Access point interfere com TV??

  • 4 February 2013
  • 30 respostas
  • 8618 visualizações

Boas!
O meu apartamento não tinha rede wifi por todas as divisões, uma vez que o router meo se encontra dentro do quadro ATI localizado justamente na entrada do apartamento. Uma vez que eu queria ter Internet por wifi por toda a casa, acabei por optar pelo aumento de sinal no apartamento todo com a compra de um Access Point TP-LINK WiFi-N 300 Mbps TL-WA850RE. Eu instalei o aparelho hoje, por intermédio do site que o manual de instalação indica. Aparentemente o aparelho resolveu-me o problema da Internet no apartamento todo, no entanto, enquanto o aparelho estava inserido numa tomada em minha casa, a Internet manteve-se a funcionar sem problemas mas a MEOBOX que tenho na sala, desligava-se de tempos a tempos e voltava-se a ligar sozinha (aparecia a mensagem serviço temporariamente indisponível). Comecei a suspeitar que pudesse ter algo a ver com o access point, e retirei-o da tomada. O facto é que passaram mais algumas horas sem que a TV tivesse voltado a falhar. Será o problema causado então pelo access point? Se sim, há algo que se possa fazer para evitar esta situação?

Muito obrigado a todos pela ajuda!

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

30 respostas

Tens a box ligada ao TP-LINK? ou esta ligada ao router thomson?
Boas,

Eu tenho o router MEO no quadro ATI na entrada. Daí eu julgo que saem saidas para as duas MEOBox que tenho no apartamento (ou seja, suponho que a box está ligada ao router). O TP-Link está colocado numa tomada elétrica no meio do apartamento, e não tenho nenhum cabo que saia de lá.

Abraço!
estranho.... precisam-se palpites.
Viva Pedro,
recebi hoje o meu TP Link e estou exactamente com o mesmo problema: consigo uma melhor cobertura Wifi em casa mas a box está constantemente a falhar. Arranjaste alguma solução? Amanha ligo para o apoio técnico embora não esteja com muita esperança.
Engraçado, tenho aqui um router TP-link wr641g e um ponto de acesso TP link norma N e nunhum deles me causa qualquer tipo de anomalia nas tv´s, devo salientar que ambas as boxs ligam directas ao router do MEO.
Como é que voces tem os vossos TP link ligado?
Bom, no meu caso a solução foi simples: actualizar o firmware do repetidor. O processo é simples - ligar por ethernet, entrar na página de administração do dispositivo e carregar o bin com o novo firmware.
Daí em diante acabaram as interferencias.

TL-WA850RE - Welcome to TP-LINK

Nota: confiram antes se a vossa versão é realmente a 1.2. A versão 1 não tem actualizações.
Tenho o mesmo problema das interrupções na TV com o tp link wa830re ligado.
Alguém ja descobriu qual a configuração necessária ou incompatibilidade com ou router TG784n da thomson?
Tenho o mesmo problema das interrupções na TV com o tp link wa830re ligado.
Alguém ja descobriu qual a configuração necessária ou incompatibilidade com ou router TG784n da thomson?
Tenho o mesmo problema das interrupções na TV com o tp link wa830re ligado.
Alguém ja descobriu qual a configuração necessária ou incompatibilidade com ou router TG784n da thomson?

Viva,
tinha ideia de já ter repondido aqui no forum mas pelos vistos a resposta não foi aprovada: resolvi o problema actualizando o firmware do repetidor. Tem estando a funcionar sem problemas desde então.
Obrigado. Já fiz a actualização do firmware. Fiz o quick setup e tenho net. No entanto a televisão continua com a mesma interrupção de 30 em 30 segundos. Fiz o disable do DHCP, faltará mais alguma config?
Ui... comprei ontem o TL-WA830RE (versão hardware v2 e último firmware) e tenho o mesmo problema...

Pelo que li por aí é um problema do protocolo multicast do range extender que interfere com o multicast das boxes da MEO. Há casos em que se adiciona uma impressora à rede e acontece o mesmo por ela ter o protocolo multicast activo.

Noutros casos, como routers com firmare original ou modificado para activar como range extender consegue-se desligar o protocolo Multicast. Neste caso não parece estar à vista essa opção.

A versão hardware V1 tem uma actualização de firmware que refere correcções ao protocolo multicast. Não sei se quem conseguiu resolver o problema com o update tem versão V1 ou v2 de hardware, no entanto a V2 só tem como último update o original... ainda não há actualizações. Coloquei um pedido de ajuda no forum da TP-Link, mas...

Se alguém puder dar mais uma ajuda...

Obrigado desde já.

JCL

PS Não queria mesmo devolver este range extender, que no caso da rede wireless cumpre a função muito bem... não fosse o problema de reiniciar a box a cada 3 min por 10 segundos, o que não é nada agradável!
Se o problema é com o multicast porque não o desligam no router do MEO para ver se resolve o problema? Nas configuraçoes de WIFI dos TG´s tem lá "Permitir multicast a partir do exterior:" O meu esta desactivado e não tenho problemas nas TV´s.
Se o problema é com o multicast porque não o desligam no router do MEO para ver se resolve o problema? Nas configuraçoes de WIFI dos TG´s tem lá "Permitir multicast a partir do exterior:" O meu esta desactivado e não tenho problemas nas TV´s.

