Abrir porta FTP

  • 4 February 2012
  • 48 respostas
  • 4252 visualizações

Boas.

Boas.

Tenho estado a tentar fazer o port forwarding da porta 21 no router Thomson TG784 do meo, mas está constantemente a dar o erro "A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir"! Já fiz um reset ao router e reconfigurei tudo, mas o problema persiste!

Acedendo por telnet, aparece-me

3 NAPT Internet xxx.xxx.xxx.xxx:21 127.0.0.1:21 0

mas não sei como eliminar isto para poder inserir uma nova configuração.

Como poderei fazer o port forwarding por forma a poder aceder ao meu ftp pelo exterior?

Miguel

48 respostas

Em último caso, ligam para o 16208, dizem que estão com probs em reconfigurar o router, e, o "tipo do lado de lá", se souber mexer bem no gerexweb, consegue fazer isso.
Em último caso, ligam para o 16208, dizem que estão com probs em reconfigurar o router, e, o "tipo do lado de lá", se souber mexer bem no gerexweb, consegue fazer isso.

Isso é que deve ser uma saga hehehe

Grande Abraço incansável Mbit!!!
WP
Só mais umas notas...

a) Mbit parece que o numero correto é o 16209...

😎 Hoje fiquei novamente com a porta fechada...

Depois de averiguar, vi que o ip tinha mudado e o router tinha atribuido novamente o encaminhamento da mesma para o ip 127.0.0.1:21 ...

Ao analisar a maplist vejo que o idx da regra que havia atribuído tinha o idx 21 e a regra que o router tinha criado o idx 3, pelo que, a nova regra de foward estava sobreposta à minhna regra...


3 NAPT Internet xxx.xxx.xxx.xxx:21 127.0.0.1:21 0
...
21 NAPT Internet any:21 192.168.1.77:21 0
...

Como posso alterar o idx para que tal situação não ocorra, ou seja, para que a minha regra se sobreponha a todas as que forem adicionadas posteriormente?

Obrigado mais uma vez.

É que é um pouco seca andar a apagar o encaminhamento errado sempre que o router troca de ip... :(

cump
WP
Fizeste saveall?
Sim fiz...

EDIT: Estranho... Entretanto consegui aplicar o portfoward à porta 21 através da página do router, mas...

De início a porta aparecia bloqueada, mesmo depois de adicionada ao dispositivo...

... Depois fiz reset ao router, a porta ficou correctamente encaminhada e desapareceu a associação do "Jogo ou Aplicação" ao Dispositivo. :|

Mas a verdade é que agora mesmo quando desligo o router e ele muda de ip a porta fica encaminhada correctamente.

Este router é mesmo estranho... 🙂
Alguma forma de abrir a porta 21 para USB (192.168.1.253) no Tg784n tendo em conta que não seu password de microuser ?

Cumps !!
Sim é um 784 (em fibra)

?

Tens a firewall do router activa? Se tens desactiva-a. BTW tou a ver que está a utilizar o {microuser}, tens o 784n?




Como conseguiste a password para o microuser do 784n ?
è que mais ninguem a tem, apenas são conhecidas estas :

name=Administrator
password=3!play
role=Administrator

name=meo
password=meo
role=Administrator

name= sumeo
password= bfd,10ng
role=SuperUser


name=microuser
password=Desconhecida
role=RootUser

É que a malta do tgh784N tem dificuldade (até mesmo a impossibilidade) em aplicar certos comandos via telnet, pois não se sabe a password do microuser.

O maximo que se tem, em termos de permissões é o sumeo, mas ate esse não nos permite fazer muita coisa

Se não te importares, a malta agradecia se a partilhasses.

CTS
o meu router não é n

cump
wp
Bom dia!

Estou com o mesmo problema. Tenho uma NAS que coloquei com o ip 192.168.1.80 e queria activar o router para apontar para esse mesmo endereço no serviço FTP. Já entrei por telnet e desactivei a firewall, mas continuo a ter a mensagem "A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir".

Podem indicar passo-a-passo a solução sff.
Boas.
Já segui aqui as instruções para ligar uma nas por FTP e já consegui. apenas tenho um problema: so entro em anonymous... nao dá para configurar login de ftp ??

Abraço.

BINGO!!!!

foi necessário desligar a firewall...

Obrigado G@mes!

cump
WP

PS: Já agora existirá forma de resolver isto sem desabilitar a firewall ?

Não é que seja de grande utilidade, quando todos os meus PC's e NAS atrás do router têm firewall e antivírus... mas ainda assim...
Reputação 2
Sim és capaz de ter razão, por isso dá um Enter no outside_addr e não ponhas nada e segue os passos seguintes, no fim saveall.

