Televisão - Qualidade da imagem

  • 26 February 2018
  • 16 respostas
  • 5663 visualizações

Crachá +3
Bom dia,


mudei para um televisor com 65 polegadas na expectativa de aproveitar a qualidade da imagem disponibilizada pela box Meo FULL HD, foi uma desagradável surpresa ao perceber que a qualidade da imagem na maioria dos canais é péssima. Comparei a qualidade da imagem num dos canais HD e o mesmo filme em Bluray, e a qualidade da imagem disponibilizada pela MEO nos canais HD é “melhorzinha”, mas bastante sofrível comparada com a que é possível obter em outros dispositivos.


 


Pode-se tirar partido de um serviço fibra e de uma box FULL HD ? e conseguir ter uma qualidade da imagem boa ?

16 respostas

Reputação 4
Crachá +12
Boa tarde:


 


É normal que numa TV de 65", nos Canais SD, a imagem pareça má, pois notam-se muito mais imperfeições do que se for numa TV mais pequena. Eu também tenho uma TV de 65", e praticamente só consigo ver TV nos Canais em HD, os SD são para esquecer para estes tamanhos de Ecran. A imagem em HD na MEO também podia ser melhor, mas a largura de banda emitida pela MEO é baixa, para permitir que os Clientes com ADSL consigam visualizar os Canais em HD ( infelizmente para quem tem Fibra como eu ), aqui acho que a MEO podia rever esta situação, e aumentar a largura de Banda para estes Canais, aumentando assim a qualidade de imagem dos Canais HD, pois assim fica a perder para a concorrência, que segundo dizem tem uma qualidade de imagem melhor do que a MEO nos Canais HD. Já agora, já alterou as definições na sua Box para 1080p?
Reputação 4
Crachá +9
Se a qualidade de origem é má, é natural que quanto maior a TV mais se notem as imperfeições.


Faz sintonia por RF digital, a qualidade melhora em relação à box mas não esperes milagres: ver SD numa TV desse tamanho será sempre desconfortável.


O 1080p serve para pouco ou nada. Não há canais com essa resolução e só no VOD se apanha alguma coisa e é em 1080p24 ou 1080p25, não são os 1080p50 do Blu-ray.
Crachá +3
Agradeço desde já a resposta, como poderei efectuar a alteração na box para 1080 p ?
Reputação 4
Crachá +12
 


Boa tarde, tem que ir a "Definiçoes de Imagem" na sua Box, e alterar para 1080p.


 





 


Compensa sempre alterar as definições da imagem para 1080p, pois se a Box vem por defeito com definições a 720p ou inferiores, irá sempre notar uma melhoria da qualidade de imagem, e assim também já fica apto a ver alguns Filmes do Video Clube da MEO que suportam esta resolução. Não aconselho a fazer sintonia digital, pois assim, sem Box, não consegue visualizar alguns Canais que apenas estão disponíveis através da Box ( todos os TVC, Canais da SportTV, etc... ).
Alteração na box para 1080P ???? O problema é que o 1080P é na verdade 1080I (mesmo que mostre 1080P) vejam o sinal na vossa TV e confirmem senão é 1080I ...... ou seja é intercalado...
Reputação 4
Crachá +9
, é mesmo 1080p. O problema é que reverte para 1080i quando o conteúdo a mostrar não é 1080p nativo. É o caso quando se quer ver um canal de TV, dado que não existe um único a emitir em 1080p.


Passa a 1080p em certos filmes no videoclube e em certas apps. Note-se que é 1080p24 ou 1080p25, não são os 1080p50 do Blu-ray.


 


Se eu fosse o Meo retirava de vez essa opção porque só gera confusão nos clientes, até porque 1080i50 com quadros repetidos é a mesmissima coisa que 1080p25.
Pois é 1080P mas eles emitem quase tudo a 1080I eu tenho a box a 720P não sei se faço bem .... mas... 
Reputação 4
Crachá +9
@@Raven, depende. Se a box serve só para ver TV, a diferença nas 1080 linhas é entre ser a TV ou a box a fazer desinterlaçamento. A maior parte das vezes a TV um faz melhor trabalho mas podem haver uns poucos casos em que seja a box.