Obrigado pela info.

Já o tinha desligado nessa opção. E continua a na mesma... Não sei o que essa opção pretende dizer com "permitir multicast a partir do exterior"... O que é o "exterior"? O que entra pela WAN (exteriore à LAN, incluindo as entradas fixas e wireless)? Que só entra por Wireless?... Exterior à LAN Wireless (incluindo a LAN Fixa e a WAN)?... Em que sentido? para dentro e para fora, ou nos dois sentidos (bidirecional)?

E, no fim de tudo, pode nem ser o multicast...

Mas, já agora, que repetidor/range extender é que usas e que com que router da MEO? Ainda vou acabar por tentar encontrar/trocar por um que funcione bem com a BOX da MEO por ADSL...

Obrigado mais uma vez.

JCL
Reputação 6
Crachá +10
Uma pergunta a todos. Especificamente, como têm o access point ligado? por cabo ethernet ao thomson da meo ou por wireless?
Boas,

também comprei um router TP-Link (tl-wr841n) e ao liga-lo ao router da MEO a imagem da tv freeza de 10 em 10 segundos.
Não sei o que fazer, penso que tenha a ver com multicast mas não sei como desactivar.
instalei o DD-WRT mas também não encontro soluções para desactivar esse multicast.
Ontem tinha net a partir do router secundário (embora as tv's bloqueassem constantemente) e hoje deparo-me que nem net tenho! :(

Não sei quais são as configurações necessárias, já tentei de tudo!
Neste momento, atribuí o ip 192.168.1.1 ao TP-Link e desactivei o DHCP.
Tenho um cabo que vem do Thomson e liga numa porta LAN do TP-Link (não é a WAN).

já tentei activando o DHCP no TP-Link mas apenas para uma pool de endereços de 192.168.2 até 192.168.40 (para não interferir com a pool do Thomson) e mesmo assim também não funciona a net.

Que desespero! :(
Alguém podia dar-me mais umas dicas para ver se contorno esta situação?

lembro que tenho o firmware DD-WRT e os dispositivos são:
TP-LINK TL-WR841N
Thomson TG784
Uma pergunta a todos. Especificamente, como têm o access point ligado? por cabo ethernet ao thomson da meo ou por wireless?

No meu caso, range extender por wireless (não há hipótese de passar cabo algum entre os dois).

JCL
no meu caso tenho ligado por cabo ethernet ao Thomson
Após muitos testes/experiências, lá consegui pôr o segundo router a funcionar com net..
segui este tutorial: How to Use a DD-WRT as a Wired Repeater | eHow.com
o processo passou por ser o seguinte:

liguei o cabo que vem do thomson na porta WAN do TP-Link.
Defini o IP do TP-link com 192.168.2.1
DHCP: on
WAN connection type: automatic dhcp
e desliguei a firewall.

minha máquina ficou com IP: 192.168.2.30
consigo aceder aos meus pc's da rede, inclusive à página de setup tanto do thomson como do tp-link

tudo funciona!
Só resta saber se isto enguenta-se lol.
Reputação 6
Crachá +10
Boa bomosca!.. Aconselho toda a gente a fazer como ele fez e experimentar aquele tutorial. Sempre que quiserem fazer um repetidor wireless tanto por cabo, como pelo proprio wireless tenham em mente que devem sempre desactivar DHCP, NAT, Firewalls e quaisquer outros controlos de endereços IP, no novo router. no caso do cabo devem ainda configurar o endereço IP, o do gateway e DNS. Ou pura e simplesmente deixar tudo em atribuiçao automática (embora eu ache preferivel introduzir manualmente, pelo sim pelo não). no caso da ponte wifi, usar os mesmos canal, SSID, e encriptaçao do thomson. Mas isto, obviamente se os modelos de router que estão a usar permitirem integralmente o uso destas capacidades. Boa sorte.
Boa bomosca!.. Aconselho toda a gente a fazer como ele fez e experimentar aquele tutorial. Sempre que quiserem fazer um repetidor wireless tanto por cabo, como pelo proprio wireless tenham em mente que devem sempre desactivar DHCP, NAT, Firewalls e quaisquer outros controlos de endereços IP, no novo router. no caso do cabo devem ainda configurar o endereço IP, o do gateway e DNS. Ou pura e simplesmente deixar tudo em atribuiçao automática (embora eu ache preferivel introduzir manualmente, pelo sim pelo não). no caso da ponte wifi, usar os mesmos canal, SSID, e encriptaçao do thomson. Mas isto, obviamente se os modelos de router que estão a usar permitirem integralmente o uso destas capacidades. Boa sorte.

