Resolvido

Technicolor TG784n v3 passa a queixar-se que "ligação DSL está indisponível" num serviço Fibra IPoE

  • 15 February 2018
  • 1 resposta
  • 9741 visualizações

Reputação 3
Crachá +7
  • Dinamizador Sénior
  • 109 respostas
Boas.


 


Como o extensi título indica, o meu router começou a ter um comportamente bastante estranho de ontem para hoje.


Habitualmente tinha sempre o botão de estado/power aceso a verde e todos os outros LEDs desligados.


De repente a luz de estado/power passou a vermelho fixo, passaram a acender quase todos os LEDs de actividade e de ligações, e na página de gestão do router aparece agora uma mensagem de erro que diz:


A sua ligação DSL está indisponível. Verifique se o Technicolor Gateway está ligado corretamente à linha telefónica. Se o problema persistir, consulte a documentação.


 


 Apesar de tudo, não me posso queixar muito... curiosamente todos os serviços estão a funcionar normalmente: TV, Net, Voz, Wi-Fi.


Seguem algumas imagens para ilustrar a situação:


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





 





 


Só quero partilhar esta curiosidade e saber se mais alguém se deparou com este problema, de preferência alguém que o tenha resolvido.


Não fiz nenhuma alteração recente ao router que justifique isto, gostava de perceber porque é que agora tenho que levar com 5 LEDs desnecessários.


 


NOTA: Antes de criar este tópico encontrei um muito semelhante só que remonta a 2010: https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG784-sem-DSL/td-p/2242


 


Ideias?
icon

Solução por ner0 16 February 2018, 00:52

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Reputação 3
Crachá +7
O meu router passou-se do capacete... começou a pensar que tinha uma ligação DSL e a monitorizar a porta ADSL em vez da WAN (ETH5).

Infelizmente a solução passa por usar o telnet, onde provavelmente é obrigatório acesso root.
No meio de várias opções que não estavam correctas, estas são chave para restabelecer o WANSensing e deixar de dar aviso de ligação DSL indisponível quando se está numa ligação de Fibra:


code:
:system config defaultconnection=InternetGPON WANMode=ETH WANEthPort=ethif5
:wansensing config state=disabled
:wansensing requestmode mode=ETH5
:wansensing config state=enabled errorinterval=0 errorscript=tel-error-script


Em último caso, se os comandos acima não funcionarem, é possível "limpar" apenas os LEDs extra com o seguinte comando (penso que este não necessita de root):


code:
:led checkservices INTERNET=disabled VOICE=disabled VIDEO=disabled