ADSL - Substituição TOTAL do Router Meo pelo TP-LINK TD-w8970 V3

  • 27 October 2016
  • 22 respostas
  • 12280 visualizações

Reputação 2
  • Estagiário Sénior
  • 49 respostas
Boas comunidade,


 


Espero que ajude alguém, não sei se deveria estar nos Tutoriais este post.


 


Andei muito tempo às voltas para tentar colocar este TP-LINK TD-w8970 v3, e solicitei ajuda pelo fórum (em prvt msg), só que até hoje ninguém respondeu. Farto de esperar, mexi-me!


Os problemas iniciais: tinha freezes constantes na MEOBOX, gravações automáticas, programação e restantes menus estavam "LENTOS" ou "em atualização/por favor, tente mais tarde". Copiei todos as configurações possíveis do Router Meo para o W8970 V3 e nada. Fiz reset ao W8970, e comecei devagarinho...


 


Coloquei os dados de VPI/VCI, coloquei a LAN1 como IPTV, defini o IP para a box entre os valores de defeito (192.168.1.64 e 70) e as definições de DNS para o IPTV. Ficou melhor a MEOBOX mas nada satisfeito pedi assistência para a TP-LINK.


Mandaram este link para actualizar o firmware : http://static.tp-link.com/TD-W8970(EU)_V3_160816_1472192484092u.zip  (disponivel na TP-LINK global/inglês ainda não está no portal em português ???? não sei pq)


 


Após atualizar, reset (os valores de fábrica) e reconfigurei novamente a unidade.


Ficou muito melhor mas...


 


Contactei o apoio técnico da MEO e voilá: fizeram uma actualização do firmware da MEOBOX e finalmente ficou tudo a trabalhar sem freezes e com os serviços todos mais serviço Meo Go – não testei VOIP - conclusão ROUTER MEO finalmente colocado "no lixo" :robottongue:


 


Tipo de Ligação: ADSL em SingleEdge (com IPTV)


Agradeço ao pessoal da TP-LINK portugal e a menina da MEO que teve uma grande paciência (graças tb a minha persistência)


Segue em anexo os printscreens. 


 


NOTA: Não sei se estão correctos os parametros aqui colocados, não quis alterar mais nada/escarrolar mais a coisa


Main page


?


 


 Wan Settings - coloquei os dados de IP dado pela MEO/dados do router meo


?


 


Activar IPTV


?


 


 


 Interface Grouping


 


 





 


 Alterar definições da LAN - Meti o segundo Ip para a IPTV - não sei se surgiu efeito ou não


 


 ?


 


Alterei os IP atribuidos ao grupo IPTV e ao Default ( o default ficava inicialmente em 192.168.1.100/200 e a IPTV na gama dos 192.168.2.100 a 200 - alterei primeiro o default para os 192.168.3.x e reinicei o Router. Depois alterar o IPTV para a gama de IP 192.168.1.64 a 70 para estar de acordo com a MEOBOX-ROUTER MEO (não sei importa) - reiniciar router e depois desactivar o DHCP para a IPTV. 


 ??


 


 No final deverá estar assim


 ?


 


 RIP settings


 ?


 


 


 


 


 


 Boa sorte

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

22 respostas

Caro Frocha,

Também tenho uma ligação ADSL à MEO e gostava de trocar o router por outro melhor. Estou a tentar seguir o teu tutorial, mas não consigo visualizar as tuas imagens. Por favor, partilha isso novamente, obrigado.

 

Cumprimentos,

Loureiro
Reputação 2
As fotos estão lá, os moderadores é que têm que aprovar as fotos antes que fiquem visíveis ao restante público / forúm.


Se ainda não estiverem aprovadas posso mandar por dropbox ou outro 


manda pm se pretenderes


 
Boas,

 

Desde já, muito obrigado pelo tutorial!

 

Continuas sem problemas na ligação?

 

Abraço
Bom tutorial e ainda bem que conseguiste resolver o teu problema @@frocha.


Por acaso não ligo a minha box directamente ao TP-Link, mas sim a um segundo router da Asus que gere toda a rede. Daí que não tenho essas quebras/falhas que mencionaste.
Para aqueles que têm ADSL, esta é a forma de usar um router pessoal e deixar o da meo de lado. 
Será que isto funciona com os routers da ASUS também?
Reputação 2
Sim, sem problemas.


Tive que alterar apenas uma coisita.... A largura de banda para a MeoBOX... o PC ou MiniX por vezes chupavam tudo! Reservei 7 para a Meobox (alguns engasgos em HD) - vou testar para 8 Megas - se tiver tempo... futuramente irei migrar para Fibra, já está tudo combinado para tal.
O meu problema é que comprei o Router da Asus RT-AC68U e mais tarde notei que também existe a variante AC-DSL68U.
Agora estou na dúvida se este procedimento apenas funcionará com a variante AC-DSL68U...
Crachá +1
Olá.


