10.2.1.L


  • Estagiário Sénior
  • 22 respostas
Boas,

 

andam por aí a aparecer TG784n v3 com novo firmware 10.2.1.L, algum sabe como o "meter"?

para já reparei que já não funciona o debug user, tem IPV6 activo, tem uns brinquedos no wifi, foram reorganizados alguns menús...

 

Obrigado!

 

145 respostas

Crachá +3
Está a fazer Port forwarding para que portas?
Para a porta 22 (SSH) e 80 (Web server) e nenhuma funciona. Sei que ainda posso fazer reset ao router mas não queria ir por aí antes de perceber se está a acontecer com mais alguém.


 


Obrigado
Reputação 6
Boas @@tokenize


 


Isso está a acontecer devido a uma regra de firewall que foi introduzida por engano neste firmware.


 


A solução é simples basta seguir as instruções neste post.
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/porta-ssh-22-outbound-bloqueada/m-p/59597/highlight/true#M13917


 


Ps . Usar este utilizador para ter os privilégios necessários para executar o fix.


Username : sumeo


Password : bfd,10ng
Era mesmo isso, muito obrigado!
Bom Dia


 


Gostava de saber se ainda falta muito tempo para a actualização do meu firmware da versão 10.2.1.D para a versão 10.2.1.L


ou se é necessário fazer alfuma coisa de minha parte aqui ao equipamento, mas pelo que li dizem que é automático.


Com os melhores cumprimentos


 
Bom Dia


 


Gostava de saber se ainda falta muito tempo para a actualização do meu firmware da versão 10.2.1.D para a versão 10.2.1.L


ou se é necessário fazer alfuma coisa de minha parte aqui ao equipamento, mas pelo que li dizem que é automático.


Com os melhores cumprimentos
Reputação 1
Crachá +6
Este tópico já foi aberto há mais de 1 e meio e ainda está em teste em alguns clientes??
Quando é que vão lançar para todos? Daqui a 3 ou 4 anos?!?!?
Em Dezembro de 2014 telefonei para o apoio da MEO e foi-me dito que a partir de Janeiro o novo firmware iria começar a ser distribuido para todos os clientes... Daqui a bocado estamos em Janeiro de 2016 e nada...
Que alterações têm que ser feitas na infraestrutura da rede? É necessário ir fisicamente ao local ou é tudo configurado remotamente?
Imaginemos que o meu visinho tem o novo firmware e eu tenho o antigo? É possivel telefonar para o apoio técnico para pedir a atualização do meu, já que supostamente a infraestrutura é a mesma?


Obrigado
Crachá +3
Qual a pressa para terem o último firmware?

Cump
Reputação 1
Crachá +6
Quem tem um 2 router para gerir a ligação como eu fica impossibilitado com este firmware de ligar a box e um PC na mesma porta. O meu router não está ao pé da Box nem tem possibilidade de estar.


Da ligação que vai para a sala tenho um switch onde partia a ligação para a box e para outra divisão que neste momento não tem internet...


PS: Não pretendo usar powerline.


 


Mas já agora gostaria que alguém me respondesse as perguntas acima :)


Obrigado
Crachá +3
Bom,

Eu estou na última versão mas já desde as últimas que a minha arquitetura é a mesma:

Router do Operador -> Firewall -> Redes internas com routing num switch Layer3.

Uma das portas de "switch" do thomson liga ao meu switch Layer 3 numa vlan X e as box são colocadas nessas vlan.

Prefiro fazer desta forma do que estar a colocar mais um equipamento de segmento doméstico. Tenho mais liberdade e estou bem menos dependente das "invenções" de última hora da Meo 😉
Reputação 3
"Recebi hoje o firmware e macroblocos desapareceram e ipv6 activo por predefinição fala em gpon termo nunca antes encontrado no firmware antigo e parece que vem resolver muitos dos problemas dos usuários. Um bom serviço feito pela meo..."


 


Não querendo ser um má lingua , eu duvido que qualquer um de voçês com a nova firmware tenha 100M .


A realidade agora é que passaram todos a 93M como estavam antigamente .


Eu se tiver tempo e paçiencia ainda vou desbloquear o tr069 do meu tg784n para permitir o upgrande da nova firmware , vou fazer um dump em jtag do router e vou querer dár uma olhada nesse novo suposto script milagroso que faz com que o pessoal fique todo contente .


