Ajuda a instalar router

  • 3 March 2011
  • 6 respostas
  • 1203 visualizações

Boas, tenho MEO há quase dois anos e o serviço tem estado relativamente bom. Só que tenho o router muito afastado da zona onde preciso de net, e ainda por cima tem uma mini-antena de 360º.

http://img5.imageshack.us/img5/7181/plantacpia.jpg

Como já tenho os espaços debaixo do soalho para passar os cabos, basta ligar o router a uma tomada de rede(DSL) mantendo o cabo para ligar a televisão (ETHERNET)? O telefone mantém-se igual? Está ligado também numa tomada de rede.

Outra questão se eu pedir a migração com fibra. Quanto é que pago? Posso ver televisão em toda a casa sem a meobox? Só através de cabo de antena?

Peço desculpa por tantas questões, que no meu tempo a única coisa que tinha era uma antena em cima do telhado e um cabo para ligar à TV.

Atentamenteb e agradecido.

Nuno Santos

6 respostas

o router (esteja onde estiver) está ligado directamente ao splitter que deves ter à entrada da casa (os tecnicos "isolam" do resto das tomadas, a tomada onde foi instalado o router). por isso a opção "ligar o router a outra tomada"......
Podes mudar o router para qualquer lado desde que a premissa anterior seja válida.
o telefone mantem-se (as tomadas estão todas em paralelo com excepção da tomada onde tens neste momento o router que liga directamente ao splitter)
quanto se paga da migração para FO, não sei.
com FO podes ver tv em qualquer tomada de TV mas só os canais analógicos.
Muito obrigado pela informação. Ou seja tenho que ligar o router especificamente àquela tomada... Se eu o quiser mudar de sítio tenho que meter um cabo mais comprido certo? Onde o quero pôr ainda tem uns 3 metros. Acha que eu perco muito sinal? Ou perder por perder pode ser que seja por wireless?
Pela topologia da casa, tens o modem instalado na tomada do hall. Se abrires qualquer tomada da casa vais reparar que nos terminais 3 e 4 estão sempre ligados os fios verde e branco, são os importantes, os outros não estão lá a fazer nada. Mas a tomada onde está ligado o modem está diferente se fores ver: aos terminal 3 e 4 da tomada está ligaddo (provavelmente) um par que vem do splitter. O outro par que vem do splitter passa em frente para as outras tomadas. aqui é que tens que fazer a jogada toda para mudar de sitio o modem. Eu percebo disto, mas sou muito mau explicador, como tal, se quiseres fazer a alteração sozinho para poupares os 35 euros que a PT leva para fazer isso..... manda-me um PM com o teu telefone fixo (é de borla a chamada) e eu explico-te tim tim, por tim tim o que deves fazer.
http://img850.imageshack.us/img850/2840/dsc00153.jpg

O da esquerda, preto é o telefone e o outor é do router...

O splitter é a caixa cinzenta certo? Tenho que ligar isso a outra tomada? Não posso usar um cabo mais comprido e ligar no mesmo splitter? Só não percebi a "jogada que tenho que fazer...

Thanks.
a cx cinzenta é uma tomada. só nessa tomada é que tens sinal para o modem. Podes, a partir dela fazer uma extenção para onde quiseres e meteres na ponta o modem.
O telefone podes meter em qualquer tomada
Muito obrigado pela disponibilidade. Amanhã vou já tratar disso...

Resolvido!

Responder