Este tutorial é sem dúvidas um grande achado @@frocha. 🙂 Eu tenho MEO ADSL e recentemente adquiri o TP-LINK TD-w8970 V3.


É assim: eu já configurei a username e password, aparecem-me os valores de upstream e downstream.


Ou seja, dá-me a entender que está tudo bem configurado, pois a internet chega ao router.


Mas ela não passa daí, não vai nem por cabo e nem por wireless.


Minhas perguntas:


Será que eu tenho de pedir à MEO alguma coisa?


Na configuração do ISP, devo escolher o quê? É que existem 4 configurações da PT:


  • PT(Internet)
  • PT(MEO)(Single Edge 3PLAY - IPTV)
  • PT(MEO)(Dual Edge 3PLAY - Internet)
  • PT(MEO)(Dual Edge 3PLAY - IPTV)
Além da Oni (que fica antes), e Vodafone, Clix e outro)


Obrigado desde já pela vossa ajuda.


 


Já agora fica aqui um emulador desse router: http://static.tp-link.com/resources/simulator/TD-W8970_v3/index.htm


Pode ser que ajude!


 


UPDATE: Liguei para a linha 16209 e fui informado que teria de ligar para a linha da PCMedic para o 16202.


 


Será que não há ninguém que consegue ajudar-me?
Reputação 2
Olá @@rui007 


Que serviço tens? IPTV + Internet ? Só internet? - Os valores estão quase todos no ROUTER MEO - VPI/VCI - não usei o esses menus para MEO que vem do TP-link - defini tudo manualmente como está no #1 post - não tive que por user e pass - a minha ligação é IP automático e Single Edge. A tua aparece como PPPoE / Dual Edge / Static IP ? 


É fácil confirma primeiro... Router MEO - Firmware 10.2.1.N ou 10.2.1.D  é PPPoE |  Se for 10.2.1.L é singleedge com IPautomático 


É só seguir os passos que estão no tutorial e copiar também os IP's e restante info do menu Configurações da MEOBOX.


 
Crachá +1
Olá @@frocha,


Antes demais obrigado mesmo pela tua ajuda.


Após muita insistência, consegui finalmente ter o router TP-Link TD-W8970 V3 a funcionar, substituindo assim o Technicolor TG582n da MEO.


Respondendo à tua questão, eu tenho MEO ADSL e como eu vinha do serviço M3O, então houve problemas com o username.


É preciso ter em atenção agora aos usernames!!! A MEO está a colocar letras a seguir ao número, por exemplo:


as1234567c@sapo


No meu caso, fui ao Quick Setup e segui os passos, coloquei o username e a password. Ficou logo configurado.
Boa noite 


Estava interessado em fazer o que demonstrou no tutorial porem queria um router que tenha wifi norma ac


Sera que este modelo da tp link: TP-Link AC1200 Wireless Dual Band(Archer D5 V2)


consegue fazer o que demostrou no tutorial


e funcionar com a box e mais dois ap em modo de repetidor de rede para aumentar o alcance do wifi


 


obrigado
Reputação 2
Caro @@TPD, pelo que eu vi no emulador, é muito semelhante ao TD-W8970 em termos de configuração - apesar dos menus de configuração estarem um pouco diferentes. Penso que não haverá problemas em replicar o que está no primeiro post, seguindo os passos.


Como tinha dito antes, é necessário primeiro retirar os valores que estão no Router Meo - o IP atribuido pela meo ao Router, ver o VCI/VPI que está lá e ver se é Dual Edge ou Single  - se é PPPoE ou IPoE para que este se possa ligar correctamente.


 


Caso surja alguma dúvida diz!


Caso seja outra coisa, algum freeze na box, etc - sempre podes contactar o centro da TPlink que eles te ajudam a configurá-lo melhor, depois pela Meo talvez seja necessário actualizar o firmware da box... 
Boa tarde 


Ja tenho o router a funcionar mas como referiu num post anterior o iptv tem de estar com bandwidth control ligado se nao ocorrem freezes mas como eu nao penso que vou ter fibra tao cedo reservar tanta largura de banda para a box limita muito a velocidade nos outros dispositivos da rede nao ha outra forma de implementar largura de banda para a box sem comprometer a velocidade nos outros dispositivos como acontece no router da meo penso eu 


obrigado
Reputação 2
Caro @@TPD


Gostaria de te auxiliar mais, mas neste momento já me encontro com FIBRA.


Podes ir testando várias situações, de reserva de banda, de modo a teres um equilibrio. Não existe uma forma "automática" só manual, que eu saiba.


 


Talvez o @@jeronimor te possa auxiliar, visto que ele usou 2 routers, um Asus e o 8970 - Asus a gerir, TP8970 a fazer de Router Meo


Fica com 2 ip's publicos - serve apenas para SingleEdge/IPoE


Vé também o @@pedrocr também usou outros routers..