"O modem diz , então é porque é verdade" , lol .


E que tál um teste de velocidade para o Porto , ou se está no Porto para Lisboa .


Isto já sem falar um teste internacional .


É que eu estive num cliente com fibra a 200Mdown/16Mup , e cá dentro era uma maravilha , dáva o maximo , mas quando fez um teste para os estados unidos (que é para onde esse cliente comunica mais via internet) , deu 5M de down e 300K up .


Granda classe heim .


Resumindo , tenho serias duvidas , mas tambem posso estar enganado .


Façam testes de velocidade em varios medidores nacionais , não é só os da meo que contam .


 
Boas 

 

Tambem nao entendo a demora desta alteração.

Só as "mijinhas"? Assim denora uma eternidade.

 

 
tipepe, aqui ficam os testes que falaste, com o novo FW (a mais de meio ano que está assim).


Antigamente tinha sempre problemas e de tempos a tempos baixava dos 100Mbs, como este FW os problemas acabaram (mas claro fartei-me de reclamar). Na minha opinião e do que vejo em caso semelhantes, este FW é muito melhor para quem quer ter os 100Mbs estáveis (confirmado em vários casos), agora o restante comportamento, não tenho muito a dizer, a TV sempre funcionou bem.


 


http://www.speedtest.net/result/4518940571.png


http://www.speedtest.net/result/4518948803.png


http://www.speedtest.net/result/4518956627.png


http://www.speedtest.net/result/4518959339.png


http://www.speedtest.net/result/4518964444.png


http://www.speedtest.net/result/4518967932.png


http://www.speedtest.net/result/4518986635.png


http://www.speedtest.net/result/4518980717.png


http://www.speedtest.net/result/4518997742.png


http://www.speedtest.net/result/4518992954.png


 


http://i.gyazo.com/064ffd87919b5557dd56a8fb6e7bbe9e.png


 


O Download tanto nacional como internacional (pelo menos de onde eu saco) é sempre assim, por isso não me posso queixar, com um gerenciador de Download chega a fazer 12Mbs-13Mbs, para mim é o justo.


 


http://i.gyazo.com/71364ba879c4f48fabb64d49121a6729.png


Cumps


 
Reputação 3
Eu estou super curioso com essa nova firmware .


Liga a box num canal qualquer e faz o speed test .


no entanto eu vou-me jogar a esse desafio nas férias , em primeiro lugar da firmware antiga vou scar as passwords do debug e outros , estou farto de quando tenho de fazer reset ao router ter que andar a por scripts para entrar como root .


Depois quando apanhar a nova firmware vou fazer o mesmo .


Tenho andado aqui a dár a volta a uns routers antigos de outro operador , que ficaram por cá quando terminou o contrato , e é extremamente interessante as passwords usadas para superusers postas pelos operadores .


EX : Num tg582n da clix a password para superuser é : c|!xn0v!s  


Interessante heim .


 
tipepe


 


Com a Box ligada no NGW-HD


 


Portugal, servidor da NÓS


http://www.speedtest.net/result/4526954776.png


 


Servidor no Texas USA 


http://www.speedtest.net/result/4526973170.png


 


 


Como deves saber em fibra a Box não afecta a velocidade.


Mas como pediste aqui fica.


Cumps
Reputação 3
"Como deves saber em fibra a Box não afecta a velocidade."


 


Ai não ?!!! ,épa essa para mim é novidade apartir de agora .


Então se os canais de tv da box são iptv então de onde é que achas que vem a largura de banda para eles ?


Como não tenho fibra (e não quero) por isso é que perguntei .


Duvido que a MEO tenha resolvido o problema com uma firmware nova por causa disto .


Antigamente o router alocava automaticamente 7 ou 8 M de largura de banda exclusivas para a box , e o pessoal via 93M de velocidade .


O que deve estar aconteçer agora é que a largura de banda está nos 100 como sempre esteve , mas a largura de banda que a box está a usar não é descontada dos 100M .


Ou caso contrário teria de ter 108 M de velocidade para o problema ficar resolvido .


No entanto se está resolvido e tu estás feliz então por mim está tudo optimo , pois eu nem uso esse serviço de fibra para ter de me preocupar .


