Sobreposição de Canais em RF

  • 6 April 2011
  • 7 respostas
  • 832 visualizações

  • Principiante
  • 5 respostas
Bom Dia
O que me acontece é um pouco estranho, tenho 3 televisões por rf, 1 delas cujo cabo sai directamente do T junto ao Modem, tem imagem 5 estrelas, sem qualquer tipo de problema, as outras duas, têm canais sobrepostos, do género estou na TVI 24h e tenho imagem fantasma da sic ou do Odisseia..
Já tentei tentei todo o tipo de ligações possíveis, assim como desligar uma das tvs para ver se seria algum perca de sinal (e nao se tivesse a tv a passar dos fusíveis) mas nada. Continua na mesma, com imagens fantasma sobrepostas, seja na tvi24, no odisseia no Bio, na Sic Kids, a frequência é a correcta, no entanto frequências completamente diferentes sobrepoem-se.
Alguém me pode Ajudar ?

:frown::frown::frown:

Obrigado

7 respostas

"Já tentei tentei todo o tipo de ligações possíveis, assim como desligar uma das tvs para ver se seria algum perca de sinal" ??????
Ligar ou desligar TV's nada tem a ver com a força do sinal! É um erro. Nas tomadas, o sinal que lá está é sempre o mesmo, seja com TV ligada ou desligada. Podes ter problemas nesse "T" isso sim. O T é um repartdor? é um derivador? Os cabos vão directamente sem passar por mais lado nenhum para as TV's? que quantidade de cabo? estão todos bem ligados com o condutor e a malha sem tocarem um no outro? As bananas estão bem ligadas em sem fugas?
O sinal RF le-se em decibéis de micro-volt. Para uma TV ter o sinal perfeito deve chegar à tomada entre 57 e 65 db's. um repartidor perde 3db's, um derivador perde entre 1,5 e 8db's (repartidor e derivador é o que chamas T) uma tomada final perde 4 db's, uma tomada de passagem perde entre 5 e 15 db's.
Por exemplo, se tens na fonte do sinal 68db's e esse cabo é dividio por um repartidor ( menos 3,5db's depois entra numa tomada de passagem, menos 10 db,s e termina numa tomada terminal.... tens 52 db's porque o proprio cabo tanbem perde sinal. Tenhas as TV's largadas ou desligadas, os sinais são sempre os mesmos, estão lá à espera (como numa tomada de 220volts, não é por não ter nada ligado a uma tomada de 220 que não estão lá os 220 volts, é uma analogia do que se passa)
Ou seja, sem saber como é a tua instalação, quantas tomadas, quantos "T", que tipo de tomadas (tomadas da marca EFAPEL são um nojo, mas também as mais baratas do mercado) não há diagnóstico possível.
Crachá +4
Boas,
se a tua tv for velha tambem pode acontecer isso da sobreposição de canais ou nao apanhar frequencias (canais)
eu tenho varias tvs que tive o problema de nao apanhar canais e ter imagem e som em alguns canais sobrepostos ou imagem com grão tive de mandar trocar o tunner para hyperbanda.
mas cada caso é um caso
Boa Tarde
As Tvs em questão são recentes, uma tem 5 anos e a outra tem 3 é uma lg full hd, a questão da hyperbanda, por acaso nunca me apercebi, se existe alguma opção nos menus para alteração ou não, tenho que ver, mas se na mais antiga (5 anos) isso possa acontecer, na mais recente a questão da hyperbanda deveria ser automatica, não??

Cpts

:happy::he::oh:
Reparei que so mencionas-te 4canais sobrepostos, experimenta por num desses canais sobrepostos e sacas o cabo de antena fora e mete la o dedo a ver se tens algum canal nacional a dar...caso seja isso quer dizer que tens muito boa recepçao RF nessa zona e como as frequencias sao as mesmas ou proximas ficas com fantasmas.
Caso seja disso a unica forma de resolver é arranjar um cabo RG6 com boa blindagem.
Caso sejam mais canais e o serviço anterior que tinhas tivesse sido ZON ou algum serviço de cabo tenta ver se o tecnico cortou o sinal da rua do outro operador.
Amigo Papini
É exactamente isso que acontece, se desligar o cabo da tv, passo a ver a Sic quase na perfeição, apenas com um bocado de chuva no lugar onde estava a ver a tvi24. tudo isto mesmo sem cabo nenhum ligado na tv, e quanto ao arranjar novo cabo, vai ser difícil, porque este esta todo metido na parede, e teria que substituir todo o cabo existente na casa, é que os quartos estão na ponta oposta de por onde entra o sinal do meo fibra.

haverá outra solução????

cpts

:grrrrrr::grrrrrr:
Não 🙂 A única solução é esperar até 2012 para entrar a TDT em força e desligarem as antenas RF 😃 Ate la...vais ter que continuar com esses fantasmas...pela descrição que fazes com cabo novo isso vai la infelizmente :
Reputação 7
Crachá +23
Não 🙂 A única solução é esperar até 2012 para entrar a TDT em força e desligarem as antenas RF 😃 Ate la...vais ter que continuar com esses fantasmas...pela descrição que fazes com cabo novo isso vai la infelizmente :

o Papini tem razao...

tas numa zona em que a frequencia da sic das antenas exteriores é mt potente...

tambem tenho que te dizer...as TV's que tens nao grande coisa...o "tuner" nao esta blindado em condiçoes...se assim fosse nao estarias com problemas...

Responder