Resolvido

abrir portas do router

  • 3 April 2021
  • 13 respostas
  • 2956 visualizações

Crachá

Boa noite, gostava de saber como faço para abrir todas as portas do meu router sabendo que sempre tento fazer isso da me erro, obrigado!

icon

Solução por omicronpersei8 5 April 2021, 18:50

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

13 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

e nunca irás conseguir abrir todas as portas...muitas são reservadas ao serviço...

Reputação 3
Crachá +13

Ativar o “Modo Gamer” supostamente abre-te as portas quase todas… Depois com o UPnP ativo não deve ter problemas.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não abre as portas quase todas...abre muitas mas nem de perto quase todas...

Reputação 3
Crachá +13

boas

 

não abre as portas quase todas...abre muitas mas nem de perto quase todas...

Ok.. Eu estava a basear-me no que lá diz. “Ao ativar o modo "Gamer" estará a abrir todas as portas no modo NAT(CONE)”.

Abre então portas que são geralmente usadas pelos jogos?

Já agora tenho uma dúvida, reparei que no TG789vac v2, em “Associar jogo ou aplicação a um equipamento de rede local”, existe uma checkbox “CONE” que não existia nos modelos/firmwares anteriores. Deve ser selecionada ou ficar em branco?

 
 
Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

O Cone NAT no modo gamer, o que faz é bypass do router MEO para onde está a fazer o modo gamer, pode ser um PC ou outro router. No print que envia, para funcionalidade remote desktop não vejo que seja eficiente ou que tenha grande utilidade. O NAT (open/restrito) é um requisito  no jogos (mais relacionado com protocolo UDP e a forma como esse protocolo funciona).

A única coisa que não sei de todo é que tipo de cone NAT é que o modo gamer faz. É porque há cone nat restrito, cone nat open, ou cone nat closed que não é especificado. Deduzo que seja entre o open e o restrito (restrito é meio aberto, abre a nat mas com algumas condicionantes). 

Reputação 3
Crachá +13

Olá,

 

O Cone NAT no modo gamer, o que faz é bypass do router MEO para onde está a fazer o modo gamer, pode ser um PC ou outro router. No print que envia, para funcionalidade remote desktop não vejo que seja eficiente ou que tenha grande utilidade. O NAT (open/restrito) é um requisito  no jogos (mais relacionado com protocolo UDP e a forma como esse protocolo funciona).

A única coisa que não sei de todo é que tipo de cone NAT é que o modo gamer faz. É porque há cone nat restrito, cone nat open, ou cone nat closed que não é especificado. Deduzo que seja entre o open e o restrito (restrito é meio aberto, abre a nat mas com algumas condicionantes). 

Foi  a imagem que encontrei na net, esquece o remote desktop :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Fiquei um bocado confuso, o modo gamer não afeta toda a rede/dispositivos? Só depois é que podemos associar portas para algum específico, o que geralmente não é necessário com UPnP ligado.

Mas então, se for uma porta de um jogo, ou Steam etc, devemos selecionar a caixa CONE?

 
 
 
Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

quote “ Fiquei um bocado confuso, o modo gamer não afeta toda a rede/dispositivos? “
              - sim “afeta” toda a rede que está ligada ao router com gamer mode.
quote “Só depois é que podemos associar portas para algum específico, o que geralmente não é necessário com UPnP ligado.“
              -  se tem o modo gamer sem outro router, ou seja está a fazer modo gamer para um pc diretamente “nesse cenário não é necessário abrir portas”. O modo gamer, digamos que deixar a sua rede “escancarada”. Se tem outro router o melhor é colocar em bridge  no segundo router abre as portas (caso o upnp não funcione).

quote- “ Mas então, se for uma porta de um jogo, ou Steam etc, devemos selecionar a caixa CONE? “
              -  a steam não precisa de portas, mas algum jogo da steam poderá necessitar (mais os jogos online com PVP, os demais jogo poderão nem necessitar de portas).

Mais, no cenário ideal é ter um PC ligado no ip interno 192.168.1.xxx, tornar esse IP fixo na rede interna (router meo tem opção de manter sempre mesmo ip para determinado dispositivo) e nesse IP atribuir o cone NAT.

O NAT, explicação leiga, é para qualquer servidor externo saber qual equipamento dentro da sua rede está a enviar/receber determinados pacotes de informação. Quando a NAT é dupla ou fechada isso é um problema (característico dos serviços com IPTV).

A melhor solução como já tenho publicado por aqui é ter um segundo router (recomendo asus, que são os melhores, tem firmware para MEO e outros operadores e são baratos “20/30 euros”) - Ligado em modo bridge e no router asus não precisa fazer quase nada, o upnp nesse equipamento funciona 5 estrelas.

jogo, rainbowsix siege, COD, warframe, Star citizen sem qualquer problema (e olha que esses jogos, por exemplo. são muito picoinhas com a p*** do NAT)

Reputação 3
Crachá +13

Boa explicação. Sim, e os dispositivos da rede interna já vêm com a opção IP fixo ativada por defeito. Como se faz para atribuir o cone NAT ao PC?

