EM DESTAQUE

ALERTA emails fraudulentos!

  • 6 Setembro 2019
  • 50 respostas
  • 11550 visualizações

Reputação 7
Crachá +21
Foram identificados emails fraudulentos com utilização do nome da MEO, com o objetivo de infetar os equipamentos com software malicioso.

Estes emails não foram enviados pela MEO.

Relembramos que o email da fatura eletrónica MEO tem como endereço de origem fatura@telecom.pt, contém o certificado digital e a fatura em pdf em anexo.


Caso receba um e-mail suspeito, apague-o de imediato.

50 respostas

Reputação 7
Crachá +21
@ferpais, @Lcanelas , @F.Silva, @NLP, @ricfmendonca, Estes emails são oficiais da MEO e devem carregar no botão "Tive Conhecimento" para confirmar a receção destas notas de crédito. Foi enviado um email por cada nota de crédito que tenham tido e devem responder (clicando no botão "Tive Conhecimento"), a cada um. Estas notas de crédito já foram recebidas anteriormente (por ex, caso tenha anulado uma encomenda, foi emitida uma nota de crédito para que a devolução do dinheiro tenha lugar). Este email serve apenas para questões de regularização do IVA da MEO ao estado, não há qualquer pagamento ao ou do cliente.
Reputação 7
Crachá +24

Certamente burla.

Reputação 7
Crachá +21
Olá @mendes.jp

Será por manipulação do header do email, iludindo o destinatário a crer que o email está a ser enviado pela entidade. É o modus operandi desse tipo de fraude/phishing.

Em caso de dúvidas abrir a fatura na área de clientes. No entanto a MEO envia a sempre as faturas com o respetivo certificado digital (que será o quanto baste para ter a certeza que é legitimo)
Reputação 7
Crachá +21
Olá r_howie,

Não se preocupe já estamos em cima do tema dos emails fraudulentos. Obrigada pela sua participação.
Sendo assim tenho de ir buscar o outro mail que recebi no lixo electrónico e apaguei 😅 eu estranhei ao carregar em "tive conhecimento" ter ido pra página da Meo, mas cada vez mais tem existido aldrabices.
Obrigado pela resposta.

Boa Tarde acabei de receber um email de efactcontactos61@fortsecurity.onmicrosoft.com a dizer o seguinte  Envio do Facturamento Pendente - MEO - Televisão, Internet, Telefone e Telemóvel,

 Devido as inúmeras tentativas de recebimento, comunicamos que este será nosso último aviso.


 Caso o pagamento da factura refente ao produto KOI0S6FDMCNXZJGDIAPG59NCB no valor de 3.825,47 não seja efetuado, até o dia 01/04/2020, suspenderemos o serviço e daremos entrada em uma ação de cobrança judicial. O mais estranho é que nao tenho o pacote de televisão desde 2013. 

Penso que isto seja um virus alguem me possa ajudar neste caso?

Obrigado e cuidem-se 

Reputação 7
Crachá +21

Olá @Pedro Caré 

 

Sugiro que apague o email e não abra nenhum link do mesmo. Vide recomendação acima - https://forum.meo.pt/temas-livres-21/alerta-emails-fraudulentos-136098/index2.html#post154772 

Reputação 7
Crachá +24

@Joao Cândido 

É verdadeiro. Veja na página um deste tópico mais exemplos e a resposta da @Vanessa_MEO 

https://forum.meo.pt/alertas-23/alerta-emails-fraudulentos-136098

 Acabei de receber isto. Como pedem cartão de crédito  cálculo que seja fraudulento.

Podem me confirmar pff

Reputação 7
Crachá +21

Olá @Klaudy 

 

De facto esse email é falso e é evidentemente uma tentativa de phising. Há um tópico do fórum que alerta esses temas bem como as melhores práticas quando eventualmente ocorrer https://forum.meo.pt/recomendacoes-24/phishing-saiba-o-que-e-e-como-se-proteger-139582

Pelo que vi é um site (com link completamente alheio aos serviços) para recolha/roubo de dados de acesso a cartões de crédito.

Os serviços nunca enviam esse tipo de comunicação para os clientes, nem por engano. 

Caso exista algo a comunicar especificamente a um cliente, sobre pagamentos ou temas relacionados, das duas uma ou o cliente é sugerido para aceder à sua área de clientes MEO (links meo.pt ou clientes.meo.pt, ou ainda ptempresas.pt), em alternativa atendimento presencial em loja MEO ou via linha de apoio 16200.

Grato pelo alerta, fez bem em desconfiar.

Acabei de receber este e-mail que me parece fraudulento, face ao conteúdo de pelo menos um email semelhante apresentado neste forum.

Isto não pode acontecer em vão. É necessário tomar medidas no sentido de intersetar e punir os seus autores, porque  caso contrario, vivemos num país da impunidade, facilitando a ação de quem pratica o crime.

 

Estimado(a) Cliente,

Informamos que houve um erro durante a renovação automática de seus serviços (hospedagem e domínios, endereço de email ...).

Caso sua situação não seja resolvida dentro de 24 horas, 
fecharemos seus serviços de acordo com seus regulamentos e condições gerais.

