ACESSO 100Mbps LIGADO EM PORTA FE

  • 22 December 2016
  • 4 respostas
  • 1255 visualizações

Reputação 1
Crachá +5
Boas. será que me conseguiam explicar porquê num acesso fibra 100M consigo fazer teste ok (acima dos 90M) quando ligado na porta Gbe do 784nV3, mas se ligar numa porta FE não passo dos 65M? Deveria também ficar muito perto dos 100M!? Obrigado.

4 respostas

Reputação 1
100mbps é TOTAL. Incluí overhead protocolares que devem ser uns 30%.... Logo deve dar 70Mbps
Reputação 1
Crachá +5
Boas, valter. mas então pk na porta GbE dá-me os 100. a trama é ethernet na mesma.  Se o acesso é 100M e se descontarmos o overhead então tb nunca devia dar os 100M na porta GbE? consegues explicar melhor ou indicar link com explicação. Obrigado.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


sei que existem perdas...e existe um "estrangulamento" de banda...mas tanto assim não é normal...


 


basta pensar que quando saiu a fibra os router usados eram os TG784 (sem porta Gb) e por norma chegava acima dos 85Mb...


 


a mim parece algum problema com o router...
Reputação 1
Crachá +5
Boas. Estive a ler mais um pouco sobre o assunto e de facto tem a haver com o overhead do protocolo tcp/ip. Assim, se tivermos um mtu arredondado de 1500 bytes teremos de descontar cerca de 40 bytes de overhead, o k se traduzirá num resultado de aproximadamente 80 - 90 Mbps. Abaixo disso provavelmente, se ñ estivermos com problemas com o equipamento/acesso e ou estarmos a sofrer de " traffic shapping", quase de certeza temos uma ligação LAN a FE, mas por alguma razão a half-duplex.

Responder