Resolvido

ONT - Sinal digital

  • 24 June 2014
  • 37 respostas
  • 13839 visualizações

Recentemente instalei MEO FIBRA em casa, acontece que nas restantes Tv's deixei de ter o TDT e passei de novo para o antigo sinal RF. Gostaria de saber se é possivel ou até se a ONT é capaz de injetar o sinal dos canais formato TDT para poder continuar a utilizar os descodificadores mpg4 e usufruir de melhor qualidade de imagem nas restantes tv's da casa.

 

Obrigado
icon

Solução por NeoPayne 8 September 2014, 16:18

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

37 respostas

Reputação 6
Boas


Não é possível ter os dois sinais em simultâneo , tem de optar por um ou por outro  .
A antena está desligada. O objectivo era a ONT injectar o sinal dos canais em formato mpg4 em x de analogico, assim a qualidade da imagem melhorava brutalmente e não se tinha grão. Alem do facto de se aproveitar os descodificadores tdt que estão parados. Não faz sentido que ainda se use o sinal analogico quando a maioria das tv's hoje já tem descodificador digital integrado.
Reputação 7
Crachá +23
boas rafaelspedro,


 


não faz é sentido ter grão no sinal analogico da fibra...pelo que parece é o que te esta acontecer, certo?


 


caso seja essa a situação terá provavelmente de ir uma equipa tecnica a tua casa para reparar a situaçao...e esquece lá os descodificadores do TDT pois quando o sinal analogico esta limpo tem uma qualidade fantastica...
Então de que vale a pena ter uma tv com sintonizador digital? Por que não dar essa opção ao cliente? É tecnicamente impossível? A largura de banda não era inferior?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


as frequencias sao completamente distintas...enquanto no analogico tens um canal para uma frequencia no digital tens os canais todos na mesma frequencia...


 


como existe a necessidade de chegar a todos os clientes para quem tem tv's antigas e recentes vejo com toda a logica o uso de uma tecnologia que satisfaça todos...e quem tem o sinal de RF da fibra em condiçoes nota a diferença da tradicional antena...eu pelo menos noto...ate mesmo a comparar com outro operador que usa o RF a diferença existe...


 


mas ainda nao consegui saber em concreto qual é a situaçao que estas a reportar...
A pergunta é muito simples, a MEO é que não quer entender.

O que o cliente quer é simplesmente ter o que lhe é prometido, uma qualidade de imagem digna e não uma “porcaria” de sinal analógico, e não diga que o analógico é bom e nítido porque disso não tem nada.

No meu caso tenho sinal miserável, já estiveram por várias vezes os técnicos da PT e Visatel, por fim reconheceram que este era o sinal melhor que eles tem para disponibilizar ao cliente que enganaram com a suposta qualidade de sinal que iriam ter com a fibra.

Agora se diz que há hipótese de em vez de ter sinal em casa analógico possa ser só dvt de todos os técnicos que vieram a casa pela diversas vezes, e tendo em conta que todas as minhas tv tem sintonizador digital, essa hipóteses não me foi colocada.

Portanto o que se resume a uma coisa muito simples, como diz o presidente do BPI, “Aguenta”, mas neste caso só ate acabar a fidelização pq 60 dias antes terei todo o prazer em trocar de operador com sistemas diferentes e melhor sinal.

Xavier
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


entao pelo que foi explicado agora o sinal de RF tem fraca qualidade e mesmo apos deslocaçoes nao foi resolvido?


 


se é o caso eu nao deixaria de reclamar...principalmente se um cabo ligado directamente ligado do ONT a uma TV (se for recente melhor) e ter chuva ou interferencias...é indicador de que o sinal optico esta com algum problema...


 


ja foi trocado o ONT ou refeito as ligaçoes de fibra?
seguem as respostas as sua perguntas/afirmações


 


P - entao pelo que foi explicado agora o sinal de RF tem fraca qualidade e mesmo apos deslocaçoes nao foi resolvido?


R - Não, não foi resolvido, e foram várias as deslocações e por várias equipas técnicas e a solução dada pelos Eng.º. Técnicos da PT que se deslocaram para resolver o que não conseguiram, foi e passo a citar, “ tem que comprar um amplificador e coloca-lo para melhor o sinal, mas a PT não fornece nem paga esse equipamento.”


 


P - se é o caso eu nao deixaria de reclamar...principalmente se um cabo ligado directamente ligado do ONT a uma TV (se for recente melhor) e ter chuva ou interferencias...é indicador de que o sinal optico esta com algum problema...


R - Não deveria ser necessário reclamar, se o serviço vosse excelente, os técnicos não sairiam sem deixar a intalação a 100%, mas como já todos sabemos isso é um mal geral da PT. 


 


P - ja foi trocado o ONT ou refeito as ligaçoes de fibra?


R- Isso tb foi feito.


Repito-lhe para ver se entende o vosso sinal RF nada vale, não me foi dado a hipótese de escolha, ou seja ou tem RF ou DVT, é claro que eu saberia o que escolher.


