Tutorial Printserver em Routers Thomson TG787 e TG784

  • 28 May 2010
  • 12 respostas
  • 8749 visualizações

Para quem tem o serviço Meo com Routers Thomson TG787 e TG784 pode desfrutar da porta Usb que estes incluem para servir de printserver, apesar dos serviços técnicos do Meo dizerem o contrário.

Procedimento passo a passo:

Para activar esta função é necessário utilizar o serviço Telnet e este não se encontra activo no Win 7 e Win Vista, para se activar tem de se fazer o seguinte:
  • No Menu Iniciar, barra de procura escrever optionalfeatures, procurar a Opção “Telnet Client” ou em Português “Cliente Telnet” e activar.

Depois de activado e só fazer o seguinte seguinte:
  • Ligar uma uma impressora USB à HGW

Abrir uma janela do DOS ( Menu Iniciar, barra de procura escrever cmd e executar)
  • Executar o comando “telnet 192.168.1.254? (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
  • Executar o comando “printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes
  • Executar o comando “printersharing LPD config state=enabled
  • Executar o comando “saveall”

- Abrir o painel de impressoras e faxes

- Clicar em adicionar uma impressora

- Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte

- Seleccionar “criar nova porta” do tipo “standard TCP/IP port” e clicar em seguinte

- Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora

- Colocar no endereço IP “192.168.1.253? e clicar em seguinte

- Seleccionar personalizado e clicar em definições

- Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG787printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK

- Clicar em seguinte e depois em Concluir

- Depois instalar os controladores da respectiva impressora

Desta forma fácil, simples e sem necessidade de adquirir mais hardware é possível partilhar uma impressora por todos os computadores da sua rede doméstica.



Importante


  • Esta configuração e Para o Thomson TG787, para o TG784 só tem de alterar todos os campos onde tem dados TG787 para TG784
  • Terão de instalar os controladores em todos os PC que quiserem partilhar a impressora.

12 respostas

Funciona com o XP?
Caro amigo,

Fiz o procedimento e funcionou às maravilhas.

A minha impressora também é scanner: consigo utilizar as funcionalidades do scanner além da impressão em si ?

Obrigado,

Carlos
Fantasmafm: Funciona com todos os Sistemas operativos. Windows, MAC, Linux... Só precisam de ter o LPR activo que o vem em todos eles.

cstumpo: Não funciona com scanner pois o serviço LPR não é bidireccional e só serve para impressão (Line Printer Remote)
Tentei seguir este tutorial mas sempre que insiro a 1ªLinha de comandos aparece este erro! Será que fiz alguma coisa mal? Preciso de ajuda!!!
Crachá
Boas caros amigos, desde ja que digo que o tutorial esta muito bom, fiz tudo como esta ai escrito e tenho router a partilhar a impressora.
mas tenho um problema no pc que esta ligado ao router por rj45 cada vez que reinicio o pc a impressora esta offline mas só neste pc.
Tem o win7 32bit a impressora é uma hp 5610. agradecia uma ajuda obrigado

Cumprimentos
No Windows 8 e com o router TG784n não aceita a instrução "printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes".
Dá erro.
Alguma ajuda
Reputação 6
No Windows 8 e com o router TG784n não aceita a instrução "printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes".
Dá erro.
Alguma ajuda

Boas

Estas a usar um root user ou o user normal para aceder a telnet ?
Tens de usar root user , tens aqui.
http://www.meoforum.com/meo-adsl/meo-adsl-internet/177-superusers-passwords-routers-meo
Estou a usar a password criada por mim.
Agora experimentei com as listadas no link e nenhuma foi aceite.
O que estará errado? O facto de o router ser o TG784n?
Obrigado.
Reputação 1
já configurei tudo como mostram pelo cmd e depois na impressora mas a ninha não funciona parece que não faz conexão com a porta...se me poderem ajudar
Segui o teturial direitinho tendo os serviço telnet ligado e os controladores da impressora no pc consegui instalar perfeitamente no router TG784n v3.

 

Obrigada pela partilha.
Boa tarde,

 

Eu também segui direitinho e tive instalação com sucesso mas, passado 1 semana começou a dar erro de impressão!!! (não imprimia) Alguem para me ajudar?

 

Obrigado e cumprimentos a todos...
Estou com o mesmo problema. Depois de feitas as configurações mando imprimir, a folha entra começa a impressão mas para em metade da folha e nao sai mais o papel da impressora. Alguém do suporte tecnico pode me dizer algo que possa solucionar esse problema? Aguardo.

Responder