Convidamos você a preencher manualmente o formulário de pagamento vinculado aos seus serviços com base nos detalhes de contato indicados no link abaixo:

Acesse a forma de pagamento

Importante: faremos um desconto de € 1,60 apenas para verificar a validação do seu cartão de crédito.

Se necessitar de informação adicional não hesite em contactar o nosso Helpdesk.

Com os melhores cumprimentos.

MEO.PT.

Tel: 210 081 081

Bom dia.

Também recebi!

Já são alguns… 

Pede para pôr os dados do cartão de crédito!

 

Reputação 1
Crachá +7

Mais uma burla??

 

 

Quer-me parecer que sim, até porque a PT mudou de nome... agora chama-se Altice. E... "Portugal Telecomso"?! Hmmmm... estranho. Na minha opinião é mesmo burla/fake...

Reputação 7
Crachá +21

Olá,

 

Sim é fraude. Não carregar nos links.

Reputação 7
Crachá +24
Não sei... neste caso era @meo.pt:
https://forum.meo.pt/temas-livres-21/mail-da-meo-falsa-136079
Crachá
Recebi mesmo agora um mail desses só que pago por débito directo e não fui na onda cumprimentos
Crachá
Pois não reparei quis mandar para a minha filha ver e o gmail não deixou sei que dizia a entidade e os números para pagar no multibanco ,mas para a proxima tiro uma foto com o telemovel prometo abraço
Crachá +1
Boa noite, acabei de receber duas mensagens electrónicas deste endereço:online@meo.pt,
a falar de um crédito de 2018, aliás dois diferentes:
Confirmação de receção de nota de crédito
2 mensagensMEO 4 de outubro de 2019 às 20:31Responder a: online@meo.pt
Para: ferpais68@gmail.com

este é um isto só pode ser fraude...
Podem ajudar

Boa tarde,

Gostaria que me confirmassem a existência de um passatempo recente, relativamente ao iphone 11 Pro e se sim quais os nomes dos premiados.

Reputação 1
Crachá +3
Boa tarde acabo de receber este mail de online@meo.pt, sabem me dizer se é confiável ou pishing?  
CONFIRMAÇÃO DE RECEÇÃO DE NOTA CRÉDITO ESTA CONFIRMAÇÃO NÃO TEM QUALQUER IMPACTO PARA SI

 

 

Caro(a) cliente,

Confirmação de nota de crédito
No seguimento da emissão da nota de crédito número
10603‌744743­, em 16/12/2019, no valor de 74,79€, com IVA de 11,41€, necessitamos da sua confirmação em como teve conhecimento da mesma.

Para confirmar selecione a opção abaixo
Ao selecionar a opção seguinte, receberemos automaticamente a sua confirmação:

TIVE CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO TRANSMITIDA >

Esta confirmação não tem qualquer implicação para si
Esta confirmação não tem qualquer implicação contabilística/fiscal ou de pagamento para si. Visa apenas cumprir com os requisitos do n.º 5 do Artigo 78º do Código do IVA.

Obrigado pela sua colaboração
Para mais informações sobre este tema clique aqui.

Serviço ao Cliente
meo.pt

Boa noite, eu email fraudulentos por acaso ainda não recebi nenhum!!!! A única fraude aqui tem sido a própria Meo!!!!!!!!!!! Mais uma vez a Meo está a dar-me dores de cabeça com a resolução de problemas, aliás não é resolução do problema é criar problemas como é costume!!!!

Dia 31 de Março fomos a uma loja da meo para dar baixa de um contrato que já tinha terminado a fidelização à um ano, no dia 4 de Abril por volta das 8;30 da manhã já tinham cortado o serviço, já não tínhamos nem Internet nem televisão!!!!!! Neste mesmo dia e na mesma morada por volta das 11 horas foi intalado outro serviço de outra pessoa portanto na linha de telefone aonde estava o nosso, linha essa que só suporta um serviço segundo os técnicos da meo!!! Dia 14 de Abril recebemos uma carta da meo a dizer que o cartão de cidadão que acompanhava o impresso da rescisão do contrato estava caducado e só dão baixa do mesmo quando se envia cópia do cartão renovado!!!! Ora como toda a gente sabe nesta altura não dá para renovar os decumentos derivado à pandemia isto por ordem do governo, este mesmo cartão caducado que não serve para a meo cancelar o contrato tem servido para conduzir leventar cheques no banco como ainda acontece a semana passada!!!!! Porque é que não viram na loja quando tiraram fotocópia do mesmo e aceitaram dar baixa!!!???

Fizeram com segundas intenções ou porque são mesmo incompetentes!!!???

