Resolvido

Ajuda com protocolos que a Meo usa para a IPTV para eu passar essa informação à ASUS.

  • 25 May 2021
  • 13 respostas
  • 2452 visualizações

Reputação 1
Crachá +5
  • Estagiário Sénior
  • 27 respostas

Boa dia a todos,

Ler com atenção!

O router ASUS RT-AX86U é de 2021 e não tem o perfil da Meo implementado, pelo que tenho estado com a equipa de de programação da ASUS Taiwan a implementar o perfil da Meo neste novo router.

Devido às alterações ao nível de hardware que este novo router tem, não é possível apenas copiar de outro router da ASUS que já tenha o perfil Meo a funcionar tipo estes.

Para já foi decidido incluir neste router dois perfis, um Meo(Bridge Mode) e outro Meo(IPTV).

O perfil Meo(Bridge Mode) está funcionar na perfeição. Este perfil, coloca a porta LAN4 em modo de bridge para ligar o router da Meo e manter IPTV/VOIP a funcionar. A porta LAN3 fica em modo STB para se ligar uma Box IPTV (sem Internet apenas IPTV). Ficando as portas LAN1 e LAN2 para ligações à Internet.

A ideia agora é ter o perfil Meo(IPTV) para remover o router da Meo por completo e passar a ter Internet e IPTV em todas as 4 portas do router LAN 1, LAN2, LAN3 e LAN4.

O problema é que não estou a conseguir ajudar mais, pois todas as firmwares Beta e configurações que testei com o perfil Meo(IPTV) a IPTV acaba sempre por parar ao fim de 5 a 10 segundos.

 

Tenho esta questão da equipa da ASUS:

Alguém aqui no fórum sabe ao certo as necessidades/requisitos/protocolos que a Meo usa para a IPTV para eu passar essa informação à equipa da ASUS?

Grato pela ajuda,
ARamos

icon

Solução por ARamos 3 February 2022, 22:10

Ver original

13 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

acho estranho essa situação...tendo em conta que existe outros router’s Asus que já tem esse tipo de configuração de fabrica, não percebo porque não conseguem ir buscar esses perfis aos outros modelos já a funcionar...

Reputação 1
Crachá +5

O hardware/processador é uma arquitetura completamente diferente. É a mesma coisa que copiar um código de uma arquitetura x86 para uma ARM, simplesmente não funciona.

Já está implementada uma programação com base nos routers antigos, mas está a faltar alguma coisa que não estamos a perceber o quê.

Este novo hardware/processado pode precisar de algo extra ou desativar alguma coisa, mas sem saber ao certo as necessidades/requisitos/protocolos que a Meo usa para a IPTV não conseguimos avançar mais. Pelo menos para já.

 

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

por aqui isso não vai acontecer...talvez se a Asus contactar directamente a Altice isso seja possivel...

Reputação 1
Crachá +4

Boa tarde @ARamos,

Algum update em relação a este assunto? Houve alguma tentativa com firmware Merlin (apesar de achar que não resolverá o problema, pois tem de ser a própria Asus a resolvê-lo)?

Há 4 anos atrás também estive em comunicações com a ASUS Ibérica em relação ao RT-AC86U, devido a problemas semelhantes.

Ao contrário de RT-N66U ou RT-AC68U, que sempre funcionaram na perfeição com routers Meo em modo Bridge, o RT-AC86U e outros lançados posteriormente congelam a imagem do sinal IPTV após 5-10 segundos.

Se bem me recordo o firmware Merlin até recuperava o “ISP Profile” Meo, mas a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)" continuava inexistente, sendo que seria essa a opção que acabava com os congelamentos em routers anteriores (ver imagens anexadas abaixo).

Por esta razão não tenho adquirido/usado novos routers Asus para a gestão da Internet via Bridge. Incrível constatar que os problemas aparentam persistir volvidos 4 anos!

RT-AC86U IPTV
RT-N66U IPTV

 

Crachá

Olá. Também tenho este router.

Já se conseguiu avançar neste sentido?

Não é possível ver essas informações na área de administração do router MEO?