No meu caso com o TL-WA830RE v2 nada feito, pois não vou colocar um firmware. Mas resolvi a coisa de outra maneira e surpreendentemente...

Emprestaram-me um velhinho LINKSYS WAG54G v2 (que não dá para DD-WRT e similares, por ser um MODEM ADSL 2+/Router/switch, embora tenha para aí uns firmwares melhorzinhos...) e resolvi tentar usá-lo como WAP (Wireless Access Point) "em cima" do Thompson da MEO (desligando obviamente a Wireless neste).

Ora, depois de várias experiências (opção de Internet Connection Type/Encapsulation como Router "RFC 1483 Routed", desligada a firewall do WAG54G, DHCP Relay do IP do Thompson 192.168.1.254, IP fixo 192.168.1.253 no WAG54G em rede local e 252 em rede internet, fisicamente ligado um cabo de uma porta livre no Thompson à porta 1 do WAG54G por não ter porta WAN - funciona, ver aqui How to set up the Linksys WAG54G as a wi-fi router only (Anders Jacobsen's blog) ) ao ligar o TL-WA830RE por wireless a este, lá aparecia o bloqueio da MEO box, embora a net por wireless estivesse excelente.

Passo seguinte: activar a firewall do WAG54G. Continua o bloqueio sempre que o Range extender está ligado.

Mais um passo: configurar no WAG54G IP fixo Rede Internet do WAG54G como 192.168.1.253 e IP Fixo rede local 192.168.2.253, activar DHCP server para 30 IP's a partir de 192.168.2.100, manter firewall activa. Mudar IP do Range extender para a mesma classe 192.168.2.250.

Ora, com a divisão de redes a montante a a juzante no WAG54G tentava conter a propagação da interferência na MEO box.

E ficou a funcionar sem interferências! Mas... estranhíssimo, os IP's que todos os devices testados na rede wireless (ou na porta fixa do Range extender), quer directamente no via Wireless do WAG54G, quer via Wireless do Range Extender do outro lado da casa, obtêm IP's por DHCP da classe 192.168.1.X que o Router THOMPSON está a atribuir! Nenhum obtém IP's da classe 192.168.2.100-129.
E, como o firmware do WAG54G tem limitações, não posso filtrar a rede com 255.255.0.0, só 255.255.255.0, 255.255.255.192 e mais dois ou três... E não consigo aceder, nem ao Range extender, nem ao WAG54G, via wireless ou por cabo sem configurar um IP fixo da classe 192.168.2.X, dando como gateway 192.168.2.253, por exemplo (uma vez fixado este IP manualmente posso aceder via wireless a qualqeer um dos dois, embora perca a net para fora...). Sem querer, acrescento uma layer de segurança à rede.

E vamos ver quanto isto dura... para já, net excelente em todo o lado e nada de bloquios da MEO box!

JCL
Reputação 6
Crachá +10
Duas coisas. DHCP apenas num router! Ou no Thomson ou no Linksys, não nos 2 ao mesmo tempo. E o facto de ter porta WAN não impede um router de operar da mesma maneira. Tem mais a ver com o firmware que outra coisa. Existem muitos routers que, correctamente configurados até a porta WAN fica em ponte e serve como outra porta LAN qualquer.

Receio que muitos de vós, aqui e no forum em geral estejam a errar em parametros chave da configuração para obter uma rede consistente, rápida e livre de ambiguidades.

Estou a pensar, por isso, criar um novo tutorial amigável e acessivel, aqui no meoforum, para uma boa configuração de rede LAN/wireless, com um ou vários APs ligados aos Thomson e variantes. Estejam atentos.
Duas coisas. DHCP apenas num router! Ou no Thomson ou no Linksys, não nos 2 ao mesmo tempo. E o facto de ter porta WAN não impede um router de operar da mesma maneira. Tem mais a ver com o firmware que outra coisa. Existem muitos routers que, correctamente configurados até a porta WAN fica em ponte e serve como outra porta LAN qualquer.

Receio que muitos de vós, aqui e no forum em geral estejam a errar em parametros chave da configuração para obter uma rede consistente, rápida e livre de ambiguidades.

Estou a pensar, por isso, criar um novo tutorial amigável e acessivel, aqui no meoforum, para uma boa configuração de rede LAN/wireless, com um ou vários APs ligados aos Thomson e variantes. Estejam atentos.

Eu sei disso! O que não percebo é como com um só DHCP ou com um DHCP relay do Thompson continuava a ter problemas e com a descrição que disse deixei de os ter. Do ponto de vista teórico não faz sentido! Tem de existir alguma outra explicação.

Mas vou aguardar pelo tópico de configuração para tornar a verificar tudo, mais uma vez.

JCL
Tenho o tp-link tl-841n a gerir a net da meo, desliguei a ligação banda larga no thomson e fiz ligação pppoe no tp-link, recomendo, quando está em norma n o alcance é muito melhor.
Boa noite.
Eu tinha o mesmo problema, e resolvi-o desactivando a firewall do router (Thomson TG784).