....o mais curioso é que é pelo IP que a Xbox tem. Será isto que está a criar conflito? Em anexo segue um print para veres.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a falar na porta 5060...é reservado ao voip...mas na fibra...como os firmwares sao iguais nos routers...nao me parece que seja possivel alterar...


 
Apenas na fibra? Mas eu infelizmente ainda tenho ADSL...
Reputação 6
Crachá +10
Sim é isso, o VOIP. Bem sendo este um serviço com carácter permanente, com porta usada fixa, o caso muda de figura. Obrigado, pela dica @@@NeoPayne.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Saiyan 


 


Pelo o que apurei, tem uma, entre duas formas simples de resolver o seu problema:


 


1 - Não introduzir nada na "Partilha de jogos e aplicações", assegurando se que lá não esta nenhum intervalo de portas entre 5000 e 5500, com o mesmo protocolo, já atritbuido a algum dispositivo na rede. Active o  UPnP no router MEO (a Xbox one tem obrigação de o usar correctamente) e desactive a "Segurança ampliada", clicando no link 'Configurar,' no topo direito da página. Reinicie o router e todos os outros dispositvos conectados à rede. Se tudo funcionar bem, a sua Xbox one, através do UPnP, deverá solicitar ao NAT do router MEO a abertura de uma porta qualquer disponivel entre 5000-5500. Teste a ligação.


 


2- Terá de introduzir 2 intervalos de portas distintos, na configuração de "novo jogo ou aplicação", um entre 5000 e 5059, outro entre 5061 e 5500, visto que, a porta 5060 é reservada no arranque dos routers MEO, para o serviço VOIP. Esta é a razão pela qual não o permite abrir um intervalo único, completo. É possivel que o seu router, apesar de ser para ADSL, tenha o firmware programado de um modo similar. Use no protocolo, "Qualquer", porque os serviços de jogos tão depressa usam UDP como TCP. Crie apenas uma entrada na lista de aplicações, guarde tudo e depois, certifique-se que a atribui ao IP da Xbox. Reinicie o router e todos os outros dispositvos conectados à rede. Teste a ligação.


 


Dê noticias.


Cumps
o UPnP e a Segurança estão assim como disseste, a minha duvida agora é se essa porta 5060 esta a causar o conflito? É que eu quando tento abrir as portas que veem no site que está no 1º post, essa porta não e uma delas, a unica que la esta e que por acaso esta a ser usada pela Xbox é a 3074.


 


Resumidamente, é possivel uma porta que eu nem estou a tentar usar estar a criar conflito com outra(s) que estou a tentar abrir?
Reputação 6
Crachá +10
Nao, a porta 3074 nao tem problema. É usada pela Xbox one e aparentemente, pelo que indica, ja foi aberta por UPnP, o que significa que o protocolo foi activado correctamente. Desculpe nao ter feito esta referencia antes.

Normalmente os serviços usam uma porta trigger, para estabelecer a ligaçao e outra aleatoria, escolhida de um intervalo, para comunicação constante. Ja testou algum dos procedimentos?
So hoje consegui testar estes passos, e parece ter funcionado apenas com o 1º passo, no entanto surgiu-me outra duvida. Quer dizer que eu apenas tenho de abrir aquelas portas como disse no post anterior em vez de abrir todas como vi no tutorial?
Reputação 6
Crachá +10
Boa tarde @@@Saiyan

Sim, exacto. Desde que o faça correctamente, deverá funcionar. Os intervalos de portas sugeridos nos tutoriais raramente têm em conta a possibilidade de haver já outros serviços, a ocupar os protocolos e portas. O utilizador final é, infelizmente. quem deve ter essa atenção.

No entanto, não é necessario tentar a 2ª opção de abertura manual de portas, se o UPnP (1ª) está a funcionar sem problemas.


 


Atenção: a abertura manual de portas sobrepôe-se sempre ao UPnP!


 


Ainda bem que conseguiu solucionar a sua dificuldade.

Não se esqueça de fazer like, se obteve ajuda.

Cumps
Afinal voltou ao mesmo....aguentou o dia todo com o NAT open, liguei e desliguei varias vezes e mantinha mas agora a noite voltou ao Strict. Amanha quando tiver um tempinho abro as portas ao router e ver se aguente mais tempo...
Reputação 6
Crachá +10
@@@Saiyan , faça o seguinte, de modo a diagnosticar o fracasso na abertura de portas, por favor:


 


Teste a ligação com a Xbox one, jogando online quando o estado se apresentar "NAT open". Sem interromper a Xbox, no PC entre na linha de comandos, abra o telnet (telnet 192.168.1.254) ao router da MEO, e execute o comando 'nat maplist'. Copie o texto da janela, e poste aqui os resultados.


 


De seguida faça o mesmo, mas, quando o estado se apresentar "Strict". Poste tambem os resultados desse teste.


 


Cumps
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a solução pode estar neste topico:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Configura%C3%A7%C3%A3o-manual-do-Modo-Gamer-para-resolver-os-problemas-de/m-p/56213#U56213
Peço desculpa pela demora mas estava a dar tempo de testar o paço 2 no post anterior e parece que deta vez resultou de vez. Ha 2 dias que tenho a Xbox em modo Instant-On e cada vez que ligo vou confirmar o NAT e esta OPEN portanto desta vez penso que foi de vez. De qualquer forma envio em anexo a a nat maplist como ficou, so para confirmar. O IP da consola é o 88
Reputação 6
Crachá +10
Tudo bem, @@@Saiyan, o 2º procedimento não podia falhar mesmo. Ficou agora esclarecido como deve fazer, quando lhe surgir outro intervalo de portas que o router se recuse a abrir: "nat maplist" / identificar a porta já resrvada / modificar o intervalo para nao conter a mesma. Desde que mantenha a configuração, deverá figurar sempre na "maplist". Talvez o UPnP não esteja a funcionar muito bem entre o router e a Xbox. Poste, o estado do mapeamento, se voltar a encontar a Xbox em "strict".


 


Cumps
Crachá

Olá a todos,

6 anos depois, tenho tido problemas com a minha Xbox One X, ligada por cabo de rede ao Router TG789vac v2 e com contracto de 1000/200 Mbps.

Ao que parece, a solução deste meu problema (ao ler este tópico), foi na realidade de desligar a opção de UPnP no Router para que a consola para além de começar a ter sempre Net (visto que muitas das vezes ao reiniciar a consola, tinha que desligar o cabo de rede, ou mesmo para além disso, reiniciar também o Router).

Com essa opção desligada, deixei te ter esse problema (também tenho a opção segurança ampliada desactivada).