Nesta coisa dos 720p versus 1080i não existe uma fórmula mágica, é testar ambas as resoluções para ver qual a que dá melhor resultado no caso concreto.
Penso que a imagem é mais consistente em 720P .... 


Tenho essa ligeira percepção embora a resolução seja menor...


 


No entanto nao sou fã do Intercalado e acho que a MEO não o devia utilizar sou critico neste ponto....estamos em 2020 breve e andamos aqui com tecnologias e formatos da treta...


 


 


As fontes de conteudos na NET cada vez têm mais utilizadores ....e o panorama de TV cabo no estrangeiro não é muito melhor também....Infelizmente


 


Para quando um boost na TV por cabo?
Reputação 4
Crachá +9
, apesar da casa-mãe querer mudar isso, o Meo não produz conteúdos, por isso não tem responsabilidade nesse ponto (tem-no no baixo bitrate e na má qualidade de imagem na box mas isso nada tem a ver com ser ou não interlaçado).


Para mudar as coisas, poderia começar por enviar email para os canais, sobretudo os generalistas nacionais, a perguntar quando é que vão entrar no século XXI.
Crachá +3
Coloquei em 1080p e... sinceramente a diferença face aos 720 é pouco significativa. E estou a comprar com os canais HD, porque os restantes nem vale a pena comparar pois a qualidade é pessima.


 


Ver um dos 4 canais nacionais em HD e ver um video HD no youtube na mesma tv percebe-se que a Meo esta a perder qualidade no seu serviço de forma veriginosa. 
Reputação 4
Crachá +12
Nos Canais Nacionais, só a SIC e a RTP 1 é que emitem em HD ( 1080i ), a TVI e a RTP 2 não emitem em HD! Canais em SD já nem vejo, tão fraca que é a qualidade, pricipalmente para quem tem Ecrans superiores a 50/55". Os Canais é que deviam investir e começar a apostar em emissões em 1080p! Infelizmente para isso, de momento, só alguns Filmes no Video Clube. Por outro lado, a MEO devia baixar a taxa de compressão na emissão dos Canais HD, aumentando o bitrate, de forma a melhorar a qualidade de imagem nos Canais em HD, e aproximando-se assim da Concorrência. De qualquer forma, eu pessoalmente tenho a minha Box configurada para 4K 50Hz, e assim ela ajusta automaticamente, se o Canal não for 4K, para a resolução melhor de acordo com a emissão do Canal. Para quem não tem Box 4K, aconselho a colocarem por defeito a definição 1080p.
Reputação 2
Crachá +3
As minhas desculpas, mas não faz qualquer diferença alterar a box MEO p 1080p....passado segundos apesar da indicação nas opçoes de 1080p a box reverte novamente para os 1080i. 


 


Já testei várias vezes e sempre com o mesmo resultado. Nem videoclube nem apps alteram isso. 


 


A não ser que a box aqui do amigo seja "especial" e teve sorte no equipamento instalado.
Reputação 4
Crachá +9
Há pelo menos um canal de filmes antigos em que a box comuta para 1080p24, caso se tenha selecionado 1080p. Agora não tenho acesso ao VOD para indicar casos concretos mas também há por lá alguns filmes que são nesse formato.
Atenção que nada, canais, VOD ou apps suporta o 1080p50 do Blu-ray.
Reputação 2
Crachá +3
lamentávelmente a minha box nao altera para outra definição que não a já conhecida 1080i , no meu caso, apesar da informação transmitida pela box ser 1080p o fato é que a TV reporta sempre 1080i.


 
Reputação 4
Crachá +12
A sua TV é mesmo Full HD? É que eu já vi Filmes no Video Clube da MEO, em que a TV assumiu os 1080p! Das duas uma, ou a sua TV não é Full HD, ou a sua Box, se é HD, está com problemas! Eu tendo Box 4K, deixo sempre por defeito a definição em 4K 50Hz, pois vejo Canais em 4K, tudo o que for de definição inferior, a própria Box faz o downgrade automático, assim escuso de estar sempre a mudar as definições de imagem na Box.

Responder