Resolvido

Reciclagem de números - Privacidade

  • 1 August 2022
  • 9 respostas
  • 348 visualizações

  • Visitante Júnior
  • 0 respostas

Venho expor a seguinte situação:

Tive um contacto telefónico antigo, que deixei de utilizar durante algum tempo. Acontece que esse contacto está associado a contas de email, etc das quais já não me recordo das passwords. 

Precisei de aceder a um email e tentei recuperar o contacto, no entanto, disseram-me que se encontra para reciclar. 

Existe alguma forma de ficar com esse número e /ou realizar um pedido nesse sentido?

Seria bom que as operadoras tivessem noção do risco e ataque à privacidade que é reciclar contactos telefónicos, pois os novos proprietários poderão aceder a dados dos antigos através do número de telemóvel em sites onde se encontram associados.  

icon

Solução por NeoPayne 1 August 2022, 18:50

Ver original

9 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Outra hipotese que tem, é telefonar para o numero e falar com a pessoa que o tem (caso ja tenha sido atribuido). Conheço casos que as pessoas que ficaram com os números novos (novos para eles) os “cederam” aos antigos donos do mesmo (principalmente por receberem chamadas não desejadas que eram para os antigos donos LoL)

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

só há 3 fases, em quarentena (6 meses após expirar, cliente com a possibilidade de recuperar) e reciclagem (entre os 6 meses e 1 ano, sem possibilidade de recuperar) e atribuído (a algum cliente ou para venda).

Reputação 7
Crachá +23

Sugiro que use a sua área de clientes e faça um pedido. Não é garantido, pois depende em que fase está o processo, com sorte consegue recuperar a númeração. 

 

ps: a indicação de númeração está para reciclar dada pelo callcenter, eventualmente, será porque eles viram o estado do cartão (eles não tem visibilidade do processo e respetivas fases), por isso eu pelo menos tentava, se não tentar o não é garantido. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

e tem...o numero só é reciclado passado 1 ano após o cliente ter deixado expirar...tal como esta regulamentado a 20 anos ou mais...

Reputação 7
Crachá +24

Não vão ser as operadoras que vão regular o que quer que seja. Se correr bem, cumprem o que for decidido regular.

E se o cliente tiver algum problema de saúde? Se o cliente morrer?  Há situações que impossibilitam as pessoas de prever estas situações e agir. Justifica a violação de privacidade q pode advir daí?

Reciclar os contactos telefónicos é algo que pode comprometer a privacidade. Após alguma pesquisa pode constatar que algumas pessoas, inclusive os novos proprietários dos contactos, tiveram acesso a dados e/ou a chamadas, mensagens e afins que não lhes diziam respeito. Tem de haver regulação nesse sentido. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mais uma vez, é totalmente responsabilidade do cliente...são os clientes que usam os seus números pessoais para tudo o que é preciso, logo se mudam de numero tem a responsabilidade de resolver a situação também… 

Ola! Obrigado pela sua resposta. Tem toda a razão quanto ao facto de o cliente ter de estar ciente da sua privacidade, mas, infelizmente, é uma questão que pouco se colocava há uns (não assim tantos) anos atrás. Hoje em dia, o nível de consciencialização é totalmente diferente. Ainda assim, caberia às operadoras esclarecer e ter alguma preocupação com este tipo de assuntos, ainda desconhecidos por muitos. Conforme a evolução destas áreas, tem de evoluir também o controlo e regulação das mesmas. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

em reciclagem quer dizer que o antigo dono não o pode recuperar…

 

e em relação aos dados pessoais...é ridículo responsabilizar as operadoras, é da responsabilidade do cliente resolver essas questão da sua própria privacidade e não esperar que alguém o faça por ele...se desistiu do numero, deveria antes disso mudar tudo para o novo numero…

 

há com cada uma...

Responder