Também ando nesta luta mas ainda não consegui resolver a questão do outside_addr, uma vez que temos ips dinâmicos.
Não percebi "dá um Enter...".

Sou muito desconhecedor destas questões de telnet. :;

Alguém pode-me dizer o comando todo???
Reputação 2
Crachá +7
Também ando nesta luta mas ainda não consegui resolver a questão do outside_addr, uma vez que temos ips dinâmicos.
Não percebi "dá um Enter...".

Sou muito desconhecedor destas questões de telnet. :;

Alguém pode-me dizer o comando todo???

É simples, se não queres definir um outside_addr, não colocas nada e dás um Enter para seguires para o próximo comando.
Reputação 2
É simples, se não queres definir um outside_addr, não colocas nada e dás um Enter para seguires para o próximo comando.

Como é óbvio bastava não por essa parte do comando.
Já era tarde quando fiz a pergunta, não estava já a pensar bem. :arf:

Agora tenho o seguinte :nat maplist:


6 NAPT Internet any:21 192.168.1.253:21 0


Isto após o comando:
:nat mapadd intf=Internet type=napt inside_addr=192.168.1.253 protocol=tcp outside_port=21 inside_port=21 weight=100

isto para o meu disco usb com o ip 192.168.1.253

Julgo que este pdf poderá interessar (para quem não tenha ainda):
http://www.technicolorgateways.nl/Producten/Archief/Advanced/TG787/TG787-SIP_CLI.pdf
Sim fiz...

EDIT: Estranho... Entretanto consegui aplicar o portfoward à porta 21 através da página do router, mas...

De início a porta aparecia bloqueada, mesmo depois de adicionada ao dispositivo...

... Depois fiz reset ao router, a porta ficou correctamente encaminhada e desapareceu a associação do "Jogo ou Aplicação" ao Dispositivo. :|

Mas a verdade é que agora mesmo quando desligo o router e ele muda de ip a porta fica encaminhada correctamente.

Tenho o mesmo problema em redirecionar a porta para o mesmo IP. O meu é um thomson sem norma N. Segui estes passos:

"Primeiro acedi por telnet ao router:
executar: cmd
telnet 192.168.1.254 (ip do router no meu caso)

(caso se não der é porque o telnet não está instalado. Ir ao painel de control, a programas e funcionalidades, activar ou desactivar funcionalidades do windows. Selecionar Telnet e instalar)

username: microuser
password: !C0nf16,M30

escrever: menu
No menu seleccionar a opção :
Seleccionar opção: maplist
Carregar na tecla TAB ate seleccionar a opção OK.
Procurar na listagem qual o index da regra que tinha a porta 21 atribuída
(no meu caso 4).
Selecionar opção: mapdelete
intf = Internet
index = 4 (no seu caso pode ser outra)
Carregar em tab para ir para o ok.

Selecionar a opção: mapadd
Nota: As opções que não mencionar aqui deixei em branco.
intf = Internet
type= NAPT
inside_addr = IP DO VOSSO PC ou outro router (exemplo: 192.168.1.67)
protocol = udp
outside_port = 21
inside_port = 21
mode = inbound

Tab para ok, e tab para ok, cancel ate sairem do menu.
Na linha de comandos (ainda em telnet para o router):
saveall
exit"


Fiz tudo e correu bem. Mas ao reiniciar o router fica sem as definições que deu.
Já liguei para varios lados, incluindo fizeram assistência remota e chegaram á conclusão que não dava. Perguntei se não tinha direito a usar a porta 21 como quero, apenas me disseram que o firmware não o permitia e que a nivel residência é diferente de ser empresa, isto porque perguntei se as empresas não reclamavam.

Após isto só me dá vontade de atirar com o aparelho a eles e cancelar o serviço.

Alguem conseguiu guardar de vez as configurações?
Sim fiz...

EDIT: Estranho... Entretanto consegui aplicar o portfoward à porta 21 através da página do router, mas...

De início a porta aparecia bloqueada, mesmo depois de adicionada ao dispositivo...

... Depois fiz reset ao router, a porta ficou correctamente encaminhada e desapareceu a associação do "Jogo ou Aplicação" ao Dispositivo. :|

Mas a verdade é que agora mesmo quando desligo o router e ele muda de ip a porta fica encaminhada correctamente.