 
Boa tarde, tenho meo adsl tv+tlf+net e gostaria de saber de posso trocar ou na pior hipotese adicionar, para melhorar sinal e velocidade, o router tp link ac1750? Obg
Para trocares terias que escolher um router com porta ADSL.
A outra opção é comprar mais um router ADSL, configurar como bridge, e usar o ac1750 para gerir a Internet.

No meu caso tenho um TP-LINK TD-w8970 V3 configurado como bridge ligado a um Asus RT-AC68U, que está a gerir a Internet.
Dado que muita gente tem pedido auxilio por MP para utilizar outro router nao DSL (ex. Asus RT-AC87U) ligado ao TP-Link decidir deixar aqui mais informações que não estão no topico inicial.



No meu caso como desejava um router mais "potente" para gerir tudo sem DSL (visto firmwares para routers DSL serem maioritariamente de codigo fechado o que nao permite upgrade de firmwares tão "facilmente") decidi comprar um Asus RT-AC87U.
Este router tanto gere a internet como é o ponto onde está ligada a box Meo.


 


Muitos perguntam como o fiz?


 


Aqui vao os meus passos:


 


(Router TP-Link)


1º Configurar o modo Bridge:


Quick Setup->


"Next"->


Region: "Portugal"
Time Zone: "GMT"


"Next"->


"No. I want to configure The Internet Connection myself."


"Next" ->


Escolham a vossa configuração...


PT(Internet)
PT(MEO)(Single Edge 3PLAY - IPTV)
PT(MEO)(Dual Edge 3PLAY - Internet)
PT(MEO)(Dual Edge 3PLAY - IPTV)


No meu caso é: PT(MEO)(Single Edge 3PLAY - IPTV)


A connection type deve ser: Bridge


"Next"->


Não pretendo usar 3G, portanto


"Next" ->


Não quero Wireless uma vez que o Asus é que vai difundir, portanto:
"Disable"


"Next"->


No fim façam Save.


Com isto o vosso router esta pronto a permitir que o Asus faça gestão da internet.


Agora vamos tratar de configurar o TP-Link para permitir que o Asus tenha as box ligadas:


Ir a Network:
Lan Settings:


Activem o Enable IGMP Snooping.


Liguem um cabo a porta wan do asus a qualquer Lan do Tp-link.
Liguem a box meo a qualquer porta Lan do Asus.
Isto vai permitir que o router Asus consiga transmitir os canais à box directamente.
E esta tudo configurado.


 


 


(Configuração opcional)


Como não quero que o TP-Link faça gestão de nada, decidi desactivar o DHCP nele.
Portanto em Network -> lan settings
Defini um ip novo para poder aceder ao PC:
192.168.10.1


e em DHCP server fiz "disable".


Gravei as configurações e pronto.


ATENÇAO: ao efectuarem esta configuração opcional, a pagina de configuração router do tp-link fica inacessivel pelo nosso PC,
mas consegue-se voltar a aceder caso configurem o DHCP manualmente no vosso computador em IPv4.
Caso se esqueçam do IP que configuraram a unica solução é fazer reset ao router TP-Link no botão reset.



(Router Asus RT-AC87U)


Não fiz nenhuma configuração especial. Nem sequer configurei o IPTV no asus para as box funcionarem sem problemas.
Configurei o wireless e segui os passos de "AIProtection", mais nada...


Espero que seja util e que responda a todas as perguntas que me fizeram.
Estava a pensar substituir o router da MEO porque só com 8MB a gestão da internet é horrivel por parte dele. O serviço de telefone funciona com este método? 
Reputação 2
@@palves , o serviço de telefone neste metodo não funciona!
Este post está antigo, mas foi das primeiras coisas que me apareceu no Google quando tentei descobrir como configurar o meu modem/router Netgear D7000. Tive que fazer algumas coisas diferentes para o por a funcionar e como há cada vez menos pessoas com ADSL, pode ser difícil encontrar ajuda. Aqui está o que fiz:

ADSL2+ (qualquer outro tipo não funciona)

VPI/VCI 1.35

Multiplex: LLC

Sem login, portanto nada de username nem password.

 

Tudo o resto ficou como estava.

 

Atenção que não configurei a IPTV, isso fica para mais tarde.

 

Espero que isto ajude quem vier aqui parar noutra pesquisa.
Boas,

 

Alguém sabe se o TP-LINK VR400 aceita estás configurações, pelo emulador, sendo a versão 1 ou 2, tem praticamente as mesmas opções, ainda estou para receber o router.

 

Obrigado desde já.
Crachá +1
Olá, desculpem estar a desenterrar este tópico, mas aqui na zona ainda continuamos só com ADSL. Estou a tentar configurar o meu tp w8970v3 para me ver livre do router da MEO.

Infelizmente as imagens já não estao disponiveis.
Alguem me pode dar uma ajuda de como configurar a VLAN para as 2 boxes IPTV?

Internet ja tenho e TV tambem, no entanto quando estou a fazer DLs ou a ver alguma coisa no YouTube, o PC rouba a largura de banda toda as boxes.

Obrigado