10.2.1.L


  • Estagiário Sénior
  • 22 respostas
Boas,

 

andam por aí a aparecer TG784n v3 com novo firmware 10.2.1.L, algum sabe como o "meter"?

para já reparei que já não funciona o debug user, tem IPV6 activo, tem uns brinquedos no wifi, foram reorganizados alguns menús...

 

Obrigado!

 

145 respostas

Reputação 1
Alguém por aqui tem o tg799vn com o ultimo firmware? cumprs
Crachá +6
Alguém sabe quantos e quais os utilizadores que estão adicionados no router TG784n v3 ?


 


Os que conheço são: Debug, Administrator, sumeo meo.


 


Nome de utilizador: Administrator
Password: 3!play


 


Nome de utilizador: meo
Password: meo


 


Nome de utilizador: sumeo
Password: bfd,10ng


 


Está a faltar algum que desconheço?
Reputação 3
Boas pessoal


 


Tenho o router Thomson TG784n já algum tempo desde o inicio da Fibra.


As velocidades que obtenho são uma miséria, no meu portáril Asus não chega a 40 MB de download.


Tenho uma PS4 ligada ao LAN e não passa dos 50 MB de velocidade de download também.


Tanto quanto vi as configurações do router estão para apenas 65 MB.


Isso é normal? Tenho o pacote de 100 MB e recentemente mudei para o pacote de 200 MB, não tem lógica pagar um serviço que não usufrui das velocidades.


Devo mudar de router para ter 200 MB ao menos em LAN? Para usufruir de velocidade de 200 MB em WI FI só tenho a solução de comprar um router ASUS e usar o software BETA??? Ou seja gastar dinheiro para usufruir do serviço em pleno?


Há algum router da MEO que dê 200 MB por WI FI?? Se não há, porque vendem o serviço? Hoje em dia tudo tem WI FI, ninguém quer fios.


 


Compreendo que os routers sejam caros, mas em breve teremos velocidades perto de 1 GB e têm de ter soluções para os clientes, e não os clientes à espera de obter velocidades a pedir para mudar de routers e a comprar switches e routers. Não acho uma opção vantajosa os clientes comprarem um router Asus para terem ligado em cima do router Meo e da ONT, a conta luz dispara, é ridiculo.


 


O meu router não tem esta atualização, tem a antiga, 10.2.1 D.


Se tenho um pacote de 100 ou 200, é essa a velocidade que devo usufruir.


Se for só possivel usar por LAN, não quero, se for possivel usufruir por WI FI, independentemente de qual protocolo seja, pois o meu PC Asus tem todos, disponibilizem uma opção viavel para mim.
 



Boas


 


para velocidades de 200mb é o router tg799 salvo erro. o tg784n nao permite mais de 100 penso eu.
Reputação 6
Boas ?


 


A meo só garante a velocidade através de ligação por cabo, e ligar a PS4 por WIFI é um “crime ” esse tipo de ligação não tem estabilidade para Jogos.


 


A melhor solução quando não é viável assar cabos é ligar os dispositivos através de adaptadores powerline.


 


Substituir o router dependendo do modelo, vai aumentar a velocidade, mas volamos á esma questão, para jogos o importante não é a velocidade mas sim a estabilidade da ligação, por melhores que sejam os equipamentos WIFI existem sempre interferências causadas por outros equipamentos eléctricos que comprometem a integridade da ligação .
Reputação 3
Boas ?


 


Eu desde que comprei a PS4 só uso a ligação LAN, pois nem conseguiria receber os jogos da PS Store a altas velocidades.


 


De qualquer forma já reportei o problema à Meo que as minhas velocidades, por algum motivo, não ultrapassam em LAN ou WI FI os 55 MB, ou seja, deverá estar preso nos tais 65 MB, eu fiz o tal tuturial que têm aqui, mas o problema persiste.


 


Já pedi a intervenção técnica para substituição do router, pois desejo migrar para 200 MB de velocidade e nem em LAN tenho acesso a 100 MB.


 


A minha pergunta é, o melhor e mais recente router é o Technicolor 784 v3 ou o 799 preto??