Eu vou adquirir um Asus mais para a frente, por agora estou de volta ao TG789vac v2. Nos últimos anos tenho estado a usar um Archer 1200, mas o IPv6 deixou de funcionar, vendi.

Reputação 7
Crachá +23

@David27 

Já deve saber, mas de qualquer forma reforço. Eu não sou vendedor da ASUS :joy:  nem nada que se pareça. Apenas um de muitos clientes que passou o calvário para o tema dos jogos online vs routers MEO. Isso apesar de eu culpar a MEO na altura, percebi que isso ocorre em qualquer serviço com internet + TV.

Neste momento só uso o router ASUS, mas quando tinha box e usava telefone voip tinha o vac v2 ligado em bridge.

O que sei dizer com toda a certeza é que desde que comecei a usar o ASUS, seja em bridge seja como router ligado diretamente ao ONT, nunca mais tive qualquer pinga de problemas. Eu nem preciso abrir portas, só abrir o jogo (seja qual seja) e começar a jogar (não tenho nat type open, mas nat type moderada já dá para jogar sem problemas).

ps: a única coisa que eu não gosto nada no modo gamer é que o router não filtra nem faz nada a respeito da firewall. Além de que coloca o dispositivo com o ip externo, o que pode ser um risco.

para colocar cone nat é precisamente no local do print que enviou estará mais a direita a respetiva opção.

Reputação 3
Crachá +13

Pois, o pior do Modo Gamer é a segurança. Não dá mesmo para abrir portas com o Modo Gamer desativado? Assim abríamos só as necessárias, e apenas para o PC. O resto da rede teria mais segurança.

Lembro-me de ver muita gente queixar-se quem sem o Modo Gamer, as portas não abriam, mas agora com aquela checkbox “cone” já dá?

Também já li muitos dizerem que mesmo com o Modo Gamer ligado elas não abrem na mesma :joy:

 

Reputação 3
Crachá +13

@OmicronPersei8 Como hoje em dia só jogo um ou dois jogos multiplayer, decidi desligar o Modo Gamer e o UPnP e fazer port forwarding.

Quando terminei, estava com NAT Restrito no jogo. Foi então que, em vez de desistir, decidi ligar o UPnP e... já tenho NAT aberto.

Não faz muito sentido o UPnP ser necessário ao fazer port forwarding… é estranho. Mas pelo menos está visto que o não preciso do Modo Gamer ✌️

 
Reputação 7
Crachá +23

incrível, conseguiste nat aberto? Pelos vistos temos novidades :) Sendo assim estás no melhor cenário.

“Não faz muito sentido o UPnP ser necessário ao fazer port forwarding…“ podem ter mexido no firmware. Mas também não é sintoma/comportamento linear, é genérico em alguns equipamentos, (o tema do upnp vs portas). Se já funciona assim já é um grande avanço!!

Modo gamer eu nem sugiro, é que coloca o teu PC com IP externo, ou seja teu pc nem está atrás de um router/firewall/segurança. Modo gamer faz-se é em consolas (isso é distinto claro).

Reputação 3
Crachá +13

incrível, conseguiste nat aberto? Pelos vistos temos novidades 🙂 Sendo assim estás no melhor cenário.

“Não faz muito sentido o UPnP ser necessário ao fazer port forwarding…“ podem ter mexido no firmware. Mas também não é sintoma/comportamento linear, é genérico em alguns equipamentos, (o tema do upnp vs portas). Se já funciona assim já é um grande avanço!!

Modo gamer eu nem sugiro, é que coloca o teu PC com IP externo, ou seja teu pc nem está atrás de um router/firewall/segurança. Modo gamer faz-se é em consolas (isso é distinto claro).

Sim, e já sei por que preciso do UPnP, é porque o jogo em questão necessita sempre de UPnP para ter NAT Aberto, mesmo que faças todo o port forwarding, alguns jogos são assim. É pena, pois o UPnP é um risco de segurança, mas claro que o Modo gamer é pior.

 

Modo Gamer + UPnP é literalmente pedir para ser hackeado :joy:

Sendo como dizes, para o PC existe alguma diferença entre o Modo Gamer e DMZ? Para quem precisar mesmo do Modo Gamer, e calhar DMZ fará mais sentido, porque pelo menos os outros dispositivos ficam atrás do router/firewall, em segurança. Quanto ao PC, vais ao Kinguin e dás 5 paus por antivírus com firewall decente incluída.