Tenho o mesmo problema em redirecionar a porta para um outro IP. O meu é um thomson sem norma N. Segui estes passos:

"Primeiro acedi por telnet ao router:
executar: cmd
telnet 192.168.1.254 (ip do router no meu caso)

(caso se não der é porque o telnet não está instalado. Ir ao painel de control, a programas e funcionalidades, activar ou desactivar funcionalidades do windows. Selecionar Telnet e instalar)

username: microuser
password: !C0nf16,M30

escrever: menu
No menu seleccionar a opção :
Seleccionar opção: maplist
Carregar na tecla TAB ate seleccionar a opção OK.
Procurar na listagem qual o index da regra que tinha a porta 21 atribuída
(no meu caso 4).
Selecionar opção: mapdelete
intf = Internet
index = 4 (no seu caso pode ser outra)
Carregar em tab para ir para o ok.

Selecionar a opção: mapadd
Nota: As opções que não mencionar aqui deixei em branco.
intf = Internet
type= NAPT
inside_addr = IP DO VOSSO PC ou outro router (exemplo: 192.168.1.67)
protocol = udp
outside_port = 21
inside_port = 21
mode = inbound

Tab para ok, e tab para ok, cancel ate sairem do menu.
Na linha de comandos (ainda em telnet para o router):
saveall
exit"


Fiz tudo e correu bem. Mas ao reiniciar o router fica sem as definições que deu.
Já liguei para varios lados, incluindo fizeram assistência remota e chegaram á conclusão que não dava. Perguntei se não tinha direito a usar a porta 21 como quero, apenas me disseram que o firmware não o permitia e que a nivel residência é diferente de ser empresa, isto porque perguntei se as empresas não reclamavam.

Após isto só me dá vontade de atirar com o aparelho a eles e cancelar o serviço.

Alguem conseguiu guardar de vez as configurações?
Reputação 7
Crachá +23
boas

fiz todo o procedimento como esta descrito...nao da para salvar para sempre...o firmware nao permite...

mas depois de fazer tudo continuo sem aceder fora da minha rede ao ftp

alternativas!?
Reputação 2
Crachá +7
Dá sim, escrevam saveall no fim.
Era um grande favor à comunidade utilizadora do THOMPSON se alguém pudesse fazer tutoriais sobre :
- como partilhar um disco na rede
- como aceder a esse disco a partir do exterior (métodos e configurações)
- como criar ftp server e aceder, da rede e do exterior

Agradeço desde já a quem tome a iniciativa.
Um abraço a todos
Crachá +6
Vê isto:

Router da Meo (Thomson) ? O que já falámos por aqui? | Pplware

ou google:

http://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ie=UTF-8&ion=1#hl=pt-PT&sclient=psy-ab&q=thomson+tg784&oq=thomson&gs_l=hp.3.1.0l4.2593.75697.0.78192.12.10.1.0.0.1.191.1093.2j7.9.0...1.0...1c.1.LzlJ_ikqTKg&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=823d0ec977a2ef56&ion=1&biw=1024&bih=655

Abraço!
Ou então convertem a porta 21 do ip 192.168.1.*** para 2121,problema resolvido. É funcional à mesma. Provavelmente a PT precisa dessa porta aberta do router para conseguir ver as configurações do router...
Se não quiserem depender da bosta do Router poderão fazer de outra forma.
Anexei imagens mas cá vai um resumo:

O exemplo que dou abaixo é o acesso a um dispositivo de armazenamento que também tem servidor de FTP (QNAP)
O objectivo é activar o servidor FTP do meu QNAP e encaminhar as portas no Router MEO.

0 - No vosso dispositivo de armazenamento activar o FTP e escolher uma porta não reservada EX: 1777 (Imagem 0)

1- No Router MEO: Ferramentas - Partilha de Jogos ou Aplicações - Configurar Novo Jogo ou Aplicação (Imagem 1)

2- Escolher um nome (Imagem 2)

3- Adicionar as portas (Imagem 3)

4- Escolher em Jogo ou Aplicação o nome que criaram na alínea 2 e no Dispositivo o vosso dispositivo de Armazenamento/FTP. (Imagem 4). Caso ainda não tenham atribuído um nome ao dispositivo, aparece apenas o Mac Address. No meu exemplo o nome é NAS

IMPORTANTE: No meu caso só consigo ligação com a opção ACTIVO. Ou seja, quando tentarem aceder ao vosso FTP escolham a opção ACTIVO em vez de PASSIVO nas definições de ligação do cliente.

EXTRA: Para se ligarem com um nome em vez de ip, configurem a opção DNS dinâmico.

Espero que ajude.
Boas, se fizerem um dig, a 21 está asignada a porta usb do router, para abrir só com pedido por escrito.
Reputação 2
Crachá +7
Fazer configurações por browser não resulta. Apenas por telnet é eficaz.

Responder