Dia 14 de Abril quando recebemos a dita carta ligamos para a meo depois de andarem a passar a chamada de uns lados para os outros lá apareceu uma sra Sofia Rocha que pensava eu que era quem me ia resolver o problema mas o objectivo dela não era esse, o objectivo era continuar a facturar o serviço que me desligaram inclusive até os aparelhos tiraram da instalação, mas que independentemente de eu já não ter serviço para a meo o serviço continua ativo (dizem eles)!!!! Ao fim de muito tempo a falar ao telefone com a sra e ela sempre a tentar que o contacto não fosse cancelado, depois de a ter confrontado com várias situações e a sra ora dizia uma coisa ora dizia outra sempre a contradizer se a ela mesma que é uma vergonha, uma vergonha não são atitudes de uma empresa que deveria ser séria mas não é!!!!! A sra lá decidiu dar baixa do contrato!!!! 

Dia 27 de Abril recebo uma chamada de um nº privado que era da meo em que outra sra me informa que o contrato se encontra ativo, para ver se nos arranjavamos outra pessoa para transferir o dito contrato e a não querer dar baixa do mesmo enquanto o cartão de cidadão não fosse renovado!!!! Depois de muito bate papo a sra lá se resolveu a cancelar o mesmos mas só para dia 11 de maio e com o mesmo cartão de cidadão cancelado que não serviu para fazer o cancelamento a 31 de Março, na chamada telefónica que tive com a tal sra Sofia, nem na último telefonema a 26 de Abril, mas para dia 11 de Abril parece que já serve!!!??? 

Deixo aqui uma ideia para fazer um peditório mesmo que seja só de 1 cêntimo por pessoa para ajudar a meo que pelos vistos está mesmo a precisar, valesse de tudo para esmifrar os clientes!!!!!!!!! 

Agradeço que a Meo forneça o nº da conta bancária para a angariação de donativos!!!! 

Pessoal muito cuidado antes de fazerem contrato com a Meo, não pensem 2 vezes mas pensem muitas e muitas mais!!!!!! 

Para fazer os contratos é tudo muito simples os problemas vêm depois e não são poucos!!!!!!!!!! Cuidado com esta empresa muito cuidado não aconselho ninguém a fazer contrato com a Meo bem pelo contrário!!!!!!!!!!!!!!Quando tiver mais um bocadinho de tempo vou publicar aqui o inferno que temos passado com a Meo desde Janeiro de 2019 a esta data e parece que está para durar, parece que ainda não estão fartos de nos massacrar!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

 

 

Mais uma burla??

 

 

Reputação 7
Crachá +24
Aqui um exemplo dum e-mail falso:
https://forum.meo.pt/temas-livres-21/mail-da-meo-falsa-136079
Acabo de receber um em mail também do género. Penso que tem o mesmo objectivo:
Origem:
facturas.GscV@meo.pt
Envio de Fatura Eletronica: - Meo F15JN - 10/09/2019 07:53:40

[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/meo_logo.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]


Agosto 2019


Olá Estimado cliente
Enviamos a sua fatura emitida no dia 10/09/2019 07:53:40
Valor a pagar
€ 128,72
até 11 Setembro 2019
Adira ao Débito Direto
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/ic_seta.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]

Entidade
21258
Referência MB
412 002 784
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/btn_mbway.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]

Fatura de Agosto
FT A/702575489

https://faturaeletronica.telecom.pt/ImageDispatcher/ImageServlet?hash=bZcCpUarowfuWFNbJbFV%2FfC1mZ%2B18fir61VK9z19n0rXmYUxjxRZ39QCTggNcMbH9RrhAr9k%2BcU%2FPvuqu04J8iF%2BbeuHxu1LTnBX9pcB4FXh1u2KQe2II%2FkKNGFHjsVOeHCLKojsB7%2B06%2BG11%2BLGhwzl88MOrOCEYjE%2F%2F6itNPmp7xtuFi0N2P41IyqM8cqXu8b2kUzCXk10J7Kd9JoBfTP%2BDeaFKH%2B3ZGZfNvkFR6ht1eKWoxGn33nJphzE0yGF8wtwIjbt%2FWUgPSZ3GQwhJTXBMDaqJnSTzT2oCGRQY4mqXfFAM%2BuUVYy0gDZA3nw0f68ABbVFMO632jstft%2BvUQ%3D%3D


Mensalidades
€ 77,619


Consumos
€ 26,106


Outros
€ 25,000


Para mais detalhe, consulte a fatura em anexo.

[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/my_meo_destaque.jpg?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]

As suas faturas sempre disponiveís
Todo o detalhe e histórico das suas faturas disponíveis em my MEO.
Pode ainda aderir a serviços e muito mais.
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/btn_consultar_faturas.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]
Precisa de ajuda para compreender a fatura?



Faça o download da App my MEO
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/btn_azul_ios.png[/img]
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/btn_azul_android.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]



Prémios e distinções

[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/premios_3.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]


[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/premios_1.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]


[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/premios_4.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]


[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/premios_2.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]



Política de privacidade | Contactos
Por favor não responda a este email, o endereço de envio serve apenas para transmitir mensagens automáticas.


©️ Todos os direitos reservados.
[img]https://www.meo.pt/PublishingImages/teste/HTML/_templates_newsletters/altice.png?=XW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WDXW0FB2WD[/img]
Recebi e-mail com valores de faturação muito acima dos que pago atualmente,
remetido por fatura.7viX@telecom.pt
e não fatura@telecom.pt.

Responder