 
Reputação 6
Crachá +10
tipepe escreveu:

"Como deves saber em fibra a Box não afecta a velocidade."


 


Ai não ?!!! ,épa essa para mim é novidade apartir de agora .


Então se os canais de tv da box são iptv então de onde é que achas que vem a largura de banda para eles ?


Como não tenho fibra (e não quero) por isso é que perguntei .


Duvido que a MEO tenha resolvido o problema com uma firmware nova por causa disto .


Antigamente o router alocava automaticamente 7 ou 8 M de largura de banda exclusivas para a box , e o pessoal via 93M de velocidade 


 



 


O que o @@HugoPT disse está certo. A redução da largura de banda não se verifica na fibra, pois ao contrário da linha convencional ADSL, virtualmente não possui limite físico que torne necessária essa limitação quando a box entra em funcionamento. Quaisquer reduçoes observadas serão resultado doutros fatores, como uso da LAN, ou politicas de tráfego impostas por servidoress e, na maioria dos casos, momentâneos.
Reputação 3
"O que o [user=5289]@HugoPT[/user] disse está certo. A redução da largura de banda não se verifica na fibra, pois ao contrário da linha convencional ADSL, virtualmente não possui limite físico que torne necessária essa limitação quando a box entra em funcionamento."


Limite fisico não , até porque se nos servidores da meo derem 1G de largura de banda atravéz de fibra  , a fibra aguenta bem .


O problema é que existem 2 contratos incluidos em 1 unico no cliente , que é internet 100M mais tv , se a tv é iptv , o que significa que tem de usar largura de banda da internet para poderem ter os canais em casa , então onde está esse acrescento de largura de banda para compensar ?


Eu esta semana , no inicio estive na casa de uma cliente MEO 100M  com tv e telefone e já com a nova firmware , mas como estava em trabalho , eu não me dei ao trabalho de abreviguar essa situação .


Eu não sou contra a MEO , aliás , eu sou cliente MEO adsl e quero continuar a ser por causa do ip dinamico que me dá um grande jeito , mas só mesmo por causa disso .


O que me intriga são este tipo de situações que não são bem explicitas , mas no entanto eu quando falo é por mera curiosidade , porque por mim se alguem tem contrato de 100 e recebe só 60 , para mim é me indiferente .


Eu só tento que a análise seja mais aprofundada pelos respetivos utilizadores de fibra , de forma a não comprarem gato por lebre só porque na prateleira estáva a dizer que éra lebre .


No entanto e como já referi anteriormente , se está tudo feliz , então eu tambem estou , mas irei abreviguar o assunto mais a sério numa proxima vez que apanhar uma ligação MEO fibra 100M com os 3 pacotes , só para ficar descançado .
tipepe, posso te garantir que conheço muitas ligações Fibra MEO.


A maioria delas são 3 serviços, e a BOX não rouba sinal em nenhuma (nem pode).


O serviço de Internet é configurado para te dar X, e a Box recebe sinal a partir de outra configuração, o que faz com que nunca roube sinal da net (neste momento ainda estamos longe de atingir o limite de banda que cada fibra fornece).


Ou seja a ligação é a mesma, mas os serviços são configurados de maneiras diferentes, posso te garantir isso.


Esse caso dos 93Mbs tem a ver com outros factores, principalmente devidos a hardware do utilizador. Agora se me falasses em 91Mbs aí a historia já era outra, mas isso felizmente tem sido resolvido com este novo FW (foi o meu caso).


 


Enfim só experimentando para veres, mas lembra-te o router só tem uma porta GB por isso ve sempre se estás ligado á correcta.


Cumps
Boa tarde @@HugoPT e @@NeoPT,


 


Peço desculpa por me estar a intrometer na conversa mas não pude deixar de reparar no que disseram em relação aos 100Mbps fixos.


 


Sou cliente M4O com internet de 100Mbps já há 3 anos e tenho o router TG799vn com o firmware 10.2.1.L. Tenho o cabo na porta 1 do router, logo ao lado da porta WAN, que na imagem abaixo tem etiqueta laranja.


 


http://shop.eurylink.com/images/stories/virtuemart/product/tg799-back.png


 


Tenho também placa de rede Gigabit e pelo meio um switch também ele Gigabit. No entanto nunca consegui ter mais do que 95Mbps no speedtest.


