Ajuda para configurar Seagate NAS

  • 29 January 2014
  • 7 respostas
  • 934 visualizações

Olá!

Peço desculpas pelo meu português, ainda não o domino mas o Meo já esta na minha vida...

Eu comprei um 1-bay NAS de seagate e estou a ter problemas para fazé-lo funcionar. Eu tenho um router Technicolor TG784nv3 e tenho ligado o NAS por ethernet ao mesmo.

O laptop encontra-o e posso ter acceso à sua configuração escrevendo a sua IP no navegador. Também se faço ping aparece lá.

O problema é que o software de seagate não o detecta assim ligado, mas já testei a ligar o NAS directamente ao computador por USB e então sima aparece o dispositivo.

Já falei com os técnicos de PT mas não conseguiram na minha casa, mas levaram o disco e testaram eles com o seu router (mesmo modelo) e finalmente sim o detectava, mas quando voltaram para a minha casa não conseguiram.


Realmente preciso mesmo de ajuda porque não tenho muitos conhecimentos como para perceber qual é o problema, mas se dizem qualquer coisa com certeza que poderei testar.

Obrigado!

7 respostas

Reputação 6
Boas

Visto que consegues pingar o dispositivo , suspeito que o software esteja a ser bloqueado por o antivírus ou firewall .

Tenta seguir este Troubleshooter e vê ajuda.
http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/005363en#kb-article_level-3_page-1
Como não consigo linkar diretamente a pagina , tens de clicar em “Symptom 1 My Seagate Business NAS unit is not detected on the network.” e depois novamente “Symptom 1 The Seagate NAS Discovery Software is not detecting my drive.”

Vê isto tambem http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/208575en

Ps: Em ultimo caso para efeitos de teste desinstala o antivírus e/ou firewall e desativa o Windows defender , se funcionar assim tens de adicionar depois o software as excepções do antivírus e da firewall
Reputação 6
Crachá +10
Amigo, já agora, tens o disco formatado com que sistema de ficheiros? NTFS?

Se, se trata de NTFS, tens de o formatar ou criar uma partição em FAT32, visto que é o único suportado actualmente pelos routers da MEO.
Reputação 6
Boas xapt3r5

Visto que é um dispositivo NAS , pode estar em ntfs , o dispositivo faz a gestão independente do router , é como se fosse um pc .

O problema deve estar mesmo no antivírus ou na firewall
Reputação 6
Crachá +10
Certo, pelo outro tópico tinha ficado com a ideia que queria ligar ao router por USB. Nesse caso, sim pode ser um problema de firewall...
Olá.

Peço desculpa por ter escrito lá noutro post mas não conseguia encontrar este que já tinha criado.

Eu tentei ligar o disco NAS por ethernet e por USB mas não tinha conseguido coisa nenhuma.

Ontem desinstalei o antivirus e tirei o windows defender e o windows firewall e após um tempo o osftware de deteção de NAS aberto, apareceu o disco, mas para ter certeza de que já andava a funcionar, apaguei o programa e voltei abrir, e já mais nunca apareceu... A mesma coisa tinha acontecido com o remote control con PCMedic, que conseguiram uma vez, fecharam e voltaram abrir e já mais nunca foi reconhecido.

Eu ontem abri um outro programa da Seagate, o Seagate Blackarmor Backup e embora não encontrava o disco na rede, tinha a opção de escrever eu o HOST e então já sim consegui utilizá-lo.
Embora tinha conseguido isto com o software de backup eu queria também consegui-lo com o NAS Discovery porque é onde podes gerir as partições de discos, os permisos...

Agora tenho o problema que também não consigo entrar à configuração do disco a través da net. Posso fazer ping da ip e é correcta mas se escrevo a ip no explorador não consigo.

Obrigado desde já pelas respostas.
Reputação 6
Boas

O programa pode não estará funcionar pela segunda vez porque o serviço deve estar desativado , vê este link para voltar a ativar .
Troubleshooter: Seagate Manager does not see my Seagate FreeAgent drive

se não consegues entrar na pagina de configuração do dispositivo experimenta com outro browser,e experimenta desligar o dispositivo e voltar a ligar .

Recomendo também que atualizes o firmware do dispositivo e que experimentes usar a ultima versão disponível do software da seagate .

Ps: o software precisa do” Microsoft .Net Framework 3.5 “ certifica-te que o tens instalado
Caso uses o Windows 8 usa este link
http://msdn.microsoft.com/pt-BR/library/hh506443(v=vs.110).aspx
Reputação 6
Crachá +10
Para alem das recomendações do xptopt, acrescento esta:

Acede à pagina de configuração do router - http://192.168.1.254

Em "Partilha de jogos e aplicações" verifica se tens "Usar UPnP" activo e, "Usar segurança ampliada" desactivada. Se não estiver assim, clica em "Configurar" no canto superior direito e aplica as alterações necessárias.

Responder