SMS fraudulento: Flubot

  • 28 April 2022
  • 1 resposta
  • 562 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Está em curso uma vaga de fraude do tipo SMS Flubot que consiste no envio de SMS que contém um link fraudulento.

 

O SMS alerta para a existência de uma mensagem de Voice Mail (podendo o texto ter algumas variações) e contém um link.

O número de origem também não é sempre o mesmo.

Caso clique no link, o malware é instalado no equipamento e faz o reenvio do SMS malicioso para a lista de contactos e/ou para números gerados aleatoriamente. Em alguns casos poderá também fazer o envio de MMS de forma massiva.

 

Até ao momento, esta fraude parece afetar apenas o sistema operativo android.

 

Exemplos de SMS recebidos pelos clientes:

 

 

 

Se recebeu um SMS deste género deve:

  • Apagar o SMS;
  • Não clicar no link.

 

O que fazer caso tenha carregado/clicado no link?

Na eventualidade de o malware ser instalado no seu dispositivo, sugerimos:

  1. Ativar o Google Play Protect e fazer uma verificação completa do equipamento –> o Protect identifica se existem apps que coloquem o dispositivo em risco e poderá fazer a sua desinstalação;
  2. Caso, ainda assim, o problema se mantenha, deve ativar o modo de segurança do Android, de acordo com as indicações da marca do equipamento. O modo de segurança bloqueia temporariamente a execução de outras aplicações de terceiros e permite a identificação e desinstalação de qualquer app fraudulenta.

 

A MEO é totalmente alheia a estes SMS, desaconselhando que sejam seguidos links de origens desconhecidas.


1 resposta

Tenho recebido vários sms do número 911172220  no qual o assunto é o meu número de telemóvel e por baixo “toque para transferir”.

O número está bloqueado no telemóvel, mas não evita que continue a aparecer no separador de mensagens bloqueadas/spam.

Há alguma forma de barrar este número para que não me envie mensagens?

 

obrigado

rute

Responder