 


http://www.speedtest.net/result/4538783334.png


 


O que poderá estar a falhar neste caso e de que forma posso ter a configuração 100/20?


 


Obrigado.


 


Cumprimentos,


mantas
Boas.


 


Por esses valores parece que tens um dos equipamentos a limitar a ligação GB a 100MBs (faz com que não passe os 94Mbs reais).


Nesse router a porta GB é essa ?


O teu switvh está a funcionar em GB ?


Quando ligas o cabo da net ao PC aparece ligação GB, certo ?


Para mim aí tem a ver com hardware e não com a configuração do acesso.
Boa noite @@HugoPT,


 


Antes de mais obrigado pela tua rápida resposta.


 


Em relação às tuas perguntas:


 


1 - Sim, a porta do router com a etiqueta laranja é a Gigabit.


2 - O meu switch não tem configuração e é Gigabit em todas as portas.


3 - Com ou sem switch a ligação tem velocidade 1.0 Gbps.


 


Cumprimentos,


mantas
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@mantas


 


mantas escreveu:

 


Sou cliente M4O com internet de 100Mbps já há 3 anos e tenho o router TG799vn com o firmware 10.2.1.L. Tenho o cabo na porta 1 do router, logo ao lado da porta WAN, que na imagem abaixo tem etiqueta laranja.


 



 


Tambem eu tinha. Esse modelo TG799vn, nunca funcionou bem e acabou mesmo por avariar. No entanto nunca notei abrandamentos da velocidade de download, que não fossem esperados. Agora com o novo router TG784n v3, já actualizado para a versáo 10.2.1.L, a velocidade de upload parece ter aumentado um pouco (de 20 para 23Mbps e, é habitual nos testes de velocidade, obter valores de download entre 95-99Mbps). Não é significativa a diferença, acho normal e, deve-se sobretudo à vasta LAN, que tenho em casa... Não posso esperar ter um resultado de 100Mps constantes, naturalmente, pois algo na rede está sempre a trocar dados através de protocolos IP. O que pretende, ou seja, observar um downstream constante igual ou superior a 100Mbps, seria práticamente apenas possivel, se a velocidade garantida  pelo operador, fosse estipulada um pouco acima dos 100Mbps, o que não me parece viável.


 


Note que o teste de velocidade mais fidedigno que tem disponivel é o http://qos.sapo.pt.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
mantas escreveu:

Boa noite @HugoPT,


 


Antes de mais obrigado pela tua rápida resposta.


 


Em relação às tuas perguntas:


 


1 - Sim, a porta do router com a etiqueta laranja é a Gigabit.


2 - O meu switch não tem configuração e é Gigabit em todas as portas.


3 - Com ou sem switch a ligação tem velocidade 1.0 Gbps.


 


Cumprimentos,


mantas



 


O hardware tambem pode influenciar estes valores, dependendo do caso. Qual o seu switch? É raro o switch, que a marca alega ser Gigabit, que atinja velociades realmente merecedoras dessa classificação.


 


Atentamente,
Boa noite @@NeoPT,


 


Obrigado também pela sua resposta.


 


Em relação ao upload, na altura em que foi feita a instalação também fiquei com 23Mbps de upload. No entanto, há uns tempos que passei para 20Mbps.


 


O que estranho aqui são os valores de download. Se antes era consensual que todos tinham uma configuração um pouco abaixo dos 100Mbps, hoje vejo cada vez mais casos de configurações praticamente certinhas nos 100/20. Não é que essa diferença de 5Mbps me deixe muito incomodado, até porque nunca tive para me chatear muito com isso, mas se nesta altura existem cada vez mais casos configurados a 100/20 queria ao menos tentar perceber porque não tenho também eu essa configuração.


 


É preciso notar que nestes 3 anos (quase 4) nunca tive mais de 95Mbps, em nenhum teste, fosse no speedtest ou no qos da PT. De momento não coloco aqui nenhum print do qos porque não tenho java instalado e como sabem é preciso para a sua execução.


 


PS: Em relação ao switch, posso-lhe dizer qual é (TP-LINK TL-SG1005D) mas com ou sem switch as velocidades mantêm-se.


 


Cumprimentos,


mantas

Responder