Com já sei o que escolher quando acabar a fidelização


Xavier
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


uma duvida pois essa nao foi esclarecida...ligar a TV directamente ao ONT persiste má qualidade de sinal? ou seja não utilizar a instalação ja existente em casa...cabo directo...isso foi testado?
foi e o sinal nao teinha qualquer melhoria
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ok...com essa informaçao continuava a reclamar...ou mesmo fazerem acertos nas facturas...amplificador de sinal nada irá melhorar...


 


quando o mencionaste, fiquei logo de pé atraz pois só se aconselha isso aos clientes amplificadores quando a rede interna dos clientes sao fracas, com mtas divisões (tipo cascata), má qualidade dos cabos ja existentes, distancias elevadas, etc...


 


por isso perguntei se um cabo novo ligado directamente a uma tv ao ONT tinha qualidade fraca...confiando na tua informaçao...reclama...nem que seja para reduzirem as mensalidades por nao ser possivel melhorar a qualidade do RF...mas mesmo assim qq coisa de estranho se passa nesse serviço...
A ideia é saber unicamente se a ONT dá pra injetar o sinal em formato DVB-T ou não!!!! Só isso!!!


 


Da mesma forma que a ONT descodifica o sinal pra analogico, a MEO também poderia ter disponivel ONT's já pré-configuradas pra esta modalidade "digital". De que é que adianta ter TV's LED e XPTO's se depois enfias com sinal analogico!!!! 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o sinal é analogico ponto final...não ha nada a fazer...
boas rafael,


a tua pergunta é simples e clara, a minha resposta tb vai ser.


aguenta até acabar a fidelização depois troca de operador que já há com o sinal que en e tu pretendemos e a preço mais competitivo


cump.


Xavier


rafaelspedro escreveu:

A ideia é saber unicamente se a ONT dá pra injetar o sinal em formato DVB-T ou não!!!! Só isso!!!


 


Da mesma forma que a ONT descodifica o sinal pra analogico, a MEO também poderia ter disponivel ONT's já pré-configuradas pra esta modalidade "digital". De que é que adianta ter TV's LED e XPTO's se depois enfias com sinal analogico!!!! 


 



 
Reputação 7
Crachá +23
Boas

São estas opiniões que não entendo...reclamam pq tem razão mas depois não fazem nada...esperar pelo fim da fidelização para que?

Reporta... Vão reparar ninguém resolve e ainda informam que nada podem fazer...podes desistir por justa causa..mas para isso tens de reclamar pelos canais próprios e da trabalho,mas bolas tens razão em reclamar...

Desculpa o desabafo mas fico irritado com gentinha que reclama e reclama e depois sujeita-se a aguardar pelo fim da fidelização, não tem lógica...
caro consultor da MEO, se acederes a minha ficha de cliente pode ver que ha inumeras reclamações e ate cancelamento de contrato, mas como deves saber fazer um cancelamento por justa causa com a MEO/PT nao é facil, eu dira ate mesmo quase imposivel se for for dos 14 dias iniciais do contrato, mas se voce quiser pagar a minha conta ate ao fim do contrato está a vontade e dou lhe autorização para o fazer.


tb, lhe digo para ter algum cuidado da maneira que elebora as suas respostas e caso esteja farto de estar a responder, so tem um remedio demitasse.


 


Editado por XPTOPT "linguagem inapropriada"


 
Reputação 6
@@@Xavier  


 


A sua resposta ao utilizador NeoPayne contem linguagem inaceitável portanto foi editada , fica avisado que esse tipo de conduta não e aceitável nesta comunidade .


 


O utilizador NeoPayne tem o título de Consultor Júnior devido ao numero de posts que tem neste fórum não é funcionário da Meo é um utilizador que tem contribuído para a comunidade já á bastante tempo .


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é facil de ver...tens razao em reclamar...ninguem repara o serviço...continuas a queixar-te...pedes desistencia por falta de reparação...se tudo o que colocaste é verdade logo tens a razao do teu lado...


 


esperar pelo fim da fidelização...só porque sim...só pq dá trabalho...pagas no meu ver uma fortuna por mês para ficar com o serviço a meio? ou seja 1 ano a pagar 50€ ou mais, +/- 600€ num ano...quando se tem razao vai-se ate ao fim...e nao pq razao nao terás razao...


 


mais uma vez tens razao em reclamar...avança com mais uma reclamação...se nao for resolvido podes desistir do serviço e isso está previsto em contrato...é dificil sim...mas quando tens razao ninguem pode impedirte do contrario...


 


comentarios de espero pelo fim do contrato para desistir é frustante para mim e para todos os que querem ajudar pois demonstra falta de interesse pelo que se paga mensalmente...é a minha opinião vale o que vale...
Reputação 7
Crachá +23
xptopt,


 


tens toda a razão e realmente fui abusador na linguagem utilizada...


 


ao Xavier, tb peço desculpas excedi-me da maneira como falei e nao foi com intenção de ofender alguem...


 


posso colaborar a mt tempo com o forum e não me da o direito, nem a mim nem a ninguem, se ofender seja quem for...acho que foi a 1ª vez que alguma vez que me excedi desta meneira...