Reputação 1
Crachá +5

Boa noite a todos,

 

Depois de muitas tentativas e com tudo a gente é dizer que não era possível, consegui através da ASUS USA que me pusessem em contacto com a equipa de desenvolvimento da ASUS Taiwan.

 

Estive 3 meses com eles em Beta testing para conseguir implementar o(s) perfil(is) da MEO no router ASUS RT-AX86U.

 

Antes demais, sim o hardware é diferente neste router, o que não permite fazer uma cópia das configurações dos outros routers já com perfis MEO para este. Já não me lembro bem as alterações  do hardware em si, tenho de ver o histórico dos e-mails que troquei com a ASUS para saber ao certo.

 

Durante os meus testes, chegamos à conclusão que o melhor era ter dois perfis MEO.

Um perfil MEO(Bridge Mode), que basicamente a porta LAN4 fica em bridge para se ligar o router da MEO e ter a IPTV e VOIP no router da MEO. Já não me lembro mas acho que é possível ter um box ligada também na LAN3, nas outras portas a IPTV/imagem fica parada ao fim de segundos.

Outro perfil MEO(IPTV) que permite ligar as box(s) apenas na LAN3 e LAN4 do router ASUS RT-AX86U. Nas outras portas a IPTV/imagem fica parada ao fim de segundos.

Tenho estado a usar o perfil MEO(Bridge Mode) já à quase meio ano e até à data sem problemas.

Espero ter ajudado.

Sem outro assunto,

Abílio Ramos

 

Crachá

E como acedemos a esses perfis?

É preciso instalar um firmware especial?

Reputação 1
Crachá +5

E como acedemos a esses perfis?

É preciso instalar um firmware especial?

É só instalar a última firmware original do router.

RT-AX86U|Routers WiFi|ASUS Portugal

Crachá

E como acedemos a esses perfis?

É preciso instalar um firmware especial?

É só instalar a última firmware original do router.

RT-AX86U|Routers WiFi|ASUS Portugal

Quando tento fazer a atualização, esta falha. 

E a atualização automática não reconhece este firmware como o mais recente.

 

Reputação 1
Crachá +5

E como acedemos a esses perfis?

É preciso instalar um firmware especial?

É só instalar a última firmware original do router.

RT-AX86U|Routers WiFi|ASUS Portugal

Quando tento fazer a atualização, esta falha. 

E a atualização automática não reconhece este firmware como o mais recente.

 

Tens a certeza que o router que tens é o RT-AX86U e não o RT-AC86U?

Crachá

E como acedemos a esses perfis?

É preciso instalar um firmware especial?

É só instalar a última firmware original do router.

RT-AX86U|Routers WiFi|ASUS Portugal

Quando tento fazer a atualização, esta falha. 

E a atualização automática não reconhece este firmware como o mais recente.

 

Tens a certeza que o router que tens é o RT-AX86U e não o RT-AC86U?

Tens razão! Tenho o router AC86U.

...Pena

Crachá +1

E lá continuamos nós sem poder ser autónomos. 

 

Exmos. Srs. Meo

 

Quais os valores VID e PRIO para:

 

- Internet,

- Lan Port 4,

e

- Lan Port 3.

 

Simples.

 

P. s. 

 

Todo o trabalho anterior era evitável, pois os mesmos resultados obtêm-se com as opções "Perfil nenhum", "Porta IPTV Lan3", "Rota para o DHCP Microsoft" e "UDP Proxy 0".

O que a ASUS faria bem, seria permitir a ativação do roteamento multicast, o qual está inativo por limitações de hardware da ASUS.

 

 

Por isso perfiro o router da TPlink, foi só colocar Fiberway em Bridge, ligar Rj45's e baboomm no mesmo cabo box e smart tv via switch atrás da tv.

 

Simples, simples. 

Crachá +1

Olá. Também tenho este router.

Já se conseguiu avançar neste sentido?

Não é possível ver essas informações na área de administração do router MEO?

 

Configuração no ASUS AX58U:

 

 com router fiberway MEO em BRIDGE e box Cisco ligado ao RJ45 3 do ASUS (dedicado, ou seja não passa internet, ainda ;), às outras portas do Switch atrás da TV montado):

Smart TV em wifi 5Ghz com o ASUS.

 

 

Responder