Já que vem substituir, quero um que tenha melhor rendimento...


 


Tenho computador novo que aguenta até as normas novas ac, mas isso seria pedir muito. Acho que a Meo deveria investir em melhores routers, se a velocidade se aproximar cada vez mais do 1 GB, os clientes vão ser mais exigentes.


 


Neste momento uma casa de familia chega a ter mais de 5 aparelhos ligado à net, desde os telemoveis, tablets, consolas a portateis.
Reputação 6
Boas ?


 


Realmente essa velocidade por cabo não é normal.


 


Quanto ao melhor router, têm ambos características muito semelhantes, só têm uma porta gigabit, portanto se quiseres todas as ligações gigabit vais ter de usar um switch .


 


Quanto á meo investir em routers melhores eu prefiro ter o meu router e poder usar todas as funcionalidades sem restrições , mas isto é a minha opinião .
Reputação 3
Boas


 


Foi trocado o router para o Technicolor 784n v3, as velocidades em LAN aumentaram, mas como tenho 3 boxes em casa, quando estão ligadas, fixa-se pelos 75 MB de velocidade. Mas só em LAN, porque em WAN o router por defeito esta limitado aos 65 MB de velocidade.


 


Ou seja, mesmo com os 200 MB de subscrição, apenas terei um Wi Fi de 65 MB , não reais, ou seja 50 MB dentro de casa em wireless.


Ainda esta com o software 10.2.1.D.


 


De mencionar que em banda 802.11n o router com uma so antena interna deveria dar os 200 MB por Wi Fi. As velocidades dentro dessa banda, atingem teoricamente os 450 MB. Logo o router Technicolor deveria garantir essa velocidade por Wi Fi nessa mesma banda, e não limitar os 65 MB.


 


De resto de mencionar que ao trocar o router, infelizmente a ONT começou a ter "pancas fortes", ontem de 1h em 1h acendia a luz verde e desligava o acesso todo da net, ou seja, nem tv nem internet. Pensei logo em sobreaquecimento, nunca tinha acontecido, mas como tenho muita coisa ligada naquela tomada, desliguei durante a noite e liguei noutra tomada hoje, parece que estabilizou, embora continue com uma temperatura bastante quente, não me parece normal.


 


De resto e em resumo, só acho que se o firware novo não libertar mais velocidade por WAN, não tem lógica haver pacotes de 100 MB ou 200 MB, porque a maior parte dos clientes tem aparelhos ligados à net por wireless.


 
mas que grande confusão... as boxes não usam largura de banda sobre fibra, já está mais que falado.


Para teres =/+100Mbit/s por cabo tens de ligar na porta gigabit(e o computador/cabo também tem de ter gigatbit lan), as 3 portas LAN normais dão uns 90Mbit/s no max.


a WLAN estar a 65Mb é por causa do teu computador e não do router, o router dá 130Mbits/s, é preciso é que o computador seja compativel com os 130Mbit/s.


Que eu saiba não existem computadores que suportem todas as normas N que existem.


 


Quanto ao ONT, acho é que tens algum ponto entre a tua casa e o PDO com alguma dobra, muitas vezes é dentro do proprio PDO que a fibra está demaziado dobrada, daí a velocidade ser menor.
Reputação 3
Boas ?


 


Ora aqui vai a minha resposta a tudo o que disseste.


 


Foi o própio tecnico que mo disse que as boxes consomem net, aliás, o teste à LAN fiz à frente dele.


Com boxes ligadas deu 80 MB no PC e 75 MB na PS4, e com boxes desligadas no PC deu 95 MB, logo as boxes consomem net, digam o que disserem.


 


O outro ponto sobre WAN, é o própio router que demonstra que tem 65 MB em WAN, até posso tirar uma imagem dele para mostrar, apenas tem os 65 MB disponiveis para wireless. É problema de firmware pois na configuração não me permite alterar.


 


O portátil tem todas as bandas disponiveis, incuindo a nova 802.11ac, é um Asus com 2 meses, logo não há desculpa, até porta Gibabit tem.