 
A maneira da MEO minorar a situação foi me passar para o pacote acima, ficando assim com +/- 30 canais em HD, se é suficiente ? claro que não, pq aguento? pq na altura não havia alternativa e necessito de internet, neste momento ja tenho alternativa com outra operadora por preço abaixo do que estou a pagar, quanto ao sinal RF em casa, acabei com ele de uma maneira muito simples, desliguei o RF na ONT e fiz retorno na box, ate a central da casa e injectei sinal atraves das antenas pelo cabo RF.


isso to só foi possivel pq tenho uma moradia com varias linhas independendes e amigos com conhecimento neste tipo de serviço.


 
Reputação 1
Crachá +6
Concordo plenamente com o rafaelspedro


De facto do que serve ter canais HD incluídos no pacote se para cada TV tem que se pagar uma box?


Se tiver 5 Tv's HD em casa e desejar em todas ver canais HD tenho que ter 5 Boxes ?!?!


NEM ISSO É POSSIVEL tendo em conta que a MEO apenas fornece no máximo 3 para clientes fibra!!!


Por acaso já há uns tempos questionei a MEO por telefone para saber se futuramente iriam transmitir os seus canais em formato TDT e foi-me dito que de momento não haveria qualquer previsão.


Não é impossível transmitir frequência digital + analógica pelo mesmo cabo, é só olharmos para a Vodafone que emite tanto analógicos como digitais, sendo assim o cliente apenas tem que pagar 1 box e pode ver os restantes canais HD / Programação em qualquer TV.


http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/televisao/lista-canais/sem-box.html


"Alguns destes canais são digitais
Para os ver precisa de ter uma televisão compatível com TDT/DVB-T, formato MPEG4 , ou um descodificador TDT
."


Acho absurdo a MEO não os emitir, é só um motivo para alugar-mos mais boxs que por sinal, não são nada baratas!!!
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


BrunoN, em parte concordo com o que dizes...mas noutro sentido já nao concordo...quando o serviço de Fibra foi introduzido teve de se ter em conta que existe uma enorme minoria de pessoas que nao tem TV's digitais logo o sinal injectado nao poderia ser digital e teria de ser o analogico tradicional para chegar a um maior numero de clientes...os meus avós nao tem TV's digitais (são 3) e ainda tem o serviço antigo de TV RF Fibra...estao super satisfeitos com o serviço...


 


depois foi a vez do TDT que causou os problemas que causou...com o sinal digital (nao minha opiniao com exelente qualidade)...no meu caso teriam de comprar 3 descodificadores para terem o TDT nas 3 TV's...para as pessoas mais idosas seria complicado terem de fazer algum alteração...


 


acho que num futuro proximo as coisas podem mudar (espero tb por isso) colocar na fibra as frequencias tradicionais e os digitais...mas neste momento nao vejo razoes para o fazerem alem que a concorrencia tb nao o faz na totalidade mas sim só alguns canais...alem do investimento que se teria de fazer...tb nao estou a ver...pelo menos por agora...


 


ja agora creio que o limite voltou para o maximo de 2 box's na fibra...
Reputação 1
Crachá +6
NeoPayne


Voltei a ler o comentário que escrevi e até parece que estou insatisfeito com o serviço... Antes pelo contrário :D


Apenas achei que, não optando apenas pelo sinal digital, pois iriam haver muitas pessoas que para além de não terem TVs preparadas iria ser uma complicação por causa de equipamentos tal como referiu, a MEO emitir os dois sinais em paralelo para que quem quisesse ver canais HD em todas as TVs sem pagar mais por isso (BOX), e as pessoas menos familiarizadas com os canais HD e TDTs etc, continuarem a usufruir do sinal analógico como sempre o fizeram.


Pelo menos é o que acontesse com a Vodafone.
Boas. Na passada semana instalaram me o sistema fibra em casa, em comparação com o sistema ADSL fiquei bastante melhor pelo menos a nivel de internet. O único problema que tenho agr é com a injecção de sinal nas tomadas de TV normais. Apenas consigo captar os tais cento e poucos canais nas tv's mais perto do ONT nas ramificações mais distantes não consigo apanhar com qualidade. A minha questão é se será possível através de algum equipamento colocar sinal suficiente em todas as tomadas de modo a conseguir ver tv em todas elas. Neste momento já desliguei a antena que alimentava o circuito e liguei lá directo o cabo que sai do ONT. Está correcto este procedimento? A MEO tb é responsável pelo mau sinal a nível coaxial? Agradecido 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a Meo é responsavel para colocar uma tomada a funcionar...


 


a questão que coloco é a seguinte...a instalação coaxial que tens é em estrela ou cascata?


 


Estrela: vai de um equipamento distribuidor a distribuir pelas tomadas.


Cascata:a distribuição é feita de tomada a tomada...da 1ª para a 2ª da 2ª para a 3ª e assim adiante...


 


isto porque pode ser o distribuidor avariado, ou alguma tomada avariada...