Actualização de Serviço - Firmware

• 15 Fevereiro 2013
  • 6 respostas
  • 1425 visualizações

Ontem recebi uma sms da MEO a solicitar para deixar os equipamentos ligados porque iriam fazer uma a atualização de serviços, e assim o fiz.
Hoje depois da hora de almoço a quando cheguei e tentei aceder a rede wireless do router verifiquei que esta tinha desaparecido, como é "normal" pensei que fosse apenas mais um encravanço do router que já é habito de x em x semanas ter que lhe fazer boot. Mas para meu espanto mesmo depois de um boot o resultado era o mesmo, e assim resolvi aceder ao router via cabo e verifiquei que a password de administrador tinha sido alterada e ai cheirou-me logo mal. Resolvi entrar com a password que veio por defeito e lá entrei no router.
Fui consultar os logs de acesso e reparei que foi feito um update de firmware do router e TODA a configuração que este tinha, desde da rede wireless ao voip e reencaminhamento de portas tinha sido todo apagado, ou seja nem sequer se dignificaram a avisar os clientes que as configurações iriam ser perdidas e deviam fazer o respectivo backup.
Para entrar em contacto com o apoio a cliente tive que usar o telemovel e gastar uma bela quantia visto que como o voip não trabalhava (porque tinha sido apagado) e apos um bons 15 min lá me confirmaram que sim foi feito um upgrade e sim NÃO FOI FEITO NENHUM BACKUP DA CONFIGURAÇÃO do router para ser depois feito restore no mesmo.
Gostava de saber como é que isto é possivel nos dias de hoje, com tanta maneira de salvaguardar informação que neste caso nem sequer ultrapassa os 16k, que raio de tecnicos / admins é que a MEO anda a contratar, porque se não sabem fazer um backup / restore por telnet tenho aqui um how-to que posso falcultar. Calculo que devem ter tirado o curso como o outro por equivalencias e depois dá nisto... Agora são horas perdidas a configurar e todo o incomodo que isto trás.
Mas agradeço porque era o que me faltava para rescendir de vez.

6 respostas

Apenas uma chamada de atenção:

O processo de actualização do firmware dos routers não é feito por técnicos. É feito automaticamente por um sistema informático.

Além disso, a situação que descreves não é, de todo, regular. Dos milhares de equipamentos aos quais é actualizado o firmware, deves ter sido dos poucos que perdeu a configuração que lá tinha. Porque, regra geral, a configuração mantém-se inalterada. Tiveste azar infelizmente.
Sou dos que teve azar também ...
Peço desculpa mas qualquer deployment de firmware que seja feito certamente que são feitos testes de como corre o scripts, porque updates de firmware por exemplo em caso de uma quebra de energia pode tornar o router num tijolo.
Como cheguei a dizer a quem estava do outro lado do telefone, para a proxima a quando do envio da sms a dizer que vao actualizar o serviço que incluam uma nota adicional a dizer que existe a possibilidade de ser perder toda a informação neste contido e como tal devem fazer um backup, que neste caso tem que ser apontar num papel porque o user Admin neste router não tem privilégios para o fazer, apenas o user de Root dá.
Reputação 5
Apenas uma chamada de atenção:

O processo de actualização do firmware dos routers não é feito por técnicos. É feito automaticamente por um sistema informático.

Além disso, a situação que descreves não é, de todo, regular. Dos milhares de equipamentos aos quais é actualizado o firmware, deves ter sido dos poucos que perdeu a configuração que lá tinha. Porque, regra geral, a configuração mantém-se inalterada. Tiveste azar infelizmente.

Talvez não seja bem assim.. eu recebi hoje uma actualizacão ao firm do router e houve alguns parametros que se alteraram nomedamente na configuraçao da interface wireless (Ex: tinha canal fixo e ficou automatico).. Felizmente nada demais, nada que me impedisse de operar com os serviços regularmente..

@@@dethis
Já agora podias emprestar ai esse tal "how-to", não vá o diabo tece-las.. hehe.. ;P
Boas,

A mim ocorreu-me o mesmo problema depois desta maldita actualização.
Qual é o link do site para mudar a configuração novamente?
Fico sem Wireless se tiver o aparelho meo ligado. Se desligar o aparelho meo volto a ter Wireless.
Isto assim não pode continuar o que eu devo fazer?^
Alguem que já tenha tido o mesmo problema..?
Alguma ajuda?
se tiverem algum problema após upgrade façam reboot e esperem 5min se continuarem sem voip/wireless tentem reset de fabrica se mesmo assim tiverem problemas então apoio ao cliente.
Como foi dito por norma os clientes não perdem configurações , estou certo que a PT faz testes de firmwares mas por mais testes que se faça quando se passa para massivos 1% ou 2% dos clientes por vezes perdem configurações, podem reclamar o valor das chamadas ao apoio de cliente quando a avaria não é vossa culpa penso eu.

Responder