 


Quanto á ONT, mudei de tomada e já lhe passou as pancas, deveria ser aquecimento.


De mencionar que da PDO à ONT só tem a minha ligação, pois eu moro numa vivenda e mais ninguém pediu Fibra, logo não há razões para perdas. Aliás nunca tive. Por isso é apenas o router que as limita, mais nada.
boas


Tenho fibra 100mb, so assume 94 mb qd faco o teste, ligo a box faco o teste ctn a dar 94mb. Pelos vistos a box so tira largura de banda a alguns e a outros não. e o q se chama uma box selectiva :catlol:. E nao sei o porque de falarem do firmware 10.2.1.D aqui na secçao do 10.2.1.L. Toda a gente sabe que testes feitos na ps4 não são fiaveis, tanto dizem 90 como dizem 50 ou mesmo 10.
Reputação 1
Crachá +6
No meu caso a Box não "rouba" largura de banda.
Tenho um pacote de 100Mb e mesmo com a Box ligada os testes de velocidade dão sempre 100, mesmo quando utilizava o 784n v3.

Quanto ao router mostrar disponível 65Mb em WLAN penso que são valores dinâmicos, ele muda consoante o número de equipamentos ligados e à norma que eles estão a utilizar.

Tive alguns problemas com esse router (Compatibilidade com extensores wireless, etc) e por isso comprei um ASUS RT-AC56U, agora consigo atingir os 100Mb certos quando ligado à rede 5Ghz norma AC.
Quando me ligo à rede 2.4Ghz com os mesmos equipamentos não tenho mais de 70Mb.


 


 
Reputação 3
Se não melhorarem isso com novo firmware, não acho correto.


Atribui a velocidade em WAN conforme lhe apetece? Deveria dar para selecionar e pronto.


 


Quanto às velocidades, explicaram-me que a velociadde do servidor gere por zonas, ou seja, se houver um grande fluxo de um utilizador ou de vários, ele sobe para 130 MB por utilizador, daí a velociade compensar para as boxes ou para a internet.


 


Ora eu moro numa zona que há poucos utilizadores, a velocidade esta fixa nos 100 MB, e muito dificilmente alterará para mais que isso.


 


A velocidade LAN não me preocupa, agora a velocidade WAN sim, porque a minha casa é grande, até tenho um quintal no exterior, onde poderei utilizar o portatil. O problema é que utilizar um computador fixo noutra parte da casa e vários portateis ou tablets, mesmo que adira aos 200 MB, ele só me vai distribuir por WAN os 65 MB.


 


Não tem lógica nenhuma ter de comprar um router Asus, para ligar ao router da Meo e já ter uma ONT ligada, não há necessidade de ter de pagar um balurdio de luz para ter internet com a velociade WAN contratada.
Portanto, basicamente o update de firmware foi feito e deu barraca com a minha configuraçao q funciona já há largos meses sem problemas. o problema agora é q perdi todas as minhas configuraçoes de IPQoS que tinha. Ou seja, preciso de um "rootUser" q seja capaz de fazer configuraçoes no IPQoS por telnet. Como posso conseguir isso?


 


Boa noite a todos 🙂
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Experimente a solução postada e exponha as suas questões, em: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/m-p/68474


 


Atentamente,
Já aí anda o firmware O (ó), 😃
Reputação 6
Crachá +10
layer escreveu:

Já aí anda o firmware O (ó), :D



 


Não é propriamente novidade. Já se tinha falado aqui no forum. Ainda por descobrir, quais as melhorias em relação à versão anterior...


 


Atentamente,
Crachá +4
era bom de facto saber o que mudou da L para a 0. eu ainda tenho a L
Reputação 6
Boas ?
Ficou tudo igual a nível de serviço, a única alteração foi a nível de wifi para implementar uma nova norma da união Europeia .
Reputação 5
De facto, nada de novo. 


 


Já deveriam era de ter lançado uma outra versão que permitissem a quem tem o ainda ultrapassado ADSL de ter outro router para gerir o seu serviço sem a necessidade de um switch pelo meio, como acontece actualmente.

Responder